The Dark Man - Stephen King

7 de outubro de 2022

Título:
The Dark Man: O Homem que Habita a Escuridão 
Autor: Stephen King
Páginas: 160
Ano: 2019
Editora: Darkside Books
Gênero: Artes, Ficção, Horror, Poemas, poesias
Adicione: Skoob
Onde Comprar: Amazon
Nota:  
Sinopse: A primeira aparição do Homem de Preto aconteceu na Universidade do Maine, em meados dos anos 1960, quando Stephen King imaginou um sujeito sem rosto com botas de caubói, calça e jaqueta jeans, sempre pelas estradas. Mais tarde, esse homem sombrio viria a ser conhecido em todo o mundo como um dos maiores vilões do escritor, Randall Flagg. Na época, porém, King só pensava em perguntas simples: Para onde esse homem vai? Quais coisas terríveis ele viu? E, sobretudo, o que ele fez...?

The Dark Man: O Homem que Habita a Escuridão é um poema narrativo do mestre do terror — com um toque quase biográfico e premonitório para os leitores mais atentos — sobre um andarilho que habita as sombras da estrada, do mesmo modo que essas sombras o habitam. Acompanham os versos de King as ilustrações detalhistas de Glenn Chadbourne, hachuras que criam contornos e revelam expressões, lembranças e seres que espreitam na escuridão e aguardam em silêncio o momento para o bote perfeito, a hora de revelar sua verdadeira natureza. A publicação é uma parceria com a editora norte-americana Cemetery Dance, criada por Richard Chizmar, ele também autor da DarkSide® Books.

“Randall Flagg surgiu quando escrevi um poema chamado ‘The Dark Man’, ainda na faculdade. Surgiu para mim do nada, esse cara de botas de caubói pelas estradas, quase sempre pedindo carona à noite, sempre de jaqueta e calça jeans surrados. Escrevi o poema no refeitório da faculdade, no verso de um jogo de mesa, e ele nunca saiu da minha cabeça”, afirma King sobre a origem do personagem.

Nesta edição especial e exclusiva da DarkSide® Books, em capa dura e projeto gráfico inédito, aprovado especialmente pelo autor, vamos conhecer um pouco mais sobre o personagem que se tornaria recorrente e fundamental na obra do mestre do terror. Um pouco dele e de todos nós.


Resenha:

Olá praticantes de Livroterapia 

Preparados para uma resenha especial para o clima de Halloween?

Vou começar dizendo que essa resenha faz parte do Sorteio especial de Halloween.

Halloween Eu Pratico Livroterapia + Darkside Books.

Para mais detalhes, basta clicar na imagem abaixo:



Curtam nossa postagem no Instagram hoje e anotem a primeira palavra: Livroterapia.

Agora, sem mais delongas vamos a mais uma resenha de um dos meus autores favoritos, é claro que não seria outro além de Stephen King!

Mas atenção, que este livro ainda reúne um dos meus autores nacionais favoritos, estou falando de César Bravo, que traduziu e escreveu um posfácio incrível, onde compartilha muito da essência desta Graphic Novel.

The Dark Man: o homem que habita a escuridão, é uma publicação do Selo Darkside Graphic Novel da DarkSide Books.

O livro conta com o capricho e qualidade habitual da editora. Capa dura, formato adaptado para as ilustrações, papel com gramatura superior e impressão impecável.

Vou começar falando das ilustrações, que foi decisiva para a experiência de leitura. Glenn Chadbourne, é o artista responsável, que também você no Maine, e já é um parceiro habitual de King, mas seu talento pode ser visto em diversas obras: desde quadrinhos, artes para capas de livros e mais.



Ele possui como estilo de ilustração desenho em caneta e tinta, muito detalhados e realistas. 

Conseguiu usar a matéria prima de King, ilustrando para cada estrofe uma cena, e meus caros! Que talento, inclusive recomendo duas leituras de Dark Man, leia, vejam as ilustrações e ao final, voltem ao início, já conhecendo o texto e observem de novo as ilustrações, tem segredos dentro das imagens!

Com rostos fantasmas dentro de paisagens, animais peçonhentos, serpentes e suas presas, todo um clima de perigo e veneno é descrito nas imagens.



E vejam, eu disse que ilustrou cada estrofe, e sim, estamos falando de poesia!

Pensavam que o King não escrevia poesia? Pois estão enganados, ele possui algumas, e várias delas também escritas com a esposa Tabitha.

Tá bem, que não estou falando de um poema romântico e sim realista, cruel e sombrio!

Mas é poesia!

The Dark Man: O Homem que Habita a Escuridão, é um poema escrito por King, ainda nos anos 60, enquanto estava na faculdade e muito antes dele escrever alguns dos seus títulos mais clássicos, porém, é neste poema que ele criou o primeiro esboço de um dos seus personagens mais famosos, Randall Flagg, que viria a aparecer em diversos outros livros, tais como: A Torre Negra, Dança da Morte, Olhos de Dragão, entre outros, seja como antagonista principal ou menção.



O Homem de Preto como é chamado, é a personificação do mal, dos monstros que habitam a escuridão e dentro de nós. 

Aqui ele é um cowboy andarilho, ele se apresenta e fala sobre si, enquanto segue em uma caminhada trilhando um trilho de trem, observa a tudo e todos, com uma distância e crueldade, sempre vigiando por frestas, ele tem uma visão horrenda da humanidade e por si só, ele leva desolação e horrores por onde passa. Sua falas são sombrias e ao final existe um relato que pode ser chocante, mas não inesperado e uma ameaça, que viria a se concretizar em suas próximas aparições.

É um poema curto, mais impactante. Não é meu primeiro contato com este poema, eu o li anos atrás no original, e apesar de algumas sutilezas da poesia se perderem com a tradução, eu amei o trabalho de César Bravo, ele conseguiu captar de forma impecável o sentindo da poesia original, e sabemos o quão isso é difícil.



A edição está linda, eu só gostaria de que também tivesse incluído o poema no original no final, mas irei superar!

É uma indicação para quem ama a nona arte, porque é uma das Graphic Novels com a união mais forte de arte e texto que já li.



Para fãs de Stephen King, é porque são de poemas de horror!

Espero que tenham gostado de nossa indicação e se preparem que vem muito mais nos especiais de Halloween!

Até a próxima.

8 comentários

  1. Lindas as ilustrações em caneta e P&B!
    Ilustrar cada estrofe de King não é tarefa fácil, afinal ele escreve muito e muito, no sentido de quantidade.
    Olha olha olha King poeta!!!!

    ResponderExcluir
  2. Sempre tive curiosidade com esse livro e fico enrolando para colocar na listinha. O formato, a poesia, o Mestre!
    Parece tudo aquele conjuntinho perfeito de emoções que só quem ama o medo, o frio na espinha e a curiosidade com o sobrenatural, têm!!!
    Vai pra listinha e já vou ficar ansiosa esperando o próximo post com indicações trevosinhas!!!!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor

    ResponderExcluir
  3. Darkside realmente tem um capricho especial para suas publicações. Como já falei, eu não consigo ler/assistir terror, já tentei mas eu simplesmente travo e tenho uma crise nervosa de tanto medo. Mas imagino que deve ser um livro sensacional, pois King é um gênio nesse estilo.

    ResponderExcluir
  4. Um presente enorme para os fãs de King e da Darkside, uma junção perfeita de boa história com projeto gráfico impecável.

    Danielle Medeiros de Souza
    danibsb030501@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi, Vivian!
    Eu sabia que King escrevia poesia, mas não conhecia The Dark Man - se vi/li algo sobre não me recordo no momento...
    Mas... Uau, que ilustrações!... Os traços, os fantasmas dentro das paisagens... Genial! E a edição de capa dura?! Sem palavras...

    ResponderExcluir
  6. Vivian!
    Coincidência ou não, em setembro li esse livro fabuloso.
    Embora tenha achado as ilustrações bem escuras, elas mostram o que acontece em cada história e texto, inclusive o poema.
    Percebi o tamanho da extensão da criatividade do King.
    Livro genial!
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  7. Oiiie,
    Já tinha visto muito esse livro e parece ser muito bom. Os desenhos são incríveis, meus deus.. Só li um livro do King e preciso muito ler mais obras dele.


    https://www.temposliterarios.com/

    ResponderExcluir
  8. Olá! Não há como negar a genialidade e talento do autor, que consegue, através de vários gêneros, nos entregar verdadeiras obras primas, adicione aí uma edição com ilustrações e será impossível não ter vontade de conferir a história, afinal, além de ler, poderemos visualizar o que nos é narrado, realmente incrível.

    ResponderExcluir