O Talismã do Poder - Crônicas do Mundo Emerso, 03 - Licia Troisi

3 de maio de 2020

Título: O Talismã do Poder - Crônicas do Mundo Emerso, 03
Autor: Licia Troisi
Páginas: 424
Ano: 2007 
Editora: Rocco
Gênero: Fantasia, Infanto-juvenil, Aventura, Literatura Estrangeira.
Adicione: Skoob
Onde Comprar: Amazon
Nota:  
Sinopse: O terceiro e último volume da série Crônicas do Mundo Emerso, o Tirano está a um passo da conquista final. Um misterioso talismã é a única saída para evitar a derrocada das Terras Livres. Para utilizá-lo, Nihal e Senar precisam encontrar as oito pedras que compõem o objeto. Juntas, elas concentram energia suficiente para combater a maldade do Tirano. Mas será que os jovens conseguirão encontrá-las a tempo? Este é o desafio enfrentado por Nihal, a protagonista da série de fantasia criada pela jovem autora italiana Licia Troisi. Única sobrevivente de uma raça exterminada pelo Tirano, a jovem de olhos cor de violeta, cabelos azuis e grandes orelhas pontudas tornou-se uma guerreira de verdade e concentrou todas as forças que lhe restaram para enfrentar a batalha final.
As dificuldades são inúmeras, já que Nihal e o jovem Senar têm de passar por terras completamente dominadas pelo inimigo. E ainda há a frágil, porém corajosa, companhia de Laio, aspirante a cavaleiro frustrado que se tornou amigo e fiel escudeiro da jovem semi-elfo. Ao mesmo tempo, os povos sobreviventes enfrentam as conseqüências de uma longa e devastadora guerra e as poucas tropas que restaram do exército das Terras Livres se preparam para o momento derradeiro.
Nihal enfraquece à medida que o Talismã é preenchido, sugando sua energia. O tempo parece curto demais para que ela consiga superar todas as dores que enfrenta diariamente. Ao passar por sua terra natal, a Terra dos Dias, ela se vê diante de um passado que não conheceu senão através das vozes que continuam a atormentar sua mente. E as pedras têm de ser recolhidas em santuários perdidos guardados por deuses que desafiam a semi-elfa em tarefas que a exaurem mais e mais. No entanto, mesmo quase esgotada, a guerreira encontra no amor de Senar a razão para continuar a luta e guiar aqueles que buscam a liberdade e a paz.
Durante todo este volume, a jovem autora promove através da fantasia uma reflexão sobre princípios e caráter, fazendo do Talismã uma alegoria. Afinal, os deuses antigos do Mundo Emerso guardam e controlam a imperfeição, o ódio, a solidão, a memória, a culpa, o destino, a luta e o sacrifício dos homens. Elementos essenciais para que Nihal mantenha o equilíbrio de seu espírito e se prepare para o fim triunfal.
E com uma seqüência de ação emocionante no último capítulo, a autora ainda revela aos leitores a verdadeira identidade do Tirano. Neste épico arrebatador, a batalha final está nas mãos de uma semi-elfo que enfrentou o preconceito dos guerreiros e os percalços da luta para se tornar uma heroína.

Resenha: 

O Talismã do Poder é o ultimo livro da trilogia As Crônicas do Mundo Emerso, da autora italiana Licia Troisi, todos os livros foram publicados no Brasil pela editora Rocco e são excelentes.

Por se tratar de uma resenha de série, pode conter spoilers dos primeiros livros, - mas zero spoilers desse último, não se preocupem – todos eles já foram resenhados aqui no blog, caso desejem ler um pouco mais sobre eles, basta clicar nas imagens abaixo:

                                                      


Os dois primeiros livros nos levaram a conhecer Nihal e Senar, ela a última semielfa azul, criada por Livon, um habilidoso ferreiro, ela cresceu protegida, - apesar de uma guerra destruindo as terras próximas a ela – e com uma infância repleta de carinho e sonhos. Ela desejava ser uma guerreira, e não qualquer guerreira e sim uma cavaleira de dragão; ele um humano, nascido em uma terra onde a guerra já tinha feito imensas cicatrizes e que deseja se tornar um mago habilidoso para se unir na guerra contra o Tirano.

Ambos têm suas vidas e destinos entrelaçados, treinam com a mesma maga, a poderosa Soana, e juntos fortaleceram um elo de amizade e lealdade que foi testado por separações tanto físicas como emocionais, enquanto ambos tomaram caminhos diferentes em suas jornadas para lutar a mesma guerra.


Nos dois primeiros livros, Nihal, aprendeu a ser uma cavaleira de dragão, amou e perdeu esse amor, conheceu Ido, seu mestre, um feroz e sábio cavaleiro. Conheceu seu dragão o Oarf e principalmente conheceu sua origem, os segredos por trás de sua existência e da devastação do seu povo, ela agora conhece os motivos dos pesadelos que assolam seus sonhos desde sempre e carrega um peso. Ela pode ser a única capaz de deter o Tirano antes de ele conquistar todas as terras livres e dizimá-las

Enquanto Nihal teve uma intensa e emocional jornada, Senar não ficou atrás, ele se dedicou aos estudos, arriscou sua vida em busca de aliados e agora tem uma posição central na batalha.

Os dois se unem neste ultimo livro em busca de um artefato mágico que será uma arma importante e que sensacional será essa última jornada. Com uma verdadeira viagem por todas as terras que formam o mundo emerso e desafios formidáveis, ambos mostram realmente do que são feitos suas almas e corações.

“luz, minha luz,
Onde está minha luz?
A sombra envolveu-a,
Em seu manto de trevas acolheu-a.
Sol, ó meu sol,
Para onde foi o meu sol?
A noite roubou-o,
No breu mais profundo guardou-o.
Vida, minha vida,
Para onde foi a minha vida?
Entre meus dedos escorreu,
E como flor entre espinhos morreu...”
O Tirano está cada vez mais poderoso e agora é questão de tempo para que os três estejam frente a frente em uma última batalha.

Será que Nihal e Senar conseguirão chegar vivos ao final desse livro? Quais sacrifícios nossos heróis terão que fazer para salvar o mundo?



Por ser o ultimo livro eu não desejo falar muito mais dele, além de que é um excelente livro de fantasia épica. Com uma trama complexa e bem escrita, o passado dos personagens acabam que são pistas que explicam tudo. Corações desprezados se tornaram tão sombrios que desencadearam uma guerra.

O Tirano, é um vilão muito bem desenvolvido, suas ações não podem ser perdoadas, e mesmo quando conhecemos suas motivações, (e sim, finalmente conheceremos tudo ) ele ainda continua sendo um vilão que só conseguir odiar. Porém, isso não significa que ele não cause um grande impacto em todos os personagens com quem ele interage.

“- Há uma pergunta que o Tirano me fez e a qual ainda não consegui encontrar resposta: será que de fato existe salvação ara este mundo? Às vezes tenho a impressão de que ele estava certo, fico pensando que a única coisa que todas as criaturas compartilham é o ódio, de que ele algum modo somos todos vítimas e culpados ao mesmo tempo...”

E não somente com protagonistas que possuem uma ótima evolução, os livros possuem ricos personagens secundários, com histórias de vida que tornam a trama muito mais impactante. Praticamente nenhum personagem tem destaque sem um grande motivo e importância para a trama.

E Ido, é de longe o meu personagem favorito, e nesse livro algumas lágrimas caíram com ele aqui...

A escrita da Licia é bem fluida, e o livro é uma leitura que se torna bem dinâmica mesmo tendo uma carga dramática forte.


Indico toda a trilogia As Crônicas do Mundo Emerso, para os fãs de fantasia, histórias repletas de heróis, vilões e de magia. Aqui temos um pouco de tudo.

Foi uma leitura que gostei muito de fazer e mesmo agora os relendo, ainda me emocionei com muitos dos personagens. Um livro que realmente adoro e valeu o investimento da compra das edições físicas.

Apesar de a trama ter se encerrado neste livro, a autora possui mais duas trilogias neste universo, ambas com saltos temporais, eu estou procurando adquirir o terceiro livro da trilogia guerras do mundo emerso, para começar as ler. Porque uma coisa eu adianto, os fins dos livros da Licia me deixam sempre ansiosa para continuar a leitura.

Até a próxima. E ótimas leituras a todos.

8 comentários

  1. Como eu não li ainda os volumes anteriores, confesso que dei aquela perdida..rs (normal) mas como sou fã assumida do gênero, já fiquei com muita vontade saber como tudo termina.
    As capas de todos os livros são lindas demais e pelo que pude entender, o conhecer dos personagens foi essencial para que a trilogia terminasse à altura!
    Sim, se puder, quero muito ler todos!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na Flor

    ResponderExcluir
  2. Não conhecia a série, mas fiquei tentada a ir atrás hahahahha
    Passei meio por cima na resenha para não pegar os spoilers, mas vou salvar o nome aqui para dar uma conferida no futuro :)

    ResponderExcluir
  3. Vivian!
    Uma boa fantasia épica nunca é dispensável, temos de ler.
    Gosto muito quando tem uma fantasia bem escrita com heróis e vilões e muita ação.
    E se o final é tão bom a pnto de emocioná-la, tenho de conferir.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Confesso que não sou muito fã de fantasia, mas acho incrível o desenvolvimento dos personagens ao longo da história, pois sempre acontece muita coisa que vai surpreendê-los. Como é o caso Nihal, que passou por muitaaaa coisa!

    ResponderExcluir
  5. Olá! Ahhh tão bom quando somos presenteados com uma trilogia maravilhosa dessas, onde a história termina, mas os suspiros não. Muito bom saber que teremos respostas, aventura, aquele toque de tristeza que faz parte da vida neh e sorrisos e mais suspiros.

    ResponderExcluir
  6. ingriD Figueiredo09/05/2020 22:33

    A conclusão da série me deixou com gostinho de quero mais kkkk
    o epílogo achei que foi construído de maneira interessante e dá notícia do destino dos principais personagens vistos durante a série. Quando li ainda pensei na perspectiva de uma continuação da serie e MDSSSS não sabia que tinha continuação, preciso correr para ler

    ResponderExcluir
  7. Olá Vivian!
    Ao ler a sinopse eu até associei esse artefato mágico à manopla de Thanos e as joias do infinito haha, achei bem parecido. Estava ansiosa pela última resenha dessa série, desde a primeira fiquei com vontade de conhecer esse universo. É perceptível que os personagens evoluíram muito, e achei bem legal a autora esclarecer as ações do vilão, mesmo q não sirva para redimi-lo. Fiquei preocupada com essa lagrima aí, será que vai ter morte de algum personagem importante? E que ótimo que existem outros livros que se passam no mesmo universo, mal posso esperar.
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Me encanta esses livros infanto juvenis, são legais até para quem não é mais adolescente. Li algumas resenhas dessa série e me encantei e quero ler em breve todos os livros.

    ResponderExcluir