Resenha: Sombra e Ossos (Trilogia Grisha, 1) - Leigh Bardugo

Autor: Leigh Bardugo
Páginas: 288
Ano: 2013
Editora: Gutenberg
Gênero: Aventura, Fantasia, Ficção, Jovem adulto, Literatura Estrangeira, Romance
Adicione: Skoob
Onde Comprar: Americanas, Saraiva, Submarino
Nota:  
Sinopse: Alina Starkov nunca esperou muito da vida. Órfã de guerra, ela tem uma única certeza: o apoio de seu melhor amigo, Maly, e sua inconveniente paixão por ele. Cartógrafa de seu regimento militar, em uma das expedições que precisa fazer à Dobra das Sombras – uma faixa anômala de escuridão repleta dos temíveis predadores volcras –, Alina vê Maly ser atacado pelos monstros e ficar brutalmente ferido. Seu instinto a leva a protegê-lo, quando inesperadamente ela vê revelado um poder latente que nunca suspeitou ter.
A partir disso, é arrancada de seu mundo conhecido e levada da corte real para ser treinada como um dos Grishas, a elite mágica liderada pelo misterioso Darkling. Com o extraordinário poder de Alina em seu arsenal, ele acredita que poderá finalmente destruir a Dobra das Sombras.
Agora, ela terá de dominar e aprimorar seu dom especial e de algum modo adaptar-se à sua nova vida sem Maly. Mas nesse extravagante mundo nada é o que parece. As sombrias ameaças ao reino crescem cada vez mais, assim como a atração de Alina pelo Darkling, e ela acabará descobrindo um segredo que poderá dividir seu coração – e seu mundo – em dois. E isso pode determinar sua ruína ou seu triunfo.

Resenha: Reli esse livro, aliás estou relendo toda a série. Li lá em 2014 eu acho, lembro que gostei bastante, mas algumas partes ficaram confusas, não sei se pelos nomes ou se li muito rápido, querendo saber logo o que aconteceria.... enfim...

Alina é uma menina comum, até demais! Magricela, se acha feia e sem graça, cresceu com Maly, seu melhor amigo e um rastreador sem igual. Pede o que quiser, ele acha!

Alina acabou por se tornar uma cartógrafa e serve no mesmo regimento que Maly, tudo vai bem até onde dá, até que eles precisam fazer uma travessia pelo Não Mar, ou a Dobra das Sombras, um lugar onde o breu tomou conta e quem entra lá, dificilmente sai vivo.

Preciso contar que esse é um mundo estranho, onde algumas pessoas adquiriram certas habilidades "sobrenaturais" e é aí que começam os problemas de Alina. Lá na Dobra das Sombras, os seres que matam quem tenta passar o lugar, atacam Alina e Maly, na ânsia de proteger o amigo, a garota libera um poder que nem mesmo ela sabia existir, conjura uma luz tão forte, que é capaz de afugentar os perigos daquele lugar, salvando então a vida de Maly e dela própria. Ela desmaia e só recobra a consciência algum tempo depois, só para descobrir que está meio que presa. Ela vai ser levada à presença do Darkling, que conjura as sombras, além de fazer outras coisas mais, que eu não vou contar... O Darkling descobre então que ela é uma Conjuradora do Sol, a mais esperada entre os Conjuradores por que é a única capaz de acabar com a Dobra das Sombras.

Ela começa, então a treinar. Muito. Só que a estão enganando, o Darkling quer muito mais do que apenas transformá-la numa Grisha (nome dado aos conjuradores), ele quer usá-la a fim de  conquistar mais e mais.

Ela foge! E aí a aventura dessa garota começa. E agora, será que ela vai ser forte o quanto for preciso para derrotar o maior conjurador conhecido? Olha, tem algumas revelações no final que respondem essa pergunta...penso eu...hehe...

Simplesmente amei esse livro! Reler me fez ver mais detalhes do que eu tinha visto antes e agora eu entendi coisas que na primeira leitura deixei passar!

É uma fantasia fantástica e super recomendada!!!!!


16 comentários

  1. Que demais, estou muito curiosa para ler esse livro! Eu vejo muito ele por aí e a história sempre me interessou bastante! E além de as capas serem lindíssimas! Se você releu é porque a história vale a pena e sua resenha me deixou morrendo de vontade de ler ♥️

    MEMÓRIAS DE UMA LEITORA

    ResponderExcluir
  2. Olá
    Eu fiquei conhecendo esse livro pelos vídeos da Pan bem antigos que ela falava horrores sobre essa série e eu fiquei com muita curiosidade, na verdade até hoje eu tenho, mas não consegui ler. Adorei a sua resenha e ver o seu amor pelo livro só fortalece o meu desejo de ler. Até mais ver
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Olá lindona,

    Acredita que nunca tinha parado para ler sinopse ou resenhas dessa série? Agora com suas colocações que fiquei bem curiosa para saber se Alina conseguiu ir muito longe e ser uma conjuradora forte e rebelde.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Oi! Confesso que adicionei esse livro no skoob apenas por conta da capa kkk. Mas agora lendo a sua resenha e conhecendo um pouquinho mais dessa história, fiquei super curiosa em conhecer esse mundo novo de fantasia e sombras. Adorei mais ainda o fato da Alina ter descoberto o seu poder por conta do perigo que Maly corria. Estou louca para saber como ela usá-los e se ela voltará a ver o seu amigo. Bjss!

    ResponderExcluir
  5. Oi, Denise!
    Já vi essa capa várias vezes e já ouvi falar da série, mas nunca li.
    Gostei da premissa da história. Gosto de histórias com toques sobrenaturais e mistério. E reler uma história sempre nos faz notar coisas que deixamos passar, e quando a história é realmente boa, é uma delícia reler. Fico feliz que você curtiu tanto assim. Vou tentar ler em algum momento, realmente gostei.

    Beijinhos.
    Jaque - Meus Livros, Meu Mundo

    ResponderExcluir
  6. Olá,

    Lembro que quando esse livro foi lançado foi um hype, toda a blogosfera e os youtubers lendo e indicando. No entanto a obra não tinha me chamado a atenção na época. Lendo sua resenha agora, achei a premissa bem mais interessante e gostaria de conhecer melhor essa trilogia.

    ResponderExcluir
  7. Ai suas resenhas são sempre ótimas, parabéns. Eu não sabia sobre a existência do livro, mas ele não faz o meu gênero como você bem sabe De. Mas evidente que irei indicar para quem eu sei que vai gostar.

    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Esse livro está na minha lista faz tempo e tu acredita que nunca li a sinopse ou resenhas? Sério, eu tenho esse hábito de: se me agradar com a capa, eu vou comprar. E eu pasmei quando acompanhei sua resenha, porque amo obras assim. Com fantasia, reviravoltas e tudo mais. O que só confirma que fiz a escolha certa, kkkk, agora só falta ler :B

    ResponderExcluir
  9. Oie
    Lendo sua resenha me deu vontade de reler tb a trilogia toda :)
    Muito bom rever essa história!
    Adorei a resenha
    Bjs

    ResponderExcluir
  10. Olá, tudo bem?
    Esse não é o tipo de leitura que procuro no momento, mas, adorei a sua resenha!
    Um beijo

    ResponderExcluir
  11. Olá Denise! Amo fantasia e fico tão feliz quando encontro dicas boas sobre o gênero. Amei sua resenha, mostrou os principais pontos da obra, atiçando minha curiosidade, beijos!

    ResponderExcluir
  12. Olá,

    Não gosto de ler fantasia, mas confesso que sua resenha me deixou muito interessado pela obra. O livro deve ter uma história fantástica, pois você chegou a reler e isso é sinônimo de qualidade, adorei! ♥

    → desencaixados.com

    ResponderExcluir
  13. Denise é tão bom reler livros né, eu adoro, muitas vezes o livro não nos prende em um momento mas no outro adoramos, sempre tive muita curiosidade para ler essa trilogia, gostei da personalidade dos protagonistas, vou acompanhar suas resenhas e depois começar a ler. beijos

    Joyce
    Livros Encantos

    ResponderExcluir
  14. Oi Denise. Sempre tive curiosidade por esses livros, mas nunca li uma resenha sobre. E nossa! Amei!
    Achei interessante a Dobra da Sombra e essa mitologia dos conjuradores.
    Bem quero ler, agora, mais ainda.
    Bj

    ResponderExcluir
  15. Oi, Denise! Tenho muuuuuuuuuuuuuuita vontade de ler esse livro!!! E você conseguiu me deixar ainda mais ansiosa. Sou louca por fantasia e essa série me parece ótima. Espero ter a oportunidade de ler *-*

    bjs | Papierllon

    ResponderExcluir
  16. Também amo esse livro, aliás, amo toda a trilogia. Estou com um pouco de inveja por você estar relendo, quero fazer isso também... rs... além dos livros serem maravilhosos a autora também é mega simpática, o que faz com que eu curta ainda mais as obras dela. Que bom que percebeu coisas na releitura que não havia notado antes, é um dos motivos porque amo reler.

    ResponderExcluir