Resenha: Ruína e Ascensão ( Trilogia Grisha, 3) - Leigh Bardugo

Autor: Leigh Bardugo
Páginas: 344
Ano: 2015
Editora: Gutenberg
Gênero: Aventura, Fantasia, Ficção, Jovem adulto, Literatura Estrangeira, Romance
Adicione: Skoob
Onde Comprar: Saraiva
Nota:   
Sinopse: A capital está em ruínas. O Darkling governa Ravka de seu trono de sombras. O destino da nação parece estar nas mãos de uma Conjuradora do Sol enfraquecida, de um rastreador sem forças e do que resta do que outrora foi um grande exército mágico.
Oculta nas profundezas de uma antiga rede de túneis e cavernas, Alina está fragilizada e deve se submeter à duvidosa proteção do Apparat e de fanáticos que a adoram como uma santa. No entanto, sua esperança está em outro lugar e seus planos exigem que ela recupere as forças para sair dali o mais rápido possível. Para isso, terá de forjar novas alianças e deixar de lado as velhas rivalidades como Maly para encontrar o último dos amplificadores de Morozova. Porém, quando começa a desvendar os segredos do Darkling, ela descobrirá um passado que vai alterar para sempre a sua compreensão do vínculo que eles compartilham. O pássaro de fogo é a única coisa que separa Ravka da destruição, mas ele pode custar à Alina o próprio futuro pelo qual ela sempre lutou.

Leia a resenha dos livros anteriores:
Sombra e Ossos
Sol e Tormenta

Resenha: Em Sol e Tormenta, a batalha que Alina e seus amigos enfrentaram foi sangrenta. Muitos morreram e o livro terminou com a menina sendo resgatada, quase morta, para o subterrâneo. Sua tentativa de matar o Darkling quase a matou e agora ela ficou com marcas permanentes de tudo o que enfrentou.

Maly fugiu com Alina, e o corsário (que agora ela sabe que é o Príncipe) está desaparecido. Há rumores que ele está vivo e bem, mas ela não tem como ter certeza pois o Apparat a mantém praticamente presa no subterrâneo, alegando que a está protegendo, mas será???

A menina mudou muito, está quebrada, destruída e o Apparat aproveitou esse estado dela para fazer com que os fiéis pensassem que ela era uma santa, a Sankta Alina. Com ela presa, ele poderia falar o que conviesse, e foi o que ele fez. Até que seus amigos a ajudassem a fugir, foi uma fuga ousada, perigosa e difícil, mas eles conseguiram.

Depois de algum tempo, finalmente encontraram Nikolai, o Príncipe, que não ficou parado durante todos esses meses, fez sua parte a fim de esperar a Conjuradora do Sol, para enfim, ir atrás do terceiro amplificador e acabar de vez com as maldades do Darkling.

Só que mais uma vez, eles confiaram na pessoa errada e certas coisas deram muito errado! Mais uma vez tiveram que se separar. Eu não vou contar o que deu errado, porque vai estragar a leitura de vocês. Basta saber que a coisa fica feia.

Uma surpresa horrível aguarda os amigos acerca do amplificador e agora Alina não sabe o que fazer, já que para ela consegui-lo terá que sacrificar muito mais do que imagina.

No final, eles armam um plano de ataque que dá meio certo, meio errado. As coisas não saem como o esperado e mais uma vez os amigos vão ter que provar seu valor em batalha.

O romance não fica a parte, mas eu não falo muito dele para não dar dicas, é claro que Maly é seu grande amor, mas como uma Conjuradora, que vive por séculos vai conseguir construir uma vida com um cara que vai morrer como um humano normal???? Ah.....será que vai ter jeito???

Bom, amei o final e como tudo ficou tão encaixado e bem feito. A última batalha foi feia, mas foi o fim. Ali se definiu o futuro de todos eles e devo dizer que, pra mim, foi perfeito.

Mais uma vez, recomendo a leitura. É uma obra maravilhosa.

15 comentários

  1. Olá!
    A melhor coisa ao ler uma trilogia é saber que não ficou nenhuma ponta para trás, que tudo foi resolvido e bem feito.
    Não li a trilogia, mas quero muito. É o tipo de leitura que me agrada. Ainda mais depois de saber que o final foi bom.
    Pretendo ler em breve.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Estou louca para ler essa trilogia. Já ouvi falarem tão bem dela, que nem sei porquê ainda não li.
    Sou apaixonada por fantasia, quando tem aventura ainda, nem se fala.
    Roendo as unhas pra ler essa trilogia.

    ResponderExcluir
  3. Olá.
    Sua resenha me deixou extremamente curiosa, não tinha lido nenhuma resenha do livro ainda, só conheço mais ou menos a premissa do primeiro, mas ainda não tive a oportunidade de ler um exemplar. Pela sua resenha parece que o livro termina de uma forma muito boa, fiquei curiosa para ler a trilogia.
    ótima resenha.

    ResponderExcluir
  4. Fiquei bem curiosa para ler essa triologia. Não conhecia os livros e me pareceu muito bem escrito pela sua resenha. Além disso o fato de tudo estar bem amarrado faz com que os livros se tornem ainda melhores. Quando a gente fica pensando com o que aconteceu, mas sem ter respostas fica uma certa frustração. Vou anotar a dica! Bjos

    ResponderExcluir
  5. Olá, tudo bem?
    O livro parece ser ótimo, e fiquei bem curiosa para ler essa trilogia.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  6. Oiii Denise, tudo bem?
    Menina eu fiquei bem animada para realizar a leitura desse livro que você nem imagina, principalmente depois de ler a sua resenha, gosto de obras com guerras, normalmente é o que mais tem na minha estante.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  7. Heiii, tudo bem?
    Estou louca pra ler a Trilogia Grisha!!
    Acho as capas um arraso e saber que tem tudo ja publicado me anima mais a ler logo.
    Adorei saber mais do ultimo livro, nem sabia que tinha tudo isso envolvido e fiquei louca de curiosidade.
    Vou ler com certeza.
    Beijos.

    Livros e SushiFacebookInstagramTwitter

    ResponderExcluir
  8. Que resenha mais amorzinho!
    Eu não conhecia e nem li nada sobre esse livro e já me encantei.
    Gostei bastante da sua resenha e fiquei muito envolvida. Dica anotadinha!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  9. Oi!!
    Desde que vi o lançamento do primeiro livro eu tenho muita vontade de ler essa trilogia.
    É tão bom quando a gente gosta de todos os livros e quando a trama é envolvente e tudo se encaixa proporcionando um final extraordinário.
    Preciso ler os livros o quanto antes.
    Beijão!

    ResponderExcluir
  10. OOi!
    Tenho muita vontade de ler a trilogia, vejo muitos comentários positivos e a a premissa é fantástica.
    Não sei se está na meta do ano, mas sei que já está entre os desejados no skoob.
    Espero ter a oportunidade de realizar essa leitura em breve, sua resenha me deixou ainda mais ansiosa.
    Beijoos!

    ResponderExcluir
  11. Olá! Estou tentando me lembrar se ouvi falar desta série antes, mas não consigo me lembrar. Ela parece bem interessante e ainda bem que termina sem pontas soltas. Estou com outras duas séries de fantasia em andamento, deixarei como opção para o futuro! Abraços!

    ResponderExcluir
  12. Olá, tudo bem? A triilogia Grisha é uma das minhas histórias favoritas da vida. Leigh criou um mundo onde a fantasia criou voz. Confesso que o final foi surpreendente, porém não do meu agrado. É questão de gosto mesmo, mas acho que Alina se doou muito mais que o Maly. E perder parte de si, foi injusto o que a autora fez. Pensamentos meu e isso não invalida em nada a ótima história que é. Senti falta de você falar do Nikolai <3 Amo demais o personagem haha Adorei!
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Olá,

    Eu ainda estou lendo o segundo livro, dei uma pausa pois não tava gostando muito do rumo da história, mas sua resenha me convenceu a dar prosseguimento.

    Abraços,
    Cá Entre Nós

    ResponderExcluir
  14. Olá.
    Eu gosto de aventura e literatura fantástica, mas a proposta desse livro não me atraiu, mesmo depois de ler que tudo se encaixa no enredo, que a luta final é perfeita, e que a parte do romance não deixa a desejar, eu passo a dica.
    Ótima resenha.

    Até mais!!
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  15. Depois de me envolver com uma série longa, estou temporariamente fugindo de trilogias ou qualquer livro que tenha sequência, mas vou deixar a dica em mente para o futuro. Um abraço!

    Bjs

    Pipoca com Café

    ResponderExcluir