Corte de Chamas Prateadas - Corte de Espinhos e Rosas, 4 - Sarah J. Maas

22 de agosto de 2021

Título:
Corte de Chamas Prateadas - Corte de Espinhos e Rosas, 4
Autor: Sarah J. Maas
Páginas: 750
Ano: 2021
Editora: Galera Record
Gênero: Fantasia, Ficção, Jovem adulto, Romance.
Adicione: Skoob
Onde Comprar: Amazon
Nota:   
Sinopse: A guerra finalmente chegou ao fim, e a irmã de Feyre, Nestha, brilha em Corte de chamas prateadas, a sedutora e poderosa sequência da aclamada série Corte de espinhos e rosas.

Nestha Archeron sempre foi orgulhosa, irritável e lenta em perdoar. Ter sido Feita pelo Caldeirão não tornou sua personalidade mais doce. Mas o que poucos sabem é que, por trás da fachada de força, Nestha carrega uma dor que a está corroendo: o arrependimento por não ter feito nada para ajudar a família quando caíram na pobreza e por não ter sido capaz de salvar o pai...

Desde que foi forçada a entrar no Caldeirão e se tornar Grã-Feérica contra sua vontade, ela lutou para encontrar um lugar para si mesma dentro do mundo estranho e mortal que habita. No entanto, ela não consegue superar os horrores da guerra com Hybern e tudo o que perdeu nela.

A única pessoa que a incendeia, mais do que qualquer outra, é Cassian, o guerreiro com cicatrizes de batalha cuja posição na Corte Noturna de Rhysand e Feyre o mantém constantemente na órbita de Nestha. Mas seu temperamento não é a única coisa que Cassian inflama. O fogo entre eles é inegável, e fica ainda mais quente quando são forçados a ficarem próximos um do outro.

Como se não bastasse, a possibilidade de uma nova guerra desponta no horizonte e, enquanto isso, as traiçoeiras rainhas humanas que retornaram ao continente durante a última guerra forjaram uma perigosa nova aliança, ameaçando a frágil paz que se instalou nos reinos... E a chave para detê-los pode depender de Cassian e Nestha enfrentarem seu passado assustador.

Contra o pano de fundo arrebatador de um mundo devastado pela guerra e atormentado pela incerteza, Nestha e Cassian percebem que apenas juntos podem triunfar, e lutam contra monstros por dentro e por fora enquanto buscam aceitação – e cura – nos braços um do outro.




Resenha:

“Nunca mais ela seria fraca. Nunca mais ela ficaria a mercê de alguém. Nunca mais fracassaria. Nunca mais. Nunca mais. Nunca mais.”

Preciso começar essa resenha dizendo que ela foi escrita sob forte emoção...

Corte de Chamas Prateadas, é quarto  livro da série de fantasia Corte de Espinho e Rosas (ACOTAR) da autora Sarah J. Maas, autora que no Brasil é publicada pela Galera Record.

O livro foi lançado em conjunto com um kit soberbo é que me deixa extasiada de felicidade toda vez que vejo os brindes que vieram. Além do livro, uma capa de almofada com o símbolo da Corte Noturna, marcadora dos 5 livros, marcador em formato de um objeto importante da história, pôster do casal Cassian e Nestha, é postal de ambos os protagonistas. Eu ganhei esse presente de uma das minhas amigas mais queridas e minha Valkirie 🖤 então é muito especial para mim. 

Temos resenhas dos livros da série, incluindo Corte de Gelo e Estrelas ( o livro 3.1), para conhecerem mais da nossa experiência de leitura deles, basta clicar na imagem abaixo:




E também temos uma leitura coletiva de todos os livros... Para lerem basta clicar na imagem abaixo:



“No início e no fim, havia Escuridão é nada mais.”

Corte de Chamas Prateadas, foi lançado no Brasil em junho, eu já havia lido em inglês, então demorei um pouquinho para ler a versão traduzida. E o devorei, novamente. Eu só parei para beber água, para não ficar desidratada. Virei à noite em claro, e ao terminar a leitura, me senti não somente emocionada, mas impactada. Foi um livro que definitivamente ao terminar de ler, soube que não o esqueceria, que o leria novamente e que era uma pessoa diferente de quem começou a ler ele. Senti uma conexão com a jornada de Nestha de forma surreal.

Estão imaginando que talvez eu esteja exagerando certo? Eu inclusive resolvi esperar para fazer a resenha, e demorei muito para escrevê-la, primeiro que toda vez que pegava para anotar as citações, eu começava a reler vários trechos, e um ciclo infinito de lágrimas e emoções acontecia.

E aqui estou eu emocionada novamente com a escalada da montanha de Nestha Archeron.



Por isso, vou começar a resenha falando dos gatilhos emocionais e porque achei esse livro tão importante. Corte de Chamas Prateadas, é mais do que o livro de romance entre um casal, mais do que a continuação da história de Feyre e Rhys – apesar de ser uma continuação direta da trama anterior – neste livro Sarah focou no desenvolvimento e superação de Nestha, de tal forma que é um livro com foco emocional, que trabalha traumas, transtornos de stress pós-traumático, depressão e outros. 

Com uma escrita fantástica, aqui Sarah prova que seu talento e maturidade como escritora só aumenta, ela na trilogia principal, já tinha abordado a importância da saúde mental e de como Feyre, superou um relacionamento abusivo, depressão e seus traumas, porém, com a jornada de Nestha ela se superou. 

Acho muito importante que uma autora famosa e com tanto poder de influência, esteja trazendo em um livro de fantasia temas tão importantes e mostrando ao seu publico que saúde mental é essencial.




Tendo dito tudo isso, vou focar brevemente no livro.

Essa resenha não contém spoilers do novo livro, mas pode ter spoilers dos livros anteriores.

Corte de Chamas Prateadas, se inicia nove meses após, o quarto livro, a novela Corte de Gelo e Estrelas, com a corte dos sonhos se reunindo para intervir e ajudar Nestha a sair de um ciclo autodestrutivo. Obviamente nada vai ser tão fácil. Nestha não é uma personagem rasa, sua complexidade é imensa, e ela também não é perfeita ou fácil de lidar. 

“Você deixa seu coração à mostra de todos, irmão.”

Cassian, o guerreiro illiriano, acaba tendo a missão de treinar Nestha, e a ajudar, e como podemos nos lembrar, eles possuem uma grande química e uma história iniciada nos livros anteriores.

Nestha agora é obrigada a morar com Cassian e Azriel, treinar e trabalhar na biblioteca, irá conhecer novos personagens que ganharam os corações de todos e serão essenciais para a cura de sua alma e coração. Enquanto lida com seus problemas emocionais, ela terá que lidar também com os sentimentos que nutre por Cassian e ele fará o mesmo.

Um relacionamento explosivo e altamente poderoso e – cof cof – erótico, irá definitivamente tirar o sono desses dois.

“- Vocês dois precisam de um supervisor lá em cima?”

Mas não somente de romance quente, lágrimas e amizade este livro é feito.

“- Você gosta de ler? [...]
- Então, sim. Gosto de ler. Eu não consigo sobreviver sem ler.
Nestha grunhiu em concordância.”

 




Em paralelo à trama principal, temos o desenrolar da história iniciada nos livros anteriores, Briallyn, uma das rainhas humanas que se uniu a Hybern, e perderam a guerra contra a corte noturna, está atrás de vingança, e para isso, resolve caçar os objetos da morte, objetos criados pelo caldeirão que contém poder suficiente para fazê-la controlar o caldeirão e seu poder. 




Rhys, Feyre e os demais então se unem para tentar evitar uma nova guerra que poderia destruir as cortes, que ainda não se recuperaram da última guerra. É Nestha e seu poder, já que ela foi também forjada pelo caldeirão, que serão cruciais.

Com uma escrita fluida e balanceando bem o romance, drama com os momentos de ação, Sarah entrega aos leitores um livro bem empolgante. Com bastante carga emocional, momentos de tirar o fôlego, lutas e cenas que vão emocionar os fãs. Alguns mistérios são revelados e outros ainda permanecem para nos fazer ansiar pelos próximos livros. Temos também um momento muito esperado, que irá deixar alguns corações aflitos antes de tudo chegar ao fim. 

“Vale a pena contar nossas histórias.”

Cassian brilha nesse livro com a força de mil sóis, e ganhou meu coração. Mas é Azriel ainda o personagem masculino que mais quero ter a oportunidade de ler sua história. Novos personagens chegam para cativar nossos corações, como Emerie e Gwyn, porém Nestha é a rainha e dona desse livro!

“Venha comigo, Rainha das Rainhas, e vamos trazer de volta o que um dia foi perdido...”

É uma das leituras que mais amei esse ano e Favoritado com sucesso. Mal pude esperar pela publicação dele aqui para relê-lo, porque ainda prefiro mil vezes ler em português a ler em outras línguas, acho a experiência mais intensa. Ainda bem que fiz um estoque de marcador e flag para essa releitura, pois no kindle eu destaquei mais de cento e cinquenta trechos... No livro poderia destacar mais ainda!




Indico para todos que gostam de um livro de fantasia, mas que não se assustam com uma trama complexa e emocionante. 

Espero que gostem da indicação e até a próxima.

15 comentários

  1. Que show de fotos!
    Então, eu faço parte do time que não leu nenhum dos livros dessa série Acotar, por isso, só leio as resenhas e fico tentando imaginar se vou gostar ou não.
    Claro que sonho em poder ter o box em mãos, pois cá entre nós, é lindo demais e quando esse último livro recentemente, os leitores ficaram em polvorosa!
    Tá, eu quero ler. Só não sei pra quando rs
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ângela
      Obrigada! Esse livro lindo merece fotos lindas!
      Espero que tu possa ler logo a série pois ela é incrível!

      Excluir
  2. Ainda não li a série, falta comprar este e Corte de asas e ruína. Quero muito ler para saber se a minha opinião será boa como a da maioria das pessoas que leram.

    Danielle Medeiros de Souza
    danibsb030501@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que tu ame a série quando ler!
      É uma das minhas favoritas 🖤🖤🖤

      Excluir
  3. Vai ter LC?!? Com Você e a Denise?! Mal posso esperar!!
    Já quero saber o que cada uma achou, o que não concordar e discordar.
    Li a trilogia e curti. Também li Corte de Gelo e Estrelas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Chelle!
      Foi uma montanha russa de emoções essa leitura!!!
      Hahahah
      Espero que tu possa ler logo ele!

      Excluir
  4. VIVIAN!
    Há muito tempo essa é uma das minhas séries mais desejadas.
    Ver que nesse exemplar os problemas mais psicológicos e pessoais são explorados, o romance e todo o enredo, dá ainda mais vontade de ler.
    E que kit lindo, hein?
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhh quero que tu possa os ler logo!
      Amo demais esses livros!!!

      Excluir
  5. Ai, tão bom ver uma resenha de um livro que já li e não ficar com medo de spoiler KKK juro pra você que parei de entrar no explorar do instagram e no twitter porque as pessoas só falavam dele, até porque lançou bem antes lá fora ne? E se tem uma coisa que eu odeio é spoiler. Pois bem, comprei no primeiro segundo que saiu a pré-venda e fiquei em angústia até conseguir ler no final de junho.
    Acotar é minha série de fantasia favorita; na verdade está no meu TOP 5 de favoritos da vida e ainda em primeiro lugar KKK li lá em 2018 quando ninguém falava dele ainda, não tinha spoilers, não sabia nem quem era Rhysand (graças a deus porque foi a experiência literária mais incrível da minha vida!). E lá naquele ano, eu terminei a série com raiva da Nestha, odiavaaa a personagem.
    Mas aí tudo mudou com minha releitura esse ano. Prometi ler devagar e te juro que levei 1 mês inteiro pra reler a saga e juntar com Acosf. Então tirei junho pra isso e que incrível!
    Fiquei com medo de não sentir aquela emoção novamente, mas agora sei que posso reler 10x que vai ser igualzinho. Além do medo de não gostar da Nestha e partir pra um livro de mais de 700 páginas com ódio da protagonista. Porém, na releitura pude entender a Nes, o que ela passou, por mais que eu não passe pano pra tudo que ela fez com a Feyre, sabe? Consegui enxergar outra mulher no período da guerra e perceber que só depois ela piorou, mas dessa vez eu me conectei com ela, senti sua dor, seus traumas e tudo que eu queria era entender porque tanto ódio, tanta apatia :(
    Esse livro dela é um presente! Na verdade, acho que muita gente se identificou com o que ela tava passando, entender que depois de um trauma, as vezes você muda completamente e não sabe como pedir ajuda. Chorei tanto que devo ter me desidratado, e o final foi a coisa mais linda.
    Não acho que você esteja exagerando não viu? Aliás, não entendo quem fala que esse livro só teve cenas picantes... gente, acho que a pessoa tem que reler porque leu errado viu? KKKKK mas deixando a brincadeira, acho que ele é um livro que toca imensamente.
    Depois do Rhys, Cassian sempre foi meu favorito, sabe? Me identifico muito com personagens engraçados, do jeitinho dele. Nossa, sou completamente apaixonada e ver como ele ficou feliz deixa meu coração quentinho demais.
    Eu amei a sua resenha! Acho que me empolguei um pouco, mas isso acontece quando falamos do nosso favorito ne? HAHAHA beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhh eu poderia passar o dia todo falando desse livro! E nossa, sim! Entendo e compartilho tudo o que tu disse.
      Nestha fez coisas horríveis com Feyre e tá super errada, só nunca a achei um monstro e sempre entendi que deveria haver algo que explicasse o que ela estava passando e esse livro foi o nosso presente!
      Amei demais!
      Reli todos os livros esse ano também 🖤

      Excluir
  6. Olá Vivian
    Então mesmo fantasia não sendo um dos gêneros que me chame tanto a atenção eu tenho vontade de ler os livros dessa autora. E ver á sua resenha tão apaixonada me fez ter uma vontade maior de um dia poder ler essa série.
    As fotos ficaram lindas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Eliane
      Obrigada ☺️ 🖤

      Acho que tu pode gostar da série e espero que os leia em breve e tenha a mesma experiência incrível que eu tive!!

      Excluir
  7. Olá! Comecei essa série, totalmente influenciada por vocês, mas confesso, que o primeiro livro não me empolgou tanto assim e a experiência foi um tantinho torturante (risos), ok, eu li que isso poderia acontecer, mas mesmo assim, ando relutando para voltar a leitura dessa série, não posso negar que essa sua resenha tenha empolgado, definitivamente deu para sentir toda a emoção daqui, por isso, quem sabe até o final do ano eu não desencalhe de uma vez por todas o segundo livro e engrene de vez na leitura.

    ResponderExcluir
  8. Olá,

    Eu amo os livros da Sarah, acho ela uma escritora incrível e devora qualquer coisa que ela escreva.
    Apesar desse não ser meio livro favorito dela, não tive como deixar de dar 5 estrelas para ele.
    Já ansiosa pelo livro do Azriel

    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Oiii
    Eu estou doidaaa pra ler esse livro! Eu amei os outros da série, e estou mega ansiosa pra ler esse livro. Já deu pra perceber que a Sarah não erra né?! A história desse livro parece incrível também, mas o que mais vou amar é o foco ser no Cassian, eu já amei ele nos outros livros e esse dele deve ser perfeito demais. E já estou ansiosa por essa cena aí.
    Já ta na minha lista!

    Bjss ^^

    ResponderExcluir