O Vampiro Armand - As Crônicas Vampirescas - Livro 06 - Anne Rice

10 de julho de 2020

Título: O Vampiro Armand - As Crônicas Vampirescas - Livro 06
Autor: Anne Rice
Páginas: 372
Ano: 2000
Editora: Rocco
Gênero: Ficção, Horror, Romance
Adicione: Skoob
Onde Comprar: Amazon
Nota:    
Sinopse: Ele está de volta e fascina a todos que cruzam seu caminho. Eternamente jovem e belo, Armand conta, nestas crônicas, como se tornou uma criatura imortal. De sua infância na antiga Rússia aos primeiros anos como vampiro, na Itália renascentista, uma arrepiante história de sedução e morte.





Resenha:

Olá pessoal, prontos para mais uma dose deliciosa de literatura sobrenatural ao estilo da grande rainha do sobrenatural Anne Rice?

Estamos lendo e publicando as resenhas do Projeto Lendo Anne Rice e para ler as resenhas dos primeiros livros basta clicar nas imagens abaixo:



                                  

                                                   
O vampiro Armand é o sexto livro das Crônicas Vampirescas, e mostrará o passado de Armand, vampiro que conhecemos no primeiro livro, líder dos vampiros de Paris a época. O eternamente jovem Armand possui uma beleza atemporal, preso para sempre em seu corpo infantojuvenil. Porém, quantos horrores sua breve vida mortal trouxe para ele? E quão pior os horrores se tornaram após o abraço da vida imortal? Iremos saber disso agora...

O livro é publicado pela Editora Rocco e minha edição é a da última coleção lançada pela editora. Arte e diagramação simples infelizmente, porém, o sonho é que lancem todos os livros em capa dura como fizeram com entrevista com vampiro.


Os primeiros três livros das crônicas vampirescas, são o que eu considero a trindade base, neles lemos: a transformação de Lestat o nosso protagonista incomparável das crônicas, e conhecemos a origem dos vampiros, conhecemos brevemente muitos personagens fascinantes, e após o 5º são as jornadas desses personagens que começam a ganhar destaque, apesar de ainda termos Lestat em todos os livros e serem as ações dele que nos levam a conhecer os demais. Temos a cada livro um novo protagonista. Podem ser lidos independentemente? Até podem, mas a experiência mais completa, seria se pelo menos os três primeiros livros das crônicas fossem lidos. 

Primeiro vou colocar alguns avisos de conteúdos aqui. Este livro vai ter uma trama muito mais pesada do que os demais livros, a autora apesar de abordar com cuidado os temas, isso não vai mudar seu impacto. O livro possui narrativa ligada a época em que é descrita, então, pedofilia, costumes culturais diferentes vão estar presente. Não será de modo algum uma apologia a isso, mas estarão presentes estes temas. É um livro que terá mais sexo. E nem sempre um sexo consentido. Então aviso para gatilho de estupro e abusos sexuais são necessários. Estes aspectos não são escritos para chocar, infelizmente são narrativas que espelham a época narrada e são pontos importantes nas narrativas dos personagens mencionados. 
Os vampiros da autora são inegavelmente sensuais e o conteúdo sexual sempre esteve nas entrelinhas, e como não poderia ser diferente a autora não segue uma linha heteronormativa para a escrita. Amor é amor. Interesse sexual é algo que ocorre sem se importar muito com gêneros.



Após esses avisos, voltamos à trama em si.

Eu vou minimizar o máximo os spoilers ok.

O vampiro Armand 

O ultimo livro nos levou a Lestat conhecendo o inferno, céu e toda a historia da criação do mundo. Ele sai dessa jornada, impactado. E consigo traz uma relíquia sagrada. Vampiros de todo o mundo se reúnem em torno de Lestat que entrou em uma espécie de coma após tudo o que sobreviveu. Com a descoberta de provas de que existe mesmo um Deus, vários entram em uma espiral de loucura, sem entender o que isso significa para as suas vidas imortais.

Um que enlouquece com isso é Armand, que em vida foi muito devoto, porém, após todas as desgraças em sua vida, perdeu a fé. Em meio a sua loucura Armand ataca Lestat toma um gole de seu precioso e poderoso sangue e assiste algo que o mudará, pior que o fará fazer algo... 
Após encontrar dois humanos que o salvam e com quem se liga rapidamente, Armand se reúne novamente outros de sua espécie em busca de refugio para se curar, e durante este tempo ele resolve que precisa assim como seus preciosos Lestat e Louis contar sua história, desde os dias como uma criança mortal em um vilarejo que atualmente seria na Ucrânia até os dias atuais.


E David Talbot, antigo membro do talamasca e agora um ser imortal que irá ouvir essa história.


É nesse ponto que a trama irá ficar bem pesada. Andrei, Amadeo, por fim Armand... Este vampiro possui uma vida marcada por infinitas tristezas e provações.

Levado como escravo da Rússia para uma Itália renascentista, ainda uma criança, suas provações foram capazes de afastar seu coração de deus, e até ele ser resgatado por Marius, muita coisa acontece. Marius que é um dos filhos do milênio, vampiros antigos que são imensamente poderosos, ele é constantemente um ponto em comum na história de todos os outros vampiros importantes, foi ele que encontrou Armand, e foi ao lado de Marius que este se tornou Amadeo.

A trama vai passar por vários séculos e teremos muitas informações legais para os fãs das crônicas vampirescas, personagens que iremos conhecer aqui são elos para próximas histórias.

É um livro mais fechado e muito mais centrado em Armand do que os demais livros, Lestat possui pouco destaque, só é mesmo responsável por todo o caos mesmo.


Eu não sou muito fã do personagem Armand, a história dele não me cativa, mas difícil... Vejo os méritos do livro, muito bem escrito e como sempre existe uma direção filosófica de Anne, ela leva a refletir sobre o que era antes considerado tolerável em uma sociedade e como foi necessário evoluir para começarmos a nos livrar de costumes bárbaros. E infelizmente uma luta eterna ainda.

Livro indicado para os fãs de romances sobrenaturais, livros com relatos baseados em momentos históricos do mundo, para quem gosta de vampiros que não brilham no sol e sim queimam, e principalmente para quem não se incomoda com teor sexual entre criaturas do mesmo sexo.


Agora um recado...

Na próxima resenha do lendo Anne Rice eu vou dar uma pausa nos assassinos sanguinolentos para irmos para o mundo das bruxas Mayfair, porque o sétimo livro das crônicas vampiresca traz a formidável Merrick Mayfair, e para falar dela precisamos conhecer suas origens. É a partir desse ponto que ambas as séries de livros de Anne se entrelaçam e após os vampiros conhecerem as bruxas dessa família nunca mais será o mesmo para eles.

Eu volto então com a minha saga favorita da autora, As Bruxas Mayfair, em A Hora das Bruxas, até lá.

14 comentários

  1. É..falar de algum livro de Anne é isso, estar preparado para o que vem! E foi muito legal da sua parte, avisar sobre o conteúdo. A gente sabe que há certos tipos de momentos em livros/filmes, que incomodam sim e oh, nesse tempo difícil que estamos vivendo, as emoções não estão muito alinhadas não.
    Eu sei que ainda pretendo muito ter essa série ou ao menos, ler ela! Já que a donzela aqui corre de séries longas(a pobreza não me permite sonhar)
    Mas já estou no aguardo agora sobre as bruxas(que nem conhecia)
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na Flor

    ResponderExcluir
  2. Olá Vivian!
    É impressionante a expansão que Anne Rice criou para seu universo vampiresco. Além de nos possibilitar conhecer personagens importantes da série, a autora também introduz novos conceitos que enriquecem a mitologia principal.
    Pela resenha é possível perceber que esse sexto volume é um dos mais pesados de toda a série, mas Rice faz bem em não mascarar o que realmente acontecia naquelas épocas, até porque tudo é construído com cuidado e de forma responsável para proporcionar as reflexões necessárias. Armand teve uma história sofrida e este conflito de crenças que atormenta o personagem é crível e condizente com toda a narrativa.
    E EU NÃO ACREDITO que temos personagens da série das Bruxas de Mayfair novo próximo volume! Todo mundo fala muito bem da série, logo estou muito empolgado para conferir as resenhas por aqui.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Anne tem uma escrita muito rica
      E só aguarde que os livros das bruxas são os meus favoritos!

      Excluir
  3. Já começo dizendo que eu adorei a sinopse. Amo quando estou lendo sobre um personagem e sei até a cor favorita dele, ainda mais com vampiros, preciso saber como a vida dele era antes de se tornar assim. Fiquei maravilhada! Outra coisa é que as séries assim me cativam, quando cada um conta uma história, mas todas se interligam. Cada leitura de uma resenha sobre essa série eu fico mais animada. Não conhecia, e me sinto agradecida por ver aqui no blog. Estou ansiosa pela próxima resenha :)
    Abraços

    ResponderExcluir
  4. OLA
    Que bom que a serie mantem a qualidade .Parece que esse Armand possui uma personalidade comolexa heim ?
    Não é um genero que eu leio mas vejo que a autora é talentosa ,mostrando os fatos como eles eram ,isso é importante para se situar no momento que se passa a estoria .

    ResponderExcluir
  5. Vivian!
    Nossa! Armand é lindo demais e uma pena que ele não fez muito sua cabeça, nem com toda história de vida.
    A série começa a ficar um tantinho criativa demais e acho bacana intercalar agora com outra série da autora que depois se encontra com a história dos vampiros, vamos aguardar então...
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  6. Olá Vivian!
    E mais uma vez a autora nos faz refletir com suas histórias. Achei os acontecimentos bem pesados mesmo, geralmente costumo evitar esses temas e nem imaginava que eles poderiam ser retratados num livro sobrenatural, então obrigada pelo aviso. A história de Armand me pareceu bem triste, mas relatos históricos são algo que eu gosto muito. Não sabia da a autora possuía uma saga sobre bruxas, adoro quando duas séries se mesclam assim.
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Eu nunca li nada da autora, mas sempre vejo as pessoas elogiando ela. E pelo jeito os livros dela são mais pesados e mais adultos mesmo. Acho que nunca li nenhum livro de vampiros, que mostrasse a história dessa forma. Mas apesar dos livros serem muito bons, confesso que não tenho tanta vontade de ler. Tenho mais vontade de ler essa outra série dela, acho que posso gostar mais...

    Bjss ^^

    ResponderExcluir
  8. Oii
    Eu sou doida pra ler essa série da Anne Rice, já vi bastante gente que amou, e sempre quis ler alguma coisa da autora. Essas histórias dela parecem ser muito bem construídas e os livros parecem ser bem viciantes.
    E tenho vontade de ler também As Bruxas Mayfair, também parece ser ótima, e fiquei mais interessada agora por saber que é sua série favorita dela.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  9. Estou adorando conhecer esses vampiros, com V maiúsculo, ou seja, que estão mais próximo da lenda original desses seres sobrenaturais, e esse livro parece trazer uma história ainda mais sombria.

    ResponderExcluir
  10. Olá! Mas gente que essas capas ficam cada vez mais feias hein (risos), mesmo assim, sigo firme e forte na certeza (e vontade) de um dia finalmente ler essa série. E já preparada para o que me aguarda. E fiquei ainda mais empolgada por saber que em breve teremos bruxas nas próximas histórias.

    ResponderExcluir
  11. Pelo visto as continuações dessa série de livros continua cada vez mais pesada. Ótimo saber que a Anne Rice trata essa história com cuidado, sem apelar para o chocante ou sem apoiar temas tão dificeis, apenas retratando "costumes" da época. Deve ser horrível ler essas partes de pedofilia e abusos, mas entendo super a proposta da autora. Fiquei curioso para o reaparecimento do vampiro Armand.

    ResponderExcluir
  12. Sempre tive muitas ressalvas sobre livros envolvendo vampiros. Meu trauma em crepusculo foi mt forte e quando vejo a quantidade de livros nessa serie eu acabo desanimando.

    ResponderExcluir
  13. Oi, Vivian
    Gostei muito da sua resenha. Bem detalhada e deu pra eu entender melhor, além de ficar com ainda mais vontade de lê-lo!
    Gostei também de ter Deus discutido entre os vampiros, deve deixar a mitologia da série cheia de surpresas e reviravoltas.
    Assim que der vou comprar todos os livros.
    Bjs

    ResponderExcluir