A Missão de Senar - Crônicas do Mundo Emerso, 2 - Licia Troisi

24 de abril de 2020

Título: A Missão de Senar - Crônicas do Mundo Emerso, 2 
Autor: Licia Troisi
Páginas: 336
Ano: 2006 
Editora: Rocco 
Gênero: Aventura, Fantasia, Infanto-juvenil
Adicione: Skoob
Onde Comprar: Amazon
Nota:   
Sinopse: A Missão de Senar é o volume que dá continuidade às Crônicas do Mundo Emerso, da italiana Licia Troisi. Dessa vez, a trama concentra-se no jovem mago e conselheiro, cuja missão no Mundo Submerso pode definir os rumos da defesa das Terras Livres do Mundo Emerso contra o Tirano.
Senar parte sozinho e desacreditado em busca de quem possa orientá-lo ou ajudá-lo a chegar neste Mundo dado como perdido. De volta à Terra do Mar, sua terra natal, o mago encontra companhia e guia em um grupo de piratas. Após enfrentar a longa viagem e os perigos inesperados, Senar chega à Zalênia, nome que o povo do Mundo Submerso dá à sua terra. Quase condenado à morte pelo que é considerado uma invasão, o conselheiro consegue cumprir sua missão diplomática e convencer o rei Nereu a enviar suas tropas em ajuda ao povo das Terras Livres.
Enquanto Senar atinge seus objetivos em terra longínqua, Nihal é finalmente consagrada Cavaleiro de Dragão. Sua satisfação é, porém, transformada em força de luta, já que os soldados do Tirano avançam e a Terra do Vento, até então livre, sucumbe à superioridade militar daquelas tropas. A jovem, entretanto, derrota e aprisiona o poderoso cavaleiro Dola, braço direito do déspota, e essa conquista provoca uma triste descoberta: a verdadeira origem de seu querido mestre Ido, antes ele mesmo um cavaleiro a serviço do mal. As dificuldades das batalhas também começam a mostrar a Nihal o poder da Lágrima, presente que recebera do povo dos duendes.
A distância entre Senar e Nihal, em missões nobres e distintas, os faz compreender que o laço que os une é mais forte que amizade. Entretanto, nada declaram um ao outro no momento do reencontro. A urgência da guerra os consome e a semi-elfo acaba por encontrar Reis, a maga do povo dos gnomos e mestre da ex-conselheira Soana, que lhe revela, enfim, sua missão. Diante da verdade que tanto buscava, Nihal se vê confusa. Contudo, a iminente perda de mais uma Terra, a da Água, é o estopim para que a guerreira decida enfrentar seu destino.

Resenha:

"Há verdades que é melhor não conhecer" 

A Missão de Senar é o segundo livro da trilogia As Crônicas do Mundo Emerso da escritora italiana Licia Troisi, uma fantasia épica. O livro é publicado pela Rocco e tem uma linda arte, mas a edição é simples. Capa comum e eu particularmente adoraria ver essa série com uma edição mais trabalhada e rebuscada.

Por ser tratar de um livro de série essa resenha pode conter spoilers dos livros anteriores, o primeiro livro: A Garota da Terra do Vento, já foi resenhado por aqui e caso desejem ler, basta clicar na imagem abaixo:

                                                                

Neste segundo livro, a trama se inicia no mesmo ponto em que terminou o primeiro livro. Se o foco antes foi à história de Nihal, a ultima semielfa e sua jornada para se tornar uma cavaleira de dragão, enquanto todo Mundo Emerso luta contra o Tirano, que deseja dominar todas as terras e foi o responsável pelo extermínio do povo dela. Aqui teremos duas narrativas principais.
Senar, o melhor amigo de Nihal partiu no final do primeiro livro, ele resolveu ir a uma missão que todos consideram suicida. Encontrar o Mundo Submerso. E pedir ajuda contra o Tirano.

''Senar, o seu mal é que você se subestima demais'' 

Quando ele parte, é logo após uma briga dolorosa entre ele e Nihal, e essa separação triste será carregada pela nossa protagonista por todo o livro.
Enquanto Senar vive aventuras – que incluem piratas, situações de quase morte, magia e muita diplomacia – Nihal, continua sua vida, como uma aprendiz de cavaleiro de dragão.

Apesar de ambas as narrativas serem importantes para o desenvolvimento da história, e Senar ser um personagem que eu gosto muito. A parte da historia que segue Nihal, é incrível. Com uma jornada para descobrir quem é ela, seus verdadeiros desejos, e sua história, as revelações de Nihal, nos deixam boquiabertos. Muita coisa acontece nesse livro.

"- Não creia poder reconstruir a sua vida esquecendo os escombros, Ido - disse Dagon. - A dor desaparecerá, mas não a lembrança. Esta arma é o testemunho do que você foi e a garantia de que nunca mais voltará a ser o mesmo então. "

Porém, é Ido, o mestre de Nihal, o maravilhoso, rabugento, amoroso e exigente gnomo, é o personagem mais encantador, ao ensinar Nihal, não somente a arte de ser cavaleira, ele compartilha sua vida, seus ensinamentos e mostra a garota tão carente de pertencimento. Que existe um lugar para ela. E sem falar a historia de vida de Ido. Que é de nos deixar em lágrimas.



Ele é essencial para ajudar Nihal, pois a cada momento, e cada revelação fica mais claro que ela pode ser a única capaz de enfrentar o Tirano, o peso dessa realidade sob ela é muito grande.

"- Nihal, cuidado, pois às vezes a verdade é bem terrível. ''

É mais um livro muito bem escrito, com um estilo de escrita ágil, a autora sabe mesmo introduzindo novos personagens, manter uma narrativa interessante para todos os personagens já conhecidos.

Temos romances, um amadurecimento dos personagens e tudo isso em meio a uma trama onde existe uma guerra, forçando a mão e moldando o destino de toda uma terra.

E apesar de só mencionar agora, temos dragões... E nesse livro, outras espécies de dragão, como os dragões dos mares, em destaque, as descrições deles são lindíssimas, e autora, torna cada um deles únicos. O elo entre dragão e seu cavaleiro, é bem explorado e as relações são emocionantes.

Um livro para agradar a todos que gostam de fantasia e aventuras. Existe um bom equilíbrio entre as cenas de lutas, ação e os momentos emocionais, com dramas pessoais e passados muito bem explorados.

O final do livro é emocionante e me fez desejar imediatamente continuar a leitura. Porque impossível que após tanto sofrimento e sacrifício não haja esperança de um final feliz para os justos e puros de coração.

Até mais, e volto em breve com o encerramento dessa trilogia. O Talismã Do Poder.


6 comentários

  1. Realmente são livros que mereciam uma capa dura. Aliás, penso que toda fantasia merecia. Sei lá, já começa a magia na capa!!!
    Eu li a resenha do primeiro livro e agora lendo a do segundo, percebi que houve um amadurecimento visível demais nos personagens, mesmo que tudo isso venha acontecendo em meio ao caos.
    Um mundo mágico!
    Já preciso urgente me entregar a série!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor

    ResponderExcluir
  2. Olá Vivian!
    Quando um autor pretende escrever uma série de livros fantásticos, é essencial que o primeiro volume seja introdutório e o segundo apresente uma expansão do universo. E felizmente Licia Troisi mostra que sabe o que está fazendo, entregando uma sequência que dá continuidade à jornada de Nihal à medida que introduz novos personagens fascinantes que engrandecem ainda mais este mundo.
    Gosto de como tudo é conduzido com sutileza e entregue aos poucos, e o romance se constrói de forma harmoniosa, sem comprometer outros aspectos da história.
    Ahhhh, e devo mencionar que essas capas são TUDO. Me lembram das amazonas de filme Mulher Maravilha.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Vivian!
    Bom ver que o livro continua com uma narrativa agradável, com um romance bem desenvolvido e ainda com dragão e o gnomo mestre de Nihal, sensacional.
    Deve ser uma daquelas fantasias que nos deleitamos ao ler e queremos continuar.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  4. Olá Vivian!
    Eu adorei a resenha do primeiro livro e estava pela continuação! Essa fantasia é diferente de todas que eu já vi, é muito rica e agora dragões! E do mar!! Muito legal. O amadurecimento dos personagens e os ensinamentos do mestre também são pontos bem interessantes. Mal posso esperar pela resenha do próximo!
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. que bom quando a autora traz um livro de leitura agil prazeroso E tudo que queremos em materia de livro
    não sou muito de ler livros infanto juvenil mas
    pelo que voce resenhou e pelo que vi são obras bem caprichadas . melhor para os fãs terem livros assim com capas lindas

    ResponderExcluir
  6. Olá! Ufa ainda bem que os dragões ainda estão presentes hein, afinal, foram eles que me conquistaram na resenha anterior (risos). Muito bom saber que as aventuras continuam e que temos aqui mais uma leitura fácil, ainda mais para quem ama fantasia, que é o meu caso, louca para iniciar a leitura (para variar).

    ResponderExcluir