Beren e Lúthien - J. R. R. Tolkien

7 de julho de 2021

Título:
Beren e Lúthien
Autor: J. R. R. Tolkien
Páginas: 368
Ano: 2018
Editora: HarperCollins
Gênero: Ficção fantástica inglesa
Adicione: Skoob
Onde Comprar: Amazon 
Nota:   
Sinopse: Citada em O Senhor dos Anéis, a principal história contada em O Silmarillion narra o romance e a jornada épica de Beren, um homem mortal, e Lúthien, uma princesa élfica. O pai dela, um grande senhor élfico, opõe-se à união e, para permitir o casamento com Lúthien, impõe a Beren uma tarefa impossível de ser realizada. É este o foco central da lenda: a tentativa incrivelmente heroica de Beren e Lúthien juntos, roubar uma Silmaril do maior de todos os seres malignos, Morgoth, o Sombrio Inimigo do Mundo.
Escrito originalmente entre 1916 e 1917, o conto de Beren e Lúthien sofreu diversas mudanças e ajustes ao longo de toda a vida de J.R.R. Tolkien. Neste livro, seu filho, Christopher Tolkien, reuniu pela primeira vez as diferentes versões da lenda, escritas em diferentes épocas, em prosa ou em versos altamente musicais. Ao lado de “A Queda de Gondolin” e “Os Filhos de Húrin”, “Beren e Lúthien” era considerado por Tolkien um dos Três Grandes Contos dos Dias Antigos. Cada um deles é apresentado, de forma resumida, em O Silmarillion, mas também foi desenvolvido por Christopher, cada qual, em um livro próprio. Dentre eles, talvez “Beren e Lúthien” fosse o mais apreciado, a nível pessoal, por seu próprio autor, que relacionava o romance mágico entre os dois protagonistas à sua própria história de amor com a esposa, Edith Bratt.
A grande aventura do casal é retratada através das belíssimas ilustrações do renomado artista Alan Lee, ganhador do Oscar de Melhor Direção de Arte pela trilogia cinematográfica de O Senhor dos Anéis.

Resenha: O livro além de compor a história de Beren e Lúthien, que formam um casal quase que impossível por ele ser um humano/gnomo, não fica definido, que se apaixona por Lúthien uma elfa imortal e filha do poderoso líder dos elfos. Seu pai vendo o afeto que Beren nutre por Lúthien, faz um pedido impossível para que ele possa ficar, de fato com Lúthien, que é roubar uma Silmarilis de Melko, o poderoso, que mais tarde conhecemos como Morgoth, Ainu maléfico e onde ele mantém muitos orques e espécie que são más.

Além de toda essa história contada contamos com gravuras belíssimas do Alan Lee. São muito realistas e bem desenhados. 

O Prefácio nos faz entender que nem nos escritos do Tolkien, seu filho definiu Beren como um gnomo, já que em muitas partes ele aparece como homem, talvez seja porque ele é um ser mortal (minha opinião). 

Temos notas sobre os dias antigos, de algumas passagens dos ainus que existiram e alguns lugares que se formaram além de  onde cada parte de elfos está ou estava para construir seu lar e viverem em paz.


A história aos poucos vai se desenrolando quando andando pela floresta Beren vê Lúthien dançar e a sua dança e formosura o encantam, porém quando ela se dá conta que tem alguém observando-a e seu irmão que estava tocando flauta voltam para sua casa. Todavia Beren por dias espera que ela volte a aparecer e dance novamente da mesma maneira que ele a viu pela primeira vez. 

Lúthien depois de um bom tempo sem aparecer resolve ir um pouco mais distante na floresta e vê que Beren ainda permanece lá e que não a quer mal. Então ele se aproxima dela e ambos trocam algumas conversas....

 


A obra é baseada no romance do autor com sua esposa Edith. Quando ele tinha 16 anos e Edith 19 anos ambos se gostam, entretanto, seu tutor percebe que com Edith ele fica muito distraído e desatento e impede que eles continuem a se ver, mas quando enfim ele está adulto, vai em busca de Edith e a pede em casamento, ela aceita, pois o amava. 

Que bom, porque depois do retorno da guerra, eles se casam e têm uns três ou quatro filhos e por toda sua vida ambos vivem juntos. Recomento o filme baseado na história do Tolkien, vou deixar o link da resenha abaixo:

                                                             

O livro não foi de fato concluído, mas lemos o que o filho, Christopher junta toda história dos escritos de seu pai que estão compiladas neste livro. Temos muitas partes além da história de Beren e Lúthien, como O Quenta Noldorinwa, A Narrativa em A Balada de Leithian até seu Término, O Retorno de Beren e Lúthien de acordo com o Quenta Noldorinwa, enfim é bem extenso e recomendo que você leia devagar e vá por partes, para compreender melhor toda história que nos é contada.
 

Ele também é narrado em terceira pessoa. Apesar de ser um escrito mais ou menos independente do que Tolkien nos apresenta, não recomendo começar por ele. Há muitos outros livros para se ler antes da história dos dois. Como Silmarillion, A Queda de Gondolin e afins. Entretanto, é uma leitura fluída e bem gostosa, pois consegue transportar nós leitores para dentro da obra.

11 comentários

  1. Realmente um enredo super interessante, especialmente ppr aee baseado em fatos reais e pela história da criação do livro

    ResponderExcluir
  2. Acredita que nunca li Tolkien? Pois é, nunca. Mas eu vi esse filme rs(dizem que não adianta nada ver e não ler) mas eu vi e gostei demais na época.
    Mas admito que meus olhos brilharam com essa resenha, esse amor quase que proibido e impossível,mas que se concretiza.
    Com toda certeza do mundo, Tolkien é um universo inteiro que ainda quero muito me jogar em tudo!!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor

    ResponderExcluir
  3. Olá
    O conto foi escrito há tanto tempo !! Ainda não conheço a escrita de Tolkien .só conheço suas obras porque assisti a trilogia O senhor dos Anéis. Penso que deve ter uma ordem de livros que deva ser seguida se quisermos conhecer a obra de Tolkien

    ResponderExcluir
  4. Olá! Adorei o fato de a história ter sido baseada na própria história do autor, acho que torna a leitura ainda mais interessante. Ainda não tive a oportunidade de conhecer a fundo o trabalho do autor e confesso que seus livros ao mesmo tempo que despertam meu interesse, também me deixam um tanto receosa, mas esse em especial me deu vontade sim de ler e acompanhar essa jornada tão especial.

    ResponderExcluir
  5. Uma leitura fluida e gostosa é tudo que a gente quer nessa vida ne? Eu sou muito fã de O Senhor dos Anéis e adorei ler essa resenha. Imagino que seja tudo incrível, assim como outras obras. Adorei a sinopse, o que a história promete. Com certeza faria a leitura dele.

    ResponderExcluir
  6. Oi!
    Não é um gênero que eu gosto, eu também não tenho costume de ler.
    Não conhecia esse livro, foi uma surpresa saber que é baseado em fatos reais.

    ResponderExcluir
  7. Raquel!

    Fiquei encantada, ainda mais por saber que foi algo baseado em sua própria história e por ter ilustrações, deve ser uma linda edição.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  8. Olá,

    Achei bem interessante, não conhecia esse livro.
    Que legal que mesmo não concluído, o livro foi publicado.
    Será que o filme é bom?

    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Oiii
    Eu nem conhecia esse livro, mas fiquei com vontade de ler ele. A história dele deve ser muito legal, e o livro parece que ficou muito bom, mesmo não sendo todo escrito pelo Tolkien.
    E tenho bastante vontade de ver esse filme também!

    Bjss ^^

    ResponderExcluir
  10. Oiiie,
    Eu quero muito livros desse autor, dizem que é uma fantasia incrível.
    Não tinha conhecimento sobre esse livro, mas parece interessante a historia.

    Beijocas:
    Tempos Literários

    ResponderExcluir
  11. Oi,
    Parece bem legal o livro, com muitas reviravoltas.
    Até tenho vontade de ler, mas nunca consegui terminar O Hobbit e O senhor dos anéis. Acho muito confusos kkk
    Bjs

    ResponderExcluir