Procure nas Cinzas - Charlie Donlea

14 de janeiro de 2022

Título:
 Procure nas Cinzas
Autor: Charlie Donlea
Páginas: 356
Ano: 2021
Editora: Faro Editorial
Gênero: Romance Policial
Adicione: Skoob
Onde Comprar: Amazon
Nota:  
Sinopse: O ataque terrorista às Torres Gêmeas do World Trade Center chocou o mundo vinte anos atrás, mas, para uma família, esse atentado teve um gosto mais amargo. A destruição dos edifícios deu fim à vida de Victória, a principal suspeita de um crime brutal ― sem que ela tivesse a chance de se defender. E sua irmã, Emma, ainda tinha um assunto pendente: naquele momento extremo, pouco antes de o prédio desabar, Victoria conseguiu realizar uma última ligação pedindo que Emma a ajudasse a provar sua inocência. O caso fica abandonado por duas décadas, até que a evolução das técnicas forenses possibilitou a identificação do DNA de uma das vítimas dos ataques ― justamente da mulher que foi considerada culpada pelo assassinato de um conhecido escritor. Avery Manson, uma famosa apresentadora de TV, vê no caso uma oportunidade de alavancar ainda mais a sua carreira. Seu faro jornalístico a leva até Emma, e ela decide fazer o que for preciso para reabrir o caso, expor as falhas da polícia e descobrir se Victoria era ou não inocente. Avery não imaginava que seria preciso remontar um complexo quebra-cabeça para se chegar à verdade. E ela própria guarda também muitos segredos que, na busca insaciável por conseguir uma ótima história, podem ser expostos e destruir todo o sucesso que conquistou. Para quem ama os clássicos de Agatha Christie ou adora suspenses e personagens misteriosos e envolventes. Procure nas cinzas, lançamento da Faro Editorial, cria um emaranhado de tramas e personagens interessantes, capazes de tudo, e que irão fisgar os leitores até as últimas páginas.



Resenha:

Olá praticantes de Livroterapia!

A resenha de hoje é de um autor que pode escrever a lista do mercado dele que eu vou ler! Estou falando de Charlie Donlea é claro!

Autor que conheci ano passado e já tive o prazer de ler todos os livros já publicados, temos resenha e inclusive leitura coletiva de todos por aqui, para lerem e conhecerem um pouco mais da minha experiência de leitura deles, basta clicar nas imagens abaixo:





Leitura Coletiva:


Agora vamos ao mais novo lançamento! Todos os livros são publicados pela Editora Faro Editorial no Brasil, e vou começar essa resenha falando do cuidado da editora. O livro tem uma capa e projeto gráfico impecável, a qualidade da gramatura da folha é de alto nível (e falo isso porque eu sou das pessoas que marca os livros e deixa recados durante a escrita!)

Para Procure nas Cinzas, ainda tivemos uma campanha de Marketing maravilhosa! 

A ligação de Victoria para sua irmã Emma, durante a queda das Torres gêmeas, prendeu minha atenção e fez eu desejar ainda mais ler esse livro. Incrível!

“Prepare o seu coração e ligue para (11) 5199-9055”
Procure nas Cinzas, é um drama de suspense muito bem escrito, como é já habitual de seu estilo de escrita Charlie nos apresenta a diversas linhas narrativas, cada personagem importante para a trama é apresentado aos olhos do leitor nos capítulos iniciais em seus arcos individuais, mas não pensem que esses capítulos são apenas para nos apresentar eles, pistas importantes já são entregues para o arco principal da história logo de cara!


Avery Mason, Walt Jenkins, Victoria Ford, são os protagonistas da história, mas muitos outros merecem destaques: Emma, Natalie, Dra. Livia.

“Se, naquele momento, as comportas se abrissem e todos os detalhes sórdidos do seu passado vazassem, pelo menos teria feito o seu melhor por seus entes queridos.”
E até os mortos tem seu papel aqui.

Isso porque é uma investigação de “cold case”, em Procure nas Cinzas, somos levados a acompanhar Avery Mason, uma jovem jornalista que está a frente de um dos maiores programas, o Events of America, para os leitores de Charlie, já sabemos que esse programa tem grande impacto, inclusive seu antigo apresentador foi personagem de outro livro do autor: Nunca Saia Sozinho.


Avery está batalhando para garantir um contrato que faça jus ao seu talento e esforço, é isso que a leva a ir atrás de uma possível matéria em Nova York, quando após 20 anos, restos mortais do atentado de 11/09 são identificados e o nome de Victoria Ford é apontado. Com a missão de ir até a irmã de Victoria, Emma Kind e conseguir uma matéria emocionante sobre a vida de uma das pessoas que perderam a vida no atentado, Avery esbarra em muito mais. Emma possui mensagens da irmã no dia do atentado implorando para que ela prove que ela é inocente e que estão fazendo de tudo para a punir de um crime que não cometeu.


Vejam bem… No começo do livro somos apresentados a um crime hediondo. Um escritor de sucesso foi encontrado pendurado em sua casa de campo e todas as provas coletadas pelo detetive Jenkins apontam para que Victoria a amante de Cameron o matou!

Mas vinte anos depois, Emma jura a Avery que sua irmã era inocente e Avery tocada pela ligação decide que irá se jogar de cabeça nessa investigação na tentativa de ver se Victoria era inocente mesmo!

“Acredito piamente no destino — Emma disse. — Tudo acontece por uma razão. Acredito que o destino trouxe você até minha porta. Victoria me pediu para limpar seu nome. Ela não queria ser lembrada como uma assassina. Ao longos anos, não tive muito sucesso em refutar qualquer parte do processo contra Victoria. O sangue, a urina ou qualquer outra prova. Mas também não tive muita ajuda. Quem sabe isso não esteja prestes a mudar?”

É quando sua trama se une a de Walt Jenkins, agente do FBI aposentado que foi o detetive do caso anos atrás, e juntos eles vão descobrindo que existe muito mais por trás da história do que era o imaginado.

Essa é a narrativa de suspense principal, mas provando mais uma vez sua genialidade. Donlea, entrega várias subtramas de suspense, quase todos os personagens dos livros possuem segredos, carregam culpas, e possuem suas próprias tramas que me fizeram ficar super atentas a eles.

“Amor ou a lei, são os únicos problemas dos homens neste mundo.”

Por isso quando eu digo que o começo do livro, enquanto vamos sendo apresentados a vários personagens com flash do passado e presente, nada é a toa.

Donlea, escreve no seu ritmo habitual, com capítulos indo do passado ao presentes, e amarrando muito bem as pontas soltas, é impossível não prender a atenção do leitor. Existe uma saudável quantidade de reviravoltas, os personagens são cativantes (alguns só servem para te passar raiva hahah), complexos e ninguém é perfeito!

Eu teci minhas teorias, acertei algumas, mas ainda me surpreendi muito com todo o final!

Não gostei de todos os personagens, mas aí que mora o perigo não é mesmo? O fato de serem pessoas como a gente com seus defeitos e qualidades, nos obriga a gostar deles mesmo quando fazem coisas que desgostamos e não gostar pelos mesmos motivos hahaha

Não posso falar mais sobre o livro do que já falei porque tudo é pista e spoiler!


Super indicação para quem ama livros de suspense, rum e reviravoltas!

Ps: Detetives devem adorar a Jamaica! Walt mora lá na aposentadoria, e Lisbeth Salander deve beber um rum com ele! Hahaha

10 comentários

  1. Lisbeth rs(ah como eu amo essa mulher)
    Menina, eu li esse lançamento do Charlie neste ano que acabou de acabar(rsrsrs) e não foi o melhor. Eu favoritei? Claro que sim, sou fã assumida do Charlie e tenho todos os seus livros na estante, quase que como um cantinho do troféu. Mas sei lá, eu esperava mais do final rs(não me bate por favor)
    Eu teci mil teorias, falhei em todas, óbvio. Mas com isso eu nem ligo.
    Mas oh, é um livrão rs
    Não adianta, o pano a gente torce e passa de novo rs
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahahah Ângela sobre o final eu adorei
      Acho que tu gosta de algo no estilo bem vencendo o mal!
      Eu achei simplesmente adorável! Foi uma das minhas teorias e adorei acertar Hahahah
      Mas entendo quem não curtiu muito
      Eu simplesmente vou ler tudo que o Charlie escrever! Amo a escrita empolgante dele!

      Excluir
  2. Viv,
    Também me tornei grande fã de Donlea. Li quase todos os livros dele, falta ler essse e o anterior.
    Inclusive acho que vou ler Uma Mulher esse mês.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Chelle, nossa Leia Uma Mulher na Escuridão! Eu adorei demais
      E Charlie sabe mesmo como cativar os leitores
      Eu tô super empolgada a espera de um próximo livro!

      Excluir
  3. Não é meu estilo de leitura favorito, mas dá vontade de ler para saber se Victória é realmente inocente, se a irmã conseguirá provar sua inocência, e como será o desenrolar da história.

    Danielle Medeiros de Souza
    danibsb030501@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Danielle,
      Charlie sabe criar histórias que tem um apelo emocional alto e cria a semente da curiosidade como ninguém
      Não tem nada muito pesado na escrita dele então vale a pena ler para conhecer a escrita e trama sim!

      Excluir
  4. ola
    Desse autor só tenho a Garota do lago mas ainda não li ,espero ler nesse ano .O autor é super elogiado e quero logo conhecer a escrita dele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Eliane.
      Espero que logo você de uma chance ao Charlie
      A Garota do Lago é o primeiro livro dele, gosto muito mas amo que a cada livro ele tem melhorado sua escrita e nos surpreendido!

      Excluir
  5. VIVIAN!
    Cada novo livro do autor é um suspense intenso.
    Adoro esse estilo 'cold case', passado e presente, um crime antigo misturado a realidade atual, deve ser suspense do início ao final, mesmo que nem todos personagens sejam agradáveis.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rudy
      Nossa exatamente isso! O suspense e as jogadas temporais me prenderam demais na leitura!
      Charlie tem toda a minha atenção!
      😘

      Excluir