Resenha: Sol e Tormenta ( Trilogia Grisha, 2) - Leigh Bardugo

Autor: Leigh Bardugo
Páginas: 365
Ano: 2014
Editora: Gutenberg
Gênero: Aventura, Fantasia, Ficção, Jovem adulto, Literatura Estrangeira, Romance
Adicione: Skoob
Onde Comprar: Amazon, Americanas, Submarino
Nota:  
Sinopse: Perseguida ao longo do Mar Real e aterrorizada pela memória dos que se foram, Alina Starkov tenta levar uma vida normal com Maly em uma terra desconhecida, enquanto mantém em segredo sua identidade como Conjuradora do Sol. Mas ela não pode ocultar seu passado e nem evitar seu destino por muito mais tempo. Ressurgido de dentro da Dobra das Sombras, o Darkling retorna com um aterrorizante e novo poder e um plano que irá testar todos os limites da natureza.
Contando com a ajuda e com os ardis de um admirável e excêntrico corsário, Alina retorna ao país que abandonou, determinada a combater as forças que se reúnem contra Ravka. Mas enquanto seus poderes aumentam, ela se deixa envolver pelas artimanhas do Darkling e sua magia proibida, e se distancia cada vez mais de Maly. Ela será então obrigada a fazer a escolha mais difícil de sua vida: ter sua pátria, seu poder e o amor que ela sempre pensou ser seu porto-seguro ou arriscar perder tudo na tormenta que se aproxima.
Resenha: Depois do final dramático de Sombra e Ossos (leia a resenha aqui), Alina e Maly fogem, eles pensam que poderão sumir no mundo, por algum tempo, se esconder e ter uma vida normal e feliz. Só que Darkling não pensa assim, sobretudo depois de conseguir colocar um poderoso amplificador no pescoço da garota. Amplificador esse que aumenta muito o poder dela, só que, ele a controla agora e não há nada que ela possa fazer, a não ser fugir.

A felicidade dura pouco e além de ser capturada junto com Maly pelo Darkling ela descobre que ele tem um novo poder, capaz de acabar com o mundo que eles conhecem de uma vez por todas. A coisa só piora e eles acabam sendo levados como reféns para um barco fedorento, de um corsário muito estranho de nome Sturmhond, lá o Darklin revela que há mais um amplificador e que ele o quer, para colocar em Alina, já que ela conseguiu cortar, um pouco, a ligação que o anterior causou.

O Darkling planeja usar Maly para rastrear o tal amplificador, e usa Alina para forçá-lo. Acontece que, dá pra confiar em um pirata? mesmo ele se intitulando corsário???? Pois é, ele tem outros planos para a Conjuradora do Sol e seu rastreador, então ele, juntamente com sua tripulação (que têm segredos que o Darkling nem desconfia), libertam os dois.

Mas e agora??? Apenas saíram de um cativeiro para outro? serão mesmo libertados? Eu poderia contar um pouco mais sobre esse ponto, mas não vou. Basta saber que esse corsário não é nada do que parece e quem ele é e o que representa me surpreendeu...positivamente...ou seja....Ele é legal gente, do jeito pirata pirado dele, ele e sua tripulação são os mocinhos...até ali né!!!!

E mais uma vez termino a leitura com uma batalha entre O Sol e as Sombras, só que agora o preço que Alina teve que pagar foi alto, ainda mais alto que na batalha anterior.

Amigos foram conquistados, outros reconquistados. Amigos morreram, amigos traíram. Uma nova aliança se formou aqui e a força e a vontade de vencer é maior do que nunca, mas e agora???? O Darkling está cada vez mais forte e Alina, apesar de cercada de bons amigos e bons guerreiros ainda é fraca e pasmem, vai atras de outro amplificador na esperança de enfim, vencer!

Esse livro foi mais "parado" em relação ao anterior. Tivemos mais tempo traçando estratégias do que de fato, lutando, mas nem por isso o livro deixou de ser muito bom, pelo contrário, as artimanhas do Sturmhond são incríveis e os diálogos dele são sempre recheados de armações e bom humor, mesmo quando descobrimos quem ele é realmente!

Essa foi de longe uma das fantasias mais elaboradas que li em muito tempo, o mundo criado pela autora é incrível e todas as pontas são bem amarradas.

Uma leitura recomendadíssima!!!!!


15 comentários

  1. Piratas! Já gostei kk. Estava doida para saber se o segundo seria tão envolvente quanto o primeiro. Pelo que você comentou na resenha, a Alina evoluiu bastante e parece estar mais forte. Achei a história incrível, gostei bastante do enredo, ainda mais quando possui vilões poderosos e manipuladores como o Darkling. Não vejo a hora de conhecer essa trilogia, bjss!

    ResponderExcluir
  2. Opa, eu li piratas?! Também me interessei. Vou colocar na lista de leituras futuras, já que leio fantasias com muita calma (porque costumo demorar para embarcar nas propostas) e estou, atualmente, com duas séries pendentes. Você sabe quantos livros a série terá? Gostei da dica! Muito obrigada!

    ResponderExcluir
  3. Caramba que interessante, nunca li nenhuma história de piratas, mas essa me animou muito, fiquei bem interessada no livro! Sua resenha ficou ótima e eu quero muito ler essa série! Amei!

    MEMÓRIAS DE UMA LEITORA

    ResponderExcluir
  4. Olá
    Acho as capas dessa série muito bonitas, mas ainda não tinha parado para ler sobre o que falava a série, amei o que você contou sobre esse volume, amo histórias de piratas, e fiquei bem curiosa com os poderes da protagonista, dica super anotada.

    ResponderExcluir
  5. Olá, tudo bem?

    Corsários? Fantasia juvenil? Acho que não é bem pra mim. O único pirata que me fez dar alguns suspiros foi o Capitão Gancho de Once Upon a Time. kkkkk

    Eu tenho sérios problemas com fantasia, ainda mais voltada para o público mais adolescente. Sou mesmo leitora de suspense policial, daqueles bem misteriosos em que o crime e o criminoso só são revelados na última página.

    Senti que vc não achou esse tomo muito legal, mais parado em relação ao anterior. Espero, então, que o próximo te prenda e seja mais ágil em termos de ação!

    bjsss

    ResponderExcluir
  6. Oiee Denise ^^
    Fantasia não é bem comigo, mas esse é um livro que eu tenho curiosidade de ler. Não lembro se cheguei a ler alguma resenha dele antes, além da sua. Mas sei que estou curiosa...haha' Fico feliz em saber que você gostou :) Saber que as pontas foram amarradas e o mundo bem construído me animou.
    MilkMilks ♥

    ResponderExcluir
  7. Oiii!!

    Eu não sou fã de fantasias, maaaas eu gosto de ver quando a obra é bem elaborada.
    Fantasias são ótimas para poder nos tirar dá mesmice!
    Adorei sua resenha!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  8. Olá linda,

    Não dava um real pela série e suas resenhas me mostraram que estou perdendo um mundo maravilhoso e cheio de aventuras e um pouco de romance.

    Espero gostar bastante dessa saga.
    Beijocas!

    ResponderExcluir
  9. Olá!

    Não conhecia o livro, mas não me interessei por ele por causa da pegada fantástica, que nunca me prende... Parabéns pela resenha, bem escrita, como você sempre faz!

    ResponderExcluir
  10. Olá, tudo bem?
    Adorei a sua resenha, mas como disse há pouco, essa trilogia não me chama muito a atenção.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  11. Oiii Denise, tudo bem?
    Sol e Tormenta é um livro bastante curioso para mim, pois não o conhecia muito bem e agora lendo a sua resenha, percebo que aqui estou perdendo uma grande história para ser lida e aventurada, ótima resenha querida.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  12. Denise lindona eu adoro essas capas, a principio é o que mais me chama atenção nessa trilogia, lendo sua resenha como em muitas trilogias o segundo livro tem um ritmo um pouco mais lento. Vou aguardar a sua resenha do próximo livro, se fechar com chave de ouro começo a ler. beijos

    Joyce
    Livros Encantos

    ResponderExcluir
  13. Olá tudo bem?
    Nossa você gostou mesmo do livro hein? Adoro ver resenhas assim empolgantes! No entanto a trilogia não me chamou muita atenção, embarquei nessa de ler fantasias recentemente e acho que esse livro seria bem complexo para mim, mas vou deixar anotado caso eu mude de ideia.

    beijinhos!

    ResponderExcluir
  14. Essa semana li uma resenha sobre o volume um, a obra já estava na minha lista de leitura, mas sempre dou uma conferida em resenhas para ver se vai me agradar mesmo - o que me deixou ainda mais ansiosa, kkk. Mesmo não tendo lido o um, gostei de conhecer mais a história. E torço para ler essa trilogia antes que eu esbarre em mais resenhas como essa, sauhsuahsa.

    ResponderExcluir
  15. Oie!
    Eu ainda não comecei a ler essa trilogia, mas estou bem curiosa!
    Gosto de uma boa fantasia, e já percebi que vou gostar dessa. Eu comprei os três livros, agora só preciso começar a leitura.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir