Bienal do Livro 2016 - São Paulo

 Olá leitores!
  Há alguns dias saiu uma postagem sobre minhas impressões em relação à estrutura e a criatividade dos stands da 24º Bienal do Livro em São Paulo (se você não viu: está aqui ) E como prometido, irei falar aqui sobre o que fiz dias 27 e 28 de agosto, quais autores eu conversei, e quais conheci, em quais eventos fui e os brindes que ganhei, quais eu mais gostei... Vou contar tudo da minha rotina nesses dias.




  
Vamos autografar?
Quem me conhece sabe que eu sou uma verdadeira “Caça autógrafos” e por esse motivo, procurei conhecer e tietar o máximo de autores que pude. No dia 27, minha primeira vítima foi Audrey Carlan de “A garota do calendário”!

Filas a parte, essa nova organização de pegar sua senha pela internet deu uma tranquilidade as sessões de autógrafos, pois não havia correrias e nem brigas. Sei que muita gente não conseguiu as senhas, lado ruim, mas em relação à organização foi uma boa jogada e a sessão de autógrafos da Audrey foi o exemplo disso.

Fila para o autógrafo
Falar com ela (por 1 minuto hehe) foi muito legal, porque ela é uma pessoa muito amigável e deu atenção para todos os fãs que estavam, atenção e muitos sorrisos devo destacar. Ela me disse que estava muito feliz de poder estar ali e receber todo esse carinho (fofa). Para mim foi uma experiência incrível conhecê-la, entretanto uma coisa que deixou uma imagem negativa foi a pressa de quem estava organizando a sessão. Vou explicar: No início, nos foi avisado que poderíamos autografar todos os livros da série “A garota do Calendário” e não apenas dois. No final, quando estava chegando minha vez começou uma verdadeira maratona, uma correria com direitos a livros autografados apenas com o nome da autora, e não com dedicatória como no início e com fotos borradas tiradas com o seu celular pela equipe da Record. Não me entendam mal, conhecer ela foi incrível, (sou muito fã) mas realizar isso as pressas e não ter não registro disso (decente) foi frustrante. Sorte que uma amiga, com uma câmera profissional, registrou o momento para mim.






Ai se não estivesse embaçado....





  Concluindo a etapa “autógrafos” do dia 27, conheci a autora que estava muito ansiosa para encontrar. Jennifer Niven de “Por Lugares Incríveis”, esbanjou simpatia e alegria em receber tanto amor e carinho de seu publico. Atendendo a mais de duzentas pessoas, Niven abraçou a todos e deixou claro o quanto gostou do Brasil (ponto!) e o quanto estava feliz por participar da Bienal. Quando fui ao encontro dela, ela abriu os braços e me apertou bem forte, típico abraço brasileiro, caloroso. Não esqueço essa cena nunca e aposto que ficará guardada em mim para sempre.






  Acho que mais forte e mais caloroso que o abraço da Jennifer Niven, foi a recepção de Ava Delaria de “Cartas de Amor aos Mortos”. Sério, ela estava super à vontade com todos, brincando e sorrindo para as fotos, ela conversou comigo também (famosos menos de 1 minuto) e foi mega atenciosa e fofa ao escrever “beijos” em todos os livros de seus fãs. Até disse a ela: “Ah! Beijos!” e ela disse “Yeh! Is so cute”  Awnn! Vontade de guardar em um potinho e trazer comigo para o Rio.



Fofa demais!




Beijos <3


  Essas fotos foram tiradas com meu celular, porém tinha fotógrafos para registrar o momento. E, além disso,  tinha uma bandeira, tanto na sessão de autógrafos da Jennifer quanto da Ava, para os fãs deixarem o seu recadinho  e olhem só o meu recado.


yeeh!
  Dando uma pausa nos escritores internacionais, fui prestigiar uma autora que sou muito fã e que admiro muito, que é a Juliana Parrini. A conheci a pouco tempo, mas ela já se mostrou uma pessoa com um carisma e um talento de quem tem tudo para ir muito além.  Desde de um evento em que fui e ela estava, mantemos um breve contato, resenhei o livro dela “Depois do que aconteceu”(link) aqui no blog, ela até comentou minha postagem! De fato, ela entrou para minha lista de escritores favoritos.

  A encontrei no stand da Amazon, e ela me atendeu com um carinho imenso. Batemos um papo rápido, peguei meus autógrafos (na continuação de “Depois de você” o “Antes que Aconteça”, e em seu novo livro “Novamente você”. PS.: Logo teremos resenhas) e tiramos algumas fotos. A Juliana Parrini, sempre foi uma pessoa super simpática e muito atenciosa comigo e com todos fãs, e seus livros são tão bem escritos, recheados de romances com uma pitada de drama que enchem sua cabeça de dúvidas e incertezas quanto ao fim da história. Acho que todos deveriam conheça-la  e vê o quão fofa ela é e quão bom são suas obras.






  Conhecendo novos autores
  Nesses dias de Bienal, eu conheci novos autores, iniciantes nesse mundo literário, mas que possuem um grande talento.

  Lorena Brites
  A conheci no stand da editora  Autografia, quando ela me parou para falar sobre seu livro. Eu, como amo ouvir falar sobre livro e autores novos, parei e a ouvir falar sobre seu livro de poesias “Acervo de Palavras”.  Só por ser de poesias já me achou muito a atenção e como eu levanto a bandeira de que devemos valorizar e divulgar nossos autores nacionais lhe prometi uma postagem sobre seu livro.
Acho que se você gosta desse gênero, e assim como eu, e apoia os escritores brasileiros, conheça o livro da Lorena e mergulhe em poesias muito bem escritas, capazes de te transportar e te fazer viajar.



  Larissa Siriani
  Diz para mim, quem não gosta de histórias de superação e com uma dose de humor?  E assim que “Amor Plus Size” me foi definido pela autora Larissa Siriani. Tivemos um papo muito interessante sobre tudo um pouco, sobre os acontecimentos, sobre outros livro e sobre o seu livro.  “Amor Plus Size” conta a história de Maitê, uma menina de dezesseis anos, que teve uma vida baseada no fato de estar cima do seu peso.  Com uma mãe maluca por dietas, um crush antigo, uma deliciosa amizade com um fotografo, Maitê vai descobrir que não precisa ser igual as outras meninas para ser feliz.
Minha próxima aquisição com certeza, “Amor Plus Size” merece um espaçozinho na sua estante.



  Quem aqui já foi a algum encontro do “Clube do Livro Saraiva” no Rio Sul? Então, obviamente conhece a Frini Georgakopoulos  e se você não conhece, deveria!
  A Frini organiza a um tempo o “Clube do Livro Saraiva” no shopping Rio Sul, um evento que reuni muitos leitores para discutir sobre seus livros favoritos, conhecer autores e passar aquele dica de algum livro que te fisgou. E, além do clube, ela faz a intermediação de vários bate papos nas Bienas, como a desse ano com a Ava e a Jennifer. Nesse ano, Frini lançou na Bienal do Livro seu primeiro livro “Sou fã! E agora?” pela Companhia das Letras (Seguinte), onde o tema dominante é “Abrace seu lado fã”. Todos somos fãs de algo e isso não é vergonha, devemos assumir esse lado, e é essa intenção do livro da Frini. Com uma capa LINDA, cheias de detalhes relacionados ao universos  dos aficionados por leitura e com um conteúdo super divertido, “Sou fã! E agora?” vai fazer você se identificar e perceber que existem pessoas tão apaixonadas por algo quanto você.







   Jan Santos
  Quais são as chances de você estar no mesmo hostel que estão booktubers, tradutores e autores? Sério! Tinha tudo isso no mesmo lugar onde eu dormia, até no mesmo quarto! Um deles, que não dividia o quarto comigo, porém estava no mesmo hostel, era Jan Santos. Ele é manauense e autor do livro “A Rainha de Maio”, lançado pela Autografia. Uma pessoa super simpática e com uma astral incrível, juntos compartilhamos momentos inesquecíveis nesses dias em São Paulo.  Então, vai ter resenha de "A Rainha de Maio"? Vai sim senhor! Aguardem ...





  Rodrigo Marques
  Da mesma série, "Conhecendo autores que estavam no mesmo Hostel que você", o Rodrigo também pertence a lista de encontros que renderam ótimas memórias dessa Bienal. 
Lançando seu segundo livro "Vida Off Line", que fala sobre uma menina que se vê obrigada a se desconectar de toda uma vida voltada para redes sociais, e passar a reparar no que tem a sua volta. Após se mudar com os pais para um lugar totalmente sem sinal, ela passa a viver a vida de verdade, sem ser por trás de uma tela. Legal né? Entretanto, o livro que eu levei para a casa foi "Dupla Face", seu primeiro livro. Ele conta a história Daiana que se envolve com o amigo do irmão apesar de não conhecer nada sobre o garoto. Daiana começa a se apaixonar por Zinho, mas ele possui segredos e um caráter duvidoso. O que será que Zinho esconde? Sera que ela está arriscando em se entregar dessa maneira? 
Gente eu não sei vocês, mas eu já estou roendo as unhas de curiosidade.




   
  Encontro de Booktubers
  Eu acompanho muitos booktubers e tive a oportunidade de conhece-los no dia 27 em uma encontro super legal, com direito a distribuição de livros e muitos brindes! Segue se então abaixo, as fotos que tirei com essas pessoas que levam o assunto que mais amamos para o Youtube: Livros!

Nathalia Cardoso do canal "Nathalia Cardoso Leu"

Edu Cilto <3










Ela que me ensinou a fazer o bolo do Harry Potter! Canal "Gaby Grativol"

Ufa! Muita gente!
  Mas eu não parei por aí, eu tinha que fazer uma das coisas que eu mais gosto em Bienais, além de conhecer autores, que é ir a eventos.
  Além do Encontro de Booktubers, na Bienal do Livro tivemos um evento maravilhoso organizado pela The Gift Box dedicado a autores nacionais. Pude encontrar autores que já conhecia e conhecer outros incrivelmente bons. O intuito do evento era a valorização dos autores nossos brasileiros (yeeh).
 Com nomes como Damilo Barbosa, Juliana Costa, Janaina Rico, entre outros autores, o evento foi maravilhoso e com direitos a brindes supimposos (Supimposos poque sim!)

Autores convidados


Brindes + ecobag

 E meu segundo, ou terceiro, evento foi o "Fanáticos da Rocco", onde o tema foi nada mais, nada menos que.... Ah fácil! Vou dar dicas: Ele mora debaixo da escada, tem cicatriz de raio na testa, descobre que é um bruxo aos 11 anos... então? Melhores pessoas as que responderam Harry Potter!
  Não podia ser diferente, tinha que ter um evento tema Harry Potter, e a Rocco levou isso a bienal, lotou a sala de eventos e reuniu fãs e donos de blogs ou canais relacionados ao bruxinho. Foi um bate papo muito divertido com os meninos da página do facebook "Divas da Depressão", que lançarão um livro, uma representante do site "Potterish", o maior site brasileiro sobre HP e o Youtuber ou Pottertube Caco do Calderão Furado. 
  Os brindes foram as belíssimas ecobags de "Harry Potter e a Criança Amaldiçoada" e tiveram sorteios de um box e o livro ilustrado \o/






Chegamos ao fim de mais uma edição da Bienal do Livro e com muita tristeza eu me despedi dessa, que com certeza me marcou muito. 
 Espero que tenham gostado e assim como, tenham guardado momentos inesquecíveis desses dias. 
Obrigada por terem acompanhado e até a próxima edição!

Baguncinha no meu quarto depois de chegar no Rio hehe
Ps.: Todos os livros citados, serão resenhados futuramente.
Ps.2: Adivinha quem pegou uma quantidade absurda de marcadores e não sabe o que fazer? Na verdade eu sei! Espere que mais para frente teremos sorteio de brindes da Bienal! 
  
Tchau Corujinhas!







2 comentários

  1. Nossa, vc curtiu muito em? Bom, infelizmente a Bienal de Fortaleza foi transferida para Abril do próximo ano, a ansiedade só aumentou. Espero aproveitar assim como você aproveitou.

    Sonhoseaventurasdeamor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Me diverti bastante e espero que você também se divirta na Bienal de Fortaleza! Beijos!!❤

      Excluir