Luz, Câmera, Ação!!! CODA - No Ritmo Do Coração

9 de outubro de 2022

Diretor ou produtor:
 Siân Heder
Ano: 2021
Gênero: Drama
Elenco: Emilia Jones, Marlee Matlin, Eugenio Derbez
Nota:   
Sinopse: No Ritmo do Coração conta a história de uma família com deficiência auditiva que comanda um negócio de pesca em Gloucester, nos Estados Unidos. Ruby (Emilia Jones), a única pessoa da família que escuta, ajuda os pais e o irmão surdo com as atividades do dia-a-dia. Mas por conta disso, ela é vista como alguém estranha em sua escola, isso até ela se juntar ao coral, onde acaba se envolvendo romanticamente com um de seus colegas e começa a fazer amizades. Com o tempo, ela percebe que tem uma grande paixão por cantar e seu professor a encoraja a tentar entrar em uma escola de música, já que sua voz é linda. Enquanto isso, sua família luta para pagar as contas com o negócio de pesca, pois novas taxas e sanções são impostas pelo conselho local. A jovem, então, treina para ser aceita na faculdade de Berklee, onde poderá seguir com o canto, mas ela precisa decidir entre continuar ajudando sua família ou ir atrás de seus sonhos.

Resenha:


Ruby Rossi é a única ouvinte em uma família de surdos, com isso seus pais e seu irmão estão sempre contando com ela para exercer a função de intérprete nos mais variadas situações. A jovem nunca se negou a ajudar e por isso colabora até nos negócios pesqueiros da família, que vive deste meio por várias e várias gerações. Assim, com apenas dezessete anos, a adolescente madruga para ir ao mar e só então segue para a rotina escolar.


Sua vida no colégio nunca foi muito fácil, mas quando surge a possibilidade de se inscrever no Coral de alunos tudo começa a se transformar. O amor que sempre sentiu pela música começa a crescer e ao que parece ela possui muito talento para ao canto, mas nada é assim tão fácil. Ao finalmente decidir seguir esta paixão, o trabalho de seus pais está correndo risco e Ruby terá que decidir: ajuda nos afazeres da família ou segue seus sonhos com a música?



Eu estava muito ansiosa para assistir esse filme e fiquei ainda mais quando soube que ele tinha ganhado um Oscar este ano, aí não consegui me segurar e corri pra me emocionar com a trama. E devo dizer: No Ritmo do Coração é uma verdadeira obra de arte! Sem dúvidas já é um dos meus filmes favoritos!


Estou simplesmente apaixonada por Ruby, uma jovem decidida e independente, que não esconde seus sentimento e sabe superar seus próprios receios. Ela faz o possível pra seguir suas próprias ambições, mesmo colocando o amor pela família sempre em primeiro lugar. As cenas que envolveram a protagonista com cada membro da família são de apertar o coração, me vi emocionada em especial com o tanto de carinho que há no momento em que Ruby está na picape com seu pai.


É claro que o enredo gira, sobretudo, em torno da surdez e com isso vem inúmeras lições durante o longa. Os preconceitos que ainda existem na nossa realidade, mas que com a família Rossi vão se desmistificando. Além disso há toda a questão das dificuldades de acessibilidade e inclusão que a comunidade surda enfrenta até hoje na sociedade, fazendo com que se isolem e se fechem ainda mais entre si.


Com isso tudo ainda há a felicidade de descobrir que essa representatividade não se restringiu só nas telas, mas também estava presente por trás das câmeras. Os atores do elenco, que fazem parte da família de Ruby, são realmente surdos e torna todo o conjunto ainda mais precioso. Além disso, em certa cena, a produção consegue fazer com que o próprio telespectador possa imergir nos sentimentos e situações em que a família se encontra.


Amei demais o filme desde os primeiros minutos, impossível não se emocionar ou se apaixonar com esta família. Uma obra de arte para admirar e conscientizar, fazendo jus ao Oscar que levou! Super recomendo e espero que chorem tanto quanto eu!




9 comentários

  1. Bom saber que os filmes que tem sido lançados com personagens surdos estão usando atores com a deficiência para serem realmente reais, dando vez e visibilidade à pessoas que vivem a mesma realidade.

    Danielle Medeiros de Souza
    danibsb030501@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  2. O filme é baseado em um filme francês, Família Belieber.
    A versão americana, obviamente, ganhou mais destaque e até mesmo Oscar de melhor ator coadjuvante. Mas uma blogueira e YouTuber que fala, muito bem de cinema, prefere o filme francês

    ResponderExcluir
  3. Já estava com saudade de ler sobre filmes aqui!!Esse filme é um acalento ao coração! A gente se diverte, ri fácil, se emociona mais fácil ainda!
    Ruby é o amor, simples assim. Pela família, por seus sonhos, por tentar ser mais de uma pessoa por muitos momentos!
    O cuidar, o proteger, mesmo no cansaço!
    Um senhor filme!!!!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor

    ResponderExcluir
  4. Esse filme esta na minha lista do Prime Vídeo porem não assisti ainda, pois combinei de ver com uma prima que mora no interior do Am e ela só vem quando tiver folga. Mas desde a primeira vez que vi a sinopse desse filme fiquei bem empolgada, depois dessa resenha só aumentou minha vontade de assistir.

    ResponderExcluir
  5. Andressa!
    Tive a oportunidade de assistir esse filme e é tão arrebatador.
    Sem contar que nos faz refletir sobre tantos aspectos e também para mostrar que todas as famílias tem lá seus problemas com ou sem audição, o que é uma grande representatividade.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  6. Ola
    Ainda não assisti o filme .O fato de colocar atores surdos para atuar no filme foi excelente. Pelo que já li parece ser um filme bastante emocionante. Dica anotada

    ResponderExcluir
  7. Oi, Andressa!
    Não sabia que No Ritmo do Coração tinha ganhado um Oscar, mas em se tratando de Oscar eu sempre estou por fora mesmo rsrs.
    Faz tempo que quero assistir No Ritmo do Coração por causa dos assuntos abordados, a surdez principalmente...Não sabia que os autores que faz parte da família de Ruby são surdos na vida real.
    Agora depois de ler sua crítica fiquei com mais vontade de assistir esse filme.
    Bjos!

    ResponderExcluir
  8. Oiiie,
    Não sabia que esse filme tinha ganhado um Oscar, fiquei até curiosa para assistir. Provável que seja aquele drama que amo demais e com certeza irei chora. Já irei assistir! kkkk


    https://www.temposliterarios.com/

    ResponderExcluir
  9. Olá! Tai uma coisa que não faço há um tempão, parar para assistir a um filme, uma pena, pois não faltam ótimas dicas para conferir né, ahh, e com certeza comigo será choro garantindo, eu choro até com desenhos infantis, imagina em um filme com uma trama tão emocionante quanto essa.

    ResponderExcluir