Eragon - Ciclo da Herança, 1 - Christopher Paolini

9 de março de 2021

 
Título: Eragon - Ciclo da Herança, 1
Autor: Christopher Paolini
Páginas: 466
Ano: 2003
Editora: Rocco
Gênero: Aventura, Fantasia, Ficção, Infantojuvenil
Adicione: Skoob
Onde Comprar: Amazon
Nota:  
Sinopse: Eragon é o romance de estréia de Christopher Paolini, uma história repleta de ação, locais fantásticos e perigosos vilões. Com dragões e elfos, cavaleiros, lutas de espadas, inesperadas revelações e, claro, uma linda donzela que é muito bem capaz de cuidar de si própria. O protagonista, de quinze anos, é um pacato rapaz do campo, que ao encontrar na floresta uma pedra azul polida, se vê da noite para o dia no meio de uma disputa pelo poder do Império, na qual ele é peça principal.

 


Resenha:




Eu pensei e refleti muito nos últimos dias e percebi o que significa ser um dragão e um Cavaleiro: o nosso destino é tentar fazer o impossível, tentar realizar grandes feitos apesar do medo.”


Quem não ama uma boa história de fantasia, com direito a uma jornada de herói e Dragões? Acredito que existem obras maravilhosas que se encaixam nesse tema, mas tem uma que apesar de que adorar as vezes percebo que não é muito conhecida ou não está mais em tanta evidência como antigamente.

Então aqui estou eu para falar de Eragon, primeiro livro do Ciclo da Herança do autor Christopher Paolini, lançado pela editora Rocco no Brasil e que é a minha releitura de fantasia de deste começo de ano.


Primeiro, preciso falar que esses livros começaram a ser escritos quando o autor possuía apenas 15 anos, e apesar da pouca idade Paolini criou um mundo com uma mitologia rica e vasta. Apesar de não ser completamente inovadora já que ele utiliza muitos conceitos ícones do gênero, ele possui uma escrita descritiva, mas ainda assim fluída. O primeiro livro possui alguns pontos que poderiam ser melhorados mas não é algo que estrague a experiência de leitura.

O livro lançado aqui anos atrás possui uma belíssima arte que segue as capas originais, tem páginas amareladas e vem com ilustrações de mapas, que eu amo demais em livros de fantasia.

Eragon, tem a clássica jornada de herói, e merece ser lida.


“A verdadeira coragem é viver e sofrer por aquilo em que você acredite.”


Neste primeiro livro temos Eragon um jovem de quinze anos que foi abandonado por sua mãe, e cresceu sob os cuidados de seu tio Garrow, em uma fazenda afastada da cidade Carvahall, que pertence ao reino de Alagaësia. Eles não possuíam muito dinheiro, o que leva a Eragon desde cedo aprender a caçar para ajudar nas despesas e principalmente a terem carne nos meses de inverno.




Perto de sua aldeia, existe um local  em que ninguém se atreve a caçar, são formações rochosas perigosas conhecida como A Espinha, e obviamente, Eragon vai caçar lá. É quando um súbito clarão ensurdecedor atrapalha sua caçada e deixando no local uma misteriosa e belíssima pedra azul.

Já que perdeu o animal que caçava ele resolve pegar essa pedra misteriosa e ir vender na cidade para comprar comida.


Ela é linda! Brilha e parece preciosa! NINGUÉM SE INTERESSA POR COMPRAR!


O que faz com ele resolva levar e guardar consigo. E para sua surpresa a pedra eclodi e dentro tem um bebê dragão azul, que o escolhe como seu cavaleiro de Dragão! E por ele é nomeada Saphira.


“Uma única palavra ressoou em sua cabeça, de modo intenso e claro. Eragon.”


É apenas o começo da história!


O mundo de Eragon possui mais do que meros humanos, existe Magia, elfos, anões e lendas. Uma dessas lendas são os Dragões e seus Cavaleiros escolhidos, uma ordem que por séculos protegeu Alagaësia, e é claro o mundo tem um rei maligno também. Galbatorix, governa usando o medo para dominar seu povo, ele é um Cavaleiro de Dragão e é o culpado fim desta Ordem.

Então podem imaginar o que está por vir na jornada de Eragon.

O primeiro Cavaleiro de Dragão a surgir em 100 anos, com um ovo surgindo do nada justamente onde ele está!


Existem personagens secundários que irão se unir ao jovem após acontecimentos trágicos e o ajudaram a compreender a importância de sua atual posição e irão o treinar.


Eu particularmente acho que os personagens secundários são muito bem escritos, mas por um tempo irão servir de muleta para Eragon já que ele sempre terá alguém mais velho e sábio para o ajudar. Contudo, não podemos exigir demais de um jovem de 15 anos caindo no meio de uma disputa política e uma trama por poder jogada por poderosos personagens, cujas vidas misteriosas irão se entrelaçar com a vida de Eragon.


O livro é bem interessante, e é apenas um começo da história.


Os elementos de fantasia são bem aplicados na narrativa, Paolini criou povos bem estruturados, temos raças e disputas por poder entre elas e até mesmo teve a criatividade de criar um idioma que é bem utilizado na trama.


“A língua descreve a natureza verdadeira das coisas e não o aspecto superficial que todos veem. Por exemplo, o fogo se chama brisingr. Esse não é apenas um nome para fogo, este é o nome do fogo. Se você tiver força o bastante, pode usar brisingr para o fogo faça o que você quiser.”


Não é o livro da série mais denso ou complexo, já que vemos isso nos próximos mostrando claramente o amadurecimento da escrita de Paolini.




Além de Eragon, temos personagens fascinantes como Brom, Murtagh (meu favorito!) e Roran que merecem uma atenção.

Mas o ponto alto do livro realmente é a Saphira, primeiro por ela não ser um dragão macho e sim fêmea e possuir uma sabedoria milenar dentro dela aliada a um bom humor. Ela oscila entre se mostrar muito sabia graças uma memória ancestral e se mostrar leve e divertida como uma criança. 

Eu adoro esse personagem.


“- Você tem certeza de que não está ferido?
- Pelo menos, no lado de fora... mas não tenho tanta certeza quanto ao resto de mim."


Então aqui está a minha indicação de um livro de fantasia divertido (apesar de que isso não significa que não teremos drama, lágrimas, tristeza e dor para os nossos protagonistas!) e que conquistou meu coração!


Volto em breve com as resenhas dos próximos livros pois estou me enamorando novamente por eles nesta releitura.

Até mais!





Ps: o livro teve os direitos comprados e um filme foi lançado anos atrás. Apesar de o elenco até decente, a trama não chega aos pés do livro, deixando muita coisa de lado e não entregando as complexidades dos personagens como eles mereciam. Então, não vejo nem como os comparar decentemente! Esqueçam o filme e leiam os livros! 😆

8 comentários

  1. Então, eu fui lendo a resenha e dizendo a mim mesma:onde eu vi tudo isso antes? O filme! rs
    Eu sou uma negação com títulos, mas lendo acima, o livro tem é nada a ver com o filme, que é muito fraquinho diga-se de passagem.
    Eragon é o livro, mas Saphira vai um pouco além, não só por trazer a alma de dragão,mas esse jeito levado e ao mesmo tempo, tão sábio!
    Fiquei mega curiosa para acompanhar essa série!!!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor

    ResponderExcluir
  2. Acho que posso dizer que é um clássico da fantasia atual não é?
    O enredo eletrizante, magia, auto descobrimento e é claro nossos queridos dragões

    ResponderExcluir
  3. Foi escrito quando ele tinha 15 anos??? to chocada!
    Fiquei interessada em ler agora só por conta disso!
    Nao me lembro de ter visto o filme, acho que sim, mas provavelmente pelo visto nao ficou nada na minha memoria.
    Me lembrou os livros da saga do mago!

    ResponderExcluir
  4. Vivian!
    Como gosto de dragões, assisti o filme e é bonzinho, mas não posso comparar com o livro, porque ainda não li.
    Achei sensacional um garoto de 15 anos ser tão criativo, criar reinos fantásticos críveis e até uma linguagem própria para o livro.
    Mesmo com as pequenas ressalvas que fez, ele merece mérito.
    cheirinhos
    rudy

    ResponderExcluir
  5. Olha, sempre fico atenta à essas fantasias que recebem 4 estrelas. Sou um pouco chata pra esse gênero, faço um filtro enorme até decidir ler.. então ver essa pontuação sempre me chama atenção. A gente já começa com esse tapa na cara de criatividade né? ahahahaha 15 anos e esse sucesso todo, meu pai! Que incrível! Quero nem lembrar o que eu tava fazendo com essa idade KKKKKKKKK
    Adoro dragões, adoro livros com mapas. Ou seja, tem uma chance enorme de amar esse livro né? Nem me animo com filmes de fantasia, a maioria só veio com experiências negativas.
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Olá
    Lá vem a Vivian com suas resenhas empolgantes de livros de fantasia
    O personagem tem a mesma idade do autor quando este começou a escrever o livro.
    Náo lembro de ter assistido o filme.
    Agora é aguardar o próximo livro é espero que ele seja também quatro estrelas

    ResponderExcluir
  7. Olá! E eu fico aqui me perguntando por que ainda não li esse livro (risos), ele tem tanta coisa que eu amo que o jeito é passar ele na frente. Nem consigo acreditar que o autor era tão novinho quando começou, mas ele fez um belo trabalho e eu fiquei super animada em saber que o dragão é fêmea.

    ResponderExcluir
  8. Lembro que já vi a capa desse livro varias vezes na livraria, mas passei direto. Uma história incrível para alguém tão jovem, é muita criatividade. Leria esse livro para saber como é a escrita e a imaginação do autor.

    ResponderExcluir