A Vida Submarina - Ana Martins Marques

7 de agosto de 2021

Título: 
A Vida Submarina 
Autor: Ana Martins Marques 
Páginas: 144
Ano: 2021
Editora: Companhia das Letras 
Gênero: Literatura Brasileira, Poesia
Adicione: Skoob
Onde Comprar: Amazon
Nota:  
Sinopse: Livro de estreia de um dos principais nomes da poesia contemporânea, agora reeditado pela Companhia das Letras.

Publicado pela primeira vez em 2009, A vida submarina combina rara sensibilidade e excepcional talento para a observação de tudo o que nos rodeia – xícaras, cortinas, camas, fotografias. O poema, Ana Martins Marques conclui, é lugar para pensar.

O fazer poético, a mobília doméstica, o desejo amoroso, a noite silenciosa, os hotéis em baixa temporada, o tempo que corre: tudo pode ser formulado no espaço do verso. Lançados ao mundo "com a coragem suicida/dos barcos de papel", Ana revela que os poemas aprendem com o mar "a colocar os corpos em perigo".

Este livro foi cedido pela Editora Companhia das Letras, porém as opiniões são completamente sinceras. Não sofremos nenhum tipo de intervenção por parte da Editora. 


Resenha:

“São três as palavras que não digo
três as formas da aflição.
Todas as frases que calo 
todas as viagens que evitei 
todos os gestos suspensos
amadurecem na espera seu extremo segredo.
Fico aguardando uma hora exata 
que não vem.”

A vida Submarina foi o primeiro livro da poetisa brasileira Ana Martins Marques e ele foi reeditado e lançado este ano pela Companhia das Letras em seu selo Poesia de Bolso. E eu estou SIMPLESMENTE APAIXONADA por esse livro!

Tamanho perfeito para levar na bolsa em segurança e ter uma poesia ao alcance de nossas mãos para aqueles momentos de leitura em ônibus e filas (aliás li esse livro em uma fila infinita e só isso me ajudou a suportar as horas)

A capa é tão lindinha!

Eu já li o novo livro da Ana, então conheço agora sua primeira obra e sua mais recente e podemos realmente perceber um desenvolvimento de como ela se expressa.



Caso desejem ler minha experiência de leitura com Risque essa Palavra, basta clicar na imagem abaixo:


Ambos os livros são muito bons, minha poesia favorita está em Risque essa Palavra, mas em termos de conjunto da obra eu gostei mais de A vida Submarina, houve uma identificação maior com a forma tímida que Ana escreve aqui. Existe uma paixão, inocência, vivacidade maior aqui. 


Porém, acredito que as poesias de Ana são do tipo que a cada leitura você gosta mais de uma poesia do que outra. Se em A vida Submarina ela é uma jovem poetisa mostrando seu coração e emoções ao mundo de uma forma muito pura e nua, no seu último livro ela está mais madura e por isso suas poesias são mais realistas e duras, contundo todas contém ainda um coração por dentro que pulsa belamente.

“Quem me dera fazer com o poema 
uma fogueira que ardesse só para ti”

Indico este livro para todos os fãs de poesia e literatura nacional, e clamo para que mais pessoas se permitam ler poesia nacional que é tão maravilhosa e poderosa como os poetas consagrados internacionais!



Viva a poesia que torna o comum em algo extraordinário, que pega uma emoção pessoal e torna ela um pouco de cada um que a lê!

Adorei conhecer essa poetisa e irei ficar de olho nela de agora em diante.


Espero que tenham gostado da resenha e até a próxima!

11 comentários

  1. É muito interessante quando conhecemos e admiramos o trabalho de uma autora e temos a oportunidade de conhecer seu primeiro livro.
    Além de ler o que foi seu primeiro livro, muitas vezes publicado de forma independente, vemos a evolução da escrita

    ResponderExcluir
  2. Desde o começo do ano, eu venho notando que mais leitores têm aderido ao fator "ler poesia". E isso faz um bem danado.
    Eu sou fã desde que me entendo por gente, então fico até orgulhosa quando vejo e leio sobre.
    Estamos vivendo dois últimos anos pesados demais e a poesia faz a gente deixar a realidade, deixar de doer um pouco e sentir, apenas isso.
    E pela poesia que li acima, a autora é maravilhosa nesses sentimentos!!!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor

    ResponderExcluir
  3. É o tipo de livro que já me imagino apertando contra o peito após ler uma linda poesia. Viva a poesia brasileira!
    Gostei da mistura das cores da capa.

    Danielle Medeiros de Souza
    danibsb030501@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  4. Um livro extraordinário. Leitura obrigatória para quem ama poesia.

    ResponderExcluir
  5. Olá Vivian
    Que bom que a autora tem te cativado em ambos os livros .
    Náo é um gênero que leio com frequência não sou daquelas que compram livros de poesias.
    A capa está lindinha.

    ResponderExcluir
  6. Vivian!
    Fico tão feliz em ver que os poetas estão tendo uma vez mais voz no nosso mundo literário, ainda mais nossos autores nacionais.
    Muitos pensam que é fácil escrever um poema, o que não sabem é que expressar nossos sentimentos em palavras através de versos, é preciso um certo requinte e até uma certa coragem para nos expormos, expormos nossas verdades, em pequenos trechos, com palavras precisas e algumas vezes até rimadas.
    Aplaudo a autora.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  7. ah eu amo tanto ver resenhas de poesias. Acho que já disse aqui que é um dos gêneros que eu mais amo, me identifico e mergulho com tudo. Adorei a resenha e com certeza seria um livro que eu adoraria conhecer!

    ResponderExcluir
  8. Olá,

    Já tinha ficado com vontade de ler algo da autora desde a última resenha aqui no blog sobre os livros dela, e agora essa vontade só aumentou!
    Parece ser muito bom.

    beijos

    ResponderExcluir
  9. Oiii
    Esse livro parece tão bom quanto o primeiro, já deu pra perceber o quanto a Ana escreve bem, e realmente devem ter várias poesias que nos tocam.
    E esse livro está muito lindinho, amei o tamanho dele 🥰

    Bjss ^^

    ResponderExcluir
  10. Olá! Mais uma dica que entra fácil na minha listinha (risos)! O tipo de leitura certo para qualquer momento e que tem o dom de acalentar nosso coração naqueles momentos que a gente mais precisa.

    ResponderExcluir
  11. Apesar de ter bastante tempo que nao leio poesia, é um estilo que gosto muito. É uma leitura rápida, na realidade a gente medita na poesia. Isso é o mais legal. Gostei da proposta da autora, é um livro que leria com facilidade.

    ResponderExcluir