Luz, Câmera, Ação!!! Sombra e Ossos

24 de abril de 2021

Diretor ou produtor:
Eric Heisserer
Ano Início: 2021
Ano do Término: Em andamento
Temporadas: 1
Gênero: Fantasia, Drama
Elenco: Jessie Mei Li, Archie Renaux, Ben Barnes, Freddy Carter, Amita Suman, Kit Young, Danielle Calligan, Sujaya Dasgupta
Nota:  
Sinopse: Em um mundo dividido em dois por uma barreira maciça de escuridão perpétua, onde criaturas sobrenaturais festejam em carne humana, uma jovem cartógrafa descobre um poder que pode finalmente unir seu país. Mas enquanto ela luta para aprimorar seu poder, forças perigosas tramam contra ela. Bandidos, ladrões, assassinos e santos estão em guerra agora, e será preciso mais do que mágica para sobreviver.



Resenha: Entrou ontem na Netflix, e eu não costumo olhar nada no mesmo dia que é lançado simplesmente porque eu esqueço!

Pois meu marido saiu, eu tinha o dia todinho pra mim, pego o celular e o que foi a primeira coisa que apareceu? Uma propaganda da série dizendo que entraria para o catálogo do streaming! Perfeito para eu maratonar tudinho num dia só, coisa que fazia muito tempo que eu não fazia!

Eu li os livros anos atrás e depois reli tudinho para LC aqui no blog, para ler as resenhas (talvez ajude a entender a série) clica nas imagens abaixo:


E se você quiser conferir a nossa Leitura Coletiva, clica na imagem abaixo:


Eu estava bem ansiosa para assistir, porque né, vamos combinar que se eu li mais de uma vez uma mesma obra, foi porque eu gostei dela, apesar de no início achar meio confusa por causa dos nomes das criaturas e dos lugares, e não pense que na série ficou menos confuso, principalmente quando eu vi uns personagens estranhos, que eu não tinha visto no trilogia Grisha. Este trio aí de baixo:


De início fiquei meio perdida, eles meio que pareciam mercenários e passavam o tempo todo tentando sequestrar a Alina. Depois que vi que eles são da outra obra da autora, a duologia Six of Crows, que é ambientada no mesmo mundo de Grisha, só que mais à frente. Confesso que não entendi muito o motivo desta mistura, talvez faça mais sentido nas outras temporadas, já que eu acho que eles ainda estarão na história.

Mas enfim, falando da série em comparação ao livros, temos mudanças, claro, sempre temos né! Mas nada muito relevante, apesar de termos coisas realmente bem diferentes, mas eu entendi que para  as explicações se darem de uma forma convincente, essas adaptações precisaram acontecer mesmo!


A essência é a mesma da trilogia original: Alina Starkov e Malyen Oretsev são órfãos, que cresceram juntos neste mundo dividido em pessoas comuns e Grishas, que têm poderes especiais. As crianças são testadas cedo e se forem Grishas, vão para o Pequeno Palácio, onde vive o Darkling, um Grisha poderosíssimo, e lá são treinadas de acordo com seus dons.

Há uma lugar chamado Dobra, onde séculos atrás uma enorme sombra tomou conta de tudo e matou todos, lá vivem animais, coisas, ou use a sua imaginação...que matam quem lá entra. 


Então numa das travessias, para proteger o amigo, Alina desencadeia um poder contrário a sombra e salva quem ainda pode. Ela é descoberta então a Conjuradora do Sol, é levada para o Pequeno Palácio pelo Darkling, separada de Malyen e passa a treinar achando que vai ajudar a acabar com a dobra, mas logo vemos que as coisas não são bem assim...

Realmente, tudo bem parecido com os livros, são apenas 8 episódios que retratam até o finalzinho do primeiro livro e como na obra original, apesar de percebermos que haverá continuação, daria para dizer que finalizou ali sem problemas!


Não estou aqui para criticar, quem lê as minhas resenhas sabe que eu não gosto disso, penso que opinião é muito particular e eu só tenho o direito de dizer se gostei ou não. É muito delicado eu vir aqui e falar mau de algo que foi escrito ou produzido com tanto carinho e tantos gastos.


Eu já vi gente criticando a série, não gosto e não concordo com críticas negativas! Não gostou, não assiste, tão simples né? Porque pode ter gente, como eu, que adorou e gosto é gosto afinal...


Enfim, tem diferenças, tem personagens diferentes, situações diferentes, mas a série é muito boa! Eu gostei muito dela, as cenas são ótimas, os efeitos estão muito bons e temos novos atores que entregaram personagens bem construídos e convincentes. Eu recomendo que leiam os livros antes de assistir, pelo menos o primeiro livro, penso que a experiência pode ser ainda melhor do que só assistir a série, mas vai de cada um, depois vem aqui me contar se você assistiu e se concorda comigo!



11 comentários

  1. Como sempre digo aqui, fantasia não é minha praia literária. Então por isso não li os livros da Leigh.
    Acho que a série irá funcionar melhor para mim. Não pretendo assistir agora, tenho outras séries como prioridade.

    ResponderExcluir
  2. Sombra e Ossos está ali na estante, mas como estou imersa na trilogia do Povo do Ar, sei que não conseguir ler antes de ver a série, que aliás, já está aqui também para ser vista rs(sonhei com um dia como o seu ontem, todo de paz) rs
    Mas eu sou a louca que vê mil séries e oh, a fila está enorme.
    Mas eu amo fantasia e foi uma das minhas promessas de novo ano, ler mais do gênero(apaixonada estou no Povo do ar)
    E só estou um pouco apreensiva com essa mistura de mais livros, mas espero gostar e muito!!!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor

    ResponderExcluir
  3. Desde o dia q anunciaram q essa série ia existir eu venho acompanhando T-U-D-O !!!!
    Quando lançou às 4h da manhã eu acordei pra ver e maratonei tudo de uma vez!! MEU DEUS COMO EU AMEI ESSA ADAPTAÇÃO!!!!!! História perfeita, série bem feita, ESSE ROTEIRO INCRÍVEL MEU DEUS TODO MUNDO FOI EXATAMENTE PERFEITO PRO PERSONAGEM SEM EXCESSÃO!!!!
    A Coisa q eu mais achei incrível de todas foi q tudo o q eu via visualmente na série foi EXATAMENTE como meu cérebro imaginou enquanto eu lia os livros: roupas, lugares, monstros, poderes, etc... parece q eles sugaram nossas imaginações e conseguiram colocar em forma de imagens reais não é possível kkkkkkkkkkkk
    Resumindo: amei muito ♥

    ResponderExcluir
  4. Ate o momento ainda nao vi nenhuma critica negativa da serie.
    Sim, a adaptação resolveu misturar a duologia com a serie principal, ainda nao li a duologia tb, mas disseram que nessa primeira temporada é quase um livro zero apresentando só os personagens da duologia mesmo, entao...
    to vendo aos poucos, vou pro ep cinco mas ja to curtindo muito.

    ResponderExcluir
  5. Olá Denise!
    Só se fala da série na internet, até saí um pouco das redes por causa dos spoilers. Achei até interessante misturarem as duas obras da autora, acho que pode sair muita coisa boa disso, e como dizem, matar dois coelhos com uma cacetada só rsrs. Muito bom saber que o final é bem fechadinho, pq se a Netflix desistir da adaptação os fãs não ficarão tão desamparados. Opinião é algo muito pessoal mesmo, concordo com você. Não vejo a hora de conferir a adaptação.
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Oi, Denise. Olha, ainda não assisti, geralmente demoro um pouquinho também. Mas já li a série e também a duologia seguinte, Six of Crows, pelo que entendi você ainda não leu essa ne?
    Olha, eu vou te dizer que eu não gostei nem um pouco de Shadow and Bone; na verdade, o primeiro me deixou muito animada, por mais que eu tenha me estressado muito com Alina e a relação dela com Mal, achei cansativa ao extremo. Piorou no 2 e nossa, quero nem falar do 3. Aquele final, meu deus, que ódio. O que fizeram com ela? Estremeço só de lembrar. Além da autora não ter desenvolvido bem outros personagens.
    Já a duologia Six of Crows, meu deus, que obra perfeita! É um livro que te deixa envolvida, com personagens incríveis, esses três aí se tornaram um dos meus personagens mais amados de todos os livros que já li. Senti um desenvolvimento absurdo na escrita da autora.
    Como a duologia se passa 1 ou 2 anos depois de Ruína e Ascensão, entendi que eles colocaram os personagens como se fosse o passado mesmo, não sei se depois vão desenvolver realmente a história de six of crows, ou vão manter entrelaçadas até o final, mas tem muitos aspectos já nessa primeira temporada, mesmo que ainda não tenha aparecido um dos personagens. Já vi muito da série no twitter, acho que realmente vale a pena assistir, no meu caso, só pra ver esse trio que eu tanto amo em ação, eles estão extremamente parecidos com os personagens, dá até gosto de ver.

    ResponderExcluir
  7. Olá Denise
    Eu náo li os livros dessa autora.
    Ainda náo sei se vou assistir a serie .estou com algumas já para assistir.
    Como fantasia e um gênero que náo leio muito acho que a possibilidade de ver a serie é maior do que ler os livros.
    Estou vendo as pessoas comentando muito no meio literário. Sem dúvida que a obra está causando uma euforia para quem já realizou a leitura dos livros

    ResponderExcluir
  8. Denise!
    Não tive oportunidade ainda de ler os livros e ontem fiquei surpresa... quando entrei no quarto, Manoel estava assistindo essa série e claro que fui fazer companhia a ele e gostei demais. O mais inusitado é que ele não gosta de filmes de fantasia, mas ficou totalmente encantado com essa e já ficou perguntando se terá continuação..kkkk
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  9. Olá! Confesso que a trilogia não despertou meu interesse tanto assim, mas fiquei animada com a série e pretendo em breve, vulgo o próximo feriadão, maratonar (risos), espero que isso faça com que eu me anime a ler os livros #vaiquecola.

    ResponderExcluir
  10. Oii,
    Muito bom saber o quanto você gostou e ficou boa a adaptação.
    Tô loucaaaa para assistir!
    Mas tô esperando baixar os livros pra ler antes. Kkkk
    Six of crows acho que só lerei depois dessa primeira trilogia.
    Bjs

    ResponderExcluir
  11. Não vi esse lançamento na netflix e achei interessante. Também sou da opinião de que se não faz o tipo não assista e não leia, cada um tem seu gosto. Procurarei ler esses livros.

    ResponderExcluir