Mansão Gallant - V.E Schwab.

6 de outubro de 2022

Título: 
Mansão Gallant
Autor:  V. E. Schwab
Páginas: 320
Ano: 2022
Editora: Galera Record
Gênero: Fantasia, Ficção, Infantojuvenil
Adicione: Skoob
Onde Comprar: Amazon
Nota:    
Sinopse: Da autora best-seller de A vida invisível de Addie LaRue, o novo livro de V. E. Schwab, Mansão Gallant, é uma história gótica e envolvente sobre um lugar onde as sombras encontram a luz e onde a morte encontra a vida. Leia com as luzes acesas (ou apagadas, se tiver coragem).
V. E. Schwab, autora best-seller número 1 do New York Times, em uma história sinistra e original sobre o lugar onde o mundo se encontra com as sombras, e sobre a jovem que é atraída para lá. Uma mistura de O jardim secreto com Crimson Peak, é a leitura perfeita para fãs de Holly Black e Neil Gaiman.

Olivia Prior sempre sonhou em ter uma família que se importasse com ela. Mas, em vez disso, ela está confinada na Escola Merilance para Garotas Independentes, com as suas governantas severas e com as outras alunas que a excluem por ser muda. Sua única fonte de conforto é o diário deixado pela mãe que nunca conheceu, com o qual consegue ter lampejos de uma vida desconhecida.
Quando recebe uma inesperada carta de um tio, Arthur Prior, convidando-a para morar com ele na Mansão Gallant, Olivia imediatamente agarra a oportunidade. Porém, ao chegar em Gallant, ao invés de uma recepção calorosa, a garota é recebida com espanto. Além do mais, todos parecem viver com medo, e ninguém quer explicar o motivo para Olivia. Decidida a não abrir mão da família recém-descoberta, a jovem terá que desvendar, e enfrentar, os mistérios que envolvem como uma névoa a Mansão Gallant.
"Um livro arrepiante... O horror gótico e sensível de Shirley Jackson se encontra com a força e o mundo fantástico e sombrio de Neil Gaiman." - Publishers Weekly
"Vai prender os leitores com a história arrebatadora, os personagens bem construídos e uma trama repleta de horror fantástico." - Kirkus Reviews





Resenha:

“Lar é uma escolha.”


Olá praticantes de Livroterapia 


Aqui estou eu com mais uma indicação de leitura, dessa vez, uma história sobre encontrar seu lugar no mundo, sobre família, sobre uma órfã e uma mansão. Escrita com toques de fantasia e sobrenatural, tudo isso entregue com uma escrita e atmosfera gótica!


Eu simplesmente sabia que tinha que ler esse livro e o mais rápido possível!


Estou falando do lançamento da Editora Galera Record na Bienal do livro esse ano: Mansão Gallant, escrito pela autora V.E  Schwab.


A capa me fisgou antes mesmo de eu perceber quem era a autora, e quando vi, eu fiquei muito animada para ler, todos os livros que eu li da autora eu amei, como podem lembrar do surto em minha vida que foi A vida Invisível de Addie La Rue, inclusive estou para ler os dois últimos livros da trilogia Cassisy Blake em breve!


“Há uma diferença, afinal, entre cair numa armadilha e escorregar por entre seus dentes, entrar correndo e se esgueirar pelas beiradas.”


Em Mansão Gallant, Schwab, mergulha na escrita gótica, nos entregando um drama sobrenatural e familiar cativante. Com um estilo de escrita que me cativa e da qual gosto muito, a escrita gótica é marcada pelo tom soturno, as descrições dos ambientes são sempre um pouco sombrias. 

É um estilo de escrita onde romances se mescla com sobrenatural, o suspense, e possuem uma narrativa onde o horror pessoal, os pensamentos são marcados por aflições e buscas pela compreensão do inexplicável. Eu fiquei surpresa do quanto gostei deste livro. 


E preciso enaltecer um detalhe: Livro único!


Olivia, é uma órfã criada desde bebê em uma escola/orfanato, e cresceu negligenciada e solitária, pois mesmo entre tantas outras órfãs ela nunca encontrou carinho, afeto ou companheirismo, por muitos motivos, porém, acredito eu, principalmente por dois fatores: Ela é muda e ela é considerada diferente.


E sim, o fato dela não conseguir falar, certamente é uma barreira de comunicação, mesmo tendo tido a sorte de ter uma única boa alma como professora que ensinou libras para ela, o mesmo não se estendeu a nenhuma outra pessoa do local, e Olivia se recusa a usar o método de comunicação que tentam lhe forçar: escrever em uma lousa de giz e a carregar por todo lugar. E talvez, o fato dela ver fantasmas, realmente a torne diferente, mas quem não é?


“Olivia olha emburrada para ele até que derreta e suma. Esse é o truque com espectros. Eles querem que você olhe, mas não suportam serem vistos.”


Já quase adulta e após anos sonhando em ter coragem e fugir do orfanato, surge uma misteriosa carta, onde um tio, escreve de forma encantadora e emocionada sobre a busca dele por ela, e um convite para ela ir até ele, em Gallant!



Ela não poderia ter sonhado e se tornado realidade algo tão forte como isso! 


“Estou tão feliz. Estou tão assustada. Os dois, ao que parece, podem andar juntos, de mãos dadas.”


Em horas, tudo na vida de Olivia vai mudar, ela se vê sendo levada por uma longa viagem até o interior da Inglaterra, até chegar à Mansão Gallant, um local belo, mesmo que aparente ser sombrio e cercado de mistério. Com muro que não é muro, e um portão que não leva a nada...


A cada passo silencioso, a casa se inclina para perto e sussurra olá, sussurra bem-vinda, sussurra lar.”


Ao chegar, ela não encontra um tio, nem respostas, mas encontra um gentil casal de caseiros, e um primo...


E sua recepção esta longe de ser o que ela esperava, nada do sonho que acalentou durante a viagem, e logo ela percebe que precisará conquistar seu lugar em Gallant, e no coração destas pessoas.


“Ela diz para si mesma que Gallant também não será um lar, não se depender de Matthew, e ainda assim, ao descer as escadas, sentindo o corrimão polido sob a palma da mão, tudo parece tão... familiar. 


Eu poderia falar muito mais do livro, mas existe uma deliciosa experiência de leitura esperando por vocês. Mansão Gallant, é sem dúvidas, uma boa história, drama familiar, cheio de segredos, reviravoltas, onde o sobrenatural se mescla como espinhos em uma roseira a história de uma família, onde todos estão presos ao dever e ao cuidado de um lugar. 

Olivia, é uma personagem corajosa, apesar de inúmeras vezes inconseqüente, porém, impossível esperar alguns comportamentos diferentes dela, já que tudo nela ânsia por ser desejada, por ter um lugar para chamar de lar, por ter pessoas para a amar e ser amada. E esses desejos a levam definitivamente a buscar o desconhecido de uma forma voraz, por respostas e por tudo o que ela quer para si! 


Matthew, Hannah e Edgar, são personagens que complementam a narrativa, assim com um personagem que não citarei, mas será um antagonista esperto e malévolo, e todos eles são bem interessantes e tornam a trama ainda mais rica, de emoções.


“Fique comigo. 

Fique comigo. 

Fique comigo. 

Eu escreveria essas palavras mil vezes se elas fossem fortes o bastante para segurar você aqui.”


Mansão Gallant, foi uma leitura que me agradou muito, eu adoro livros onde as tramas são sombrias, mas carregam em si, tantos temas doces como amor, lealdade, coragem e jornadas de personagens que crescem quando enfrentam seus maiores medos.

Uma indicação para quem ama livros de fantasias e tramas mais intimistas, tramas familiares e porque não, uma boa história de fantasmas.


Até a próxima.


8 comentários

  1. Como você bem sabe, Vivis fantasia não é muito comigo.... mas não sei porque, Mansão Gallant me cativou.
    E o fato de ser livro único é algo que me faz querer colocar o livro na wishlist.
    Pois tenho vontade de conhecer a escrita da autora

    ResponderExcluir
  2. Eu gosto demais das letras da autora e a parte ali do livro único me animou ainda mais rs(vivo sendo enganada achando que é único e pah, vem série longa rs)
    Isso do drama, fantasmas e uma personagem que faz meleca, gente como a gente, é outro ponto fundamental!
    Já queria ler?
    Muito.
    Agora? Muito mais!!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito dessa resenha que você, apesar de ouvir vários elogios para essa autora ainda não li nenhum livro, tenho Eddie no Kindle mas nunca comecei a ler. Fiquei bem curiosa com esse da mansão e já quero ler em algum momento breve.

    ResponderExcluir
  4. Vivian!
    Uma tremenda história de fantasia.
    Gosto quando além do lado sombrio e fantasmas, tem essa abordagem que envolve os dramas familiares e todas as questões dos problemas que invadem a vida da protagonista.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  5. Oi, Vivian!
    Essa mistura de romance, fantasia e suspense foi o que mais me interessou em Mansão Gallant, mas saber que é livro único foi o que me ganhou completamente rsrs.
    Ainda não li, mas ele está adicionado na minha lista de leitura desde que vi essa sua dica lá no Hanna Books.
    Bjos!

    ResponderExcluir
  6. Esse livro tem seu lado sombrio mas não me parece assustador demais, esse despertou minha vontade de ler. Deve dar a maior agonia ver que a protagonista passa por tantas experiências sem poder falar delas.

    Danielle Medeiros de Souza
    danibsb030501@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oiiie,
    Preciso muito ler os livros dessa autora, muitos falaram super bem dela e da sua escrita.. Fiquei já curiosa por esse livro, ainda mais ser volume único.


    https://www.temposliterarios.com/

    ResponderExcluir
  8. Olá! Fico me perguntando o porque ainda não li algo da autora, só leio coisas positivas sobre sua escrita, aiaiai que preciso de mais algumas horas nos meus dias, pelo menos esse é um livro único né, já ajuda bastante!

    ResponderExcluir