Lázaro - Joona Linna, 7 - Lars Kepler

27 de setembro de 2022

Título:
Lázaro - Joona Linna, 7
Autor: Lars Kepler
Páginas: 536
Ano: 2022
Editora: Alfaguara
Gênero: Thriller, Suspense, Mistério
Adicione: Skoob
Onde Comprar: Amazon
Nota:   
Sinopse: Do mesmo autor de O homem de areia, Stalker e O caçador, agora o detetive Joona Linna enfrenta seu passado, num dos livros mais aterrorizantes da série.
Quando o detetive Joona Linna sai da prisão e volta à ativa, um misterioso homem começa a assassinar criminosos por toda a Europa. A polícia reluta em iniciar uma investigação, mas Joona começa a desconfiar de que essas mortes servem a um propósito muito mais sombrio e complexo. Ao descobrir que duas vítimas têm conexões com ele, fica claro que alguém está tentando lhe enviar algum tipo de mensagem.
Joona recorre então à policial Saga Bauer: se o palpite dele estiver correto, ela é uma das poucas pessoas que conseguirão entrar na mente do assassino. Mas Saga está lutando contra seus próprios demônios — e o assassino sabe exatamente como usá-los a seu favor. Ele continua a atacar impunemente, e ninguém, ao que parece, está a salvo. Quando começa a mirar nas pessoas mais próximas de Saga e Joona, fica claro que eles terão de confrontar um fantasma do passado — o mais aterrorizante deles.
Em Lázaro, a ação nunca para, da primeira à última página. Lars Kepler nos conduz em uma trama com constantes reviravoltas, surpresas e horror.


Este livro foi cedido pela Editora Companhia das Letras, porém as opiniões são completamente sinceras. Não sofremos nenhum tipo de intervenção por parte da Editora. 


Resenha: Nem sei por onde começar!

"O passado nem sempre permanece enterrado."

Bom, vamos começar pelas resenhas anteriores, pois sinto que terei que reler todas elas para entender certas coisas que aconteceram neste livro, para relembrar sabe, pois aconteceram coisas aqui que simplesmente não é possível!

Mas vamos falar das resenhas, para ler, clica nas imagens abaixo:



Realmente, reli as minhas resenhas, todas elas, para ver o que eu estava deixando passar. Nada! Saga Bauer entrou na trama no quarto livro, O Homem de Areia e eu rapidamente simpatizei com ela. Terminei Lázaro detestando esta mulher!

Mas deixa eu explicar as coisas aqui. Lá atrás, Joona era perseguido por um serial killer muito perigoso, pra lá de ardiloso e com a inteligência acima da média. Além de ser um soldado muito bem treinado desde criança.

Por causa deste cara, Joona mudou sua vida, ficou anos afastado da mulher e da filha e sozinho. Bom, o cara fugiu, ele e a então parceira Saga o perseguiram e o mataram, a vida deveria voltar ao normal, ele reencontrou a filha e a esposa que já estava muito doente e viveram felizes enquanto deu.

"Um dia, tudo isso não passará de lembranças, ela diz a si mesma. Lembranças dolorosas, mas que ano após ano vão desaparecer aos poucos."

Na verdade, Joona matou o irmão gêmeo do cara e Saga matou o próprio assassino, só que não!

Dois anos se passaram e começaram a acontecer alguns assassinatos pela Europa ligando de alguma forma ao nome de Joona. Desesperado e com a certeza de que seu antigo rival não estava morto coisa nenhuma, ele pirou. Ou era o único certo, vai saber!

O fato é que ele tinha um plano de fuga para ele próprio e a filha...e quem mais quisesse fugir junto. Foi ao encontro da então namorada, que não quis fugir com ele por achar que não corria perigo ou somente por ser teimosa mesmo. Joona então foi atrás de Saga tentando convencê-la a fugir com ele e nesse ponto ela começou a perder a minha simpatia...

Saga foi extremamente arrogante. Afirmou que matou sim o cara e que Joona estava paranoico, não quis fugir com ele. Ele só queria se esconder com aqueles que amava e deixar a polícia capturar o cara, só isso, pois ela só faltou debochar dele. E isso que ele a considera uma irmã!

Bom, ele vai embora quase escorraçado por ela, mas lhe dá várias dicas de como se proteger, de como falar com o tal assassino que com certeza irá atrás dela. Pede que ela investigue as mortes e que envie proteção para a sua namorada, que ficou em casa. Nada disso é levado em conta. A namorada não tem proteção, Saga trata os assassinatos como se fosse outro assassino e não investiga por onde Joona instruiu, resultado...um rastro de sangue envolvendo amigos, agentes, policiais, família, amigos, namorada...enfim, Joona sempre teve razão e Saga, assim como todo o resto da polícia demoraram tempo demais para acreditar nele e mesmo depois de perceber que ele estava certo, a quantidade de besteira que ela faz e a quantidade de gente que morre porque ela fez burrada atrás de burrada é algo impressionante.

Minha nossa gente, se vocês acham que eu falei demais, saibam que eu não falei foi nada! Perceberam que eu não falei o nome do assassino né? Lá nas resenhas anteriores eu digo o nome dele, aqui eu resolvi deixar no ar de propósito mesmo! Claro que um cara malvado assim consegue alguns cúmplices, e ele acaba tendo ajuda e foi por isso que no início ninguém acreditou no Joona, mas ele estava certo e por ter insistido nas suas certezas, conseguiu salvar algumas poucas pessoas, além de si próprio!

Fazia tempo que eu tinha lido os livros anteriores e precisei dar uma relida neles para lembrar de algumas coisas e alguns personagens e pra entender o comportamento idiota da Saga, que no final conseguiu fazer a besteira maior de todas! Só não sei se vai ter como desfazer, mas enfim, isso fica para o próximo livro que espero que venha logo, porque caramba, fiquei curiosa com vários detalhezinhos do fim deste livro. Desta vez o assassino morreu mesmo, mas será que Joona vai ter paz, enfim? A mim pareceu que não! Mas para entender você vai ter que ler as últimas páginas deste livro!

"Ele é humano e comete erros...alguns desses erros são armadilhas, mas outros são portas..."

De todos, este foi o mais tenso, o mais complicado e o melhor! O negócio foi cheio de adrenalina quase o tempo todo. Somos apresentados aos personagens, simpatizamos com eles e logo em seguida os vemos morrer! Negócio sinistro viu!

Uma leitura super recomendada!

9 comentários

  1. Não sei se me lembro das outras resenhas.
    Mas a de Lázaro é eletrizante e o título escolhido é perfeito.
    Dá reiva mesmo de personagens como Saga

    ResponderExcluir
  2. Gente do céu. E eu que não me lembro de nenhum dos livros anteriores? Fui caçar resenha a resenha e eu sou aquele tipo que diz que quer ler, mas chega outro livro, outro gênero e eu acabo deixando os "pobi" tudo de lado, até chegar em uma resenha assim e ficar me questionando os motivos de não ter lido nenhum dos livros ainda.
    Pelamor, eu amo essa tensão e pelo que pude sentir, isso está não somente nesse sétimo livro,mas em todos os anteriores também.
    Eu amo personagens dúbios rs
    Já quero ler todos? Óbvio!!!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor

    ResponderExcluir
  3. Essa Saga me pareceu ser uma personagem muito arrogante, pois o Joona está desesperado e ela não ajuda e ainda o expulsa, sendo que a culpa é dela por não ter feito a parte que lhe cabia. Aguardando a próxima resenha para saber se ele vai encontrar o sossego que merece.

    ResponderExcluir
  4. Ola
    Puxa que personagem detestável é essa Saga e isso de acontecer mortes e mortes por causa de erros dela deve dar deixar o leitor beeem irritado. Eu ficaria .São bastante livros hein .Espero ter a oportunidade de ler futuramente

    ResponderExcluir
  5. Nossa DEnise!
    Depois de tantos livros da série, ver um eletrizante e sinistro, dá até vontade de ler logo o próximo.
    Entendi seus motivos para mudar de opinião sobre Saga.
    Aguardemos então o que virá.
    cheirinhos
    rudy

    ResponderExcluir
  6. Oi, Denise!
    Ah, eu não gosto quando me simpatizo pelos personagens e o autor os mata, acho que como qualquer leitor penso que é uma sacanagem rsrs.
    Não conhecia a série, mas gosto de thriller, contudo, pelos seus comentários sobre Lázaro eu com certeza não iria gostar da Saga caso fosse ler esse livro... Quanta arrogância dele, hein?!
    Bjos!

    ResponderExcluir
  7. Olá! Eita que essa leitura foi para lá de intensa hein, quantos acontecimentos em uma história só, fiquei até confusa para tentar entender tudo que aconteceu, e olha que ainda tem os livros anteriores.

    ResponderExcluir
  8. Oiiie,
    Não conhecia esse livro e sua trama, já tinha visto em alguns ig, mas não me chamou atenção... Parece ser bem interessante a historia.

    ResponderExcluir
  9. Amo mistérios e esse livro me chamou bastante a atenção. Para essa primeira impressão foi bem positiva e um livro que eu leria rapidamente. Mais um para a lista.

    ResponderExcluir