Uma Família Quase Perfeita - M. T. Edvardsson

13 de maio de 2021

Título:
Uma Família Quase Perfeita
Autor: M. T. Edvardsson 
Páginas: 376
Ano: 2021
Editora: Suma.
Gênero: Ficção, Suspense e Mistério, Literatura Estrangeira.
Adicione: Skoob
Onde Comprar: Amazon
Nota:   
Sinopse: Um thriller psicológico impressionante, que questiona o que uma família seria capaz de fazer para proteger seus membros e se a verdade é mais importante do que as aparências.
Uma adolescente é acusada de assassinar brutalmente um homem muito mais velho. O crime de Stella, filha de um casal adorado pela comunidade, beira o inacreditável. Só pode ser um terrível engano. Certo?
Adam é um pastor na igreja local, marido e pai devoto. Seu maior pesadelo começa quando Stella é presa pela polícia. Verdade e decência sempre foram seus princípios básicos, mas quando o futuro de sua filha está em jogo e as pressões sobre sua família aumentam, ele mostra que também tem um lado sombrio.
Presa em uma cela vazia, Stella começa a ver sua família e o mundo sob novas perspectivas. Ela teve um relacionamento com o homem assassinado, e esse não é o único segredo que está escondendo dos pais. Através de seu ponto de vista, descobrimos que seu dedicado pai é um homem controlador, e que seu maior interesse talvez não seja salvar a filha, e sim as aparências.
Já a mãe, Ulrika, é uma advogada de defesa, e pelos olhos dela acompanhamos o julgamento de Stella e o plano intrincado posto em jogo para protegê-la. Mas as apostas mais altas têm as quedas mais perigosas, e talvez Ulrika esteja sendo ambiciosa demais…
Uma narrativa construída de forma excepcional, Uma família quase perfeita faz as perguntas mais difíceis: quão bem você conhece seus filhos? Até onde iria para proteger quem você ama?

“Impossível parar de ler. Um livro sobre os sacrifícios que fazemos para nos tornarmos aquilo que as pessoas que amamos esperam de nós.” ― The New York Times

“Tão envolvente que você não consegue largar antes do final.” ― The Wall Street Journal.

Este livro foi cedido pela Editora SUMA, porém as opiniões são completamente sinceras. Não sofremos nenhum tipo de intervenção por parte da Editora. 


Resenha:

“Éramos uma família perfeitamente normal, e, então tudo mudou. Leva-se muito tempo para construir uma vida, mas basta um instante para tudo ruir.”


Uma Família Quase Perfeita é um thriller excelente do autor sueco M. T. Edvardsson, lançamento da editora SUMA, ele estava na minha lista desde que li a sinopse que a editora revelou aos parceiros com antecedência.

E sua leitura não somente me surpreendeu positivamente sendo melhor do que eu esperava, mas veio para me apresentar um novo autor que eu pretendo ler mais livros em breve, acredito que tenho uma queda pelo estilo de escrita de autores suecos, é isso...

Uma Família Quase Perfeita, é o tipo de suspense bem escrito que te faz ficar atenta a cada entrelinha que o autor vai nos entregando, parece que nada é tão simples. É o uso excelente de múltiplos narradores, contando basicamente a mesma história por pontos diferentes. E aos poucos. Em quem podemos confiar? Se é que isso é recomendado! Eu confesso, que em livros de thriller, tendo a desconfiar de todos, mesmo quando tudo está nos dizendo que o narrador é uma pessoa que podemos confiar, então foi delicioso ler este livro.

“Em sua primeira carta a Timóteo, Paulo escreveu que alguém que não cuida da própria família abandonou sua fé em Jesus.”

A trama nos apresenta uma família perfeita, o que obviamente não existe não é mesmo? E se existe, certamente nenhum membro estaria no meio de uma investigação criminal. Temos Adam, (que escolha mais singela e simbólica para um nome, meus caros...) um pastor, conhecido por sua fé, sua honestidade e respeito por todos, casado com Ulrika, uma bem sucedida advogada, (outro uso excelente de simbolismo, meus caros) e pai de Stella uma jovem com sonhos de viajar o mundo e temperamento forte (que por anos foi conhecida como a garotinha do papai...) 

“São necessários muitos anos – décadas, talvez uma vida inteira – para que você se torne quem verdadeiramente é. O caminho é quase sempre um circuito, e acho que existe um motivo para isso, para que a vida seja construída por tentativa e erro. São as nossas experiências que nos moldam e nos criam.”

Stella acabou de fazer dezoito anos, está em um momento de sua vida, onde Adam a sente que ela está se distanciando dele e isso o assusta, quando seus comportamentos erráticos e rebeldes o deixam cada dia mais preocupado, ele passa a noite acordado a esperando voltar para casa, ela volta, é claro... muito tarde, e se comporta de forma que o faz ficar atento, mas o que importa é que sua preciosa filha está em casa segura e dormindo, assim ele como um bom pai, pode dormir também...



A próxima vez que Adam verá sua filha será com ela presa e aparentemente suspeita de assassinato.

Com uma narrativa dividida em três narradores, iremos acompanhar primeiro os acontecimentos através de Adam, o pai que luta para que a família perfeita seja uma realidade, mesmo que isso o torne cego para algumas coisas e... Não vou falar mais hahahah

Adam em sua parte mostra exatamente o que eu esperaria de um pai desesperado para proteger sua filha, os atos dele são no mínimo complexos, e enquanto vamos percebendo o quanto para ele, que “tenta ser bom” o tempo todo é difícil imaginar que alguém que ele ama pode não ser correta, vemos que nem tudo é preto e branco.

“Não costumo falar mal das pessoas desse modo. A experiência me diz que quando você não gosta de alguém por motivos vagos, o problema geralmente está em você.”

A segunda parte do livro nos entrega a narrativa a Stella, e aqui posso dizer que senti que estava recebendo um novo livro, e tudo o que lemos através de Adam ganha tons novos, adorei, porque isso não necessariamente nos diz que Adam está errado, só amplia a visão de tudo. Stella é uma narradora muito intensa e mesmo quando ela não conta nada do que queremos saber, ela nos entrega novas percepções interessantes.

“O que é um ser humano, sem sonhos?”

A terceira parte nos leva a Ulrika, mãe e advogada, ela se encontra em uma posição única de narrativa, ela possui os conhecimentos para entender todo o processo criminal que sua filha está passando e novamente o autor me pareceu entregar outro livro, que se complementa perfeitamente com as duas partes anteriores. E aqui cada pista que o autor entregou aos poucos no livro vão se encaixando. 

“Nós nos abraçamos por muito tempo, parados ali como em uma fenda no tempo, só nos abraçando – dois corpos que se pertenciam, ligados pelo amor, pelo tempo e pelo destino.”

Mas somente no epilogo temos o encerramento da trama. Para aqueles que não gostam de livros de finais em abertos, isso não é o caso. Podem respirar.



Um livro muito bem escrito, eu li bem rápido e aproveitei muito a experiência, no final da primeira parte eu já tinha em minha mente o que aconteceu. Porque esse livro é escrito para que o leitor faça a sua própria investigação e forme sua opinião do que houve, a duvida que ele instiga durante toda a narrativa de quem é o culpado e porque exatamente ele é culpado, é bem legal.

“Seu coração esta feliz com isso?”

Indico para quem gosta de thrillers de suspense, com múltiplos arcos narrativos e escrita inteligente. Possui drama familiar, o autor aborda muito temas importantes como família, expectativas e pressão dos pais em seus filhos e debate se é saudável ter tanta necessidade de ter um próprio ideal de perfeição e expectativas de vida. 

Vou deixar aviso de gatilhos: violência, e violência sexual e gatilhos emocionais envolvendo saúde mental. 



Até a próxima.

9 comentários

  1. Que resenha instigante, Vivian!
    Tanto que foi parar na wishlist.
    Interessante isso de 3 pontos de vista que são completamente diferentes mas que se complementam

    ResponderExcluir
  2. Eu sou apaixonada por um gênero e esse livro se enquadra perfeitamente nele rs
    Eu amo esses mistérios, esse jeito de até onde ir para proteger quem amamos. Tá, tem o lado bom(tem?) mas o lado ruim do ser humano está aí e é isso que dá a liga necessária!
    Já está indo nesse momento para a listinha dos mais desejados!!!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor

    ResponderExcluir
  3. Olá
    A Suécia está sempre revelando otimos autores de suspense /Thriller .
    Ainda não li um livro que tenha esse tipo de narrativa mas por ser tratar de um gênero que gosto muito eu fiquei curiosa com o livro.
    Já vai para a imensa lista de desejados.
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. A começar pela sinopse já fiquei bastante interessada.
    Gosto bastante deste estilo de livro e essa proposta do mesmo ser contado por 3 perspectivas diferentes deixa ele ainda mais interessante.
    Com toda a certeza vai para a lista dos desejados.

    ResponderExcluir
  5. Eu adoro um suspense e um mistério :) A pergunta da sinopse é tão intimidadora. Tenho a sensação que faria até o impossível pela minha família. Adoro quando começo o livro com teorias e questionamentos. O encerramento no epílogo não me incomoda, vi que você deu 5 estrelas, fiquei beem curiosa com esse livro.

    ResponderExcluir
  6. Vivian!
    Achei sensacional a ideia de ter três narrativas diferentes para uma mesma história e ainda sim, a sensação de que se está lendo três livros diferentes.
    Ainda mais sendo um uspenso, o que torna tudo mais tenso e se tem um final fechado, gostei ainda mais.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  7. Olá! Só lendo a resenha eu já montei algumas teorias do que eu posso encontrar nessa leitura, por isso, a curiosidade que já era grande, ficou ainda maior (risos), sem dúvida é uma ótima pedida para começar a ser arriscar mais nesse gênero.

    ResponderExcluir
  8. Olá, Vivian

    Agora preciso desse livro! HAHAHA
    Faz muito tempo que li algo de investigação, então fiquei bem empolgada para ler esse.
    Achei bem legal ser contado do ponto de vista dos três, pareceu deixar a história melhor ainda.

    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Oi,
    Quero ler mais thrillers e esse parece ser top.
    Com uma família que traz dramas todos instigantes.
    Essa coisa de família perfeita sempre esconde muitos segredos perturbadores.
    Bjs

    ResponderExcluir