Especial EPL - 👑 Top 12 de 2021 - Vivis 💚👑

20 de dezembro de 2021


Especial EPL - 👑 Top 12 de 2021 - Vivis 💚👑 


Oi pessoal, sim eu sei... não é a Leitura Coletiva que vocês estavam esperando... Será que vão sobreviver a uma semana sem saber como é a nossa opinião do quinto livro da saga Bloodlines, onde já adianto que eu tô certa na minha empolgação e a Denise errada! É isso! 


Hoje eu vou interromper nossas Segundas de Leituras Coletivas Sagradas, porque eu sou a Rainha do Dia!!! Hahaha Parabéns para mim!


Mas não é porque é meu aniversário que estou aqui hoje não, sim, é sim, mas é porque além de meu aniversário, de mais um ano sobrevivendo e outra volta do sol na minha existência, hoje também é meu Aniversário EPL, sim, foi no meu aniversário que a Denise me mandou o email, dizendo que eu tinha passado na seleção e que estava oficialmente nessa equipe tão querida e linda! (Para ser totalmente exata, dia 18 de dezembro recebi o convite, mas estava fora de casa e somente dia 20 de dezembro, entrei no blog e fiz meu primeiro rascunho de post, e entrei no grupo EPL no whatsapp. Lembro ainda da emoção, porque eu estava fazendo um bolinho e até dancei de alegria!


A oportunidade de estar aqui com vocês falando do meu amor pela literatura e conhecer essas pessoas maravilhosas que são os colaboradores do blog, mudou minha vida. Adoro todos, alguns se tornaram meus amigos íntimos, confidentes, parceiros de vida e LCs, e tudo que há bom no mundo. 


Três anos já se passaram e foi ao mesmo tempo tão pouco tempo, mas foi tão incrível que é como se fossem muitos mais.


Muita coisa aconteceu na minha vida nesses três anos, alegrias variadas, desafios novos de trabalhos, enchente em casa, pandemia e uma luta própria contra o COVID, e em todos os momentos, ter o apoio de vocês foi muito importante.


Então para comemorar esse momento tão mágico, assim como nos outros dois anos, estou aqui para compartilhar as 12 melhores Leituras de 2021, livros que li pela primeira vez e que compartilhei ou irei em breve compartilhar com vocês!


Preparados? Porque eu não estava para fazer essa lista, tantas leituras incríveis que escolher apenas 12 foi complexo, e para deixar mais fácil, eu evitei repetir autores! E ficou um pouco longo este post, mas já me perdoem, porque eu já me empolgo nas resenhas, imagina em um post só de favoritos? hahahah


Vamos a lista!


1. Corte de Chamas Prateadas.


Levando em conta que eu li mais de uma vez este livro esse ano, e não vou negar reli muitos trechos várias vezes, toda vez que uma amiga estava lendo, ali estava eu debatendo sobre ele, relendo trechos e me emocionando. Eu me conectei de forma surreal com a jornada de cura mental e emocional de Nestha Archeron, e ela já era uma das minhas personagens favoritas, e agora ela domina ao lado de Cassian o posto de meu amorzinho de ACOTAR. E levando em conta que eu amo a Feyre, Azriel, Gwyn, Emerie, é prova de que o casal protagonista de Corte de Chamas Prateadas me ganhou demais nesse livro.


Temos a trama começando meses após o final de Corte de Gelo e Estrelas, e vemos que Nestha não está melhorando de seu trauma no final da guerra, pelo contrário, esta tomando decisões que estão destruindo sua saúde fisicamente, e parece que Feyre não suporta mais as atitudes da irmã, assim como Cassian que estava pacientemente obedecendo ordens de deixar ela sozinha e se virar sem a ajuda dele.


De uma forma péssima, mas até que bem intencionada uma intervenção leva Nestha a ficar presa e obrigada a treinar sob a supervisão de Cassian, é ai que entre tentar encontrar objetos que podem salvar ou destruir o mundo féerico, que Nestha começa sua jornada de cura.


É um livro muito importante, pois a autora (Sarah, muito rainha!) leva a importância da saúde mental e emocional para o plot principal de um livro de fantasia, tornando o assunto debatido e mostra que todos por mais fortes que possamos ser, podemos passar por momentos em que precisamos nos curar, e que podemos contar com a ajuda necessária, seja ela vindo de nós mesmas, ou de pessoas que nos aceitam e amam.


CORTE DE CHAMAS PRATEADAS É UM SUPER FAVORITADO PARA A VIDA! 


Temos uma resenha empolgada dele aqui para ler, basta clicar na imagem abaixo:



2. O Chamado do Falcão

Se tem uma autora que nunca me decepcionou na vida é Maggie Stiefvater, tudo o que eu li dela, eu favoritei, com uma escrita muito poética e cheia de magia, suas fantasias falam sobre: amizade, lealdade, amor, sobre magia e como o mundo pode ser não somente fantástico, mas repleto de uma beleza selvagem, com pessoas que podem ser tão maravilhosas como terríveis. 


O Chamado do Falcão, é o primeiro livro da Trilogia O Sonhador, que tem como personagem principal, o Garoto Corvo Ronan Lynch, que conhecemos na quadrilogia Os Garotos Corvos, aqui Ronan, está lidando com toda a magia fantástica que existe dentro dele e no mundo e o alto preço que isso cobra dele.


É um livro mais maduro e sombrio, e ao mesmo tempo que tem muita mais magia, e expande o universo fantástico da autora, inclusive ligando sutilmente outros livros dela,  O Chamado do Falcão, também é um livro com uma carga emocional mais pesada, os terrores que habitam a mente de um sonhador, estão mais letais do que nunca e novos personagens surgem sendo para nos conquistar ou nos fazer odiá-los totalmente. Além de Ronan, seus irmãos Declan e Matthew são importantes na trama, Declan, inclusive se torna um dos protagonistas com ponto de narrativa, e isso além de me surpreender me cativou profundamente.


Super Favorito e eu tô ansiosa demais pelos próximos livros, Maggie estava passando por sua própria luta por saúde mental, física e emocional durante a escrita deste livro e vemos que isso a tornou ainda mais afiada para falar sobre dor, sonhos e corações que anseiam por cura.


Um livro com uma história poderosa, que mostra que a fantasia é um estilo de narrativa que se mescla muito bem com drama e assuntos que geram muitos debates filosóficos.


Tem obviamente resenha empolgada aqui dele, para ler basta clicar na imagem abaixo:


3. Nós Somos a Cidade

NK Jemisin, tem minha admiração!  E não a toa, é uma das autoras de maior influência atualmente dentro do mercado literário. Com histórias que dá poder a vozes marginalizadas e uma representatividade real, seus personagens são complexos, estão dentro daquele riquíssimo espectro, onde não há preto e branco, áreas cinzas e explosões de cores representam uma multiplicidade rica de etnias, orientações sexuais e muito mais.


Em Nós Somos a Cidade, ela elevou um patamar que eu sinceramente não acreditava ser possível, graças a sua trilogia A Terra Partida, eu esperava muito dela, e ela não somente não decepcionou, como me surpreendeu, a escrita de: Nós somos a Cidade, é ao mesmo tempo incrível como em sua trilogia A Terra Partida, como totalmente diferente. Ela usou uma mescla de fantasia, ficção cientifica e um terror cósmico digno de Lovercraft para tornar uma história fantástica ainda mais interessante.


Na trama somos levados a conhecer Nova York, uma cidade, e ela acabou de nascer, mas algo aconteceu e precisa reunir seus fragmentos para lutar contra uma ameaça. E eu poderia falar muito desse livro, mas me falta palavras. 


Porém, temos resenha aqui e sim... empolgadíssima. Para ler basta clicar na imagem abaixo:



4. Corrente de Ferro

Ah Cassandra Clare, você ao mesmo tempo em que pega meu pobre coração e pisoteia nos pedacinhos dele, faz meu coração transbordar de amor e alegria, uma fã do Universo dos Caçadores de Sombras não tem paz! É uma montanha russa de emoções e atualmente eu estou aqui na espera infinita pelo último livro da Trilogia As Últimas Horas, que pela primeira vez em anos ela atrasou, e não saiu ainda a versão em inglês para eu ler e conseguir saber o que aconteceu após o final (que eu não gostei apesar de ser bom em termos de narrativa) de Corrente de Ferro.


Em Corrente de Ferro, temos a continuação de Corrente de Ouro e acompanhamos os jovens caçadores de sombras da era Eduardiana, em busca não somente de salvarem seus corações das trevas, lutar contra um demônio maior, salvar o mundo, também lutam para conquistar os amores de suas vidas!


Amei demais e tem resenha dele aqui, para ler minha opinião desse livro que me trouxe muitos sorrisos e algumas lágrimas, basta clicar na imagem abaixo:


5. Nunca Saia Sozinho

Não achavam mesmo que não ia aparecer um livro do Charlie aqui né? Donlea, foi o autor que me conquistou esse ano, eu amei cada leitura dos livros dele, e foram todas excelentes, e para escolher qual deles entrou no meu top 12, aqui está Nunca Saia Sozinho, que foi o livro que eu mais adorei dele, sua escrita é muito envolvente e detalhista, ele nos leva a ficar totalmente preso em suas tramas, lendo com atenção para ver cada pista e detalhe que ele vai entregando nas entrelinhas. 


São suspenses muito bem escritos e inteligentes, recomendo todos os livros dele, mas este até agora é o meu favorito.


Não posso falar muito do livro, pois cada detalhe pode ser um spoiler, e este livro merece ser lido e viver cada surpresa que Donlea criou para o leitor.


Tem resenha dele aqui, para lerem a minha experiência de leitura, basta clicar na imagem abaixo:


6. O Mal Nosso de Cada Dia

O mal nosso de cada Dia, é o tipo de livro que é uma leitura densa, não é fácil de ler, apesar da escrita fluida, porque o tema, é por demais pesado, não é um terror que podemos simplesmente pensar: “isso é tudo fantasia, não é real...”


É muito real, e isso simplesmente é destruidor. Donald Ray Pollock, escreve sobre o mal que habita os corações, sobre algumas tão perversas que destroem outras, e sobre pessoas boas, que diante do mal, ao enfrentar tudo pela sobrevivência, para proteger pessoas que amam, também pode vir a ser tragadas para um ciclo de violência e dor. É muito triste ler alguns trechos deste livro, porém, para todo mal, sempre haverá o bem... e bom, a luz quando brilha nas trevas é ainda mais poderosa.


Este livro é excelente, para quem curte o gênero, drama, mescla de horror pessoal e crime, e até para quem gosta de ler histórias sobre pessoas reais, boas e ruins.


Aqui temos a minha resenha falando um pouco mais do livro, para ler basta clicar na imagem abaixo: 



Ele foi muito bem adaptado para um filme da Netflix, e temos resenha dele aqui também, para ler basta clicar na imagem abaixo:


7. Uma Família Quase Perfeita

M.T Edvardsson, ganhou totalmente minha atenção esse ano e aqui estou já a espera de mais livros do autor sueco. Como uma fã do gênero literário, eu li Uma Família Quase Perfeita, e me surpreendi positivamente. Com uma escrita inteligente e um estilo de narrativa que inclui múltiplos pontos de vistas, com o uso de múltiplos narradores, algumas histórias podem ficar confusa, o que não ocorreu aqui, pelo contrário, nos levou a conhecer de forma muito mais ampla o drama narrado. Foi como ler três livros, ao mesmo tempo, com cada narrador sendo o que dizia a verdade, ou pelo menos, assim acreditava ser a verdade. Sutilmente o autor nos faz ficar super atentos a tudo para encontrar a verdade real, e isso tornou a leitura empolgante. Com personagens bem escritos e complexos, o livro é um dos melhores que li e super indico para os fãs do gênero suspense.


Não posso falar muito, mas leiam, e caso queiram mais detalhes da história temos resenha aqui, para ler basta clicar na imagem abaixo:


8. O Livro Dos Ressignificados

Eu amo uma poesia, e isso não é segredo, e se tem um poeta nacional que tem meu carinho e que amei tudo que li, é o Aka Poeta, João Doederlein, este foi o primeiro livro do autor, porém, não foi o primeiro que li, mas que surpresa foi essa leitura, com seus ressignificados das palavras, ele parece tecer uma história de plano de fundo, enquanto toca nossos corações.


É como se ele falasse sobre algo que eu vivi, que eu senti, e a poesia tem um poder transformador, da forma única como ele tece sua poesia, me faz eu me sentir menos sozinha, afinal, existem pessoas que me entendem e sabem como eu me sinto.


E como poesia é algo extremamente fluido para mim, sempre é uma leitura que me traz muitas emoções e este é o melhor que li esse ano! 


Tem resenha dele aqui, leiam para conhecer um pouco mais da obra e minha experiência de leitura, basta clicar na imagem abaixo:


9. DVD

Devoção Verdadeira a D, é um livro de contos de horror e terror, do autor nacional César Bravo, que ao contrário dos seus livros macabros, é um ser muito querido, e que tenho em alta conta, afinal, ele aumentou muito o patamar de qualidade das leituras do gênero! Algumas pessoas insistem em dizer que não há bons livros nacionais de terror, bom... César tá ai, para jogar na cara desse povo o quão eles estão errados! Ele bate sem luvas de pelica e sim com uma alta dosagem de horror, coisas sombrias e ainda manda a Jezebel ir visitar esse povo que torce o nariz para a produção de qualidade nacional.


Eu Amei esse livro, ahei um horror e senti uns arrepios pela coluna que me fizeram olhar pela janela e trancar todas as portas logo após a leitura, mas ai que está a maravilha de ler terror, tu passa mal, mas está em segurança... Quer dizer estamos não é mesmo? Eu nem moro perto de Três Rios de jeito nenhum hahahah


Super favorito e indico para todos que curtem o gênero e não sofrem do coração.


Tem obviamente uma resenha empolgada dele aqui, para lerem, basta clicar na imagem e aproveitem para dar uma olhada nessa edição, que a Darkside nos entregou e ela está soberba!


10. Lendários

Lendários da autora Tracy Deon, é o caso de livro que eu não imaginei que estaria no meu top em primeiro momento, porque tem uns dois pontos que eu não gostei, contudo, não é nada da qualidade da narrativa, e quando eu parei para pensar nos livros que eu mais gostei de ler, e que eu mais senti vontade de falar sobre, e ele apareceu em destaque.


Primeiro porque Tracy, pega uma inspiração em uma das lendas fantásticas que mais amo: A Lenda de Artur e dos Cavaleiros da Távola Redonda, e trás ela para o nosso tempo atual. Segundo porque eu sempre bato em uma tecla: Representatividade Real. E precisamos falar sobre isso, sobre a literatura negra, sobre a importância de dar voz a personagens negros que não são marginalizados, deixados como secundários, usados apenas de apoio cômico, ou sexualizados.


E temos tudo isso em Lendários. Por tudo isso, eu já tinha favoritado ele na época que li, e agora meses depois ainda sinto que ele precisa ser mais panfletado.


Com uma protagonista que me fez passar raiva em vários momentos, e ao mesmo tempo mostra uma força de narrativa incrível, a lenda de Artur está resinificada em grande estilo e mal posso esperar pelo segundo livro, eu tenho muitas perguntas e quero muito ver como a autora seguirá abordando o racismo estrutural, a ancestralidade e todos os demais temas importantes que ela apenas começou a mexer no primeiro livro. E claro, toda a parte fantástica desse livro prendeu minha atenção.


Temos resenha dele aqui também e para ler ela, basta clicar na imagem abaixo: 



11. Pássaro & Serpente

O livro de Shelby Mahurin, causou muito burburinho, e antes mesmo dele ser lançado aqui, eu estava curiosa demais.


Não é segredo para ninguém, que amo livros que abordam magia e bruxaria. E aqui temos isso e muito mais. Com uma trama ágil e personagens cativantes somos levados a acompanhar um paralelo com a inquisição, e como tal, temos muitas cenas impactantes e tensas de se ler, impossível, não sentir pena das bruxas, ao mesmo tempo, que a autora mostra o pior do lado da fé guiada por fanáticos, e em contrapartida, também mostra que não há inocentes em nenhum dos lados de uma guerra. E tudo isso, enquanto vamos nos apaixonando pelos protagonistas, tão diferentes entre si, e atados um ao outro.


É uma fantasia muito fluida, eu li e gostei muito, a criação do mundo fantástico da autora, parecido o suficiente com o nosso mundo para nos relacionarmos com ele, mas cheio de potencial mágico prendeu minha atenção e gostei do mundo como o romance foi sendo desenvolvido, estou esperando muito dos próximos livros, graças a todas as reviravoltas finais, então aqui estou eu já com o segundo livro, e em breve venho falar dele também.


Temos resenha do livro e para ler e conhecer um pouco mais, basta clicar na imagem abaixo:



12. Billy Summers / Depois

Surpresos de ver King aqui na lista? Imagino que não, e o fato dele estar aqui nesta posição, é que eu vou usar de licença poética e colocar dois livros do Mestre King, porque ele teve dois lançamentos esse ano impecáveis. (três porque Love, também é maravilhoso....)


Acho que nem há muito o que falar...


Depois é um dos melhores livros do autor para mim dos últimos anos, personagens, trama, final (de me fazer sentir que uma explosão aconteceu no meu cérebro? Sim... Gostei pessoalmente? Não! Acho ótimo em termos de narrativa? Acho...), o livro veio muito bem fechado, uma história de terror, fantasmas, lealdade e muito mais. Que protagonista adorável, impossível não torcer por James e só desejar que nada de mal aconteça com ele, mesmo sabendo que ele vive no Kingverso, e coisas ruins acontecem o tempo todo com pessoas boas.



Já Billy Summers, é um dos livros do King que me fizeram mais feliz, porque eu adorei, o final e o início, e tudo entre esses dois pontos! Sério, quando eu pensei que algo estava começando a dar errado na narrativa, King provando o mestre que é em tecer histórias sobre pessoas reais, em situações extraordinárias, me fez uma reviravolta, e o livro adquiriu um novo ar e foi adorável!


Dois livros favoritados e com todas as estrelas possíveis para King!


Temos resenhas de ambos aqui e para ler basta clicar nas imagens de cada um, acima e abaixo:


E ano passado eu li O Céu de Pedra, terceiro livro da trilogia PERFEITA: A Terra Partida, e como a resenha saiu esse ano, mas li ano passado ele entra como Favorito, mas fora da listinha! Mas impossível não vim enaltecer esse livro, e nossa Jemisin, de novo ahahah


Foi um final tão épico para uma trilogia impecável, que eu nem tenho palavras, foi também um livro que trouxe um novo olhar para tudo o que eu já tinha lido nos outros dois livros, a sensação que tenho que quando eu reler essa trilogia, a experiência vai ser ainda melhor, porque com posso de todas as informações, cada pista e situação vai ganhar um novo olhar....


A Terra Partida, é uma poderosa história sobre a humanidade, sobre o pior que podemos ser, sobre o melhor que um dia almejamos ser. 


Jemisin escreve sobre racismo, sobre como a humanidade esta destruindo seu lar, e como aqueles com mais poder torce a verdade para dominar e manipular os restantes. Em três livros ela contou mais do que a história de uma mulher que por toda a sua vida tentou sobreviver e foi usada, abusada, manipulada e tentaram destruir, mas a tudo isso sobreviveu... vai tecendo uma história de vidas humanas, seus amores e terrores, as coisas maravilhosas que são capazes de fazer para salvar um mundo, ou para o destruir.


Temos resenha deste ultimo livro aqui também, e para conhecer um pouco mais dele, basta clicar na imagem abaixo:


Como podem ver, muitos livros incríveis e histórias que levarei comigo para sempre, e mal posso esperar pelas próximas leituras, que vão me tornar uma pessoa melhor, ou pelo menos me tornar uma pessoa mais feliz!


Livros salvam vidas! Obrigada por me acompanharem por mais um ano aqui no Eu Pratico Livroterapia, foi uma honra e nos vemos nas próximas resenhas...


Até a próxima.

ps: Qual a melhor leitura de vocês do ano?



Ok… aqui estou eu fazendo um acréscimo a essa lista! Mas vocês vão ter que perdoar essa inclusão… Após finalizar este post eu finalizei um livro e ele é simplesmente um que mexeu muito comigo! Então apenas para deixar vocês curiosos, vou dizer que ele estaria na minha lista de melhores leituras do ano! E muito em breve vem uma resenha para vocês! Aguardem!


É isso A vida Invisível de Addie LaRue, é uma fantasia densa e que nos convida a fazer muitas reflexões pessoais! Ahhh eu me emocionei muito com ele e mal posso esperar para vir aqui falar um pouco mais da minha experiência de leitura dele! Até lá! 😘😘😘




9 comentários

  1. Em primeiro lugar, Feliz aniversário Viv! Tudo de melhor para você sempre!
    E parabéns por 3 anos como colaboradora do blog.
    E sim, já estou com saudades dos posts de lcs, especialmente da série Mortal, mas hoje é um dia duplamente especial.
    P.s. minha semana começa bem mais feliz depois que vejo os comentários seus e da Denise.
    Emfim, vamos ao post. Quanta leitura maravilinda hein....
    Arrasou.
    Das suas leituras, a única que tenho certeza de que vou ler é o Donlea

    ResponderExcluir
  2. Vivian, é impossível começar esse escrito sem lhe desejar toda a felicidade do mundo. Tanto pelo novo ciclo em sua vida que se inicia, mas claro que por estes anos aqui no blog. Onde a gente aprende um pouquinho sobre cada um de vocês, nos gostos literários, no humor, nas brincadeiras,mas acima de tudo, no respeito ao leitor do outro lado da tela.
    Que você seja feliz, apenas isso, em todos os cantinho da sua vida!!Que você realize seus sonhos, sonhe grande e realize maior ainda!!!
    Parabéns, parabéns e obrigada por doar um tantão do seu amor a nós!!!
    E amei sua listinha de melhores, apesar de só ter lido três(DVD, Lendários e Nunca Saia Sozinho) que se eu chegar a fazer um balanço, eles também estarão lá!!!
    Ainda não fiz rs
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor

    ResponderExcluir
  3. Olá Vivian
    Feliz aniversário !!!tudo de maravilhoso para voce👏👏👏.
    Achei mesmo que ia encontrar o post de leitura coletiva. Mas não tem problema .Foi por uma boa causa que não teve.
    Gostei da sua lista de melhores leitura , creio que não deve ter sido fácil escolhe-las.Eu comprei recentemente um livro de fantasia da Maggie Stiefvaster A corrida do escorpião Espero gostar.
    Curiosa aqui a respeito desse seu último livro lido rsrs.
    É obrigado por todo o carinho e respeito que vocês tem para com os leitores.
    Parabéns novamente e obrigada por todo o carinho que o EPL tem para nós leitores !!
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. aaai que história legal! Foi um presente e tanto hein? E é um presente pra gente também, é tão bom ter você aqui :) Parabéeens!!
    E que post maravilhoso, eu adoro ver as leituras favoritas das pessoas. Concordo demaais com você em relação a Acosf, eu amei demais acompanhar a história de Nes e Cass.
    Eu comprei o box de A saga dos corvos, ainda não li, mas pretendo agora nas férias. Estou bem animada, vocês sempre falam muito bem.
    Pássaro e Serpente foi a primeira fantasia que li esse ano, antes mesmo de ser lançado aqui no Brasil. Foi uma indicação de uma amiga e eu amei tanto que fiquei de ressaca quando terminei o segundo e a autora não tinha nem lançado o terceiro. Descobri que seria meses depois, no mês do meu aniversário e de lá pra cá estou ansiosa pra ler, mas vou aproveitar pra reler o primeiro e o segundo e comprar o terceiro quando lançar aqui.
    Estou lendo agora A vida Invisível de Addie LaRue e até então já me fez pensar em muita coisa, têm quotes lindos e reflexivos ne? Aguardo a resenha aqui :)

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Vivian!
    PARABÉNS!! FELICIDADES!! Muitos anos de vida, saúde, luz, paz, amor no coração e dinheiro no bolso. FELIZ ANIVERSÁRIO!
    E parabéns pelos 3 anos por aqui.
    Suas leituras favoritas do ano foram maravilhosas de verdade.
    Quanto a mim, li muitos livros bons e uns poucos estrelados. Vou olhar na minha lista e depois venho dizer quais foram.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  6. Oiii
    Ai que legal!!! Parabéns pelo seu aniversário, e seu aniversário no blog hahaha. Desejo tudo de bom para você, e felicidades 🥰🥰
    }Amei os seus favoritos 😍😍 Eu ainda não li nenhum deles, mas praticamente todos estão nos meus desejados hahaha


    Bjss ^^

    ResponderExcluir
  7. Olá! Eita que primeiramente Parabéns por mais um ano de vida, nesses últimos tempos, temos muito que agradecer por ter essa oportunidade e Parabéns também por mais um ano aqui com a gente compartilhando todo esse amor pelos livros, do seu Top 12/13/14/15... (risos), eu li apenas Lendários, mas tenho outros tantos na lista e com expectativas altíssimas para a leitura, sei o quanto é difícil favoritar uma quantidade limitada, quando temos livros maravilhosos lidos né, por aqui estão eleitos Um amor e nada mais e Glória da manhã.

    ResponderExcluir
  8. Parabéns atrasado! Mas que leituras maravilhosas, é sempre bom compartilhar aquilo que mais nos chamou a atenção e nos deixou felizes.

    ResponderExcluir
  9. Oi, Vivian
    Parabéns atrasado!!
    Muitas felicidades, bênçãos e lindas leituras!!
    Que lista maravilhosa!!
    Tem vários que quero ler!! É tão bom ter um ano recheado de ótimas leituras né!!
    Esse ano tive poucos favoritos kkkk ano que vem não quero continuar a ler o que não tô gostando kkkkk
    Bjs

    ResponderExcluir