As Regras do Amor e da Magia - A Saga das Owens, Livro 01 - Alice Hoffman

5 de setembro de 2025

 
Título: As Regras do Amor e da Magia
Autor: Alice Hoffman
Páginas: 368
Ano: 2019
Editora: Jangada
Gênero: Romance
Adicione: Skoob
Onde Comprar: Amazon
Nota:    
Sinopse: "Em 1620, depois de ser acusada de bruxaria por amar um inquisidor, Maria Owens lança uma maldição em todas as gerações de mulheres de sua família: qualquer homem que se apaixonasse por elas estaria condenado à morte. Mais de trezentos anos depois, Susanna Owens mora na cidade de Nova York, com os três filhos adolescentes - a temperamental Franny, a doce Jet e o carismático Vincent -, e faz de tudo para protegê-los, escondendo o passado da família e criando algumas regras: é proibido andar ao luar, usar o tabuleiro Ouija, acender velas, criar gatos e corvos ou ler livros de magia. E o mais importante: é proibido se apaixonar! Mas não demora muito para que os irmãos comecem a descobrir seus poderes sobrenaturais e, junto com eles, os segredos e a maldição que assombra sua família. Agora, precisam buscar uma forma de violar as leis da magia sem sucumbir à maldição de Maria Owens. As Regras do Amor e da Magia é uma história que antecede o clássico cult Da Magia à Sedução, resgatando a história da família Owens e personagens já conhecidos. Um livro sobre magia, coragem e o desafio de aceitar a si mesmo para viver o verdadeiro amor."


Resenha:


“... tinha jurado não chegar nem perto do amor, mas lá estava ela parada na beira do precipício, prestes a se atirar.”


As Regras do Amor e da Magia é o primeiro livro da Saga das Owens, da autora Alice Hoffman, e publicação da Editora Jangada.

E ele nos traz uma trama de certa forma famosa, porém, mais pela sua continuação. As Regras do Amor e da Magia, é um prequel de Da Magia a Sedução, livro que ficou bastante famoso, pela sua adaptação em um filme protagonizado por Sandra Bullock e Nicole Kidman. É um filme, clássico, e duvido que já não tenha visto ele nas sessões da tarde.

Aqui vamos voltar no tempo e conhecer a história de três irmãos Owens, gerações antes, e cujas vidas, são aquelas que tocarão seus corações.

“Ficou evidente, desde o início, que não eram como as outras crianças, por isso Susanna sentiu que não tinha escolha a não ser estabelecer regras. Nada de andar ao luar, usar o tabuleiro Ouija, acender velas, calçar sapatos vermelhos ou vestir roupas pretas; nada de andar descalço, usar amuletos, cultivar flores que desabrocham à noite, ler livros de magia, criar gatos e corvos ou se aventurar muito além da esquina de casa.”


Suzannah Burke-Owens, foi a primeira mulher da família Owens a ter um filho homem, mas ele, Vincent, foi seu caçula, antes ela teve as adoráveis Franny e Jet, e por mais que tivesse regras restritas para seus filhos, sempre soube que eles eram diferentes dos demais, vejam bem, ela fugiu de sua cidade natal, rompeu laços com sua família, casou-se com um homem inteligente e bom, e teve filhos, e tudo o que ela mais desejava era proteger eles de tudo e ter uma vida normal.

Mas é claro, que isso não seria possível, pois eles eram como todas as ancestrais, bruxas.

Quando Franny fez 17 anos, recebeu um convite de sua tia Isabelle, um convite que nem mesmo sua mãe tinha coragem de recusar, já que era tradição, que uma Owen, fosse ao lar ancestral, ao completar essa idade. Mas os irmãos não deixariam Franny ir sozinha e foram com ela.

É quando os três finalmente tem todas as provas para quem são, e uma explicação lógica (cof cof mágica), para seus dons.

É também neste verão, que além de praticarem magia, irão conhecer a maldição eu cerca sua família há séculos.

“Cuidado com o amor, Maria Owens escrevera na primeira página do diário. Saiba que, para a nossa família, o amor é uma maldição.”

O livro é dividido em partes, e acompanha os três por toda a vida deles, seus amores, tragédias, a luta para se manterem unidos e em segurança, o medo que nasce no coração deles em relação ao amor, a coragem, eu apesar do medo cria raízes e os impulsionam, cada um ao seu modo a lutar contra a maldição.

 “Faça o que quiser, mas não prejudique ninguém. O que você fizer retornará para você triplicado. Apaixone-se sempre que puder.”


Franny, Jet e Vicent, são personagens encantadores, suas personalidades são complexas e totalmente diferentes um dos outros. Cada um terá que lidar com seus poderes, com o amor que chegará em suas vidas e com as dores que isso também os fará passar.

A trama se inicia no final da década de 50, então, poderemos acompanhar como momentos marcantes da história irão impactar essa trama familiar. 

Guerras, problemas financeiros, pouco direitos femininos, preconceito, o medo e violência que uma sociedade tem daqueles que consideram diferentes.

“Se houvesse algo que [...] pudesse ter feito para impedir que aquilo acontecesse, bem, não teria feito, pois o amor era algo que só ocorria uma vez na vida e só se a pessoa tivesse muita sorte. 
Tudo aconteceu como num sonho. Uma porta se abre, uma pessoa chama seu nome, seu coração bate mais rápido, e tudo é familiar, mas você não sabe onde está. 
Você está caindo, está numa casa que não reconhece e, no entanto, quer estar ali; na verdade, quis estar ali a sua vida toda.”

Apesar de ter um conteúdo fantástico, afinal, a magia existe, é um romance, um drama familiar, e dos mais belos que li recentemente, eu me apaixonei pelos três irmãos, e por seus parceiros, e foi algo lindo de se ler, como eles lutam um pelos outros, e mesmo nem tudo dando certo, uma maldição os cercando, há muito amor e alegria em suas vidas, uma pequena chama chamada amor os alimentando, e não só falo do amor romântico, mas sim do amor, que une cada um deles e as vidas que eles tocam.


É um ótimo livro, e apenas o inicio de uma saga, já estou com os próximos dois livros e mal posso esperar para lê-los, Da magia a sedução, foi um dos meus filmes favoritos da infância e estou curiosa para conhecer como é o livro que o inspirou.

Indicação de leitura para quem ama um livro com bruxas, amor, e um drama família envolvente.


 “… Mesmo assim, havia algumas coisas que precisavam aprender:
[...] Lavar os cabelos com alecrim.
Beber chá de lavanda para dormir bem.
Saber que o único remédio para o amor é...”

Nenhum comentário

Postar um comentário