Baratas - Harry Hole, Livro 02 - Jo Nesbo

1 de maio de 2023

Título: Baratas
Autor: Jo Nesbo
Páginas: 352
Ano: 2016
Editora: Record
Gênero: Ficção,  Suspense, Romance Policial
Adicione: Skoob
Onde Comprar: Amazon
Classificação Etária: 16 anos
Nota:  
Sinopse: Em Baratas, O inspetor Harry Hole chega a abafada Bangkok. Sua missão: evitar um escândalo. O embaixador norueguês foi encontrado morto com um punhal cravado nas costas num hotel de reputação duvidosa. O governo norueguês deseja que as investigações sejam encerradas logo, receoso de que a amizade do embaixador com o primeiro-ministro abale a popularidade do líder do parlamento. Para tanto, o detetive mais insubordinável da Divisão de Homicídios da polícia de Oslo é enviado à Tailândia, a fim de resolver o caso antes que se torne manchetes nos jornais.

Ao chegar, Harry percebe que a família do embaixador está escondendo algo, mas ninguém parece disposto a falar. Tudo o que consegue descobrir é que o embaixador perdeu muito dinheiro em corridas de cavalos e tinha dívidas com agiotas. Porém, Harry tem a sensação de que há algo ainda mais perverso por trás do crime.

Enfrentando o clima quente e o tráfego caótico de Bangkok, além dos efeitos da abstinência do álcool, Harry percorre antros de prostituição, casas de ópio e falsas agências de turismo em busca das peças do quebra-cabeça que, aparentemente, ninguém quer que ele monte. E a única pessoa em quem pode confiar é a inspetora Liz Crumley, que está disposta a arriscar sua vida e sua carreira para ajudá-lo.

Enquanto Harry percorre o labirinto de pistas falsas, outros crimes lançam uma nova luz ao caso. Pessoas importantes podem ter segredos aterradores, e, à medida que se aproxima da verdade, ele corre o risco de se tornar a próxima vítima.

Se você é fã de Boneco de neve e da trilogia Millennium, de Stieg Larsson, vai adorar Baratas..



Resenha:

"Em Bangkok, para cada barata que se vê, há pelo menos dez escondidas, à espreita; para cada segredo revelado, há pelo menos dez que continuam nas sombras."

 
Olá praticantes de Livroterapia.

Como alguns devem se lembrar, eu me desafiei a ler na ordem os livros da serie Harry Hole, e apesar de certa demora, aqui esta a minha experiência de leitura do segundo livro.

E eu também já li alguns livros fora de ordem dessa série, então tem sido uma experiência peculiar de leitura, pois estou lendo o Harry, sabendo quem ele irá se tornar nos livros futuros, e muita coisa têm ficado muito mais claros, dá para entender bem melhor o personagem lendo os livros na ordem correta de leitura.

A série Harry Hole é escrita por Jo Nesbo, e possui 12 livros, todos publicados pela editora Record.

A ordem de leitura é está:
1. Morcego
2. Baratas
3. Garganta Vermelha
4. A Casa da Dor
5. A Estrela do Diabo
6. O Redentor
7. Boneco de Neve
8. O Leopardo
9. O Fantasma
10. Polícia
11. A Sede
12. Faca

Já temos a resenha de O Morcego, e para conhecer a minha experiência de leitura dele, basta clicar na imagem abaixo:


Baratas, se inicia meses após a conclusão do primeiro livro, Harry esta novamente na ativa como detetive na divisão de homicídios, e graças a sua fama e repercussão do caso de Morcegos, e apesar dele ser definitivamente a pior escolha no quesito subordinação, ele é escalado pelo governo norueguês para ir até Bangkok, ajudar na investigação do assassinato do embaixador do país e abafar qualquer possibilidade de escândalo.

Sério, eu até ri, quando o mandaram ser discreto.

Harry está lidando com muita coisa, e já sabemos disso logo no começo do livro, ainda carregando alguns traumas desde sua aventura na Austrália, aconteceram ainda algumas coisas bem pesadas ligada a sua família, e por isso a sua saúde mental, que nunca foi lá essas coisas, está por um fio, assim como sua dependência do álcool.

Assim que ele chega a Bangkok, calor insuportável, baratas e transito caótico o atingem rapidamente, sem contar os detalhes do crime.


É um livro muito interessante, mais uma vez ele se vê diante de uma cultura totalmente diferente e precisa se adaptar a ela se quiser solucionar o caso e sair da cidade vivo. Enquanto enfrenta muita resistência para encontrar pistas e compreender o que está acontecendo no caso, ele vai mergulhar no caos de Bangkok, e perceber que o assassinato do embaixador pode ser apenas a ponta de algo muito mais sinistro.

“Quem nasce para forca não morre afogado.”

Harry é um personagem, que apesar de algumas grosserias e atitudes polemicas, acaba ganhando a nossa empatia, porque ele simplesmente se joga de cabeça em sua profissão e faz de tudo para que suas vítimas tenham um encerramento digno. Mas por outro lado, ele está sempre se envolvendo pessoalmente e levando o azar homérico que ele tem para seus interesses e amizades... Sério... 

Ao lado de Harry, teremos alguns personagens que me chamaram a atenção, principalmente: Loken, Liz e Runa, o que é interessante que tenho a impressão que algum deles, está marcado na história de Harry, pois seus nomes não me soaram estranhos ao ler eles nesse livro.

É uma trama até que interessante, é preciso relevar que este livro foi escrito há mais de dez anos, algumas falas, são bem complicadas, mas dentro do contexto da época, são o que eu esperava mesmo. Senti que a escrita do autor melhorou bastante do primeiro livro para o segundo, ele montou melhor o suspense, mas ficou um pouco obvio muitas coisas.


Mas preciso dizer que a forma como ele escreve Harry é fascinante, um personagem muito inteligente, obcecado por seu trabalho, extremamente vulnerável com seus traumas e vícios, e tudo isso torna seu personagem muito interessante.

É uma indicação de leitura para quem gosta de tramas de suspense policial, personagens que precisam lidar com seus traumas e fantasmas pessoais e que não desistem. 

Espero que tenham gostado da indicação e volto em breve com a resenha de Garganta Vermelha

Até a próxima.


6 comentários

  1. Nunca! Nunca irei a Bangkok!
    Sob nenhuma circunstância!
    E é bem difícil que eu leia um livro com esse título e com tantas dessas criaturas

    ResponderExcluir
  2. Eu conheço pouco de Nesbo, acho que por isso, nunca deu aquela vontade enorme de ler essa série. Tá, é uma série e eu? Corro com louvor rs
    Mas claro, o romance policial me agrada demais e quem sabe um dia eu não mude de ideia ou essa vontade seja maior né? rs
    Beijo

    Angela Cunha

    ResponderExcluir
  3. Só o título do livro já me deixou arrepiada, barata quero muita distância, pois tenho pavor.
    Então vou apenas ler sua resenha e deixar você ler a série completa.

    ResponderExcluir
  4. Olá
    Não vejo muitas resenhas dos livros desse autor.A série é enorme hein
    Que bom que a escrita do autor melhorou do livro anterior para esse.Aguardando a resenha do próximo livro

    ResponderExcluir
  5. Gostei dessa foto, muito criativo a decoração.

    ResponderExcluir
  6. Olá! Eita que o autor gosta de um nome de bicho para ser título de livro hein, e embora goste desses enredos policiais, essa série sigo acompanhando apenas as resenhas.

    ResponderExcluir