O Pesadelo - Joona Linna, 2 - Lars Kepler

10 de dezembro de 2019

Título: O Pesadelo - Joona Linna, 2
Autor: Lars Kepler
Páginas: 448
Ano: 2012
Editora: Intrínseca
Gênero: Suspense, Mistério
Adicione: Skoob
Onde Comprar: Amazon
Nota: 
Sinopse: pós conquistar os leitores em O hipnotista, o detetive Joona Linna está de volta em O pesadelo. Best-seller internacional, o thriller policial de Lars Kepler foi aclamado por público e crítica em dezenas de países. Agora, o autor nos deixa sem fôlego com um novo quebra-cabeça, cujas peças o detetive mais carismático, intuitivo e obstinado da Suécia precisa encaixar.

Tudo começa quando a polícia descobre o corpo de uma jovem dentro uma lancha à deriva no arquipélago
de Estocolmo. Seus pulmões estão cheios d’água e os médicos legistas afirmam que ela morreu afogada.
No entanto, o barco está em perfeito estado e o corpo e as roupas da mulher estão secos. No dia seguinte,
um alto funcionário do governo sueco aparece enforcado em seu apartamento. Ele flutua no ar enquanto uma enigmática música de violino ressoa por todo o ambiente. Tudo indica que foi suicídio, mas o salão tem
pé-direito alto e não há nenhum móvel em volta no qual ele possa ter subido.

Encarregado de desvendar os dois mistérios, o detetive Joona Linna tenta estabelecer um vínculo entre esses acontecimentos que, à primeira vista, não têm relação. Ao descrever o curso vertiginoso de eventos para os quais a lógica é um mero prelúdio, o mais assustador em O pesadelo não são seus crimes horripilantes, mas a psicologia obscura de seus personagens, que mostram como somos todos cegos a nossas próprias motivações.
Para ler a resenha do primeiro livro O Hipnotista, clica na imagem abaixo:

                                                          

Resenha:




“A luz quente do sol espalha-se na sala, vindo de janelas altas. [...] está pendurado no centro da sala espaçosa. Moscas caminham sobre seu rosto branco e para dentro das órbitas e da boca aberta para colocar seus pequenos ovos amarelados. Elas também zumbem acima da poça de urina, bem como da esguia maleta preta no chão. A corda de varal fina cortou um pouco o pescoço de [...], produzindo um profundo sulco vermelho. Escorreu sangue pela frente da camisa.” 

Vamos continuar com as investigações do detetive mais teimoso que eu já vi. Sério. O cara simplesmente faz o que quer, desobedece as ordens e ainda deixa parecendo que ele fez foi um favor em desobedecer!

O título do livro meio que demora pra fazer sentido, pra mim, que custei a entender, mas quando entendi... puxa vida, que coisa macabra!

Para não tirar a graça de quem pretende ler, não vou me aprofundar aos detalhes, foi exatamente a surpresa dos acontecimentos que deixou a leitura muito melhor.

"- Sua irmã tem problemas mentais, certo? - pergunta o homem, curioso. - Acha que ela tem noção do que está acontecendo? - Ele dá um tapinha reconfortante na cabeça de [...]. Depois diz: - Quer que eu estupre sua irmã ou atire em sua esposa de novo?" 

Mas vou falar superficialmente. Começamos com um homem, que aparentemente cometeu suicídio em seu apartamento. O cara havia se enforcado. Tudo leva a crer que foi mesmo suicídio, então não seria um caso para Joona Linna.

Logo em seguida a polícia encontra um corpo em uma lancha abandonada e inicialmente acham que é de uma ativista que havia acabado de dar uma entrevista na TV, ela havia saído com o namorado, mas logo descobrem que foi um engano, a mulher morta é sua irmã. Logo, o alvo errado.

"O homem joga o fósforo na grama encharcada de gasolina. Ela faz um som de sucção, como uma vela de barco quando se enche de vento. Chamas azul claras brotam com tal força que o homem tem de recuar. O garoto está gritando por ajuda...."

Então começam várias coisas a acontecer. Não era Penélope que estava morta, então o assassino cometeu um erro e vai ter que corrigir, começa então uma perseguição à Penélope e o namorado.

Joona começa a investigar, mas coisas estranhas acontecem, como um incêndio acidental no apartamento de Bjorn, o namorado da Penélope. Outra morte acidental (que de acidental não tem nada, pois vimos acontecer) de um garoto que não tinha nada a ver com nada, a princípio... Enfim, fatos que aparentemente não têm ligação nenhuma entre si vão acontecendo até que por fim, começamos a ver o desenrolar das coisas e compreendemos onde tudo se encaixa.

“Suas mãos tremem enquanto tenta discar um número no telefone. Ouve o piso ranger quando alguém entra rapidamente na sala. Não há tempo de telefonar. Tenta chegar à janela, para poder gritar para a rua pedindo ajuda, mas alguém agarra seu pulso enquanto enfia um instrumento frio em seu pescoço. Ele não percebe que é uma arma de choque: 69 mil volts de eletricidade pulsam por seu corpo.”

É uma história surpreendente, que eu fiz o possível para não contar aqui, já que, como eu disse, ver os fatos acontecendo, sem saber que vão acontecer, é bem mais interessante!

Com uma escrita bem fluída, mas nomes completamente impronunciáveis para mim. O Pesadelo me fisgou e deixou doida para ler o terceiro. Até porque eu fiquei com a impressão de que vamos conhecer um pouco do passado do Joona. Talvez entendamos porque ele é tão estranho!

10 comentários

  1. Um detetive estranho e teimoso!Gosto muito disso tudo.rs
    Amei já quando li a resenha do primeiro livro e mesmo que este segundo tenha trazido personagens com nomes complicados, o enredo pelo que entendi, segue a mesma linha.
    O crime, a investigação e até uma certa dose de bom humor!
    Com toda a certeza do mundo, espero já ler estes dois livros e torcer para que o terceiro traga ainda mais respostas!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na Flor

    ResponderExcluir
  2. Denise!
    Parece que o livro traz como uma montagem de quebra cabeça, onde mortes aleatórias e aparentemente sem conexão acontecem e depois tudo vai tomando forma e proporcão para que seja desvendado e todas as mortes enfim tem algum tipo de ligação.
    Fiquei curiosa para saber porque Joona é tão estranho.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  3. Olá! Lá vamos nós a mais uma tentativa, mas sinto informar que também não foi dessa vez que a história despertou meu interesse (risos). Mas como boa brasileira não vou desistir e irei acompanhar mais sobre esse detetive tão peculiar, quem sabe eu não me renda mais rápido do que eu possa imaginar!

    ResponderExcluir
  4. A parte que mais me chamou a atenção na resenha foi as controversas entre as mortes e as cenas dos crimes.
    Confesso que não sou muito de ler livros do gênero, mas esses fatos e o suspense para descobrir quem está por trás das mortes prendeu muito a minha curiosidade.

    ResponderExcluir
  5. Ah já quero ler! Só de ler o nome macabro! E isso significa que já quero passar raiva com o Joona, tenho visto essas descrições em detetives com uma frequência assustadora!

    A trama parece bem misteriosa, já que você não falou quase nada hahaha

    Lerei em breve!
    😘💚

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Uau, eu adoro muito livros assim que surpreende o leitor. Adorei a premissa, tem uma ótima trama e que deixa o leitor bem envolvido na historia. Espero muito ler em breve.

    blog:
    Tempos Literários

    ResponderExcluir
  7. Me simpatizei com a autora desde que li a resenha de O Hipnotista. E O pesadelo não foi diferente, me agradou bastante, pois adoro um mistério. Espero ler mais resenhas de outros livros da autora.

    ResponderExcluir
  8. Olá! ♡ Simplesmente adoro as resenhas de livros de suspense aqui do Blog, tenho recebido indicações maravilhosas e não vejo a hora de poder fazer essas leituras! ♡
    Estou curiosa para conhecer esse detetive teimoso, apesar dele parecer fazer o tipo de personagem que adoro tirar a gente do sério kkk.
    Fiquei curiosa para saber mais sobre essa trama, que promete me fisgar facilmente.
    Obrigada pela indicação! Beijos! ♡

    ResponderExcluir
  9. Oiii ❤ Já fiquei curiosa para saber como as duas pessoas a morrerem, já que elas não parecem ter morrido do que foi dado como motivo da morte.
    Quero ver também como Joona resolve os casos usando a teimosia e desobedecendo ordens e ver como o autor liga fatos da história que não parecem ter nada a ver uns com os outros.
    Gostaria de ler esse segundo volume da série também.
    Beijos ❤

    ResponderExcluir
  10. Prometi que iria começar esse livro em 2020 mas acabei começando ele faltando algumas horas para 2020 começar tamanha foi a minha empolgação com o final do primeiro livro. Fiquei apaixonada pela Jô e apaixonada com a narrativa da história e ansiosa para saber um pouquinho mais dessa morte suspeita

    ResponderExcluir