Árvore dos Desejos - Katherine Applegate

4 de maio de 2022

Título: 
Árvore dos Desejos
Autor: Katherine Applegate
Páginas: 224
Ano: 2020
Editora: Intrínseca
Gênero: Infanto Juvenil
Adicione: Skoob
Onde Comprar: Amazon
Nota:  
Sinopse: Red é um carvalho centenário que já viu de tudo um pouco em seus muitos anos de vida. Também é a árvore dos desejos do bairro, e todo ano, no dia 1° de maio, as pessoas amarram em seus galhos fitas ou tiras de tecido com os mais diversos pedidos, sonhos e anseios.
Não é da natureza das árvores se intrometer na vida dos humanos, por isso, Red sempre ouve tudo com muita atenção, em silêncio. Mas então, numa noite fria, o pedido sussurrado da solitária Samar faz Red perceber que talvez tenha chegado a hora de sua voz ser finalmente ouvida.
Delicado, engraçado e profundo, Árvore dos Desejos é um conto de fadas moderno sobre o poder da amizade e da empatia, mostrando que muitas vezes temos que desafiar a tradição e nossos próprios medos para defender quem mais precisa.


Resenha:

Foi na Bienal do Rio de 2021 que encontrei esse livro e comprei julgando apenas pela capa, que toda linda e reluzente me conquistou logo de primeira. O que eu não esperava é que a obra de autoria da Katherine Applegate fosse na verdade uma espetacular fábula, um gênero que nunca realmente me entreguei... Até esse momento!

O enredo contemporâneo é narrado por Red, um carvalho que vai além dos duzentos anos de idade e é famoso na região em que vive. Os moradores local acreditam fielmente que Red realizam seus desejos pessoais, o que faz com que muitos e muitos o visitem. No dia 1° de maio, durante todos os anos, o povo vai até ele e amarra em seus galhos as cartas contendo seus pedidos.

Toda essa experiência fez com que Red aprendesse e muito sobre os mais diversos assuntos, mas ele sempre se manteve afastado e nunca foi intrometido. Até porque, há uma regra que ele nunca deve quebrar: uma árvore não deve conversar com os humanos. Mesmo possuindo essas habilidades Red respeita as normas e faz amizade apenas com os animais que por ali rodeiam, abrigando até mesmo alguns deles.

Tudo muda quando uma família se muda para a casa construída na frente de Red e todos da vizinhança passam a estranhar os novos moradores, deixando o velho carvalho confuso com os motivos. Certa noite, Red recebe uma carta da pequenina filha do casal que acaba de chegar na região: Samar deseja um amigo. Será que Red quebrará uma das principais regras, apenas para realizar o pedido feito pela garotinha?

Um livro de escrita impecavelmente simples e delicada, facilmente lida pelo público infantil. No entanto, do meu ponto de vista, até um adulto pode se deliciar e se emocionar com as lições que está adorável fábula carrega. O ódio, a empatia, a ignorância e a xenofobia são alguns tópicos que são abordados e nos faz refletir sobre nossa própria realidade, além é claro dos laços resistente de uma linda amizade.

Super valeu a pena mergulhar nessa leitura, mesmo que eu tenha sido pega de surpresa pelo gênero. Me apaixonei na construção dos personagens e no incrível enredo, por isso recomendo demais e já até comprei outro cópia para presentear alguém! Vocês já leram?


8 comentários

  1. Já li sim, Andressa! E foi uma experiência encantadora, linda e que me despertou muitas reflexões!

    ResponderExcluir
  2. Já li sim e amei muito, muito!Tanto que pretendo em algum momento futuro, reler. É uma fábula moderna, linda, intensa e ao mesmo tempo, tão inocente e simples!
    Sabe aquele tipo de livro que você quer deixar de herança a alguém especial? Esse livro é bem isso para mim!
    Minha neta herdará meus livros, eu tenho plena convicção dela e ela lerá este!!!!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor

    ResponderExcluir
  3. Também tive muita vontade de comprar esse livro na Bienal do RJ por conta da capa, mas me segurei.
    Agora não tem jeito, acabei de colocá-lo na lista de desejados.

    Danielle Medeiros de Souza
    danibsb030501@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  4. Andressa!
    Tão bom quando nos apaixonamos pelas personagens.
    Os livros infantis trazem histórias que enchem nossos corações com as fantasias e toda moral que ela traz. E aqui aprendemos que sonhar é o que nos impulsiona, que a empatia nos leva adiante para buscarmos nossos sonhos, toda uma realidade diferenciada de um refugiado e no fundo, o verdadeiro amor, aquele amor incondicional que mostra o quanto podermos nos tornar felizes!
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  5. Olá Andressa
    Embora goste muito de livros infanto juvenil eu não tenho o hábito de compra-los.Tenho que dar prioridade mesmo quando decido comprar um livro.Mas creio que o livro traz importantes reflexões sobre vários temas e o faz de maneira simples. Se o encontrar na biblioteca pegaria para ler sim.

    ResponderExcluir
  6. Oi!
    Já ouvido falar desse livro, mas não fazia ideia que se tratava de uma fábula, faz tempo que li um livro do tipo e sempre funciona comigo! Acho que é o único tipo de leitura infantojuvenil que anda funcionando comigo atualmente.

    ResponderExcluir
  7. Que fofura de livro. E que capa linda que reflete muito bem a história. Mesmo sendo um livro infanto juvenil, eu curti muito o que foi apresentado.

    ResponderExcluir
  8. Olá! Sem dúvida essa é uma ótima opção de presente, o livro é maravilhoso e a história então, nem se fala, foi uma grata surpresa ganhá-lo na minha caixinha da Intrínseco, leitura rápida (apenas uma noite), mas que tem muito a nos ensinar.

    ResponderExcluir