Vilãs - Vários Autores

7 de março de 2021

Título:
Vilãs
Autor: Vários - Organização por: Clara Madrigano
Páginas: 250
Ano: 2019
Editora: Corvus
Gênero: Antologia
Adicione: Skoob
Onde Comprar: Amazon
Nota:     
Sinopse: Madrastas. Rainhas más. Princesas injustiçadas. Mulheres traídas. Vilãs nos acompanham desde os primeiros contos-de-fadas, destinadas à derrota para que os heróis possam triunfar. Agora, vamos conhecer as versões delas. De maçãs envenenadas a vinganças de feiticeiras traídas, a antologia "Vilãs" desperta o lado mais obscuro da fantasia.


Resenha: Quando compramos uma antologia, não conseguimos escapar de forma alguma da sensação de dar um tiro no escuro. Isso porque uma antologia é uma coletânea de contos escritos por diversos autores. É quase impossível você gostar de todos os contos, pois cada autor tem uma maneira de escrever, um estilo de narrativa, e irá interpretar o tema proposto à sua maneira.

Bom, isso acontece com a antologia Vilãs, publicada em 2019 pela Editora Corvus, editora nacional que investe em ficção especulativa e já contém algumas antologias em seu catálogo. O livro conseguiu chegar à sua meta no financiamento coletivo do Catarse, quem contribuísse com o valor de R$40,00 levaria para casa um exemplar físico, um marcador de livro, um button, e teria o nome nos agradecimentos do livro.

Na época, eu não consegui ajudar no financiamento. O tema me interessou bastante, quem me conhece sabe que eu não resisto a um vilão, mas acompanhei de perto a campanha e fiquei até mesmo surpresa quando o financiamento passou dos 140%, ou seja, teríamos metas estendidas, o que consiste em ilustrações no miolo e marcadores ilustrados!

A antologia conta com a organização da Clara Madrigano, autora de As Boas Damas e co-fundadora da editora Dame Blanche. Eu conheço o trabalho da Clara através da editora Dame Blanche, e adoro os livros que são publicados por lá, mas eu não consegui criar uma conexão com o livro Vilãs, e acredito que tenha sido por uma série de motivos, que vou citar abaixo.


A Capa - Projeto gráfico de Henrique Morais, a capa de Vilãs dá a ideia de uma releitura de contos de fadas, o que eu não achei dentro do livro. Consegui pescar algumas referências, mas nada que me remetesse ao que eu procurava quando o comprei.



A Sinopse - Eu sempre fui guiada pelo projeto gráfico de um livro, mas sempre leio a sinopse antes de comprar, e tive o mesmo problema com a sinopse da antologia, que me remetia a releitura de contos de fadas e de vilãs famosas. Não me levem a mal, não tenho problema nenhum em ler uma madrasta da Cinderela contemporânea, mas eu esperava ver vilãs conhecidas entre as linhas da antologia, ou apenas seu estereótipos contados de forma inéditas, mas não encontrei o que eu procurava. Achei os contos confusos e alguns pareciam dar voltas e não chegar a lugar algum. Sei que o tema é muito difícil, não é todo mundo que consegue descrever e apresentar um vilão em poucas páginas, mas eu esperava algo diferente de garotas ruins e personagens psicopatas.

Porém, o projeto gráfico do interior do livro é impecável, e vamos falar um pouco dele mais abaixo.

A Diagramação - Feita pelo designer Henrique Morais (o mesmo da capa), conta com ilustrações exclusivas de Rafael Antônio no início de cada conto, e são primorosas! As ilustrações captam com perfeição a índole (ruim) de cada personagem. As bordas da diagramação me incomodaram um pouco, mas combinam com a premissa do livro e fazem as páginas serem um show a parte! No inicio de cada conto temos também um QR Code que nos leva para uma música tema da narrativa.




Os Marcadores - O que dizer de marcadores com ilustrações de Malévola e Úrsula, sendo essa última minha vilã preferida? Infelizmente a campanha não alcançou a meta do marcador da Cruella, mas ter essa preciosidades já vale a pena qualquer compra!




De qualquer forma, nenhum livro se sustenta pela capa e pelos brindes, e logo sabemos que, quando um leitor se decepciona com o conteúdo, ele desanima com a leitura. Isso aconteceu quando eu o li. Infelizmente nenhum conto me fez devorar as páginas, fiquei intrigada com a premissa feminista da proposta, mas o que eu vi foram estereótipos da mulher sofrida: a que apanhou do marido, a que foi estuprada, a que é chamada de bruxa por não ter marido, a que amava e não era correspondida. Isso me incomodou, não pelos estereótipos em si, mas porque eu acho que uma boa vilã não precisa carregar essa carga e rótulo para ter uma forte história que constrói seu caráter.

Mas, se foi um combinado das autoras, acredito que o erro foi meu de ler. Chora quem não gosta, lê quem adora, certo?

Vilãs está disponível na Amazon e gratuito no KindleUnlimited.

9 comentários

  1. Sem dúvidas um projeto lindíssimo, importante, afinal valoriza escritores racionais pouco conhecidos.
    Pena que por alguma razão o que foi proposto não foi entregue totalmente aos leitores.
    Super concordo com você sobre as vilãs e o wue as tornam uma.

    ResponderExcluir
  2. Mesmo eu sendo fã demais de livros de contos, dificilmente a gente ama todos ou odeia todos. E isso vale para autores famosos e não é errado não. Acho até que faz parte.
    Já tinha dado uma espiada nesse livro há um tempo, até por ser nacional, mas as críticas foram um tanto negativas e a louca aqui que sempre torce pelos vilões, não senti aquela vontade enorme ler.
    Mas talvez eu vá lá dar uma conferida!
    Ah, os marcadores são sensacionais!!!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na Flor

    ResponderExcluir
  3. Vamos combinar que às vezes torcemos por um vilão né? HAHAHAHA posso citar vários que eu adoro! O livro está mesmo lindo e nossos olhos brilham com prêmios.. Mas que pena que não funcionou pra você. Eu tenho uma certa resistência aos contos, ainda mais quando são muitos autores misturados. Tenho certeza que um deles vai dar merda kkkkk leio muitos contos que romance de época, por exemplo, e já aprendi minha lição.

    ResponderExcluir
  4. Eu nao sou muito de contos, pra mim quase sempre sinto que falto algo no final de um. Parece que a historia é cortada bem no meio sabe..
    Entendo suas criticas, vai bem pro estereotipo essas questoes mesmo.
    A edição ta linda!!! Amei!

    ResponderExcluir
  5. Mariana!
    Um tema tão promissor e ver que foi maal aproveitado, uma pena!
    Como falou, um livro não sobrevivi apenas dos brindes e e da diagramação.
    Sinto quando acontece isso com um livro.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  6. Olá
    Uma pena quando notamos que um livro tinha um bom enredo mas por algum motivo a coisa desandou .eu senti que você ficou bem decepcionado com essa analogia.
    Náo senti a menor vontade de ler.

    ResponderExcluir
  7. Desculpe pelo erro
    Quis dizer antologia e náo analogia como escrevi rsrs

    ResponderExcluir
  8. Olá! Eu amo acompanhar histórias dos vilões, na verdade, tenho uma quedinha por eles (risos), mas é um apena saber que a leitura desse livro não funcionou para você, é bem frustrante quando isso acontece. A edição está linda mesmo, mas depois dessa resenha, não sei se tenho coragem para enfrentar a leitura.

    ResponderExcluir
  9. Infelizmente tem aqueles livros que funcionam tão bem com a gente que se tornam inesquecíveis e outros não tanto assim. Um projeto tão legal e com uma capa tão perfeita, mas deixou a desejar em algumas partes. É uma pena.

    ResponderExcluir