⚔️🧛‍♀️ Leitura Coletiva: O Beijo das Sombras - Academia de Vampiros, 01 - Richelle Mead ⚔️🧛‍♀️

13 de setembro de 2021

Olá praticantes de Livroterapia! Estamos começando a leitura Coletiva de uma das séries de fantasias favoritas dessa que vos escreve!

Academia de Vampiros é uma série de Fantasia voltada para o público YA da autora americana Richelle Mead, publicada no Brasil por diversas editoras, atualmente ela está no catálogo da Editora Agir que lançou um box com os seis livros da série.

Academia de Vampiros é focada na vida de Rosemarie Hathaway, uma Dhamphyr, ou seja uma híbrida de vampiro é humano. Neste universo existem dois tipos de vampiros, os vivos e os “mortos” e Rose tem a missão de sua vida defender os vampiros vivos, os Morois, e dedica sua vida a defender Lissa Dragomir, sua melhor amiga. E muito mais!
 
Nós já temos resenha dos primeiros livros da série publicados aqui, se quiserem conhecer um pouco mais sobre eles, basta clicar nas imagens abaixo:


Como é uma série minha queridinha, vou estar no comando dessa LC, que terá a participação da minha companheira habitual Denise (que vive para me contrariar, impossível ela cismar com umas protagonistas e gostar da desmiolada da Sofia!! Impossível!!!) e a Raquel se une a nós! Sim!!! Teremos mais uma opinião para equilibrar a minha e a da De.
 
Bom, sem mais demora, vamos para nossa experiência de leitura do primeiro livro da série O Beijo das Sombras.


Denise

“- Você foi beijada pelas sombras! Você tem que tomar conta dela! Quanto mais Lissa usar essa magia, pior vai ficar. Impeça-a-Rose. Impeça-a antes que eles descubram, antes que eles descubram e a levem embora também. Tire-a daqui. Salve-a de si mesma!
Os guardiões me explicaram depois que a professora não estava bem e que teria que ser levada para um lugar onde poderia se recuperar. Ela estaria segura e seria bem tratada lá, foi o que eles me asseguraram. Garantiram que iria se recuperar. Só que ela não se recuperou.”

Então, que livro chato! Quer dizer, é chato e não é, mas posso garantir que na minha opinião não é essa maravilha toda que a Vivian diz não!


Eu já havia lido a série lá em 2017, lembrava da história, mas não lembrava dos detalhes dela e lembro bem que eu tinha gostado da leitura por um lado, mas me irritado profundamente pelo outro.

“As maiores e mais poderosas revoluções frequentemente começam em silêncio, escondidas nas sombras. Lembre-se disso”

Vou explicar antes de a Vivian me bater: a história é boa, a mitologia criada pela autora é muito interessante e se você pensar que esses livros são anteriores ao bummm Crepúsculo, vamos dar ainda mais valor à imaginação da autora, porém, certas coisas me incomodaram. Neste livro. Talvez mude nos próximos, mas enfim, deixa eu reclamar aqui...

A Lissa e a Rose não me convenceram como protagonistas. A Lissa é uma pateta que parece que precisa de ajuda até para respirar e a Rose mistura dois extremos que não tem como funcionar, por um lado ela é metida e se acha a última bolachinha do pacote, mas por outro ela vive em função da amiga. Sei que ela treina para ser guardiã da Lissa e tudo o mais, mas todo mundo tem suas vontades né? E os romancezinhos, por hora, não me convenceram nem um pouco!

Enfim, ainda não tenho uma opinião de fato concreta sobre o livro, vamos ver os próximos!


Raquel

Comecei a ler o livro e como é parecido com o filme, sério! Conseguiram colocar praticamente todo o livro no filme, com exceção de algumas partes, a maioria está igual.

Admitido que os capítulos são curtos e uma leitura rápida, porém as protagonistas são adolescentes, então são bobinhas na maior parte do tempo, mas alguns personagens que gostei o russo, Dimitri, o amigo da Rose, Mason e o Victor que nos engana com facilidade. 


No final, ou melhor, no último capítulo que vemos uma evolução na personagem Lissa. Que assume o namoro com o cara que de fato gosta e melhora sem possibilidade de usar sua magia e dom.

No geral é um livro para passar o tempo sem grandes descobertas ou fortes personagens.


Vivian


Bom, eu já disse que essa série é uma queridinha! Eu já reli esses livros mais vezes do que me recordo! Fui comprando um a um os livros conforme as editoras foram lançando! Depois ganhei o box de presente da minha Parabatai! E os reli! Tenho trauma do filme, que apesar de ter um elenco fiel, foi uma Bomba! Porém, nem isso tirou meu amor pelos livros. Porém, já tem muitos anos que não releio eles, e confesso que estava com certo receio de desgostar deles agora.

“— Ela pode ser malcriada e desrespeitosa, mas se tem potencial...
— Malcriada e desrespeitosa? - interrompi - Quem é você afinal? Algum tipo de ajuda terceirizada?
— O guardião Belikov é o guardião da princesa agora, o seu guardião sancionado.
— A senhora contratou mão de obra barata vinda do estrangeira para proteger Lissa?”

Porém, para a minha felicidade, tudo que eu achei estranho, chato ou os problemas de alguns personagens, eu já achava desde o início. Mas aí que está, mesmo tendo vontade de sacudir a Rose, de mandar a Lissa deixar de ser mimada, socar certos personagens, eu amo a história. Rose é uma protagonista que pode oscilar tendo momento incríveis que mostra como sua personalidade é altruísta, para em outros momentos eu duvidar de que ela consegue parar para pensar antes de tomar decisões por impulso que só vão meter ela em fria! (Apesar de que até isso a autora entrega uma explicação nos próximos livros!)

“As maiores e mais poderosas revoluções frequentemente começam em silêncio, escondidas nas sombras. Lembre-se disso.”

Mas vou parar de enrolar, Denise e Raquel já meteram o pau nas personagens acima, e vou defender dizendo que os livros são com protagonistas adolescentes que ainda precisam formar totalmente suas personalidades, que lidam com N situações estressantes, e que bom, tem muitos defeitos e qualidades. Rose é uma das protagonistas adolescentes que mais gosto, porque ela pode ter cada plano horrível, mas ela toma as rédeas da vida dela e tenta lutar pelo que acha certo (e sobre ela se achar a última 🍪 do pacote, o que fazer se ela deve ser a última coca cola no deserto também hahaha) 

“— Ganhar poderes superiores não significa que você esteja plenamente apto a usá-los”

É só o primeiro livro e autora ainda está engatinhando para criar a trama da série, indico para todos que gostam de livros de vampiros, uma mitologia incrível, com base nas lendas de vampiros que vem do leste europeu e que ganhou corpo principalmente na Itália! Os Strigois, é o termo comum na Itália, Rússia, e outros países da região para vampiros!


Confesso que o romance nesse livro não me conquistou, sim, temos um potencial de personagens masculinos, mas eu gosto mesmo da amizade e lealdade que une Rose e a Lissa, que é a verdadeira história de amor dos livros! Porque amizade é o amor que perdura!

Livrinhos para passar o tempo, se divertir e desejar ser uma Moroi ou Dhamphyr!

Até o próximo livro, onde teremos respostas de algumas questões e teremos a certeza de que Rose é a pessoa que não deve ser a que escolhe os planos hahaha

8 comentários

  1. Duas contra uma não vale não é, Viv?
    Enfim, Rose é chatinha mesmo.
    Esperando Dimitri mostrar a que veio.
    Denise sempre fala nas resenhas que a moça da capa não combina com a personagem descrita no livro e pela fanart pude comprovar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Chelle, tá vendo né! Eu sofro com essa perseguição contra mim
      Minha opinião é sensata mas elas teimam em não ler certo esses livros hahah

      Excluir
  2. Se já não bastasse uma, agora são duas para irritar e contrariar a Vivian rs
    Muito bacana essa Leitura com três rs e sim,opiniões diferentes e prazerosas de serem lidas de uma série que por ser juvenil, tem os problemas juvenis e isso é maravilhoso.
    Deve ser algo beirando ao saudosismo!
    Eu não tenho muita vontade ler não rs mas já vi que vou dar altas risadas com vocês!!!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tu viu Ângela, duas contra a sensatez!!!
      Tá difícil!!!
      Hahahah
      Os livros são mesmo para adolescentes hahah

      Excluir
  3. Muito engraçado ler as 3 opiniões.
    Uma não gosta e ponto, outra usa pra passar o tempo e a outra curte bastante.
    Essa é a magia dos livros, tem para todos os gostos.

    Danielle Medeiros de Souza
    danibsb030501@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  4. Sabe o que eu acho bem engraçado? Eu amo vampiros, são meus seres fantásticos preferidos, maas... nunca li essa série e olha que já vi váarias indicações. Mas sabe quando você sente que algo já passou pra você? E não é por ele ser para os adolescentes, leio muito livros para esse público-alvo, mas é um sentimento. Pelo que percebo, as capas não combinam muito com os personagens ne? Eu tô gostando de acompanhar as resenhas, peguei desde o primeiro, e confesso que amo as discussões de vocês nas LCs ahahha

    ResponderExcluir
  5. Olá
    Então foi ótimo ver a opinião de voces três .cada uma com seu ponto de vista .legal essas leituras coletivas de vocês. Não é um gênero que eu curto mas gosto de ver as resenhas e acompanhar a evolução dos personagens.
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Oi meninas!
    Confesso que dessa vez, não entendi bem a contenda, afinal, todas concordam com os mesmos pontos, adolescentes que precisam amadurecer, etc, etc...
    Raquel achou o filme bem fiel ao livro. Vivian acha que o filme não emociona tanto quanto os livros...enfim, aguardemos as 'cenas' dos próximos livros...kkkk
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir