Arsène Lupin: O Ladrão de Casaca - Maurice Leblanc

27 de dezembro de 2022

Título:
Arsène Lupin: O Ladrão de Casaca
Autor: Maurice Leblanc
Páginas: 192
Ano: 2021
Editora: Ciranda Cultural, Principis
Gênero: Romance Policial
Adicione: Skoob
Onde Comprar: Amazon
Nota: 
Sinopse: Arsene Lupin, que conseguiu ser mais famoso que seu criador, nasceu por encomenda do editor Pierre Lafitte ao escritor Maurice Leblanc. Este livro reúne as nove histórias: A prisão de Arsene Lupin, Arsene Lupin na prisão, A fuga de Arsene Lupin, O viajante misterioso, O 'Colar da Rainha', O sete de copas, O cofre de Madame Imbert, A pérola negra, Herlock Sholmes chega tarde demais inter-relacionadas, tais como foram publicadas na revista do editor Lafitte, "Je sais tout". Quando Arsene Lupin é preso ao descer do navio em Nova Iorque, seu biógrafo já o acompanha, pois Watson sempre acompanhará Sherlock Holmes. A diferença é que aqui é o próprio Maurice Leblanc quem se transforma em personagem para contar as aventuras do protagonista de sua invenção.

Resenha:

O que dizer de Arsène Lupin? Ouvi falar dele por intermédio da série da Netflix (que sabiamente deixei para ver depois de ler pelo menos um livro do personagem) e logo me interessei. Um ladrão sagaz que comete os roubos mais inusitados da história. O outro lado da moeda, já que estou tão acostumada a ler histórias em que você torce para o detetive descobrir e prender o assassino. Curioso como as palavras podem te virar a favor do que elas querem: me transformei em uma torcedora dedicada ao sucesso de Arsène Lupin. 

O Ladrão de Casaca é o primeiro livro da coletânea que compõe a obra de Maurice Leblanc. Cada capítulo do livro trata de um roubo diferente (o que me deixou um pouco incomodada, confesso, porque gosto de detalhes e preferiria que fosse apenas um roubo com uma narrativa mais robusta). Apesar disso, os (mini)contos são rápidos e os roubos instigantes. Arséne Lupin é aquele tipo de personagem que sempre nos surpreende. Cada acontecimento é uma reviravolta e nunca sabemos o que esperar dele. Isso me deixou muito envolvida nas histórias porque eu sempre queria saber o que ele faria em seguida. 

Nessa edição especial, alguns dos contos o maior rival de Arséne aparece: Herlock Sholmes. Como uma boa fã do original (Sherlock Holmes) foi muito interessante vê-lo pintado do outro lado da história: ainda o lado da polícia, mas não do protagonista. Maurice Leblanc brinca com a perspectiva de um antagonista de uma forma inteligente, porque tendemos a ficar sempre do lado do protagonista e nesse caso fica difícil escolher.

Arséne Lupin desafia a inteligência do leitor e da polícia. Tudo parece simples e fácil e cai facilmente nessa armadilha, achando que era uma excelente detetive e a polícia na história era burra de não ter visto o óbvio. Mas no fim das contas, em nenhum dos contos eu cheguei perto de adivinhar o que estava acontecendo. Para um autor enganar o leitor de uma forma sutil, é preciso muito domínio da escrita e por isso tiro o chapéu para Meurice Leblanc. Apesar disso, a leitura é simples e tranquila, os capítulos não precisam ser lidos necessariamente na ordem que estão no livro. Por isso, recomendo a leitura no primeiro contato que você tiver com a obra, independente de qual delas é. 

9 comentários

  1. Eu acabei chegando nesse livro e com essa edição, pela série também rs mas eu vi a série primeiro e amei, amei. (aliás, é Idris rs) não tem como não amar.
    O livro não me ganhou totalmente, sei lá, por alguns momentos, achei a escrita meio rebuscada. Tá, é uma obra "antiga", por isso, super entendo.
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor

    ResponderExcluir
  2. Eu fiz o mesmo que você, me recomendaram a série mas ao saber dos livros resolvi ler a obra de Leblanc aos poucos.
    Realmente torço para o Lupin, pois ele me conquistou com sua inteligência e sagacidade.

    ResponderExcluir
  3. Quase li esse primeiro livro e assistia série. Mas acabei não lendo e assistindo. E acho que foi o melhor.... pois acho que não iria curtir não

    ResponderExcluir
  4. Estou com dois livros da série para ler, já me falaram muito bem. Espero gostar também.

    Danielle Medeiros de Souza
    danibsb030501@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  5. Acho que tenho os ebooks tudo dos livros do Arsene que eles liberaram grátis na Black Friday, muito animada para ler!

    ResponderExcluir
  6. Maira!
    Lupin é totalmente apaixonante, não é mesmo?
    Tive oportunidade de ler toda a série e a cada novo livro, fiquei mais encantada. Mesmo Gostando do Sherlock.
    Acredito que esse primeiro livro trouxe pequenos contos para conhecermos melhor o Lupin e ver a evolução que tem a cada novo livro.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  7. Ola
    Não assisti a série e também não li os livros .Mas a dica está anotada.

    ResponderExcluir
  8. Olá! Eu gosto muito desse formato de livros, onde podemos ir lendo aos poucos enredos de um personagem que ao que parece é bastante cativante, confesso que não sou muito boa na resolução de mistérios, por isso certamente serei surpreendida em cada página lida.

    ResponderExcluir
  9. Tenho o objetivo que ler livros desse autor, apesar que tem algum tempo que quero ler, mas um dia conseguirei. Acho interessante os livros de romance policial, principalmente os considerados clássicos. Em 2023 quero arriscar naqueles gêneros que dificilmente leio.

    ResponderExcluir