O Mar Sem Estrelas - Erin Morgenstern

5 de maio de 2022

Título: 
O Mar Sem Estrelas
Autor: Erin Morgenstern 
Páginas: 544
Ano: 2021
Editora: Morro Branco 
Gênero: Fantasia, Romance
Adicione: Skoob
Onde Comprar: Amazon
Nota:   
Sinopse: Da autora best-seller de O Circo da Noite, uma história de amor atemporal se desdobra em um mundo secreto debaixo da terra ― um lugar de piratas, pintores e navios que navegam sobre um Mar Sem Estrelas. 

Quando Zachary Ezra Rawlins descobre um misterioso livro escondido na biblioteca de sua universidade, isso o leva a uma busca como nenhuma outra. Em meio a suas inebriantes narrativas sobre prisioneiros apaixonados e cidades perdidas, ele se depara com algo impossível: uma história de sua própria infância.

Determinado a obter respostas que este livro sem título ou autor se recusa a prover, Zachary deve seguir as únicas pistas que encontra na capa – uma abelha, uma chave e uma espada. Em seu caminho, surgem duas pessoas que mudarão o curso de sua vida: Mirabel, uma impetuosa pintora de cabelos cor-de-rosa, e Dorian, um belo e enigmático homem descalço.

Navegando por bailes de máscaras e sociedades secretas, este é só o início de uma missão que o levará a um estranho labirinto subterrâneo, às margens do Mar Sem Estrelas. Um mundo maravilhoso de túneis sinuosos, cidades perdidas, amantes eternos e histórias a serem preservadas, custe o que custar…


Resenha:

“Por todo lado há portas que levam a novos espaços e novas histórias e novos segredos a serem descobertos, e por todo lado há livros.”

Olá praticantes de Livroterapia 

Prontos para mais uma resenha empolgada desta que vôs escreve? Espero que estejam, pois aqui estou eu empolgada, impactada, refeita de pó estelar após uma leitura!

Minha indicação de leitura de hoje é O Mar Sem Estrelas, uma fantasia cativante e adorável da autora Erin Morgenstern, trazida para nós pela editora Morro Branco (que aliás, tem meu amor e minha devoção!


Com uma edição belíssima, o livro é em capa dura, projeto gráfico impecável e diagramação tão linda… eu tô apaixonada! A capa é tão bonita!

O Mar Sem Estrelas, não é meu primeiro livro da Erin, nem sei porque me espantei com essa paixão fulminante que nasceu em meu coração, ela é autora de Circo da Noite, uma fantasia maravilhosa que muitos não conhecem , e tô aqui esperando que os boatos de que o livro irá ganhar nova edição por aqui, sejam verdade, pois o livro tá esgotado e merece muito uma nova publicação.


Mas vamos ao O Mar Sem Estrelas, está fantasia que dominou meus pensamentos de um jeito que até sonhei com os Portos do Mar…

Imaginem que existe um lugar, onde o extraordinário tem morada, onde as histórias vivem, onde pessoas respiram essas histórias, e as amam e protegem… Um lugar que para chegarmos basta abrir uma porta…


“Atrás da porta existe um outro lugar. Não a sala que fica atrás do muro. Algo mais. Ele sabe disso. Ele
Sente isso nos dedos dos pés. 
É isso que sua mãe chamaria de um momento com
Significado. Um momento que muda os momentos seguintes.”

É isso que o jovem Zachary Ezra Rawlins descobre que existe.
Ezra, o filho de uma vidente que quando criança se viu diante de uma porta e não a abriu…

Mas agora adulto, um livro chega até ele, um livro onde sua história vai de encontro a ele!

E diante disso, ele pensa que enlouqueceu… Mas ele escutou a música, ele saiu em busca desta música e ele sonhou com O Mar Sem Estrelas…


“… Essas portas cantam. São canções de sereia silenciosas para aqueles que buscam o que há atrás delas. 
Para aqueles que sentem
Saudades de um lugar aonde nunca foram…”

É claro que essa busca não é simples, afinal, essa é uma história escrita a eras atrás, tecida no manto da aurora da humanidade…


“Há três caminhos. Esse é um deles…”

Em sua busca ele esbarra em Dorian, um jovem como ele, com segredos (Dorian é o primeiro segredo…), que salva Ezra, ao mesmo em que o mergulha em Confusão, o levando diretamente para o centro de uma disputa entre dois grupos poderosos. 

Um pretende destruir todas as portas do Mar Sem Estrelas, outro pretende… bom, os desejos desse grupo não são tão diretos!


E nesta jornada para descobrir a verdade por trás dessa batalha secular envolvendo O Mar Sem Estrelas e porque ele está ligado a isso, que se concentra a trama principal de Ezra e do livro.


“- Uma vez, muito tempo atrás, o Tempo se apaixonou pelo Destino…”

Eu nem tenho palavras para o quão amei essa história, a escrita de Erin é de uma delicadeza, ela tece essa história sobre um lugar incrível, onde histórias residem, mas ela escreve sobre pessoas, e essas pessoas tão normais, quanto extraordinárias, são complexas, cheias de luz e trevas. E somos levados a viver a história junto aos personagens.

Queremos conhecer e navegar no Mar Sem Estrelas, queremos entender a complexa e longa história que liga esses personagens, uns aos outros e ao Mar Sem Estrelas, e entender para onde a história os estar levando, e no meio de tudo isso, nos apaixonamos junto a esses personagens, sofremos e ficamos sem entender nada.

Teve horas que sinceramente pensei: o que está acontecendo? 
O que é esse sentimento? 
O que eles estão fazendo? 
Quem está certo ou errado? 
Que coração é esse se partindo? 
Ah sim, foi o meu…


“— À Procura.
— Ao Encontro.”

Ezra é o protagonista, isso não há dúvidas, é através dos olhos, sonhos e desejos dele, que a história chega até nós, em sua maior parte. 
Mas sua história está tecida junto a outros grandes personagens.

Dorian, personagem que quis colocar em um potinho e proteger de todo o mal, mesmo ele sendo incrivelmente tecido em pó estelar de alguma estrela sombria.


“- Passei grande parte da vida fazendo o que os outros queriam de mim e não minhas próprias vontades, e estou tentando mudar. Tomar decisões impulsivas…”

Mirabel, O cuidador, Alegra, Simon, Eleanor, Katrin, os gatos! Todos os personagens são interessantes e tem uma motivação para sua existência, nada está ao acaso.

Com uma narrativa indo e vindo no tempo, temos a trama em tempo real, e o passado sendo nos contados através dos livros lidos pelos personagens, mas é o passado nos contado em versos, pistas e poesias.


“Não tenha medo; nosso destino não pode ser tirado de nós; é uma dádiva.”

O Mar Sem Estrelas, sem dúvidas é uma das fantasias mais interessantes que li esse ano, com uma trama que fala sobre amadurecimento, destino, amor e encontrar nosso lugar no mundo. Onde podemos ser como somos. Um lugar cheio de magia em um mundo onde a magia está se extinguindo. 


É um livro único, então para quem não gosta de ficar esperando para saber a conclusão de uma história, aqui está, começo, meio e fim…

Fim?

Fim! 

Mas a sensação é que o Mar Sem Estrelas está ali, me esperando, atrás de uma porta e cantando para mim sobre todas as maravilhas e segredos que ele tem para me mostrar.

“Um livro é feito de papel, mas uma história é uma árvore.”

Indico para quem ama fantasias mais intimistas, sem batalhas ou sofrimentos, não temos embates físicos aqui, mas uma trama rica e e emocionante, com personagens tão comuns quanto exóticos.


Espero que tenham gostado desta indicação e até a próxima.

8 comentários

  1. E lá vem dona Vivian com mais uma resenha apaixonada que instiga os leitores!
    Mais uma fantasia única que vou adicionar a listinha para o dia em que for me aventurar pelo gênero

    ResponderExcluir
  2. Vivian, eu vou ter que parar de vir ao blog rs não dá. Minha pobreza não aguenta todos os dias essas dicas não.
    Ontem já precisei comprar o quarto livro dos Corvos rs e vou começar ele ainda essa semana de tanto que você elogiou. Sim, eu já li os três e estou aqui ansiosa para abrir o quarto.
    Agora você me vem com outra fantasia numa resenha alucinada assim??
    Ah não, não aguento, mas vou lá olhar o preço...tava bem carinho rs
    Beijo
    P.s(parar de vir ao blog foi só um exagero viu? rs)

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor

    ResponderExcluir
  3. Livros que tem na história um livro especial ou uma livraria já me atraem de cara. Sendo fantasia em livro único e tão bem avaliado assim então, via pra lista de desejados.

    Danielle Medeiros de Souza
    danibsb030501@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  4. Olá
    Que capa linda !!Quase não vemos fantasia em volume único.
    Não sou aquela leitora de fantasia mas eu me propus a ler algo desse gênero nesse ano.E vou anotando as dicas .E essa já está devidamente anotada.

    ResponderExcluir
  5. Vivian!
    Uma fantasia mais intimista é sempre uma boa pedida, ainda mais quando tem amizade e maturidade envolvido.
    Gosto quando tem passado e presente.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  6. Oi!
    Esse é um livro que mesmo vendo muitos elogios sobre ele (inclusive li outro dia que ele é bem indicado para quem gostou de Um Estranho Sonhador), ainda não comprei ele, pois não consegui finalizar o livro Circo da Noite da mesma autora. E fantasia em volume único é sempre bom né?

    ResponderExcluir
  7. Não consegui senti aquele apego com a história, mas a capa è fantástica, uma das capas mais lindas que ja vi.

    ResponderExcluir
  8. Olá! Essa parte de ser um livro único já ganhou alguns (muitos) pontos comigo, principalmente porque, ultimamente, tempo é algo bem escasso na minha vida de leitora, aí temos essa edição lindíssima mais uma resenha que me deixou para lá de curiosa, e temos um match para mais uma adição na minha lista de desejados.

    ResponderExcluir