Herança, - Ciclo da Herança, 04 - Christopher Paolini

8 de agosto de 2021

Título: Herança 
Autor: Christopher Paolini 
Páginas: 792
Ano: 2012
Editora: Rocco Jovens Leitores 
Gênero: Aventura, Fantasia, Ficção
Adicione: Skoob
Onde Comprar: Amazon
Nota:  
Sinopse: Até bem pouco tempo, Eragon nada mais era do que um pobre garoto da fazenda, e seu dragão, Saphira, apenas uma pedra azul na floresta. Em Herança, o destino de toda uma civilização está sobre seus ombros. Fortalecidos por longos treinamentos e incontáveis batalhas, Eragon e Saphira somam muitas vitórias, mas também colecionam as dores de perdas muito difíceis. Agora, a derradeira batalha está para começar.
O Cavaleiro e seu dragão chegaram mais longe do que qualquer um ousou imaginar. Mas será que eles serão capazes de derrubar o poderoso tirano Galbatorix e restaurar a justiça no reino da Alagaësia? E se conseguirem, qual será o custo da vitória?


Resenha:

“Sé onr sverdar sitja hvass – Que sua espada permaneça afiada”


Aqui estou eu, encerrando mais uma releitura dessa saga que é uma das minhas favoritas dentro do gênero de Fantasia Medieval para um público Juvenil.

Herança é o quarto e último livro do Ciclo da Herança do autor Christopher Paolini, os quatro livros tem edições lançadas pela Editora Rocco, que recentemente ouviu minhas orações e lançou um box com os 4 livros (eu tô desejando demais ele, meus 3 primeiro livros são edições econômicas e eu os li demais coitados, tão em uma situação delicada hahaha)

Por se tratar de um livro que encerra a série, eu falarei muito brevemente sobre o livro em si para não ter spoilers, mas pode ter spoilers dos 3 primeiros livros.

Que aliás, já temos resenhas aqui, para conhecer minha experiência de leitura deles, basta clicar nas imagens abaixo:


O ciclo de Herança é uma das fantasias juvenis que mais me marcaram, é uma história riquíssima, com um universo complexo que Paolini criou com maestria, com uma natureza e magia complexas e vastas, temos aqui: humanos, elfos, anões, e as criaturas mais amadas do universo mágico: Dragões

Seres poderosos, leais e inteligentes. Os dragões da história são mais do que montaria e sim reais companheiros de seus cavaleiros de dragões e personagens que impactam diretamente no destino desta jornada.


Nós três primeiros livros vemos Eragon, um jovem de 15 anos que ao encontrar um ovo de dragão, muda não somente seu destino como o de todos ao seu redor. Ele se une aos Vardens um povo que luta contra a tirania do Rei Galbatorix, um cruel tirânico que enlouqueceu após perder seu primeiro dragão e caiu em uma espiral de maldade e crueldade sem fim. 

Eragon passa por um treinamento longo e árduo, ele cresce e amadurece muito. Seu poder cresce de uma forma incrível, graças a muito esforço pessoal e muita ajuda. E sua vida não é fácil. Ele e Safira, são as únicas  chance do mundo para escapar do sofrimento secular que Galbatorix causa.

Em Herança, nome aliás muito perfeito para o livro temos a luta final! E poderemos conhecer se tudo o que Eragon se tornou vai ser suficiente para derrotar Galbatorix que pode ser um monstro, mas tem um poder infinito em suas mãos e ainda manipula cruelmente Murtagh e seu dragão Thorn (meu personagem favorito!!! 😍😍😍) que foi o antagonista principal do livro 2 e 3.

Bom, não direi mais nada sobre a trama em si. 

"É fácil se manter calmo quando não há nada com o que se preocupar. O verdadeiro teste de autocontrole, contudo, é se você consegue se manter calmo em uma situação aflitiva”

Eu encerrei essa releitura com o coração imerso em emoções voláteis. Se eu disser que amo ele, mas não gosto de muito do que acontece, vocês vão me entender? Assim como na primeira leitura tem muita coisa que me deixou triste, essa história é uma das poucas que eu sempre desejei um final feliz para 90% dos personagens.

Eu amo a forma como o autor nos apresentou personagens complexos: Nasuada, a jovem que assumiu o manto de liderança do pai e lidera a revolução, Arya a elfa que poderia ter sido apenas o interesse romântico de Eragon, mas vai muito mais além, com sua sabedoria e coração partido, Roran, primo de Eragon, que sem poder algum se mostrou um herói! Murtagh, cuja vida nunca teve alegrias até ser escolhido por Thorn como seu cavaleiro de dragão, mas isso o deixou aprisionado a Galbatorix. Glaerd e Oromis... e muitos outros!

Eu só queria que todos sobrevivessem e fosse felizes para sempre, que sonho né!? Mas é um livro que fala sobre a necessidade de pessoas não se esconderem e lutarem contra o mal! E guerras não poupam pessoas de bom coração!

Posso dizer que apesar de nem tudo ter sido felicidade para meu coração de fã, a história se encerra de forma brilhante. (Eu gosto do tom melancólico do final!) 


Eu preciso dizer que nesse livro temos os mesmos  possíveis pontos negativos dos demais em termos de escrita, Paolini ainda tem uma forma de escrita com muita narrativa e em alguns momentos o ritmo pode ser lento, o livro é imenso (o menor livro é Eragon, depois é só ladeira abaixo, aumentando a cada livro para este calhamaço final!), contudo, esse fato também tornou a história muito completa. Existe inclusive a entrega do que acontece com os personagens após o final da guerra: para o bem e para o mal. Também preciso dizer que amei, o que Paolini criou para encerrar sua história lidando com alguns pontos chaves: como por exemplo, Eragon precisar usar muito mais que sua magia e poder na luta contra Galbatorix. Existe uma volta as raizes e ele usa algo que nos entregou no primeiro livro e pensei que estava esquecido, mas na verdade, estava ali acontecendo em um trama de segundo plano e voltando ao foco no final! Que momento!

“Depositar os problemas e dificuldades aos pés de uma força maior que ele e entregar seu destino àquele poder seria um alívio e o fazia deixar de ser responsável pelo seu destino e daqueles a quem amava."

Como podem ver, Herança é um ótimo livro final, ele fecha o ciclo da Herança, e nos entrega uma história de lealdade, amor e heroísmo. Tem uma jornada de herói que cativa e a jornada de herói não é somente de Eragon, mas muitos se tornam suas melhores versões durante este livro! Temos de tudo: Batalhas épicas, tramas políticas bem criadas, personagens cativantes, e ascensão de personagens.

Temos muitas emoções para os leitores!

Indico para quem ama fantasias medievais, lutas bem contra o mal, magia e o verdadeiro poder que reside no coração de um herói!

“- Que o vento e o sol estejam sempre às suas costas. 
- E as suas.”

Espero que todos possam dar uma chance a esses livros e se apaixonem como eu me apaixono toda vez que leio!

Até a próxima!

11 comentários

  1. Acompanhei aqui no blog, como foi sua experiência relendo cada um dos livros.
    Foi interessante ver. Despertou a curiosidade.
    E após esse último livro, saber que continua a ser fav é muito legal.
    Que você consiga esse tão sonhado box

    ResponderExcluir
  2. Não sabia do box ainda rs
    Mas pude acompanhar todas as resenhas que foram saindo aqui no blog e desde Eragon, namoro todo. Ver esse menino tão novinho, ir crescendo não apenas como pessoa, mas como um grande lutador foi algo maravilhoso e é lindo ver que tudo se encerra, como deve ser.
    Não dá para desejar que todos fiquem no enredo rs fantasias têm muito disso e aí que está a magia.
    Com toda certeza, se puder, quero embarcar nessa série juvenil,mas que tem tantos ensinamentos!!!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor

    ResponderExcluir
  3. Tenho trauma do Christopher Paolini porque depois da "trilogia" ele levou muitos anos para lançar Herança.
    Mas tirando isso, é uma leitura que curti muito, são livros que não desapego jamais. O final me deixou querendo um pouco mais, mas foi bom.
    Pena que não saíram filmes interessantes dessa quadrilogia.

    ResponderExcluir
  4. Vivian!
    É uma das séries de fantasia medieval que preciso ler o quanto antes.
    Amo toda essa fantasia de dragão e outros tantos seres fantásticos, luta do bem e o mal, que mesmo com suas ressalvas sobre alguns trechos mais lentos, mesmo porque os livros são enormes, é um desejo imenso poder ler.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  5. Olá Vivian
    Que bom ver voce terminando essa série assim tão encantada com esse mundo que o autor criou .fantasia tem muito disso né é um gênero que faz os leitores viajarem por mundos desconhecidos.
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. É engraçado que eu vi a capa e falei: eita, vem um 5 estrelas por aí. Até porque acompanhei todas as outras resenhas e sei que essa é uma das séries favoritas sua. Mas entendi completamente o que você disse na resenha. Achei o máximo acompanhar suas resenhas, me parece uma série sensacional!

    ResponderExcluir
  7. Olá,

    Tão bom quando a gente faz uma releitura de um livro que a gente gosta né?
    Estou relendo a série trono de vidro, e amo muito a escrita da autora!
    Nunca li Eragon, mas acho o filme muito bom

    beijos

    ResponderExcluir
  8. Eu tinha visto aqui no blog a sua releitura do livro.
    Não é um gênero que eu goste. Mas reconheço que tanto o livro como o filme fazem muito sucesso.

    ResponderExcluir
  9. Oiii
    Essa é uma série que eu sempre tive vontade de ler, acho a história muito legal! Eu super entendo você gostar do livro, mas não amar o desfecho, tem vários livro que eu li que também queria que todos terminassem bem e felizes hahaha
    Eu gosto muito de fantasias medievais, e acho que essa série tem tudo para eu amar!

    Bjss ^^

    ResponderExcluir
  10. Olá! Não tem como não ficar empolgada com essa série, ainda mais quando temos dragões. Amei conhecer mais essa história e espero em breve ter a oportunidade de me jogar nessa leitura repleta de aventuras, ok, confesso que esse final agridoce me deixou um pouco apreensiva, mas nada que me desanime.

    ResponderExcluir
  11. Não curto muito histórias de fantasias, não é meu estilo. Mas gosto do que é apresentado nessa série, acho que para quem gosta é um prato cheio. Não sei se vou ler um dia, mas não vai faltar indicações.

    ResponderExcluir