O silêncio da Chuva - Luiz Alfredo Garcia-Rosa

8 de outubro de 2021

Título:
O Silêncio da Chuva
Autor: Luiz Alfredo Garcia-Rosa
Páginas: 266
Ano: 2016
Editora: Companhia das Letras 
Gênero: Crime, Ficção, Romance policial
Adicione: Skoob
Onde Comprar: Amazon
Nota:  
Sinopse: A morte misteriosa de um executivo no centro do Rio; um segundo assassinato com requintes de crueldade. Cabe ao bibliófilo inspetor Espinosa descobrir o nexo entre os dois crimes numa complexa investigação.

O livro que inspirou o filme O silêncio da chuva, de Daniel Filho.

No centro do Rio de Janeiro um executivo é encontrado morto com um tiro, sentado ao volante de seu carro. Além do tiro, único e definitivo, não há outros sinais de violência. É um morto de indiscutível compostura. Mas isso não ajuda: ninguém viu nada, ninguém ouviu nada. O policial encarregado do caso, inspetor Espinosa, costuma refletir sobre a vida (e a morte) olhando o mar sentado em um banco da praça Mauá. No momento tem muito sobre o que refletir. De um lado, um morto surgido num edifício-garagem; de outro, a incessante multiplicação de protagonistas do drama. Tudo se complica quando ocorre outro assassinato e pessoas começam a sumir.

Prêmio Jabuti 1997 de Melhor Romance
Prêmio Nestlé de Literatura 1997.

Este livro foi cedido pela Editora Companhia das Letras, porém as opiniões são completamente sinceras. Não sofremos nenhum tipo de intervenção por parte da Editora. 

Resenha:


Olá pessoal, hoje eu estou aqui para falar de um livro nacional que me surpreendeu!

Estou falando de O Silêncio da Chuva, cujo e-books foi disponibilizado pela Cia das Letras aos parceiros, para divulgação do filme homônimo lançado dia 23 de setembro deste ano.

Primeiro aos fatos que me surpreenderam logo de cara: 
O silêncio da chuva é um romance policial do autor brasileiro Luiz Alfredo Garcia-Rosa, escritor com 20 livros lançados, sendo que 12 pertencem a série iniciar com o O Silêncio da Chuva! Todos os livros da série são publicados pela Companhia das Letras e os de não ficção pela Zahar, que também pertencem ao grupo editorial da Companhia das Letras.

E porque isso me surpreendeu? 12 livros de suspense e romance policial, gênero que eu amo e eu nunca esbarrei neles antes! DOZE LIVROS QUE AGORA EU PRECISO LER!
Eu adorei O Silêncio da Chuva!!!

Ok! Acabou e revolta com a minha pessoa e vamos a resenha em si!

O Silêncio da Chuva é um clássico livro de romance policial, com o benefício para os leitores brasileiros que sua trama se passa no Rio de Janeiro, e a escrita fluida do autor nos leva a bairros famosos e torna a trama muito próxima de nossa realidade. O autor opta por trazer uma narrativa mais focada nos dramas pessoais dos personagens e a investigações estão com foco no desafio mental.


O personagem principal é o Inspetor de Polícia Espinoza, ele não é um detetive gênio, introspectivo ou galante como normalmente lemos por aí, ele é aquele personagem que espelha um homem comum, que trabalha duro, que se esforça e usa sua inteligência muito mais do que força pra solucionar seus casos. E principalmente, ele luta para permanecer incorruptível em meio a muita coisa errada. E para torná-lo ainda mais legal, ele ama livros e passeia pelos sebos, sendo gente como a gente!
Então além da narrativa central do crime a ser desvendado, notei sim, uma crítica pontual é muito bem feita as forças policiais, aos métodos de investigação utilizados é algo famoso “jeitinho brasileiro”, por isso provavelmente, gostei tanto do livro.

Aqui temos uma narrativa que o leitor sabe mais do que os personagens, ao início já sabemos que houve um crime, quando Espinosa, vai navegando em meios a pistas e N possíveis desdobramentos do caso, sem falar em suas próprias divagações, seus relacionamentos com os possíveis suspeitos, etc. Pelo autor ter escolhido criar um personagem que precisa se emprenhar para descobrir tudo (fora do espectro que muitos autores adoram utilizar em seus detetives de genialidade), me diverti vendo ele errar um bocado, antes de seguir o caminho correto. Existem vários personagens e cada interação com eles existe uma nova luz (ou não) sobre o caso.

Estão vendo que não estou falando muito da trama em si, pois como todo suspense, prefiro que todos tenham a mesma experiência de leitura que eu, e se surpreendam.
Mas não esperem algo muito rebuscado, não tem muito mistério o livro e a escrita é bem direta e fluida. Aqui mais do que crimes mirabolantes temos personagens interessantes em meio a momentos trágicos, o autor também não enrola muito para nos dar respostas. Seria 5 estrelas se eu tivesse gostado do final, não me agradou, mas puxa, nem King sempre me agrada 🤣🤣🤣🤣

O livro é o primeiro de uma série e serviu ao seu propósito, me fazer desejar ler os próximos.
Deixo aqui a lista de livros caso fiquem curiosos também:

📚- O silêncio da Chuva (1996)
📚-  Achados e Perdidos (1998)
📚-  Vento Sudoeste (1999)
📚- Uma Janela em Copacabana (2001)
📚-  Perseguido (2004)
📚-  Berenice procura (2005)
📚-  Espinosa sem saída (2006)
📚-  Na multidão (2007)
📚-  Céu de origamis (2009)
📚 - Fantasma (2012)
📚- Um lugar perigoso (2014)
📚- A última mulher (2019)


Indico para todos que gostam de um bom suspense e romance policial, para quem gosta de livros nacionais é mais do que indicado!


E como falei, o livro foi enviado em formato digital aos parceiros pois esses dias saiu o filme baseado nele:
O silêncio da Chuva, dirigido por Daniel Filho e grande elenco é o meu programa do final de semana e logo tem resenha dele aqui também!

Até a próxima!

6 comentários

  1. Comoassim eu não conhecia essa série? OMG! #ShameOnMe
    Mas parece que todos irão ser relançados e fico mais calma....
    Gostei da história se passar na minha cidade natal e do detetive ser um cara comum.
    Também não sabia da adaptação e já tô ansiosa pra sua opinião, Viv

    ResponderExcluir
  2. Vivian eu te admiro muito!!! rs
    Estive vendo acho que no Fantástico o Lázaro Ramos falando sobre esse filme e ontem, pah, chegou para ver. Ainda não consegui, mas tem aquela moça de Segunda Chamada que eu amo muito(que era do Zorra Total?) que nunca lembro o nome. Mas devo ver hoje a noite ou no máximo amanhã.
    Não sabia de jeito nenhum sobre os 12 livros, agora já vou atrás também né?? rs
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor

    ResponderExcluir
  3. Não conhecia o autor nem a série, mas fiquei interessada em O silêncio da Chuva por ambientar-se em locais do Centro da cidade que conheço.

    Danielle Medeiros de Souza
    danibsb030501@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  4. VIVIAN!
    Agora faço como você: como não conhecia essa série de livros e olha que já são antigos...
    Vou ficar ligada para ver se assisto o filme, adoro o Daniel Filho.
    E o livro traz aquele aconchego de podermos nos identificar com o detetive.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  5. MEU DEEEEUS, eu nunca sabia que era uma série. Uma amiga me deu de presente quando era bem mais nova, Uma janela em Copacabana e eu queria que o mundo conhecesse ele, porque eu adoro. Aliás, foi o primeiro do gênero que eu li e me apaixonei justamente por causa dele. Ta aqui na minha estante já velhinho, já li umas 3x, e pra mim o final foi supreendente kkkk Talvez seja mais a parte emocional falando também kkkkk mas gente, tô tão feliz de ter visto aqui!!! Ai que saudade de Espinoza! Pois vou salvar agora essa lista.

    ResponderExcluir
  6. Olá! Eita que entendo bem a sua revolta, mesmo não se tratando de um gênero que eu leia muito, fiquei bem interessada nos livros, ainda mais depois de saber que já temos uma adaptação entre nós do primeiro, vai ser bem interessante acompanhar um pouco de todo esse suspense em terras tupiniquins, já fiquei intrigada com esse final.

    ResponderExcluir