The Fire Witness - Joona Linna, 3 - Lars Kepler

13 de dezembro de 2019

Título: The Fire Witness - Joona Linna, 3 (em Inglês) e A Vidente (em português de Portugal)
Autor: Lars Kepler
Páginas: 512
Ano: 2013
Gênero: Suspense, Mistério
Adicione: Skoob (em inglês)Skoob (em Português de Portugal)
Onde Comprar: Amazon (em Inglês)Amazon (em Português de Portugal)
Nota: 
Sinopse: Por todo o mundo, sempre que a Polícia se depara com casos particularmente difíceis, recorre a médiuns e espíritas. No entanto, em nenhum documento figura a colaboração de um médium para a resolução de um crime.»

Flora Hansen diz-se espírita e garante ser capaz de falar com os mortos. Certo dia, ouve na rádio uma notícia sobre o caso de uma jovem assassinada num centro de acolhimento de menores e, na tentativa de ganhar um dinheiro extra, decide telefonar para a Polícia dizendo que o espírito da morta entrou em contacto com ela. No entanto, os resultados da investigação técnica atribuem a autoria do crime a outra das internas, uma jovem sensivelmente da mesma idade, que desde então está a monte.

O comissário da Polícia Joona Linna resiste à versão oficial e inicia uma investigação por sua própria conta. Mas cada nova resposta parece apenas conduzir a um novo enigma e a mais um beco sem saída.

E ninguém se dispõe a ouvir a vidente, embora ela fale com os mortos.


Para ler as resenhas anteriores, clique nas imagens abaixo:

                                    

Resenha: Bom, preparem-se para ficar bravos!
Por favor, fiquem furiosos, porque caramba viu!

Quem está acompanhando as minhas resenhas desta série e está (como eu estava) doida pra ler esse terceiro livro, prepare-se para se decepcionar!

Não com o livro ou a história por que ele é ótimo, mas simplesmente porque NÃO TEM O LIVRO 3 DA SÉRIE TRADUZIDO NO BRASIL!!!!!

Sério gente, dá pra acreditar? E para piorar as coisas, além da história do livro, aqui temos uma grande parte do passado de Joona explicada! E não tem livro aqui!

O primeiro e o segundo livros foram publicados pela Editora Intrínseca. O terceiro, ninguém publicou. O quarto e o quinto livros saíram pela Companhia das Letras!

Queria demais entender porque isso acontece viu!

Bom, eu li a versão em inglês e lá no final da resenha eu vou contar (com os devidos spoilers) a história do Joona para quem não puder ler, mas eu aviso antes de dar qualquer spoiler ok?

Enfim, vamos falar da história aqui, que aliás foi surpreendente! Em uma instituição para meninas órfãs, há um assassinato de uma delas e da enfermeira responsável por elas naquela noite. A Suspeita? Outra menina que vivia lá. Começamos com uma briga entre elas, Elisabet ( a enfermeira) então, encerra a briga e coloca uma delas no isolamento. Todas vão dormir e lá pelas tantas, ouve-se um barulho, como se algo estivesse caindo, batidas estranhas. Elisabet apavorada, foge, sem saber que uma de sus meninas já estava morta e que ela seria a próxima!

O marido de Elisabet está de folga naquela noite, ele é psicólogo das meninas, mas ao saber da morte da esposa, surta e acaba sendo internado!

É aí que entra Joona, que está afastado de suas funções devido à uma denúncia de que ele havia atrapalhado a investigação lá no livro anterior, mas esse afastamento não impede que seu chefe o peça para "assistir" o desenrolar das investigações.

Vários personagens vão surgindo ao logo da narrativa, inclusive A Vidente, que é bem o título da versão de Portugal, o que tem um pouco a ver, mais do que "A testemunha do fogo", que é o título em tradução livre.

Enfim, é uma história riquíssima, com surpresas em cada capítulo. Eu gosto de tentar adivinhar quem é o assassino e geralmente acerto, mas desta vez só descobri quando o Joona descobriu. Foi um resultado surpreendente. Tanto do assassino quanto do motivo!

Gostei demais da leitura e é uma pena, de verdade, que não haja a versão traduzida! Se puder, leia! Vale a pena!



Agora eu vou falar do mistério de Joona, que é spoiler, se você não puder ler em inglês, precisa saber, mas se você pretende ler o livro, não leia abaixo:



Então, o Joona é um cara calado né, esquisitão, meio recluso, que tem uma "amiga" apaixonada por ele, e sabemos que ele gosta dela, mas até o livro anterior não houve nada entre os dois, apenas encontros platônicos.

Acontece que Joona é casado e tem uma filha. Ele não vê a esposa nem a filha, se bem me lembro, a uns dez anos. Mas o único contato que ele poderia ter com as duas é uma senhora que ao que se sabe, está esquecendo o passado.

Joona então se sente livre para se relacionar com Diza e bem nesse momento, a senhorinha escolha para ficar lúcida e procurar Joona (isso foi no fim do livro anterior).

Já que ele está suspenso, vai usar sua liberdade para fazer o impensável: procurar a família.

Acontece que lá no passado ele tinha um parceiro. Ele e o então parceiro prenderam um serial killer pra lá de manipulador, que ao ser preso, ameaçou Joona e sua família, bem como a do parceiro. A promessa foi cumprida e o cara matou, mesmo preso, a família do parceiro e ele próprio, dizem que o assassino é o maior manipulador que já existiu. Pelo jeito é verdade. Joona então com a ajuda de um dos amigos da delegacia que consegue dois corpos, finge a morte da esposa e da filha, troca os nomes delas e faz com que as duas sumam no mundo, nem ele sabe como encontrá-las até que a tal senhora o procura.

Sua esposa esteve muito doente, tratou um câncer, mas agora está novamente doente e parece que não tem como se livrar da doença, ela está meio desesperada para garantir cuidado à filha, que nem imagina que seu pai está vivo, então Joona vai ao hospital encontrá-la e o livro termina com o tal serial killer ressurgindo....

Ufa, nunca escrevi tanto spoiler junto na vida! Mas deu pra perceber porque eu quis contar? Se você pretende ler a série e pular esse livro, precisa saber disso para entender o próximo. Que aliás eu já estou lendo!

12 comentários

  1. Este é um dos motivos de eu sempre ficar meio pé atrás com séries que passam de três livros. As Editoras judiam demais. Tá, não é algo tão frequente, mas olha aí a "tragédia" dessa série que parece sim, ser maravilhosa e que agora deixou esse monte de ponta solta.
    Nem todos lêem em inglês(euzinha) e onde fica a curiosidade para saber da vida da personagem? Dos casos??
    Mesmo assim, as duas resenhas me fizeram sentir vontade demais em ler a série. Agora é torcer para que alguma Editora faça a gentileza de publicar esse terceiro livro em português!!!!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na Flor

    ResponderExcluir
  2. Oi Denise, eu entendo toda a sua fúria...
    Por isso tenho evitado iniciar novas séries, os livros demoram demais a chegar aqui e quando chegam, nem sempre é garantia que a editora irá lançar a continuação!É frustrante, mas que bom que você, com sua resenha, pode ajudar os fãs da série né, eu no caso, ainda não leio livros em inglês, ficaria muito feliz!

    Beijos Mila

    Daily of Books Mila

    ResponderExcluir
  3. Eu acompanhei sua fúria e sofrimento ao procurar esse livro para ler então eu já tinha até preparado meu discurso.
    Eu não consigo imaginar o motivo de uma editora pegar uma série em andamento (após outra deixar no limbo e desisti e o que por si só já é errado), e não publicar na ordem.
    Temos infelizmente muitos casos dessa falta de respeito com os leitores.
    Eles querem vender por vender.
    Não se importam com a qualidade da experiência e satisfação dela para os leitores.
    Muito chato.
    Essa série chamou demais minha atenção e eu quero muito ler. Só que assim como você não consigo ler fora de ordem.
    Pulei a parte dos spoilers pois vou tentar ler na edição americana, mas já prevejo uma demora

    Tirando esse detalhe.
    Eu adorei a premissa desse livro. E a resenha
    . Esta maravilhosa 💚😙

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Como sou disso de não ler spoiler e obvio que pulei essa parte né. Tem uma ótima premissa e fiquei bastante curiosa para saber o final da historia, pena que não sei ler em inglês mas quem sabe eu aprendo né. Haha

    blog:
    Tempos Literários

    ResponderExcluir
  5. Denise!
    Não consigo entender também porque as editoras fazem isso com os leitores. Começa em uma editora que não conclui os lançamentos da série toda, depois passa para outra que lança apenas dois exemplares e ainda fica um no meio sem tradução/lançamento de nenhuma das duas, é muito abuso.
    Gostei de saber 'os segredos' de Joona, importantes para a sequência, né?
    E o enredo parece muito interessante. Gosto quando tem videntes que descobrem o autor do crime e não conseguimos descobrir quem é no decorrer do livro.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  6. Olá! Olha se antes eu já não estava assim tão empolgada, depois desse balde de água fria, digamos que foi a pá que faltava para enterrar de vez qualquer expectativa que eu poderia ter em relação a série. Mas não posso negar que esse spoiler até que está interessante (#leitorabipolar). Muito triste esse descaso que as editoras têm com a gente, fica aqui minha indignação e minha torcida para que em breve tenhamos noticias boas.

    ResponderExcluir
  7. Um livro de suspense bem tenso, que chama atenção de início. Pena que que não foi traduzido, pois para nòs seria um prato cheio. Eu amo livros assim e torço para que seja traduzido e aproveitado por nòs.

    ResponderExcluir
  8. Olá! Eu realmente não consigo entender o que leva essas editoras a pararem de lançar as séries, sendo que as mesmas tem boa aceitação. E pior ainda, outra editora decide continuar publicando a série e pula um livro, sério, o que custava publicar o terceiro livro também? Para que pular logo para o quarto livro, sendo que o anterior carrega informações extremamente importantes sobre o protagonista?! Juro que não entendo o que leva essas editoras a fazer isso.
    Sobre a trama desse livro, estou mega curiosa para saber mais detalhes sobre a mesma, parece de fato surpreendente!
    Adoro ser surpreendida e esse livro parece fazer isso com primor! Uma pena que não tem o livro traduzido, pois parece ser tudo o que a gente espera dentro do gênero.
    Obrigada pela indicação! Beijos! ♡

    ResponderExcluir
  9. Oiii ❤ Acho muita sacanagem da parte da Editora não ter lançado esse livro aqui e a Companhia das Letras ao invés de tê-lo lançado, já que a Intrínseca não fez isso, ter lançado só os dois próximos volumes. É realmente difícil entender porquê isso acontece.
    Achei legal que nesse livro coisas sobre o passado de Joona são reveladas, deve ser interessante saber mais sobre a vida pessoal dele.
    Bom saber que o final é surpreendente, estou curiosa para ler.
    Beijos ❤

    ResponderExcluir
  10. Venho acompanhando a série através das resenhas do blog e de alguns outros que sigo, e pretendo ler a série em breve. Mas é uma pena que esse terceiro livro ainda não saiu aqui no Brasil, já que conta sobre o passado de um dos principais personagens da série.

    ResponderExcluir
  11. Interessante você colocar uma história na qual policiais precisam de ajudas de médiuns e espiritualistas para resolver um crime ponto-final é inusitado porém muito interessante. Ansiosa para saber um pouco mais sobre o passado da joona

    ResponderExcluir
  12. É terrível quando a gente começa a ler um livro que é maravilhoso e descobre que ele não é lançado no Brasil isso quando estamos tendo um livro em inglês no caso Espero que um dia seja lançado no Brasil pois eu adorei a sinopse dele

    ResponderExcluir