A Torre de Ouro - Magisterium, livro 05 - Cassandra Clare e Holly Black

10 de junho de 2022

Título:
A Torre de Ouro
Autor: Cassandra Clare e Holly Black 
Páginas: 240
Ano: 2019
Editora: Galera Record
Gênero: Fantasia, Ficção, Infantojuvenil
Adicione: Skoob
Onde Comprar: Amazon
Nota:   
Sinopse: O aguardado desfecho da série Magisterium, das autoras best-seller Holly Black e Cassandra Clare. 
Uma geração atrás, o poderoso mago Constantine Madden chegou perto de alcançar o que nenhum feiticeiro jamais conseguira: o poder de reviver os mortos. Ele não teve sucesso... mas encontrou uma forma de manter a si mesmo vivo, dentro de uma criança chamada Callum Hunt. Ao longo de quatro anos de estudos no Magisterium, Callum tem sido simultaneamente um herói e um pária, uma força do bem e um presságio do mal. 
Prestes a começar seu último ano na escola mágica, seu lugar é menos certo do que nunca. Com uma única exceção, ele está distante da maioria de seus amigos. Uma escuridão furtiva ainda o persegue. E o maior desafio de sua vida está surgindo...





Resenha:

“O CONHECIMENTO É GRÁTIS E NÃO ESTÁ SUJEITO A REGRAS”

Olá praticantes de Livroterapia.

Após algumas eras, aqui estou pronta para dividir a minha experiência de leitura do último livro da série Magisterium, série escrita pelas duas grandes amigas Cassandra Clare e Holly Black, que como já devem saber sou muito fã 🖤

A Torre de Ouro, encerrou em grande estilo essa série de fantasia voltado ao público infanto-juvenil, e que é publicado pela Galera Júnior, selo do grupo editorial Record.

Vou começar falando um pouco sobre a edição, eu amei a capa, tem tudo a ver com o estilo do livro e nome! Tem uma diagramação confortável e bonita.

Final do ano passado, foi lançado um box belíssimo com esta série, e que ganhei de aniversário, trabalho impecável, pretendo fazer um post especial da série e vou mostrar o box para vocês, me aguardem!


A Torre de Ouro, é o quinto livro de Magisterium, e já temos resenha de todos os livros aqui, para lerem, basta clicar nas imagens abaixo:



Por ser o último livro da série eu vou apenas falar de como foi ler este livro, não vai ter nenhum spoiler, podem ler tranquilos. 

Vou apenas contextualizar a resenha com um breve resumo do que houve até aqui: 
Call, é um jovem de 15 anos, criado por um pai que odeia magia, ele chegou ao Magisterium, temendo a tudo e todos, sem nenhum conhecimento prévio de magia, apesar de ser mago e filho de magos. Ele tentou muito ser expulso do Magisterium, porém seu mestre, o professor responsável pela sua educação e de mais dos magos, como mentor especial, não desistiu dele. Então no primeiro ano do Magisterium, Cal, acaba vendo que seu pai não era confiável sobre magia e muitas outras coisas, conheceu Aaron e Tamara, as duas crianças também escolhidas pelo seu mentor e eles se tornaram os melhores amigos que Cal poderia ter.

"- Ao menos temos um plano — disse Gwenda, pegando um refrigerante e tomando um longo gole. — Achei que nunca iríamos bolar um. Na verdade, isso é bem empolgante. 
Jasper balançou a cabeça, como se sentisse falta da antiga Gwenda razoável."

E olhem, ele realmente precisou de amigos. Ao longo dos quatro livros da série, Call descobriu um segredo sombrio sobre si mesmo, descobriu ter poderes que são muito cobiçados, ao mesmo tempo que temido por todos. Descobriu que um grupo de magos malignos o queriam muito! Enfrentou inimigos declarados, foi traído, fez más escolhas, perdeu um amigo, foi preso, foi resgatado, aprendeu sobre si mesmo e tudo isso antes de completar 15 anos!




É após passar por tudo isso e muito mais, que Call se vê de volta ao Magisterium para seu último ano escolar, tendo que viver com as consequências de suas decisões, ele terá que contar mais uma vez com os amigos, Tamara, por quem ele sente muitos sentimentos, Jasper, Glenda, e outros que foram se unindo em sua jornada. Por um lado, ele acredita que o pior já passou, após um confronto mágico letal no final do quarto livro, ele acredita que poderá estudar muito para recuperar o tempo perdido e também estudar para resolver uma certa questão que está em sua cabeça…

Obviamente, Call, não poderia estar mais enganado e neste último livro, a aventura final o espera.

"A nobreza de Aaron era irritante, mas para Call era prova de que ele estava bem. Era prova de que Aaron estava vivo e não era um monstro morto-vivo assustador..."

Os livros de Magisterium, são voltados ao público infanto-juvenil, então as histórias vai amadurecendo junto com os leitores, se tornando mais complexas, contudo, mantendo sempre uma linguagem engraçada, e que se conecta com seu público alvo, mas eu acredito que são livros pra todos. Tem uma trama bem escrita e de leitura fluída. Cassandra e Holly, escrevem muito bem juntas e criaram personagens cativantes. E ao mesmo tempo que são bem realistas, com suas qualidades e defeitos, com as jornadas de amadurecimentos que vamos lendo.

Eu adorei o livro, apesar de não ter dito nada sobre ele hahah

Achei uma conclusão muito satisfatória, eu realmente pensei no final do quarto livro, que não haveria uma conclusão que eu poderia gostar a cerca de um personagem específico, e para minha surpresa as autoras não somente me entregaram algo que gostei, como a solução delas foi muito bem legal, não senti que foi simplesmente jogado e sim algo bem pensado.

"—Você está me fazendo arruinar minha torre! —gritou Alex para Call. —Você sempre destrói tudo! 
Call não podia negar. Mais do que ser um Makar, esse era praticamente o seu superpoder."

Agora porque demorei tanto a ler este último livro, ele era o único que eu ainda não tinha lido, todos os outros foram releituras, e eu estava lendo com meu afilhado e os amigos dele, então, no quarto livro, ficou uma trama levemente mais sombria, e eu esperei um pouco para ler com eles, e como ele se mudou para outro estado, somente conseguia me encontrar com ele, de vez em quando! Mas ele e os amigos adoram, e vibraram muito com conclusão da história. E amaram tanto que já escolheram outra série infanto-juvenil para lerem na minha estante (e eu me empolguei e li também os dois primeiros com eles e depois reli tudo sozinha hahah).

Por isso, aqui fica minha indicação de leitura para jovens, uma série que não tem conteúdo adulto, e até mesmo os últimos dois, que abordam, uma morte, a escrita é leve e torna o assunto pesado, algo que as crianças podem ler e se relacionar, tornando o tema, uma conversa que os pais e responsáveis podem aproveitar o gancho e terem com eles, como eu fiz.




Magisterium é uma excelente série de fantasia infanto-juvenil, indicado para quem curte o gênero, personagens jovens, mal humorados, sarcásticos, gentis, estudiosos… sim, tem personalidades para todos os gostos dentro do nosso núcleo principal destes livros!

Espero que tenham gostado da indicação. E até a próxima.

12 comentários

  1. Acho que lembro de algumas aventuras de Cal.
    Feliz que encerrou com chave de ouro. E que foi um livro em que muita coisa aconteceu

    ResponderExcluir
  2. Me dá um desespero de chegar no blog e a Vivian ter trazido mais fantasia rs
    Eu ando me aventurando cada vez mais e só estou querendo tudo que vai saindo e já saiu, óbvio!
    Ainda mais com essa pegada juvenil, que traz sempre mais ação e aventuras.
    E falar o que dessa mistura de autoras? Holly é maravilhosa e Cassy, nem precisa de apresentação.
    Então, claro que já vou querer só ler todos!!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor

    ResponderExcluir
  3. Queria muito ler todos os livros da Cassandra Clare, mas além do meu bolso e minha estante não aguentarem tantos livros, já me perdi na sequência das histórias. Só li Os instrumentos mortais mesmo e gostei bastante.

    Danielle Medeiros de Souza
    danibsb030501@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  4. Ola
    Que ótimo as autoras construírem uma trama infanto juvenil que tenha uma linguagem que seja própria para a idade
    Muitas coisas acontecem com esse personagem Call hein e que bom que a série foi concluída de maneira satisfatória.

    ResponderExcluir
  5. Vivian!
    Tive a oportunidade de ler apenas o primeiro livro e gostei demais.
    E fico bem feliz que o desfecho tenha sido a contento, ainda mais, não deixando de lado a faixa etária da indicação.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  6. Oiiie,
    Eu quero tanto o box dessa serie, vejo sempre ele na Amazon e o preço nunca baixa!! Tenho pouco conhecimento da trama dos livros, mas vejo que parece ser bem interessante pela resenha do ultimo livro. Espero conseguir ler em breve!

    ResponderExcluir
  7. Olá Vivian, parece ser uma história bem leve e cheia de aventuras. Que coisa mais fofa você incentivando os meninos a leitura com fantasia, amamos esse gênero? Sim ou claro! Acho perfeito também o fato de alguns autores abordarem temas complicados com tanta naturalidade, isso bem legal. Nunca tinha ouvido falar, obrigada pela indicação. Cheirinhos de livro novo.

    ResponderExcluir
  8. Oiii
    Quando eu li o primeiro livro da série, achei que era um livro único, nunca imagina que a série fosse tão grande hahaha
    Confesso que não gostei tanto do primeiro livro, nem pretendia continuar. Mas vendo as resenhas da série, parece que esses ultimos livros estão muito bons, e adorei ver o quanto você gostou deles. Realmente parece ter encerrado a série muito bem!

    ResponderExcluir
  9. Não sou uma grande fã de fantasia juvenil mas essa série me chamou um pouco a atenção porque parece diferente. Parece q toda série juvenil imita Harry Potter kkkkkk mas essa tem uma coisa diferente, talvez eu dê uma chance.

    ResponderExcluir
  10. Oi, Vivian!
    Gosto de livros de fantasia, mas não curto livros infanto-juvenil, deve ser por isso que não me interessei pela história de Call... Mas nossa, por quantos perrengues o protagonista passou ao longo da série, hein?! E que bom que você achou a conclusão da série satisfatória, é sempre muito bom quando isso acontece.
    Bjos!

    ResponderExcluir
  11. As capas dessas série me lembrou tanto A caverna do dragao, mas a história não tem nada a ver, mas lembrei. São livros bem diferentes que não tenho o hábito de ler. Mas as vezes è bom mudar um pouco.

    ResponderExcluir
  12. Olá! Estava ansiosa para descobrir o desfecho dessa série, e que bom que as autoras conseguiram concluir de maneira satisfatória a série, mas ainda fico na dúvida se encaro ou não os livros.

    ResponderExcluir