O Chamado do Falcão - O Sonhador, 01 - Maggie Stiefvater

24 de outubro de 2021

Título:
O Chamado do Falcão - O Sonhador, 01
Autor: Maggie Stiefvater 
Páginas: 476
Ano: 2021
Editora: Verus
Gênero: Fantasia, Jovem adulto
Adicione: Skoob
Onde Comprar: Amazon
Nota:   
Sinopse: 
Da autora best-seller do New York Times e criadora da Saga dos Corvos, Maggie Stiefvater, O chamado do falcão é o primeiro livro da série O Sonhador.

Os sonhadores caminham entre nós… e o mesmo acontece com os sonhados. Aqueles que sonham não conseguem parar de sonhar — só podem tentar controlar o fenômeno. Aqueles que são sonhados não podem ter vida própria — eles dormirão para sempre se seus sonhadores morrerem. E depois há aqueles que são atraídos pelos sonhadores. Para usá-los. Para prendê-los. Para matá-los antes que seus sonhos destruam todos nós. Ronan Lynch é um sonhador. Ele pode extrair tanto curiosidades quanto catástrofes de seus sonhos e colocá-las em sua realidade comprometida. Jordan Hennessy é uma ladra. Quanto mais ela se aproxima do objeto dos sonhos que procura, mais inextricavelmente se torna ligada a ele. Carmen Farooq-Lane é uma caçadora. Seu irmão era um sonhador… e um assassino. Ela viu o que os sonhos podem fazer com uma pessoa. E viu o dano que os sonhadores podem causar. Mas isso não é nada comparado à destruição que está para ser desencadeada… O chamado do falcão é uma história hipnotizante de sonhos e desejo, morte e destino.

“Para escrever sobre magia, é melhor que você escreva como um anjo, na verdade como Maggie Stiefvater, que evoca uma América onde os sonhos se tornam realidade e as terríveis consequências aparecem de um jeito mais do que nítido.” — The Daily Mail

“Esta nova série existe independentemente da anterior, o que é surpreendente para uma história com tantas camadas. É uma criatura totalmente diferente, que gira em torno das complexidades da família e das alegrias e pavores da criação. No entanto, mesmo tudo sendo novo, Ronan permanece o mesmo, uma estrela-guia que os leitores que já conhecem a história vão ficar felizes em rever e os que ainda não conhecem vão ficar alegres (ou nervosos) por descobrir.” — Booklist

“Stiefvater é mestre em criar mundos verossímeis, ainda que inacreditavelmente complexos, e ela faz isso mais uma vez nesta obra... O livro se torna difícil de largar conforme o leitor espera para descobrir o destino do mundo. Fãs dos outros livros de Stiefvater ficarão ansiosos para começar a ler esta nova série em que vão poder se maravilhar com o mundo complicado que ela criou.” — School Library Connection

“Os personagens primorosamente criados e a prosa inventiva impulsionam o enredo, repleto de reviravoltas satisfatórias. Apesar do escopo amplo, a narrativa permanece focada, chegando a uma conclusão dramática... Excepcional.” — Kirkus Reviews



Resenha:

“Você é feito de sonhos e esse mundo não é para você…”

Olá praticantes de Livroterapia! Preparados para mais uma resenha emocionada aqui? Juro que tentei escrever menos empolgada, até esperei uns dias após terminar a leitura para ver se a empolgação de fã diminuía, porém, aqui estou eu empolgadíssima e já prevendo que vou recorrer e ler o segundo livro dessa série em inglês mesmo!

De que livro estou falando? Soem as gaita de foles 🎼🎶🎵🎼🎶

O Chamado do Falcão, primeiro livro da trilogia O Sonhador da incrivelmente talentosa autora Maggie Stiefvater, autora da minha quadrilogia de fantasia favorita Os Garotos Corvos

“- ah, você é mais assustador do que eu esperava!
Prazer em conhecê-lo também, porra, Ronan pensou.” 

O Chamado do Falcão, é publicado pela editora Verus, e veio com uma capa maravilhosa e um kit de pré venda que ganhou meu coração. 

Nesta trilogia que é uma spin-off de Os Garotos Corvos, teremos foco em Ronan Lynch e sua família, inclusive é super indicado ter lido os quatro livros dos Garotos Corvos antes de ler esse, apesar de que é possível ler ele sem ter lido os demais, só que muita coisa vai ficar a princípio confuso, contudo, durante a trama Maggie explica tudo que é essencial para ler a Trilogia O Sonhador.

Caso queiram ler a minha experiência de leitura de Os Garotos Corvos, temos resenhas também empolgadas por aqui, basta clicar nas imagens abaixo:




E temos o livro único e dono do meu 🖤 dela aqui também:


Essa resenha pode conter spoiler dos livros Os Garotos Corvos, mas serão mínimas.

“Os sonhos não são a base mais segura sobre a qual se pode construir uma vida.”

O Chamado do Falcão, nos leva de volta aos braços e mente de Ronan Lynch, meu personagem/garoto corvo favorito. Agora ele é um jovem adulto tentando descobrir o que será do restante de sua vida. Enquanto todos os seus amigos de adolescência estão criando asas e viajando/estudando pelo mundo. Ele ainda se encontra preso a sua casa ancestral, e não é como se ele não quisesse estar em outro lugar. Ele é um sonhador, e por isso precisa ser um segredo, aliás, manter ele em segurança, em segredo e discreto é a missão de vida de seu irmão mais velho Declan. Afinal, se tem uma coisa que os irmãos Lynch aprenderam é que o mundo é perigoso para eles.

“Havia outros Lynch? Improvável. Os Lynch pareciam muito bons em morrer.” 
Só que a vida para Ronan é sonhar, e se ele sonha o mundo inteiro escuta…


Ronan é o grande protagonista desse livro, mas essa história não é sobre ele é…

“Está será uma História sobre os irmãos Lynch. 
Eles eram três, e, se você não gostasse de um, podia tentar outro, pois o irmão Lynch que uns achavam muito azedo ou muito doce poderia ser perfeito para o seu gosto. Os irmãos Lynch, os órfãos Lynch. Todos tinham sido feitos por sonhos, de uma forma ou de outra. Eram lindos pra diabo, até o último deles.”

Então, preciso dizer que Maggie mais uma vez me conquistou e me fez amar um personagem que a princípio eu tinha apenas uma relação de curiosidade e  interesse!

Declan tem agora todo o meu carinho e quero sim proteger ele de todo o mal desse universo! 

“Declan nunca revelava uma verdade a menos que fosse tirada de suas mãos frias e fechadas. Porque a forma mais segura era ser desconhecido e imutável.”
Aliás, para minha alegria temos muitos dos três irmãos Lynch, mas eu não falarei nada sobre o mais novo e o mais velho. Afinal, Ronan tem segredos mas, já o conhecemos bem, já os outros dois não, e que exóticas descobertas teremos nessa leitura!


A trama geral desse livro é a descoberta de que Ronan está sofrendo, e de que existe muito mais no vasto mundo mágico que pode colocar ele e todos que ele ama em risco, temos múltiplos narradores: Ronan, Declan, e misteriosos e novos personagens e se a princípio pensamos estar lendo três histórias em um só livro, logo somos jogados montanha abaixo em alta velocidade para em uma explosão percebemos que tudo está coligado! E que segredos podem matar, podem criar vida, podem criar um mundo inteiro novo… E como sabemos.. Segredos são a especialidade dos Lynch!

“Ronan era uma nuvem e estava chovendo…”

Ahhh eu tenho tanto a falar desse livro e não posso!!! Eu passei por tantas emoções lendo!!!

Tem personagens novos que me fizeram desejar entrar no livro e dar um tiro no espaço vazio que eles chamam de cérebro e outros que eu só queria dar um abraço e dizer que tudo iria ficar bem, nem que fosse unicamente pra consolar em seus suspiros finais!


Maggie mais uma vez escreveu uma história de amor e amizade, dos elos que nos ligam uns aos outros e da necessidade de compreender o que somos. Também nos trás um novo oponente tão vil que se camufla com a desculpa: de estarmos fazendo o mal pelo bem maior que me deixou entristecida, pois tão real não podia ser mais.

“O oposto de mágico não é comum. O oposto de mágico é humanidade.

Com personagens complexos e bem escritos ela nos faz pensar no que poderíamos fazer para proteger a nós mesmos e nossas pessoas amadas, o quão é necessário se sacrificar para sobreviver diante do perigo de sermos mortos, por sermos diferentes, quando na realidade não somos tão diferentes assim…

Ah Maggie você parte meu coração ao mesmo tempo que o enche de tanto amor e lealdade, amizade e magia!

O Chamado do Falcão é um livro de fantasia com a mesma escrita habitual da Maggie, ela escreve sobre coisas essencial para humanidade, sob um ponto de vista fantástico, só que nesse livro, ela escreve de forma mais afiada também sobre os sacrifícios que temos que fazer para sobreviver, e a escrita está mais sombria e madura, afinal é Ronan o principal narrador e os demais não são mais suaves do que ele. 

“Amigos eram um negócio sério para Ronan Lynch. Ele demorava a adquiri-los e demorava mais ainda para perdê-los. A lista era pequena, porque os segredos complicavam os relacionamentos e porque os amigos, para Ronan, consumiam muito tempo. Eles o consumiam por completo. Você não poderia, pensava Ronan, se entregar totalmente a muitas pessoas ou não sobraria nada.”

Para quem já leu Os Garotos Corvos, ou os demais livros da autora vai reconhecer muitas referências e notar que ela está expandindo seu universo fantástico e também atando eles entre si, podem esperar mais magia do que nunca, andando de mãos dadas em uma rua escura com os terrores noturnos e os sonhos mais lindos que um coração puro poderia ter!


Indico para todos que gostam de fantasias bem escritas e livros onde somos levados a observar o melhor e o pior da humanidade. E para aqueles que nunca se cansam de sonhar!


Ps: tem muito mais romance nesse livro do que nos demais. Romance direto e romances nas entrelinhas 🖤 
“- Tamquam…
- …Alter idem…”
Pss: Ah Ronan, você é ainda o meu favorito 🖤



8 comentários

  1. Em primeiro lugar, acho fascinante você conseguir ler em inglês um livro de fantasia, Viv.
    Adoro quando você escreve resenhas nessa empolgação!
    É uma premissa mega interessante.

    ResponderExcluir
  2. Eu tenho os três primeiro livros dos Garotos Corvos e por conta de ser a louca que passa livros na frente, só li o primeiro e os dois estão ali. Quando for ler eles, foi ter que reler o primeiro, fato rs
    Por isso, quando O Chamado foi lançado e dizia-se sobre Os Garotos, eu já fui correndo saber o que era e adorei. Tanto que as resenhas até o momento estão só positivas!!!
    Sei que amo fantasia e pretendo muito começar mais essa com toda certeza do mundo!!!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor

    ResponderExcluir
  3. Ainda não li Os Garotos Corvos, e com você disse que a leitura flui melhor se ler eles antes, então não leria agora. Essa série tem uma história que parece ser bastante diferente. Como gosto de fantasia, imagino que seja boa. Meio assustador poder ficar preso ao sonho de alguém.

    Danielle Medeiros de Souza
    danibsb030501@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  4. Olá Vivian
    Que legal ler uma resenha assim tão apaixonada!!ainda não li nada dessa autora. Eu enrolo para comprar livros de fantasia porque geralmente são séries e aí aja dinheiro. Espero agora na Black Friday poder adquirir .
    Essa autora é muito elogiada e gostaria sim de ler serie dos Garotos Corvos. E depois ler O chamado do Falcão.

    ResponderExcluir
  5. Fico tão feliz de ver que é um favorito seu, já imagino que é muito bom! Eu li as resenhas de A Saga dos Corvos e até disse que queria muito comprar, pois bem, comprei kkk ainda não li, mas quero muito nas minhas férias da faculdade. Estou bem ansiosa pra conhecer o chamado do falcão também!

    ResponderExcluir
  6. Olá! Mesmo não tendo lido (ainda) Os Garotos Corvos, estou bem empolgada com mais essa série da autora, ainda mais porque teremos conexões com as outras histórias, sem falar que só pela resenha já deu para perceber que a autora capricha no quesito fantasia e como esse é um dos meus gêneros favoritos é claro que já quero muito conferir.

    ResponderExcluir
  7. Vivian!
    Tão bom a melhora da escritora, aprimorar é sempre importante.
    O mais gostoso é ver um enredo rico em amizade, mistérios, magias e outros tantos pontos importantes para manter a irmandade.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  8. Oii,
    Ai que linda resenha.
    Parece ser um livro especial.
    Com uma história bonita, fantasia bem criada e temas interessantes e importantes como amizade ♥️
    Já quero!
    Bjs

    ResponderExcluir