Luz, Câmera, Ação!!! Macabro

28 de agosto de 2021

Diretor ou produtor:
 Marcos Prado
Ano: 2019
Gênero: Suspense, Baseado em Fatos Reais, Crime
Elenco: Renato Goes, Amanda Grimaldi, Guilherme Ferraz, Diego Francisco, Eduardo Tomaz, Juliana Schalch, Flávio Bauraqui, Paulo Reis, João Pydd, Claudia Assunção, Osvaldo Mil, Thelmo Fernandes.
Nota:  
Sinopse: Na década de 90, dois irmãos são acusados de assassinarem oito mulheres, um homem e uma criança de forma brutal na região da Serra dos Órgãos. Na cola dos suspeitos, o sargento Téo percebe que o julgamento da imprensa, polícia e sociedade local é fundamentalmente racista, e começa a ter dúvidas sobre a condenação de um deles.

Resenha:

Hoje a indicação de filme é de um filme de suspense/terror nacional, e do pior tipo de terror: O real!

Macabro é um lançamento de 2019 que agora está chegando na Telecine, a produção nacional dirigida pelo cineasta brasileiro Marcos Prado, é inspirada na história real de Ibraihim e Henrique de Oliveira, que nos anos 90 ficaram conhecidos como os “Irmãos Necrófilos”. Os irmãos foram acusados pelo assassinatos de dez pessoas, oito mulheres, um homem e uma criança, os assassinatos ocorreram na Serra dos Órgãos, região serrana do Rio de Janeiro. E longos meses foram necessários para a polícia conseguir os encontrar já que eles realizavam os assassinatos e fugiam para a mata, onde conheciam vários esconderijos (a semelhança com o caso de Lázaro desse ano é surreal).



Macabro tem roteiro de Lucas Paraizo e Rita Gloria Curvo. A produção do filme fez uma pesquisa extensa e conversou inclusive com polícias do BOPE e exército que participaram da caçada. Pesquisa em fóruns, nos processos acerca do caso, jornais da época e inclusive uma entrevista com o próprio réu, Henrique de Oliveira.

Os crimes narrados no filme foram muito noticiados na mídia nos anos 90, o que gerou uma grande comoção no país, a região que era majoritariamente formada pro descendentes de imigrantes suíços, com uma forte presença da religião, era também formada por pessoas conservadoras e que não tratavam bem as pessoas negras que eram minoria na cidade. Então quando assassinatos seguidos por estupro e métodos ritualísticos começaram, os dois irmãos negros, rapidamente adquiriram uma fama envolta em lendas e um temor se espalhou rapidamente pela região.


Mas apesar de ser um filme baseado em fatos reais, existe uma grande romanceada na história.

O suspense tem como protagonista o sargento Teo (vivido por Renato Goés), um jovem policial que nasceu na região dos crimes e após um erro em missão, passa por uma crise profissional e ética, para tentar recuperar prestígio e confiança ele é resignado para a caçada aos irmãos o forçando a voltar à sua cidade natal, de onde ele saiu fugindo de algo. 

De tal forma, que a trama se divide em duas narrativas, o confronto com o passado de Teo e a busca aos irmãos pela mata Atlântica, e os dilemas pessoais de Teo.

O sargento já conhecendo as pessoas da cidade, e suas mentes fechadas, racistas e brutais, leva o olhar da investigação para um novo caminho, ampliando o suspense, já que enquanto procura encontrar os assassinos, procura entender o que os levou a cometer tais crimes brutais. 


Em resposta a investigação dele a população, a imprensa e a polícia local se tornam arredios, o que o faz perceber que existe algo a ser descoberto, e que talvez nem tudo seja tão claro, como a impressa alardeia.

O filme é um suspense bem interessante, a fotografia e trilha sonora do filme me agradaram muito, nos leva a prestar atenção as nuances da história.

Existe muitas cenas impactantes, principalmente quando somos levados a encarar na tela as vítimas dos irmãos.

Além de isso, a subtrama do filme é cheia de gatilhos com o racismo estrutural e perpetuado disfarçado ou bem exposto em muitos casos.

O filme foi premiado no Brooklyn Film Festival, premiado como melhor filme, na categoria “Dark Matters” do Austin Film Festival.

Eu gostei das atuações do elenco do filme, apesar de não reconhecer os atores a primeira vista. Em muitos momentos senti uma tensão só de ver as emoções que os atores passavam pelo olhar.

O elenco do longa conta com Renato Goes, Amanda Grimaldi, Guilherme Ferraz, Diego Francisco, Eduardo Tomaz, Juliana Schalch, Flávio Bauraqui, Paulo Reis, João Pydd, Claudia Assunção, Osvaldo Mil, Thelmo Fernandes.


Gostei do filme, apesar de achar que o protagonista em si foi fraco, com seus próprios problemas pessoais, muito tempo se gastou ficando nisso e não no caso, sem contar que ele não é um personagem que podemos gostar, pois logo no início do filme, sabemos que ele é problemático. 

Lembrando que o personagem não é baseado em alguém real e sim em vários aspectos, histórias que os roteiristas ouviram e leram de policiais.

Alerta de Gatilho: Violência, abuso sexual, abuso infantil, racismo, violência policial.

Indicação de filme Nacional de suspense, para quem gosta de investigações criminais e não tem estômago fraco!

Está passando atualmente no canal telecine!

Até a próxima.

9 comentários

  1. Eu te gosto pra Cacilda, Vivian rs
    Eu me identifico em muitos pontos com você, de ir atrás de coisas e isso inclui livros e filmes que quase ninguém fala.
    Eu gostei muito desse filme rs eu adoro o que bizarro e sim, baseado em fatos reais. Super concordo contigo, pois não consegui sentir nenhuma empatia por Téo e o "romance" enfiado ali nessa história sangrenta chega a irritar.
    Desnecessário de tudo.
    Mas a fotografia é bonita, o tom sombrio, o mistério, o falar no racismo escondido na mente fechada de muita gente de interior, principalmente.
    Adorei ver e adorei mais ainda, ler sobre ele agora!!!!
    Beijo e obrigada pelo presente!!!!

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor

    ResponderExcluir
  2. Sempre assisto a filmes nacionais, mesmo quando fogem do meu estilo, como é o caso de Macabro.
    Não lembro desse caso mas é chocante e assustador.
    Vou dar uma olhada no filme

    ResponderExcluir
  3. Macabro: O nome já me afugenta.
    Realmente dá pra lembrar logo do Lázaro. Incrível e assustador como esses casos macabros se repetem de tempos em tempos. Como o ser humano é capaz de surtar e fazer absurdos.

    Danielle Medeiros de Souza
    danibsb030501@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  4. Vivian!
    Há muito não temos um bom filme no estilo feito aqui no Brasil.
    Mesmo que o protagonista não traga tantos atrativos para conquistar quem assiste, temos de ao menos, avaliar a película, mesmo porque, traz vários casos unidos em apenas um lugar.
    E temos de valorizar nosso autores nacionais..
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  5. Nossa, que filme interessante! E ainda brasileiro, uhul! Olha, uma coisa até engraçada sobre mim é que eu amo livros de romances, mas prefiro filmes exatamente desse gênero que você trouxe hoje e se for investigação criminal... aí que eu amo. Com certeza já coloquei na lista.

    ResponderExcluir
  6. Olá Vivian
    Mesmo não tendo assistido o filme acho que o mesmo teria que focar mais mesmo nos crimes e não na figura do protagonista e seus problemas pessoal.
    Não estou no momento assistindo coisas pesadas assim .prefiro assistir filmes mais leves .

    ResponderExcluir
  7. Oiii
    Eu não conhecia esse filme, mas confesso que é quase impossível eu assistir ele. Hoje em dia já é difícil eu assistir filmes de terror, e se for terror baseado em fatos reais aí que eu não vejo mesmo hahahah
    Sou muito medrosa

    Bjss ^^

    ResponderExcluir
  8. Olá,

    Primeira vez que vejo algo sobre esse filme. Parece ser um filme muito bom, e que se fosse dos EUA estaria todo mundo falando.
    Não gosto de filme de terror, por isso evito muito assistir. Mas para quem gosta é uma ótima indicação.

    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Olá! Definitivamente é quase impossível não associar com o que aconteceu com o caso Lázaro e acho que isso torna o filme ainda mais interessante, confesso que não conhecia, mas apesar de não estar no gripo dos que possuem estomago forte, me vi tentada sim a dar uma oportunidade ao filme, ainda por ser nacional.

    ResponderExcluir