Campanha Setembro amarelo: TOP 5 séries e Filmes

7 de setembro de 2019


Olá! Mais uma vez venho falar sobre o Setembro amarelo.

Para quem não sabe, dia 10 de setembro é o Dia Mundial de Prevenção ao suicídio, e durante todo o mês de setembro há uma campanha de conscientização acerca do assunto.

Vi algumas pessoas comentando que suicídio não deve ser falado só em Setembro, e eu concordo. Porém, assim como o Outubro Rosa e o Novembro Azul, o Setembro Amarelo foi criado para que haja um momento para se debater o assunto.

Mas você sabe o porquê desse mês e dessa cor?

Em 1994 um jovem americano de apenas 17 anos, chamado Mike Emme, tirou a própria vida dirigindo seu carro amarelo. Seus amigos e familiares distribuíram no funeral cartões com fitas amarelas e mensagens de apoio para pessoas que estivessem enfrentando o mesmo desespero de Mike, e a mensagem foi se espelhando mundo afora. E o Brasil criou a Campanha em 2015, pois segundo dados do IBGE, o nosso país é o 8º no Rank de suicídios.


Para compreendermos melhor e ter uma dimensão do que estamos falando, irei indicar aqui 5 séries e filmes que tratam do assunto ou dos chamados "gatilhos" que podem ser: depressão, Bullying, dificuldades financeiras, baixa autoestima, violência doméstica, entre outros.

Então, abaixo irei deixar a lista para vocês assistirem, mas já aviso que alguns filmes podem conter conteúdo gráfico de violência e alguns dos gatilhos citados acima, então se não estiver numa fase legal, melhor assistir depois, ok?


1. It's Okay,That's Love!


É um dorama (série) coreano de 2014, com 16 episódios disponível no streaming do Viki.


SINOPSE: A série retrata as vidas e amores de pessoas com transtornos de ansiedade na era moderna. Ele tenta responder à pergunta: "O que você faz quando seu coração fica frio, tem câncer ou tem diabetes?"
Jang Jae-yeol é um escritor best-seller de romances com mistério e um DJ de rádio. Brincalhão e um pouco arrogante, ele também sofre de transtorno obsessivo-compulsivo(TOC).
Ji Hae-soo é uma psiquiatra em seu primeiro ano. Impulsionada e ambiciosa com sua carreira ainda que ela seja compassiva com seus pacientes, Hae-soo tem uma atitude negativa em relação ao amor e relacionamentos em sua vida pessoal. Uma vez Jae-yeol e Hae-soo se encontram, há muita disputa entre eles causado ​​por suas personalidades fortes e recusas a ceder um para o outro. Mas aos poucos suas brigas se transformam em amor e eles começam a aprender como eles são compatíveis.
Jae-yeol e Hae-soo tentam curar juntos seus ferimentos profundos, mas seu relacionamento incipiente leva um golpe quando descobrem que as questões de saúde mental de Jae-Yeol são mais graves do que todos pensavam.
PS: chorei muito com esse drama, não esperava mesmo pelas descobertas que fazemos sobre a vida do protagonista. Assistam sem medo, tem comédia, romance e drama na medida certa.

2.Sete Vidas

 Filme Norte-Americano de 2008, com Will Smith no papel principal. Disponível no canal de Streaming Netflix.


SINOPSE: Ben Thomas (Will Smith) é um homem que passa a sofrer de depressão após um acidente automobilístico do qual ele se julga único culpado e que causa a morte de sete pessoas, incluindo sua noiva, Sarah Jenson (Robinne Lee). Para se redimir e retirar de si todo peso que esse fato lhe proporciona e que o persegue em constantes lembranças, ele toma a decisão de salvar sete pessoas, o mesmo número de pessoas mortas no acidente. Faz-se, então, passar por Ben Thomas, seu irmão, e usa suas credenciais de agente do Departamento do Tesouro dos Estados Unidos, no intuito de localizar as pessoas que serão alvo de sua cuidadosa e premeditada redenção. Seus planos mudam ao conhecer Emily (Rosario Dawson), uma linda mulher que sofre de um problema de coração, por quem se apaixona perdidamente. Ben, então resolve que uma dessas sete vidas que ele irá salvar é a vida de Emily. Após uma noite de amor com a moça, ele resolve cumprir seus planos.


Embora pareça um filme que romantiza o suicídio, na verdade ele fala de uma pessoa que perdeu tudo, e que não consegue superar a perda, entrando em depressão profunda e se culpando por determinada situação.
Filme forte e triste.

3.As Virgens Suicidas
                                                         
Filme Norte-Americano de 1999 com Kirsten Dunst e Danny Devito no elenco.

SINOPSE: O casal Lisbon (James Woods e Kathleen Turner) vive numa cidade americana em 1974. Tem cinco filhas, Therese (Leslie Hayman), Mary (A.J. Cook), Bonnie (Chelsea Swain), Lux (Kirsten Dunst) e Cecilia (Hanna Hall). Lindas, são alvo da investida dos meninos da região, todos encantados com a aura de mistério que as rodeia, pois seus pais são extremamente repressores.No entanto, Cecilia tenta o suicídio, e, numa tentativa frustrada, seus pais tentam integrá-las à comunidade.
Porém, Cecilia consegue realizar seu desejo de suicídio, atirando-se na grade debaixo da janela do quarto, durante uma festa que acontecia no porão da casa dos Lisbon. Posteriormente, Lux se envolve com o playboy Trip Fontaine e, durante o baile da primavera, perde a virgindade e é abandonada após a festa por ele. Esta chega em casa separada das irmãs, o que faz seus pais tomarem a decisão que faz as garotas posteriormente seguirem o destino de Cecilia. Nesse meio tempo, elas são observadas pelos inocentes garotos do bairro, que se comunicam com elas através de músicas tocadas pelo telefone. No entanto, depois de alguns meses, elas se suicidam, cada uma a seu modo.

Na época que assisti esse filme, era bem jovem e confesso que fiquei bem impactada com a história toda. Não é assim tão forte no sentido de canas gráficas, porém é um filme muito triste. Imagina os pais perderem 5 filhas para o suicídio ? 

4.Pequena Miss Sunshine

Filme norte-americano de 2006, no elenco temos:  Steve Carell, Toni Collette.

SINOPSE: Diante de uma situação familiar pouco estável, com cada membro da família com suas peculiares diferenças e problemas, surge a notícia que Olive (Abigail Breslin) foi classificada no concurso "A Pequena Miss Sunshine" na Califórnia. Sai então toda a família: O avô paterno de Olive (Alan Arkin), que ensaia todos os dias a neta para o concurso e que foi expulso de uma casa de repouso pelo uso de drogas; o pai Richard (Greg Kinnear) que vende um programa de auto-ajuda para quem quer ser um vencedor, apesar de não obter muito êxito com isso; a mãe típica (Toni Collette), que valoriza a honestidade, mas que de contrapartida é uma fumante compulsiva que desmente tal hábito; o tio Frank (Steve Carell), irmão da mãe de Olive, gay que acaba de tentar um suicídio (por isso é recomendado ficar com a família); e o irmão mais velho Dwayne (Paul Dano), o típico jovem roqueiro, filosófico e revoltado, que obcecado em ser piloto da Força Aérea, faz um "voto de silêncio" até conseguir sê-lo.  Todos juntos precisam levar a pequena Olive, sonhadora e desengonçada, com o único meio de locomoção que pode levar toda a família, uma Kombi amarela bastante usada. Na viagem de três dias entre o Novo México e a Califórnia, eles passam por diversos momentos de alegria, tristeza e descobertas. 
Um filme que trata assuntos sérios de uma forma leve, engraçada e tocante. Indico para todos.💛

5. Mr. Robot

Série de televisão norte-americana criada por Sam Esmail. É protagonizada por Rami Malek. Série disponível na Amon Prime Videos.

SINOPSE: Elliot (Rami Malek) é um jovem engenheiro de segurança que sofre de fobia social e depressão clínica. Ele trabalha como técnico de segurança informática durante o dia, e como hacker vigilante durante a noite. Elliot vê-se numa encruzilhada quando o líder de um misterioso grupo de hackers, chamado Fsociety, o recruta para destruir uma empresa que ele acredita estar a controlar – e destruir – o mundo.Motivado pelas suas crenças pessoais Elliot Alderson luta contra a empresa enquanto finge protege-la.

Ainda não terminei a série, mas é interessante ver como Elliot está em constante conflito, e o tema suicídio aparece. Indico mas ainda não vi muito episódios.

Bom, essas foram minha indicações de filmes e séries para o Setembro Amarelo desse ano. Se quiserem ver dicas de leituras anteriores sobre o tema, acessem aqui.

Aceito sugestões de séries e filmes sobre o tema ;)

7 comentários

  1. Eu comentei isso ontem que acho tão triste isso de um assunto que merecia tanto destaque o tempo todo, ser mencionado muitas vezes, somente em Setembro.
    Só quem enfrenta a dor da depressão, destas muitas tentativas de dar fim a tudo, sabe da importância de ter essa abertura de muitos em relação a isso. Mas posso ser sincera num ponto?
    A maior dificuldade muitas vezes em falar, explicar, achar apoio, está dentro de casa. Tantos ainda não entendem a dimensão que é. O tamanho da dor e do desespero.
    Mas...é uma opinião minha. esquenta não.
    Amei a postagem e já vi Sete Vidas, As Virgens Suicidas e claro, Pequena Miss Sunshine(que é maravilhoso)
    Mr Robot eu preciso começar, mas minha fila de séries está daqui ao infinito, mas olha aí o Malek..rs(amo)
    Obrigada pelas dicas!
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Q maravilhaaa de indicções.. eu ja vi todos exceto o dorama.. mas como eu amo dorama demais é obvio q eu vou colocar na minha lista!!! Tem um filme.. leva esse tema de forma bem pesada, mas eu indico... chama "Forever" é de 2015, dirigido pela Tatia Pilieva e tem a Deborah Ann Woll e o Luke Grimes. Acho q mesmo se vc ver o trailer não dá a entender isso, mas o filme inteiro é sobre suicídio. Recomendo mto!!!

    ResponderExcluir
  3. Karla!
    Comecei a assistir Mr. Robot e não posso comentar muito ainda.
    Já assisti A pequena Miss Sunshine e é muito bom.
    Acredito que temos de falar muito sobre o suicídio, e mais, observar os que estão ao nosso redor, ver os sintomas e tentar ajudá-los da melhhor forma possível, porque deve ser muito difícil para quem passa pela situação.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  4. Oi Karla,
    É tão importante a conscientização de assuntos como esse, mas ainda é muito difícil conseguir que estes recebam a devida atenção que merecem. Uma boa forma disso acontecer é através de meios que chamem atenção, principalmente de forma visual como os filmes e séries. Destes da lista só assisto ao Pequena Miss Sunshine a amei. É uma história que, inicialmente, parece não muito o que nos apresenta, mas quanto mais se entra na história mais ela prova o contrário. Sete Vidas é um filme que quero muito assistir e vou aproveitar este mês para fazer isso. Virgens suicidas é uma obra muito aclamada e já vi muitas recomendações do livro, mas confesso que eu não sabia que existia adaptação.

    ResponderExcluir
  5. Tema muito importante Gêmea
    A Depressão é um mal silencioso e que pode destruir vidas.
    Por isso acho muito importante debater.
    Das suas indicações só me falta ver o Dorama
    E ainda choro toda vez que assisto 7 vidas.
    Post muito bom!

    ResponderExcluir
  6. De todas as dicas a única que assisti foi Mr. Robot, e o Elliot sempre parece meio conturbado embora eu ainda não tenha assistido muito, vou continuar a série. Um filme ótimo também que traz o assunto depressão é Beleza Oculta, que inclusi podemos contar com a atuação do querido Will Smith. Adorei todas as dicas, já preparando a pipoca para assistir Pequena Miss Sunshine.

    ResponderExcluir
  7. Olá! Trabalho em uma escola repleta de crianças e jovens que diariamente passam por essa questão e sofrem com a depressão, sem ao menos saber como pedir ajuda. É muito difícil perceber aquele grito (muitas vezes mudo) de socorro, por isso acho de suma importância que seja discutido diariamente e sim sou daquelas que acha um pouco de hipocrisia essa campanha de setembro amarelo (#prontofalei), afinal não é só em setembro que isso precisa ser discutido e divulgado, mas sim todos os dias, enfim quanto às dicas, acredito que os filmes/séries possam ajudar não apenas aqueles que passam por isso, mas principalmente, quem está de fora e acaba não entendo muito bem a situação e como ajudar.

    ResponderExcluir