🗡️⚔︎ Leitura Coletiva - Reino de Cinzas - Trono de Vidro, 06 - Sarah J. Maas ⚔︎ 🗡️

30 de maio de 2022

 



Olá praticantes de Livroterapia.
E chegamos ao final de mais uma Leitura Coletiva emocionante do Tracinhas EPL.
Desta vez, unindo-se a mim e a Denise, minha parceira de LC habitual, tivemos a Marcinha e a Yohanna, nossa amiga, colaboradora e dona do lindo perfil literário @hanna_books, no Instagram.
Yohanna inclusive passou por verdadeiras emoções de primeira leitura desta série incrível, já para as demais foi uma releitura, só que isso não deixou a leitura menos intensa, pelo contrário. Denise inclusive mudou de pensamento é impressão sobre muitos personagens e detalhes. Eu me emocionei demais, amei, sofri, chorei muito com tudo que aconteceu. Sim! Eu senti como se estivesse lendo tudo pela primeira vez! E amei!
E bom, estou falando da série Trono de Vidro, da talentosa Sarah J Maas.

Temos aqui resenhas de todos os livros da série, caso queiram ler e conhecer um pouco mais da nossa experiência de leitura deles, basta clicar nas imagens abaixo:

 

 

E para ler as LCs dos três primeiros livros, basta clicar na imagem abaixo:



Agora sem mais delongas, vamos conhecer o que as meninas sentiram lendo este último livro.

Yohanna:

 

"Aelin. Ela era Aelin, e aquilo não era uma ilusão, mas o mundo real.
Aelin."

 

🔥 Finalizando "Trono de Vidro", Reino de Cinzas é o sexto livro, um calhamaço de respeito do jeitinho que eu adoro! A princípio eu seguiria a ordem leitura conforme está no Box, mas acabei não lendo " Lâmina Assassina", que pelo que a Denise e a Vivian me explicaram é a vida de Celaena antes de Endovier. Estou deixando a leitura dele para outro momento. Mas também não li " Torre do Alvorecer", pelo simples fato de ser um livro do "Chatol", obviamente o livro não irá tratar apenas disso, mas a Vivian, que é uma querida, me fez um resumão do livro. Aliás, obrigada!


🚨CONTÉM SPOILERS DOS LIVROS ANTERIORES.🚨

O final de Império de tempestades foi doloroso e me deixou com um milhão de perguntas e mais mil teorias. Me preparei para sofrer, mas talvez eu nã estivesse tão preparada assim no final das contas. Depois que Maeve leva Aelin tudo foi só desmoronando. Mas Aelin já havia tecido um plano que envolveria Lysandra. Mesmo com ela longe, conseguiria reunir o exército contra Erawan, é aí que a metamorfa entra na jogada, ela iria fingir que era Aelin e caso a mesma não fosse resgatada, Lysandra cumpriria esse papel como rainha. Teria herdeiros e tudo mais, o plano foi genial, óbvio que esses bebês não seriam de Rowan e sim de Aedion. Que ficou extremamente furioso com as duas, além de tratar Lysandra da pior maneira que se pode imaginar.


Enquanto isso, Rowan, Lorcan, Elide e Gavriel seguem em sua árdua jornada atrás de Aelin. Fiquei imaginando que eles iriam conseguir encontrá-la rapidamente e meu erro foi esse. Quando cheguei na parte em que Aelin estava presa o nó na garganta me tirou o fôlego. Sarh não poupou os detalhes de tudo de ruim que Maeve e Cairn fizeram com ela e creio que tenha sido um dos livros que mais me deixou com o coração apertado. Fenrys que voltou com Maeve assistia tudo, impotente, sem poder tomar qualquer decisão por causa do juramento de sangue. Também foi doloroso ver por tudo o que ele teve que passar.

Mesmo com tudo só indo de mal a pior eles tinham um ao outro e Fenrys foi a âncora de Aelin. A equipe foi incansável e juntos finalmente puderam encontrar Aelin. Que obviamente está totalmente fora do seu eu habitual e ao fugirem conseguem ajuda de uma turminha bem inusitada.


Já Manon e Dorian, procuram pela terceira chave. Aelin deu as duas que estavam com ela para a bruxa poucos momentos antes de ser levada por Maeve. Mas antes de ir realmente atrás da terceira chave, Manon quer ser aceita pelas Crocham com sua rainha, essa jornada não será nada fácil. O crescimento de Manon é notável em cada livro da história, mas nesse, ela mostra que está disposta a se adaptar. Por falar em adaptar, Dorian, que grata supresa, de um principe que por vezes poderia parecer apenas inconsequente e despreocupado se torna poderoso e cheio de metas. O poder de Dorian é algo extraordinário e ele descobre várias outras façanhas. Com isso ele vai atrás da terceira chave, sozinho. E que momentos, nossa, Dorian meu cristalzinho! Esperto e inteligente demais!


Aedion e Lysandra, minha nossa senhora das leitoras angustiadas, como esses dois sofrem. As coisas estão tão ruins que por vezes imaginei os dois mortos naquelas batalhas, fiquei extremamente angustiada, Lysandra deu tudo de si e mais um pouco. Aedion também e mesmo preocupado com Aelin, ainda está cheio de raiva e as atitudes dele são bem questionáveis. Eu passei pano e é sobre isso. Entendi os motivos dele, de Aelin e de Lysandra, nenhum estava certo, principalmente Aelin, que não contou o plano para ninguém, chocando zero pessoas, ela sempre fez exatamente isso.

Chaol aparece com um exército que atiçou minha curiosidade, eu não li Torre do Alvorecer então nem posso reclamar. Além desse exército, ele também leva diversas curandeiras. O problema é que Anielle está em perigo, então ele vai até lá para ajudar. O pai dele é aquele doce de sempre, mesmo com essa ajuda inesperada consegue se sentir superior, um chato!


Vários personagens secundários possuem um papel fundamental nesse livro, Aelin está inflexível quanto ao fecho. Ela sabe das consequências e mesmo assim não muda seus pensamentos. E então eu vou seguir para alguns fatos importantes, Aelin foi tão inteligente durantes todos os livros, foi difícil, realmente difícil de engolir aquela barganha horrenda com os deuses, não darei muitos detalhes, mas... amada? Acontecem algumas mortes de personagens que eu não esperava, mas entendi o contexto. Eu gostaria de um pouquinho mais da história de Dorian e Manon, as coisas ficaram bem abertas e eu gostaria de ver como desenrolaria. Ah tem uma cena que fez o coração bater mais rápido, que " talvez mostre personagens de outros livros da autora". LINDO DE VIVER. E uffa, é isso. Eu gostei muito de finalmente ter lido esses livros. Uma história intensa, dolorosa, de perder o fôlego, mas também linda e cheia de reviravoltas, consegui entender o hype todo. Realmente Aelin é demais, fora o toda a jornada, entrega e perdas.

Marcia: 

⚔️ - Ler este livro foi muito emocionante, primeiro por que se tratava do último da série; segundo por que era cada situação que nossos heróis passavam. Meu coração acelerou várias vezes,  de medo,  de tristeza... de alegria. Fazia tanto tempo que uma história mexia assim comigo. 

Aelin foi o maior exemplo de mulher forte e perspicaz que já tive a oportunidade de ler (conhecer). Mesmo quando tudo estava praticamente perdido,  ela lutava como se fosse vencer, não deixava o pessimismo a dominar. Uma rainha do início ao fim; uma mulher que soube valorizar todas as pessoas que cruzaram seu caminho... 


E essa foi a atitude que a ajudou no final.  Ajudar, eis que foi a gota que a incentivou a lutar por sua terra; ajudar aqueles que não tinham forças para se defender... Ajudar sua terra a se libertar de forças sombrias; Ajudar povos a reconquistar suas pátrias... Este livro não se tratou apenas de finalizações,  ele também nos mostrou que a união,  a coragem e o amor são a mistura perfeita para a Vitória.

Mas querem saber qual minha maior emoção? 
Hahaha a leitura coletiva,  sim, ler com pessoas tão loucas quanto você pela história,  foi a coisa mais prazerosa que fiz. Eu e a Vivian (loucas bipolares por spoilers) quase deixávamos a Denise louca. (Viram??? confessou...hahah) Ela é a maquina de ler do blog,  le tão rápido que não dá pra acompanhar. (Cadê um emoticom fazendo cara de drama aqui???)

E nós a reles mortais, a enlouquecíamos pra saber coisas que iriam acontecer mais para a frente no livro. Riamos, xingávamos, chorávamos... Tudo juntas, assim como a Aelin e sua corte, unidas pela leitura, juntas por Trono de Vidro.  Agora quem vai nos segurar quando decidirmos qual será nossa próxima leitura coletiva?


Denise: 

“Seu nome era Aelin Ashryver Whitethorn Galathynius... Coração de Fogo... Espírito que não pôde ser Quebrado. A que não se rende...”
Olha gente, se ler esse livro foi maravilhoso, ler em conjunto então foi algo que superou todas as minhas expectativas. Poder falar, rir, chorar e surtar no grupo com as meninas foi uma experiência que levarei para sempre comigo.


Desta vez, sendo uma releitura, posso dizer que vi vários personagens de forma diferente, gostei mais de uns e odiei mais outros, mas enfim, é a vida né!

“Um farol brilhando forte nas sombras das montanhas, nas sombras das forças que os aguardavam, era Aelin iluminando o caminho para o norte.”

Leiam, se puderem, leiam essa série, surtem como surtamos, se apaixonem pelos personagens, chorem com eles, e depois contem-nos o que acharam! Nós, com certeza, levaremos essa história e essa leitura coletiva para sempre no coração!


Vivian:

“ Era uma vez, em uma terra há muito transformada em cinzas, uma jovem princesa que amava seu reino..."


⚔️🖤 - Eu sinto tantas emoções ao pensar nesse livro… Nem sei por onde começar…

Eu amo Trono de Vidro, com todo meu coração, foram os primeiros livros da Sarah que li, foi eles que me conquistaram para todos os demais livros dela.

“- Vai descobrir, Vossa Majestade, que um amigo leal é algo raro, na verdade. Não são tão fáceis de se sacrificar."

E Reino de Cinzas, certamente é um dos livros que mais me empolgou durante a leitura. Afinal, eu já amava ou odiava cada personagens, então tinha toda a expectativa. Queria que os que eu amava triunfassem e fosse felizes para sempre, queria que os maus fossem não somente derrotados mas dizimados…


Consegui quase tudo o que eu queria nesse livro… e o que eu não consegui me devastou.

Sofri com cada morte (algumas ainda não superei, e nunca vou superar pelo visto!)


"O guerreiro correu até eles, com uma espada em uma das mãos, a outra sacando uma adaga. Correu até Aedion, os olhos amarelos observando-o da cabeça aos pés. Seu pai […] 
- Juntos?
- Juntos!"

Em Reino de Cinzas, temos o final épico, várias batalhas acontecendo, personagens amados se sacrificando por aqueles que eles mais amam, e o pior disso, é que esse sacrifício acontece sempre quando eles estão a um passo do que mais esperavaram e desejaram em suas vidas, podemos quase ver a felicidade chegando e trazendo o brilho para a vidas deles e lá vem a Sarah, pega nosso coração, tira do nosso peito e estraçalha ele! É realmente difícil amar tanto as histórias da Sarah e termos que superar isso para aproveitarmos tudo de incrível que ela faz também!!! Não é fácil, mas sou brasileira e não desisto hahah

“Você não se rende..."

Como podem imaginar, Aelin é uma personagem tão intensa e complexa, seus erros e acertos, a tornam uma personagem que amamos mesmo quando ela erra, ou como gosto de dizer, ela é imperfeita em sua perfeição. Tem muitos comportamentos errados, falha em momentos decisivos, mas ela é a alma de sua corte, ela se sacrifica, ela é a primeira a tomar para si a responsabilidade e não desiste. E está cercada de personagens tão complexos e maravilhosos quanto ela. Todos erram, todos se doam pelo sonho de um mundo melhor!

A morte se tornou uma melodia em seu sangue, cada movimento era uma dança conforme a maré de soldados despejada pela torre reduzia em velocidade. Como se Lorcan estivesse, de fato, forçando caminho para o interior. Aqueles que conseguiam passar por ele encontravam a lâmina de Aelin, ou a de Rowan. Um lampejo de ouro e Gavriel também matara até abrir caminho para a torre de cerco, lâminas idênticas parecendo um redemoinho"

Que corte mais esplêndida.


Poderia falar muito mais do livro, mas as meninas falaram de forma linda, então só sigo mais isso: Amei tanto que releria mil vezes e me emocionaria todas as vezes!

Que história! Épica!

“- Nós somos as Treze - disse ela. - De agora em diante até que a Escuridão nos clame."
Amei!!! E a experiência de ler com amigas tornou tudo ainda melhor!

Espero que tenham gostado da nossa Leitura Coletiva de Tribo de Vidro, e que se ainda não lerão, deem uma oportunidade a esses livros!


Nos vemos na próxima segunda-feira e dessa vez, para alegria de muitos (a minha com certeza hahah estava com saudades de passar uma certa dose de raiva e alegria com certa personagem hahah), teremos nossa LC Infinita por aqui, já sabem qual é não é mesmo? Duas semanas dela e depois temos surpresas para vocês!

Até semana que vem 😘😘😘

6 comentários

  1. Foi ótimo "ler" essa série com vocês. Senti todos os sentimentos de vcs: paixão, raiva, frustração, ranço...
    Só vem Eve!! No fundo você gosta muito dela, Viv

    ResponderExcluir
  2. Eu poderia ficar vendo as imagens deste post o dia todo e não me cansaria. Eu sou apaixonada por essa coluna aqui no blog, mas sempre pensei e sinto que as imagens sejam o ponto principal. Claro que sem desmerecer as opiniões de vocês de jeito nenhum!
    Eu amo cada uma, amo as risadas e mesmo sendo uma releitura para algumas de vocês, foi tudo tão novo, tão gostinho de primeira vez, que emociona.
    Tenho medo de ler? Tenho, pelos calhamaços finais.
    Mas sinto muita vontade, já que fantasia tem sido um gênero que cada vez me aprofundo mais!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor

    ResponderExcluir
  3. Se eu não tivesse tantos livros não lidos na estante e um orçamento apertado, correria pra ler essa série agora mesmo. Foi a LC em que todas gostaram, convencendo a todos que é uma ótima série.

    Danielle Medeiros de Souza
    danibsb030501@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  4. Foi maravilhoso acompanhar a leitura coletiva dessa série tão aclamada. Mesmo não sendo tão fã de fantasia eu gostaria muito de um dia encontrar essa série na biblioteca de minha cidade para pelos menos tentar ler.Por tudo o li pelas emoções e surtos que vices passaram eu acho que também iria gostar muito.
    Até a próxima leitura coletiva !!!

    ResponderExcluir
  5. Olá! Uhu que chegamos ao fim de mais uma LC, sempre muito bacana acompanhar esses relatos, e no caso dessa série, foi à minha maneira de ler essa série (risos), curiosa para saber qual será a próxima.

    ResponderExcluir
  6. Adorei a percepção de quem participou da leitura coletiva, cada uma com sua opinião e para nós foi uma coleçao que curtimos muito lendo as resenhas.

    ResponderExcluir