O mal que nos Habita, crime e compaixão pelo olhar de uma Psiquiatra Forense - Gwen Adshead e Eileen Horne

28 de abril de 2023

Título: O Mal que nos habita - crime e compaixão pelo olhar de uma psiquiatra forense.
Autor: Gwen Adshead e Eileen Horne
Páginas: 392
Ano: 2023
Editora: Companhia das Letras
Gênero: Psicologia, Psicopatia, Literatura Estrangeira, Não ficção.
Adicione: Skoob
Onde Comprar: Amazon
Classificação Etária: 18 anos
Nota:  
Sinopse: Bem-vindo ao consultório de uma das principais psiquiatras e psicoterapeutas forenses do Reino Unido. O mal que nos habita questiona nosso entendimento sobre crueldade e violência e reflete sobre nossas possibilidades de empatia, mudança e redenção.

O que leva uma pessoa a cometer um ato de violência? Em O mal que nos habita, a psiquiatra e psicoterapeuta forense Gwen Adshead, que acumula mais de três décadas de experiência atendendo em hospitais de custódia e presídios, une-se à escritora Eileen Horne para oferecer uma perspectiva original sobre a mente humana a partir de onze casos reais.

São retratos que revelam toda a nossa profundidade e complexidade -- e a aptidão de uma profissional em lidar com temas que permanecem tabus. Ao acompanharmos os processos terapêuticos -- cujos desfechos vão da esperança ao desespero e da negação à reabilitação --, entendemos o que a crueldade significa para cada um desses personagens. Conforme a dra. Adshead destrincha traumas e motivações, fica evidente como a autopercepção dessas pessoas pode mudar quando elas passam a ser vistas além dos rótulos de "maléficas" ou "diabólicas" e conseguem conhecer melhor sua mente e assumir a responsabilidade por seus atos.

“Este livro perspicaz, compassivo e fascinante nos ajuda a desfazer nossa ignorância e nossos equívocos, iluminando para além das manchetes histórias que precisam desesperadamente ser ouvidas.”
― The Guardian

“Para quem se interessa pelo funcionamento da mente de alguém que cometeu crimes, esta é uma leitura obrigatória.”
― Publisher’s Weekly

Este livro foi cedido pela Editora Companhia das Letras, porém as opiniões são completamente sinceras. Não sofremos nenhum tipo de intervenção por parte da Editora. 






Resenha:

“Você pode ser um ex-motorista de ônibus, mas não um ex-assassino.”


Olá praticantes de Livroterapia.

Minha indicação de leitura de hoje é para os fãs de true crime e livros focados psiquiatria e psicologia forense.

O mal que nos habita – Crime e compaixão pelo olhar de uma psiquiatra forense, é escrito pelas autoras Gwen Adshead (Mestra em Medicina Legal, e uma das mais renomadas psiquiatra e psicoterapeuta forense do Reino Unido) e Eileen Horne (escritora e dramaturga, mestra em escrita criativa), o livro é um lançamento da Companhia das Letras.

Gwen Adshead, possui uma carreira de mais de 30 anos trabalhando como psiquiatra com foco no tratamento de criminosos violentos, boa parte de sua carreira atuando no Hospital Broadmoor, no Reino Unido.

Reunindo sua experiência profissional no tratamento de inúmeros pacientes ela reuniu seus relatos, diagnósticos em onze relatos. Nenhum deles está ligado a um único paciente, mas sim um mosaico de criminosos por ela atendida durante sua carreira que compartilham diagnósticos e situações em comum, para que a cada relato a autora possa discorrer e debater sobre o tema, vivencias e compartilhar opiniões sobre cada “caso”


Gwen, nos relata, como conheceu cada “paciente”, sua rotina, o processo da terapia e discorre sobre cada diagnostico, tratamento e suas opiniões relativas ao caso.

O fato de serem casos mosaicos, é essencial para que não haja a quebra do sigilo médico paciente, e para mim, funcionou perfeitamente, pois mostrou que existe uma complexidade de diagnósticos mentais, em muitos dos criminosos violentos, é mesmo cada caso sendo único, existe sim, sim elos comuns, que guiam os diagnósticos e tratamentos.

“É melhor o diabo que você do que o que você não conhece.”

Este livro foi uma leitura muito interessante, apesar de poder ser bem pesada, os pacientes, são criminosos, eles destruíram vidas, são legalmente reconhecidos por seus crimes e estão recebendo as punições legais necessárias para que haja justiça. Porém, também compreendo a necessidade médica e social, de não somente prestar os atendimentos médicos, a qual todo ser humano tem direito, como estudar e compreender, as psicopatias, psicoses e outras doenças mentais, que podem sim, serem gatilhos e os responsáveis em algum grau para as ações violentas dos mesmos.

É definitivamente um livro onde as autoras convidam os leitores a uma reflexão do tema, compreendendo a complexidade da mente, suas mazelas, e que o conceito de mal, é muito amplo. A mente é algo tão interessante, e tão essencial ao ser humano, que quando ela adoece todo corpo padece.

A escrita foi bem fluida, porque apesar do tema, e das experiências relatadas não serem algo fácil de ler, não senti dificuldade de compreender o texto. Os onze relatos, podem conter desde homicídios, violência sexual, abusos físicos e emocionais, abandono e a própria experiência prisional dos pacientes, então fica o aviso de gatilhos.


Não é um romance, é um livro de Não-Ficção então, apesar de cada caso ser um mosaico de experiências de pessoas diversas, tudo é baseado em relatos e experiências reais.
No final do livro ainda tem notas e uma seleção de indicação para leituras complementares ao tema.

Um ótimo livro, e para quem gosta do estudo da mente, como eu, foi uma grata surpresa. 
A edição esta muito bonita, simples, mas com projeto gráfico e tradução impecável, o que é algo já esperado das edições da Companhia das letras.

Espero que tenham gostado da indicação de leitura e até a próxima.

6 comentários

  1. Que interessante, Rainha Vivis.
    Alguns desses 11 casos, devem ser tão chocantes a ponto de pensarmos.... parece coisa de filme..... mas é real

    ResponderExcluir
  2. Rainha, pensando seriamente em excluir a dona Amazon. Minha lista de desejados cresce todo santo dia e por sua culpa.
    Olha aí rs mais uma indicação com meu número na capa(meu e seu..seu e meu) Eu amo isso da mente humana, do desvendar(tentar) entender a maldade humana.
    Não conhecia o livro,mas já fiquei mega curiosa para saber mais sobre esse estudo.
    Ontem estava lendo(num meme) que psicopatas ficam no quarto, não gostam de pessoas, amam a solidão e bebem pra Cacilda)...pronto, medo ativado com sucesso rs
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor

    ResponderExcluir
  3. Eu gosto muito de assistir filmes ou séries de True Crime porem nunca li nada nesse estilo.
    Esse livro parece ser muito interessante e gostaria de ler no futuro. Obrigada por essa indicação.

    ResponderExcluir
  4. Olá Vivian
    Não conhecia esse livro parece mesmo ser bem interessante.O ser humano é tão complexo .Deve ser uma leitura bem explicativa sobre a mente humana pois foram escritas por pessoas super capacitadas .A edição está bem bonita

    ResponderExcluir
  5. Um livro bastante interessante, gosto bastante de livros que envolvem psicologia.

    ResponderExcluir
  6. Vivian!
    Me interesso muito por livros do gênero, porque podemos aprender e apreciar como a mente humana funciona. Como psicóloga o true crime traz grande material de estudo. E baseados em fatos reais, mesmo formandoum mosaico, amplia a complexidade humana e traz vários transtornos similiares que devem ser conhecidos de todos.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir