Fragmentada - Trilogia Reiniciados, 2 - Teri Terry

6 de março de 2020

Título: Fragmentada - Trilogia Reiniciados, 2
Autor: Teri Terry
Páginas: 424
Ano: 2013
Editora: Farol Literário
Gênero: Ficção, Romance
Adicione: Skoob
Onde Comprar: Amazon
Nota: 
Sinopse: Kyla não deveria se lembrar de nada quando foi reiniciada. Mas segredos do seu passado atormentam sua mente. Presa em uma luta contra a opressão dos lordeiros, e ansiando por liberdade, Kyla vê seu passado e presente colidir de uma forma que ameaça sua vida. Enquanto sua busca desesperada por Ben continua, em quem ela poderá confiar em um mundo repleto de segredos e mentiras?


Resenha: Em Fragmentada encontramos uma Kyla cheia de perguntas acerca do passado, mas também sobre os acontecimentos do presente. Onde está Ben? Quem é Nico, o novo professor de Biologia que apareceu em sua escola? E a mais importante: quem é Lucy, aquela garota tão parecida com ela, que está em um site de crianças desaparecidas?

Aliás, leia a resenha do primeiro livros clicando abaixo:

                                                                          

Além dessas dúvidas, surge o fato de que sua memória está voltando o que a deixa muito confusa.

"Ver o que assusta você e entender seu significado não diminui o terror. Ele ainda tem o poder de partir seu coração, diversas vezes."

Durante sua busca pela verdade, Kyla acaba por se envolver com o R.U.Livre, um grupo revolucionário que luta contra os Lordeiros.

Como se não bastasse tudo isso, ainda tem que lidar com o fato de seu Nivo ( uma espécie de pulseira que mede o seu nível de felicidade), não mais reagir aos seus sentimentos, fazendo com que ela tenha que esconder esse fato com risco de ser presa ou coisa pior.

"Reiniciados são incapazes de cometer atos de violência, mas eu cometi. Reiniciados são incapazes de lembrar algo do próprio passado, mas eu me lembro. Os Lordeiros me levariam. Provavelmente iriam dissecar meu cérebro para descobrir o que houve de errado, o porquê de meu Nivo ter falhado em controlar minhas ações. Talvez eles fizessem isso comigo enquanto eu ainda estivesse viva... "

Tudo o que Kyla quer é saber quem ela realmente é: Essa nova Kyla aparentemente sem memória, A Lucy que desapareceu aos dez anos ou Chuva uma revolucionaria de U.R. Livre que teima em aparecer em seus flashbacks?

Descobrir a verdade fará com que ela vá de encontro a muitos perigos e decisões arriscadas. Qual lado ela irá escolher?

"Puxo pela memória, tento seguir esses fiapos de lembrança, mas, como lã entrelaçada, está tudo enrolado e cheio de nós. Os Lordeiros me reiniciaram porque me pegaram: simples assim... Eu não sei o que aconteceu."

Assim como em Reiniciados, Fragmentada me conquistou do começo ao fim! Esse segundo livro nos traz uma trama com mais ação e uma Kyla ainda mais cativante.

Assim como o próprio nome indica o livro vêm nos mostrar que através de diversos acontecimentos, alguns dos quais só saberemos ou entenderemos no terceiro livro da série, a personalidade dela foi fragmentada em pelo menos três partes: Lucy/Chuva/Kyla. E cada uma dessas partes nos apresenta uma faceta diferente, mas que se encaixam como em um quebra cabeça.

Em Kyla encontramos uma garota de dezessete anos que muitas vezes aparenta ser mais nova, o que é completamente compreensível devido ao fato de ela ter sido reiniciada, ou seja é como se ela fosse um bebê, sem memórias, conhecimentos anteriores que serviriam de base para seu comportamento. Ela é uma página em branco.

"Quando fui Reiniciada, me tornei uma página em branco. Levei nove meses no hospital para aprender a funcionar: andar, falar e lidar com meu Nivo. Depois fui designada para esta família. Aprendi a vê-la como uma amiga, alguém em quem posso confiar: mas eu conheço essas pessoas há quanto tempo mesmo? Nem dois meses. Parece muito mais porque foi minha vida inteira fora do hospital, tudo de que eu me lembrava. Agora que consigo enxergar um pouco mais além, sei que as pessoas devem ser vistas com suspeita, não com confiança."

Já Lucy é seu passado, desconhecido para ela e para nós o que nos deixa ainda mais ansiosos pelo terceiro livro que com certeza vai nos revelar muito sobre esse mistério.

Já Chuva nos apresenta uma Kyla completamente diferente, forte e destemida. Uma revolucionária treinada para lutar contra o sistema. O que acaba por nos chocar um pouco devido ao fato de ela ser tão diferente de Kyla.

Devido a tantas diferenças dentro de uma mesma pessoa e tantos conflitos internos que elas geram, Kyla se torna uma personagem cativante. O que é reforçado pelo fato de o livro ser narrado em primeira pessoa, nos fazendo sentir o que ela sente e entender como sua mente funciona.

Um dos fatos que me conquistou nos dois primeiros livros foi a autora fugir aos padrões presentes em outras distopias do gênero onde a situação, geralmente política, na qual os personagens principais estão inseridos agirem na verdade como um pano de fundo para um romance ou o tão banalizado triângulo amoroso.

"Eu realmente tenho uma segunda chance [..] os Lordeiros falharam. Minha Reiniciação falou. Guardo o segredo dentro de mim, uma pequena satisfação interior. "

O livro nos traz uma leve sugestão de romance, mas não é seu foco principal. Este é Kyla e sua historia que deriva da situação política existente.

Não tenho nada contra triângulos amorosos, mas me vejo um pouco saturada deles, e devido a isto aplaudo a iniciativa de Teri Terry, em inovar neste aspecto. Enfim, estou completamente ansiosa pelo desfecho desta trilogia que com certeza está entre as minhas preferidas!

5 comentários

  1. Concordo piamente na parte dos triângulos amorosos, saturada também. Mesmo que o foco central dessa saga não seja o romance, ele está ali, e sei lá, penso que ganhará mais foco ainda,infelizmente.
    Kyla amadureceu a olhos vistos e isso é maravilhoso. E pelo que pude perceber, até o ritmo do enredo deu uma evoluída.
    Ainda espero de coração, ler a saga toda!!!!
    Beijo
    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na Flor

    ResponderExcluir
  2. Denise!
    Com tantas personalidades em uma única pessoa sem memória do passado, deve mesmo ser uma personagem cativante e trazer muita ação.
    Gostei também de saber que o romance não é o principal e sim a questão política e social.
    Gosto da narrativaem primeira pessoa.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Já tinha visto a capa desse livro e nunca parei para saber mais sobre ele. Ao ler a resenha fiquei bem curiosa pela trama, uma premissa ótima.

    Meu blog:
    Tempos Literários

    ResponderExcluir
  4. Olá! Eita que eu nem estava tão empolgada assim com a história, mas depois de ler sobre a parte do triângulo amoroso (ou melhor a falta dele) já me deixou bem mais animada (risos)! Então contrariando minhas expectativas essa é mais uma série que sem dúvida fará parte da minha listinha!!!

    ResponderExcluir
  5. Ah quero muito ler!
    Para de lotar a minha lista de livros a ler!!!
    Eu já estava interessada na trilogia agora de saber que não vou sofrer com um triângulo amoroso! Me conquistou kkk

    Adorei a resenha 😘😘😘

    ResponderExcluir