As aventuras de Tom Sawyer – Mark Twain

5 de junho de 2023

Título: As aventuras de Tom Sawyer Autor: Mark Twain
Páginas: 280
Ano: 2023
Editora: Clássicos Zahar
Gênero: Aventura, Ficção, Infantojuvenil, 
Adicione: Skoob
Onde Comprar: Amazon
Classificação Etária: 12 anos
Nota:  
Sinopse: Ao narrar as incríveis peripécias de Tom Sawyer e seu “bando de ladrões”, tendo como pano de fundo o cotidiano complexo do Sul dos Estados Unidos do século XIX, Mark Twain criou um dos livros mais amados da literatura universal e um marco do romance norte-americano moderno.

Personagem cativante e irresistível, Tom Sawyer é um moleque brincalhão e de raciocínio rápido que está sempre no centro das ações. Durante um verão de muito calor, ele e seu grande parceiro Huckleberry Finn testemunham um assassinato e, enquanto os amigos tentam escapar do nefasto vilão Índio Joe, Tom cria um grupo de piratas com sua turma, descobre o amor, se perde em uma caverna sinistra, vai ao seu próprio funeral e, numa casa mal-assombrada, encontra um tesouro.

Sob a aparente leveza das divertidas aventuras da turma de meninos, Mark Twain explora temas profundos do mundo adulto e da vida no Mississippi nas décadas de 1830 e 1840, como racismo, escravidão, pobreza, assassinato e vingança, produzindo uma obra inesquecível para todas as idades..

Este livro foi cedido pela Editora Clássicos Zahar, porém as opiniões são completamente sinceras. Não sofremos nenhum tipo de intervenção por parte da Editora. 




Resenha:

Olá praticantes de Livroterapia

Minha indicação de leitura de hoje, é um clássico de aventura infanto-juvenil. 

As Aventuras de Tom Sawyer de Mark Twain, acabou de ganhar uma linda edição ilustrada e comentada pela Clássicos Zahar, com capa dura, as ilustrações originais, lindo projeto gráfico, conteúdo extra, que incluem apresentação e notas escritas pelo tradutor o excelente José Roberto O’Shea, o livro está impecável.


As aventuras de Tom Sawyer, é o primeiro grande romance de Mark Twain, publicado originalmente em 1876.
Na obra iremos acompanhar as aventuras do jovem órfão Tom, que vive com seus irmãos aos cuidados de uma tia e prima, da quais vive fugindo das regras para viver aventuras típicas da infância, com grande carisma, se não fosse ser dedurado constantemente por seu irmão caçula, ele conseguiria viver suas estripulias sem ser pego.

Mas nem essa rebeldia diminui o encanto do garoto.


É um livro super fluído e reli super rápido, e confesso que foi uma releitura quase primeira leitura, pois li este livro mais ou menos com 12/13 anos, e só tinha na memória, acontecimentos bem vagos. Lembrava apenas que tinha gostado da leitura, eu tinha piratas, homens maus e meninos endiabrados.

Tem tudo isso e muito mais.

Tom, é o líder do seu grupo de amigos, este que inclui, Huckleberry Finn, (sim este mesmo que é protagonista de seu próprio livro, considerado a grande obra de Mark Twain!) e eles vivem brincando e aprontando pela cidade, Finn, assim como Tom é órfão, mas vive abandonado e segue Tom, em tudo. 

Tudo estava indo bem na vida animada dos amigos, quando os meninos presenciam um assassinato durante uma de suas brincadeiras, além de perderem um pouco da inocência de suas vidas, eles vão precisar toda a esperteza deles para sobreviverem, já que apesar de fugirem da cena do crime, o fato de Tom, resolver fazer o que é certo e garantir que o assassino pague pelo que fez, colocará os dois amigos em apuros que nunca imaginaram.

Agora precisando se defenderem e salvarem suas próprias vidas, se tornaram piratas, um deles se apaixonará pela primeira vez, se perderam em cavernas e serão os próprios heróis de suas vidas.

Sim, um livro cheio de aventuras, com uma jornada de amadurecimento, de amizade e lealdade.

É um clássico, apesar do autor ter escrito pensando nos jovens leitores, o livro é uma leitura divertida para qualquer idade, a trama nos leva aquela sensação nostálgica da infância e das aventuras que vivemos com nossa imaginação e criatividade. 


É um livro que também aborda de maneira leve, mas direta os perigos do abandono das crianças e da necessidade de que suas infâncias, inocências sejam protegidas. As crianças ambas são órfãs, mas apenas uma foi acolhida pela família. E isso é algo que deixa marcas em Finn, que veremos mais no livro dele. Que é quase uma continuação deste aqui, mas se minha memória não falha com anos de diferença.

O livro foi escrito no século passado, e por isso deixo aviso de que existem alguns estereótipos racistas, o vilão é um índio por exemplo, e infelizmente existe o preconceito vigente da época da escrita, porém, não senti que isso estragou a escrita e trama. Incomodou, mas ainda não tirou a diversão que foi ler as aventuras de Tom.

Um livro atemporal, que indico para quem ama tramas com crianças e aventuras.

Espero que tenha gostado da indicação e até a próxima.


7 comentários

  1. Não sabia que Tom e Finn eram amigos.
    Os grandes clássicos antigos têm essas questões, mas nada que tire o brilho da obra

    ResponderExcluir
  2. Eu adorei conhecer essa nova edição bem recentemente!!!As ilustrações esse resgate de uma obra clássica que marcou gerações e peço a Deus, para que deixe marcas também em novos leitores, na nova geração!!!
    Deu saudade...
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor

    ResponderExcluir
  3. Sempre temos um certo incômodo com livros escritos em outra época mas o bom de nos dar essa sensação significa que evoluimos.
    Recentemente li O jardim secreto e livros com crianças é bem interessante, não conhecia esses que você citou e fiquei interessada nas histórias dos dois Finn e Tom.

    ResponderExcluir
  4. Vivian!
    Como você, li na adolescência também e ainda trago a lembrança das imensas aventuras vividas por Tom e Finn.
    A nova edição está lindíssima.
    Quero fazer a releitura.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  5. Vejo muitos elogios a essa editora.Nunca li o livro e nem imaginava que havia sido escrito há tanto tempo

    ResponderExcluir
  6. Que edição linda, tenho bastante interesse em ler.

    ResponderExcluir
  7. Olá! Eu gosto de me arriscar com clássicos (de vez em quando), e esse, apesar das ressalvas, parece se encaixar bem no que eu procuro nas minhas leituras, deu para perceber que a experiência será incrível, por isso já fiquei bem curiosa, ainda mais com uma edição dessas.

    ResponderExcluir