A Garota da Terra do Vento - Crônicas do Mundo Emerso, 1 - Licia Troisi

31 de janeiro de 2020

Título: A Garota da Terra do Vento  - Crônicas do Mundo Emerso, 1
Autor: Licia Troisi
Páginas: 320
Ano: 2005
Editora: Rocco
Gênero: Aventura, Fantasia, Infantojuvenil
Adicione: Skoob
Onde Comprar: Amazon
Nota:  
Sinopse: Com mais de 100 mil exemplares vendidos apenas na Itália, chega ao Brasil o bestseller A garota da Terra do Vento, primeiro volume da trilogia Crônicas do Mundo Emerso. A história da jovem guerreira Nihal – única sobrevivente da devastação imposta pelo Tirano à raça de semi-elfos – conquistou leitores da Itália, Alemanha, Portugal, Turquia e Espanha. Escrito pela jovem autora Lícia Troisi quando ela tinha apenas 23 anos, a trilogia segue os moldes dos grandes clássicos do gênero fantasia e promete encantar jovens e adultos com sua atmosfera de magia, mistério e heroísmo.
Criada por um armeiro e envolta pelo mistério de nunca ter conhecido sua mãe, Nihal vive na Terra do Vento e passa seus dias brincando de fazer guerra com um grupo de amigos. A vida da jovem muda quando a torre onde vive é invadida e ela presencia a morte de Livon, o homem que a criou e que tanto amou. Disposta a vingar o extermínio de seu povo e a proteger os inocentes das tropas do tirano, Nihal decide tornar-se uma guerreira de verdade. Ela sabia que a invasão da Terra do Vento era mera questão de tempo, pois a guerra do Tirano já havia conquistado cinco das oito Terras Livres do Mundo Emerso. Para isso, a jovem se prepara estudando magia e treinando com afinco na Academia da Ordem dos Cavaleiros de Dragão da Terra do Sol. Nihal conta com sua infalível espada de cristal negro, forjada por Livon, o melhor armeiro da região, e com o inestimável apoio do seu fiel amigo Senar, o mais jovem integrante do Conselho dos Magos. Em sua busca, ela encontra ainda o amor pelo cavaleiro Fen e os ensinamentos do mestre Ido. A jovem Nihal enfrenta o preconceito dos homens e a dificuldade de lidar com sua feminilidade. A semi-elfo esforça-se ainda para encontrar uma razão para lutar que não seja somente a vingança. Ela chega a abandonar a guerra a fim de conhecer a vida em paz num povoado livre. Conhece a felicidade de viver sem rancor no coração, mas volta aos campos de batalha. Seu destino já estava escrito havia muito tempo.



Resenha:


"Oarf voltou a olhar para ela. Havia muito tempo que ninguém o tratava com todo aquele amor. Foi então que o Dragão abriu-se aos sentimentos de Nihal. Compreendeu a tristeza, a dor, o desnorteamento dela. Partilhou das mesmas lembranças, percebeu o carinho que ela infundia naquele gesto."

A Garota da Terra do Vento, é o primeiro livro da Saga de Fantasia da escritora italiana Licia Troisi, que possui a trilogia inicial: As Crônicas do Mundo Emerso, e que ainda possui mais duas trilogias posteriores. As Guerras do Mundo Emerso, e As Lendas do Mundo Emerso, todos os livros dessa saga foram publicados no Brasil, pela editora Rocco.

Com uma edição com uma arte de capa muito bonita, mapas e um projeto gráfico simples, porém que me agradou muito.



Em Crônicas do Mundo Emerso, vamos acompanhar a estória de Nihal, a garota da terra do Vento, uma semi-elfa, de cabelos azuis, olhos violetas e orelhas pontudas, sobrevivente de um massacre que dizimou toda a sua raça, porém, por toda a sua infância ela foi protegida por seu pai o armeiro Livon, e cresceu em Salazar, a torre capital da Terra do Vento. Sem sequer imaginar os segredos de sua vida ou origem, ela só deseja ser uma poderosa guerreira.

Mesmo sabendo que uma guerra longa esta ocorrendo em seu mundo, a jovem, passa os dias: brincando, comandando o seu grupo de amigos e enlouquecendo a todos. Ela deseja ser uma guerreira, e honrar as belas armas que seu pai cria. Porém, de forma arrogante confia demais em seus talentos, então quando foi desafiada por um jovem magricela para uma luta, ela aceita sem pensar duas vezes. o jovem desafiante então a vence, e com seu orgulho destruído, Nihal, toma uma decisão que mudará sua vida.

Resolve, iniciar um treinamento mágico para ser uma guerreira mais completa e capaz de grandes feitos.

Conforme o treinamento começa, Nihal vai desvendando não somente os mistérios da magia, como aos poucos vai conhecer algumas verdades sobre si mesma, sua família e o legado que corre em seu sangue.

Quando a guerra chega até Salazar, seu coração se estilhaça e no lugar dele, um desejo de vingança cria raízes.

"Das muitas atrocidades do Tirano, a mais terrível foi o extermínio do povo dos semi-elfos. Levou um mês para que a Terra dos Dias fosse transformada em deserto. Os sobreviventes da chacina procuraram abrigo..."

As Crônicas do Mundo Emerso, tem em A Garota da Terra do Vento, um livro inicial, vibrante e que cativa, enquanto os segredos finalmente vão sendo revelados, a trama fica mais emocionante.

Nihal, é uma protagonista que é impossível não se apaixonar, com uma força inabalável, perseverante e com um destino grandioso pela frente, eu me vi torcendo por ela a cada momento desse livro. 

Com um coração terno, e um caráter gentil, ela destoa de algumas protagonistas que costumam aparecer em livros de fantasia que acabam me desagradando, seja por serem superficiais, ou overpowers, ou simplesmente irritantes. Nihal, tem uma personalidade complexa, com nuances intrigantes, com grandes qualidades e defeitos, a autora tece a jornada de sua vida com cores fortes e impactantes. Nihal, é das protagonistas que não desiste, que erra, acerta, e segue adiante.

E se só isso não for motivo para ler essa trilogia, vou incluir mais alguns.

A trama do livro é muito bem equilibrada, a fantasia está muito bem incorporada. Temos oito terras, um inimigo poderoso e muitos segredos. Temos até mesmo romance, de forma muito bem descrita e que apesar de não ser o foco principal da história completa ela de forma muito agradável.



O universo criado por Licia Troisi, é fantástico, seres mágicos como gnomos, feiticeiros, fadas e elfos, vivendo em relativa paz - com obvia exceção do Tirano, o inimigo que quer dominar todas as terras e que foi responsável pela destruição da raça dos semi-elfos.

E temos Dragões!!! Sim! Temos maravilhosos Dragões e seus cavaleiros.

"Era um belíssimo animal: forte e robusto, de flamejantes olhos vermelhos e pele de uma cor verde-esmeralda tão viva que lembrava as folhas novas na primavera."

Querem outros motivos?

"E afinal, mesmo depois, escapamos principalmente devido à sorte. No campo de batalha a morte joga dados com o destino de cada um."

Os personagens secundários, são tao interessantes quanto a protagonista Nihal, inclusive, aos poucos temos uma divisão de ponto de vista com outros personagens sendo protagonista.
Senar, Soana, Fen, Ido, e o Tirano, são personagens complexos e cativantes.


Eu indico essa trilogia para todos os fãs de aventuras fantásticas, livros com jornadas de heróis e tramas complexas e cheias de segredos que as tornam únicas. 

Particularmente, é um dos meus livros de fantasia favoritos há anos.

Conheçam a garota da Terra do Vento, e se preparem para Olaf... - de quem não falarei nada, mas digo que tem todo o meu amor...

Até a próxima.

8 comentários

  1. Puxa, terminei um livro de fantasia ontem a noite e admito que mesmo gostando demais do gênero, não imaginei que gostaria tanto!!!
    Aí chego no blog e tem? Fantasia!!
    Adorei! E como não conhecia a trilogia, já vou atrás né? Parece ser o tipo de universo que a gente quer estar lá, vivendo as aventuras e conhecendo frente a frente os personagens!
    Já Quero!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor

    ResponderExcluir
  2. Olá Vivian!
    seu poder de persuasão e ótimo, já estou colocando a série na lista de leituras, depois de tantos pontos positivos não tem como não querer ler. Com um time de seres fantásticos de peso (ah dragões!), romance <3 e ponto de vista do tirano a série tem tudo para me conquistar. Esses segredos me deixam louca para saber de tudo, fico criando mil teorias na mente. Goste de séries desconhecidas que já chegam arrebatando meu coração.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Olá! Em se tratando do gênero eu nem preciso de muitos motivos para logo querer colocar na minha listinha. Confesso que não conhecia o livro, mas (posso até estar sendo repetitiva), já quero ler para ontem (risos). A parte dos dragões foi a que mais chamou minha atenção, sem falar que nossa protagonista não vai m estressar tanto assim, opa meu estomago agradece. E quanto ao Olaf, ai que meu coração já está preparado, mas minha curiosidade não #socorro.

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Uma fantasia maravilhosa, tem uma ótima premissa. Fiquei bastante curiosa pela historia e de como irá terminar. Vou até anotar na listinha!

    Meu blog:
    Tempos Literários

    ResponderExcluir
  5. Olá Vivian!
    Temos uma clara inspiração na obra magna de Tolkien nesta história, né? Porém a autora pega o conceito de elfos e outros seres fantásticos e os molda à sua maneira, sendo que o resultado é uma trama convincente e que se sustenta pela excelente caracterização do universo.
    Um aspecto que me chamou atenção é a personalidade "humanizada" da protagonista, que aperfeiçoa suas qualidades e aprende com seus defeitos. Nihal vai evoluindo constantemente no decorrer da leitura, proporcionando um entretenimento de ótima qualidade para o leitor.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  6. Vivian!
    Amo fantasias bem escritas, com seres fantásticos de todos os tipos, imclusive dragões que há muito não vejo na literatura e com um protagonista diferente das que estamos acostumadas.
    Não conhecia a autora, mas já gostei.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  7. Não conhecia esse livro e não lembro de lido em outros blogs. Mas gostei e começaria ler imediatamente, como nao tenho em maos, vou esperar a proxima compra.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana, o livro é ótimo. Aproveita que ele está no Kindle Unlimited para ler 😉

      Excluir