O Vale dos Mortos - As Crônicas dos Mortos, 1 - Rodrigo de Oliveira

31 de maio de 2020

Título: O Vale dos Mortos - As Crônicas dos Mortos, 1
Autor: Rodrigo de Oliveira
Páginas: 304
Ano: 2013
Editora: Faro Editorial
Gênero: Ficção, Literatura Brasileira
Adicione: Skoob
Onde Comprar: Amazon
Nota:  
Sinopse: 2017... Uma profecia esquecida do Livro do Apocalipse, reiterada por outros profetas modernos, ressurge…
Cientistas descobrem um planeta vermelho em rota de colisão com a Terra. Depois de muito pânico nos quatro cantos do mundo, eles asseguram que o astro passaria a uma distância segura de nós. E todos ficam tranquilos acreditando que nada iria acontecer…
Então 2/3 de todas as pessoas no Planeta caem desmaiadas, vítimas de um estranho surto… "E abriu-se o poço do abismo, de onde saíram seres como gafanhotos com poderes de escorpiões. E os homens buscarão a morte e a morte fugirá deles.” Apocalipse 9,2-6.
E um grupo luta para sobreviver num mundo dominado pelo mal.
Com passagens por São Paulo, Brasília, Estados Unidos, China e França, "O Vale dos Mortos" baseia-se na profecia de que um planeta intruso ao sistema solar, ao raspar por nossa orbita, fatalmente desencadearia uma transformação de grande parte da humanidade, não havendo lugar seguro e ambientes sem infecção, pois ela ocorreria simplesmente pela aproximação do astro. Pegos de surpresa, e tentando entender o que acontecia enquanto buscavam se salvar, um casal e seus filhos iniciam uma jornada para restabelecer alguma condição de vida no que restou de seu próprio mundo.
Uma história com muita ação e suspense, que vai deixar você eletrizado.



Resenha: Já comentei aqui antes, mas vou falar novamente que eu adoro tudo o que trata de zumbi! Não sei, não pergunte porque, mas eu gosto uai!!!! Simples assim...Talvez pelo fato de que, seria algo inimaginável, não há como conceber uma realidade em que, pessoas viram zumbis e começam a morder outros seres, que também viram zumbis....mas enfim, eu gosto!!!

"De tempos em tempos, ao longo de milênios, surgiam teorias diversas sobre o fim do mundo. Cientistas e esotéricos, fanáticos religiosos e maníacos por conspirações, professores, políticos, estudantes e praticamente todas as pessoas do mundo inteiro ouviram ou inventaram explicações sobre um evento cataclísmico que reduziria tudo a cinzas."

A história começa com uma família comum, um casal de Analistas de Sistemas e seus dois filhos, durante um fim de semana normal saindo para resolver problemas de rotina para depois almoçar no Shopping. Ivan e Estela são pais de Matheus e Ana...duas crianças inocentes que não deveriam conhecer o mundo dominado pelos zumbis...mas conhecem....Esta é uma família normal, como tantas outras, que vivem em São Paulo. Ivan é ex-militar, o que vem bem a calhar no caos que está por vir.

Estão todos almoçando no Shopping, no dia em que um planeta completamente novo se aproxima da terra. Todos tiveram medo dele até constatar que estava apenas "passando" por ali, não se chocaria com a terra, tão pouco a destruiria...e a vida segue! Aquele, seria o dia em que o planeta estaria mais perto da humanidade, ali começava o fim!

De repente, pessoas começam a desmaiar! Sem motivo aparente, caíam desmaiadas! Não se sabe o que está acontecendo, porém não há motivo para fuga, são só desmaios! E aí os "desmaiados" começam a acordar! Mortos! E o caos se instala! Não preciso contar o que os zumbis fazem né??? Todos já assistimos um ou outro filme desse gênero! Vamos deixar os detalhes para a imaginação do leitor!!!

"Devagar, virou-se e olhou para a tela do computador. Lá estava Absinto, recebendo milhões de meteoritos que vinham da terra e entravam em sua misteriosa atmosfera. Mas Charles agora sabia que não eram meteoritos. Não tinha uma explicação para aquilo tudo, mas tinha certeza de que não eram meteoritos. Eram almas. Almas humanas. E entre elas estava a de Vivian."

Ivan e sua família escapam ilesos e conseguem fugir para o estacionamento burlando perigos e matando zumbis...é, começa aí a mudança do estilo de vida dos personagens. Por ser homem e ex-militar eu esperava mesmo o comportamento que ele teve! O que eu não esperava, me surpreendeu e eu gostei bastante foi a forma como a Estela reagiu. Esperam uma mulher chorona, totalmente dependente e reclamona? Assistam as primeiras temporadas de TWD, quando a Lori estava viva! Aqui não tem isso não! O autor deu uma força para Estela que me deixou de queixo caído...não confundam, não falo de machismo/feminismo aqui...não é o caso e eu odeio o assunto! Mas no geral a tendência é fazer a mulher mais dependente, coisa que até tomo como fato da vida, ela é mais frágil e tal...mas pelos filhos, o que segura uma mãe?

"Aquelas crianças não estavam reconhecendo os próprios pais; era com se tivessem se convertido em soldados de um instante para o outro. Não sabiam no que os pais iriam se transformar com o passar do tempo. Matheus e Ana não faziam ideia de que se achavam diante de dois dos maiores predadores vivos da terra."

Passados os primeiro dias, o casal encontra refúgio, junto encontram sobreviventes e com eles decidem iniciar uma nova vida. Tomam um condomínio dos zumbis, salvam muitos que lá estão presos e amedrontados com mortos vivos às suas portas e ali fixam residência, a cada dia encontram mais e mais sobreviventes. O que eles não esperam é que pessoas ruins ainda existam e nunca se sabe quem está conosco e que tipo de índole as pessoas escondem atrás da máscara de bons homens. Irão descobrir da pior maneira possível!

Bom, se eu continuar falando, falaria muito, muito mais. Tem muita história legal dentro destas 304 páginas!

O livro é ambientado no Brasil! Sim são zumbis brasileiros! hehe! Adorei isso, pois os autores nacionais insistem em dar nomes americanos e mudar os personagens para os EUA...No início aparecem personagens e locais em torno do mundo todo, mas são as explicações do autor para a epidemia. Logo o Brasil se torna cenário principal.

Eu li em ebook, mas comprei todos os livro porque o meu filho (que resenha aqui também) quer ler e meio que implica com os ebooks! A capa é linda (dentro do tema proposto) as folhas amarelas e as letras de um bom tamanho. Não encontrei erros na leitura que flui com uma rapidez desagradável! Queria que a leitura durasse mais, de tanto que gostei!

A leitura é recomendadíssima para todos que gostam do tema, não esperem mocinhos fracos e com aquele espírito de bonzinho, cheios de "mimimi" porque teve que fazer isso ou aquilo, de fato, não sobreviveria quem tivesse pena demais, escrúpulos demais. Porém não viveria em paz quem perdesse a humanidade.

Leiam!!! E, como eu, descubram o valor de uma leitura nacional tão bem escrita, onde vemos brigas e desentendimentos, traições e mentiras, amor, entrega, confiança, cumplicidade e humanidade!

Eu encontrei um Book Trailer já ultrapassado, do então lançamento do primeiro livro (esse que vos trago) de uma série que até onde eu sei, tem 5 livros (sendo que o último foi dividido em 2). E quero dizer pra vocês que discordo de um ponto do Trailer que diz mais ou menos assim: "A série mais original sobre zumbis desde The Walking Dead"! Não!!!! Na minha opinião é a série de zumbis mais original e ponto! Na minha classificação, ultrapassa TWD. Li os quadrinhos e me sinto confortável para afirmar a minha opinião quanto à isso. É muito melhor!!!!!


"Pois é. Irônico, não? Estamos diante de uma ameaça aparentemente enlouquecedora e esquecemos que as grandes ameaças têm sido uma constante na história da humanidade. E a cada novo desafio, muitas vezes as pessoas perdem a esperança. Mas nós sempre seguimos em frente, e basta uma ou duas gerações para pormos nossa revolta e tristeza de lado e ficarmos apenas com os ensinamentos deixados pelas nossas crises - João argumentou -  Garanto que desta vez não será diferente."


9 comentários

  1. Morro de vontade ler essa saga do Rodrigo!Eu também faço parte das pessoas que amam zumbis(e oh, tubarões, bichinhos que vivem embaixo d'água) rsrsrsrs cobras(isso, em filmes)
    Mas voltando para essa saga nacional tão elogiada, o autor construiu um universo único. Eu posso não ter lido TWD,mas vi(vejo) a série e amo.
    Se é sobre zumbis, tô dentro!!!
    E é nosso, só nosso!!!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na Flor

    ResponderExcluir
  2. Olá Denise!
    Não sou muito fã de zumbis, mas é inegável a qualidade da história, realmente uma obra nacional de peso. Pra ser comparado com TWD, que é a obra desse gênero mais famosa atualmente, não é pouca coisa. Eu adorei esse teor apocalíptico de colisão com a terra, bem no estilo fim do mundo, que deixa a história bem eletrizante. Os protagonista parecem ser bem fortes, não uma espanta uma mãe mover forças para proteger os filhos. Vou tentar criar coragem pra ler.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Olá Denise!
    Mulher, com tudo que está acontecendo neste mundo eu não duvido de mais nada...E livros assim, que abordam catástrofes, nos deixam com um certo medinho do futuro, não é verdade?
    Um dos pontos positivos da obra com certeza é a valorização nacional. É claro que temos algumas inspirações de obras famosas envolvendo zumbis, mas Oliveira se foca no Brasil e vai incorporando diversos conceitos interessantes que engrandecem esse conceito da profecia.
    E como a obra se trata em grande parte sobre sobrevivência, ficamos prendidos na narrativa para saber o que vem a seguir, logo a leitura se torna eletrizante.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Olá Denise!
    Não me dou muito bem com o tema Zumbis, pois sempre acabo vendo mais do mesmo hahahaha Mas achei interessante a resenha, e por ser nacional, me despertou mais o interesse na leitura.
    Já acrescentando aqui na (enorme) lista de desejados!

    :)

    ResponderExcluir
  5. Olá! Ahhh ao contrário de você, quando o assunto são Zumbis, meu instinto natural é fugir, definitivamente não curta nada, nada! Até tentei assistir TWD, mas não passei dos primeiros minutos, por isso, a história não me atrai tanto assim! Mas saber que temos aqui uma história que se passa por aqui, sem dúvida, deixa a leitura ainda mais interessante!

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Desde sempre fico de olho nos livros do Rodrigo quando vou em alguma livraria, mas não li nenhum ainda, acredita?!
    Amo histórias de zumbi, The Walking Dead foi por muito tempo a minha série queridinha. Acabou que o final da sua resenha só me atiçou mais a curiosidade em conhecer as obras do autor, rs.

    ResponderExcluir
  7. Denise!
    Amo também os zumbis.
    Adorei saber que a ambientação é no Brasil.
    Já li outros livros do autor e gostei muito.
    Queria poder ler essa série que apesar de ser de zumbis que gosto muito, tem uma visão futurista e muita ação e reviravolta.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  8. Eu não sou muito chegada a zumbis, para eu gostar depende muito da história, preciso avaliar muito bem para eu consegui ler ate o final. Mas vou avaliar esse livro e quem sabe ler futuramente.

    ResponderExcluir
  9. Vou só dar um Oi! Motivo tu sabe kkkk
    Começando esse livro hoje!!!

    ResponderExcluir