Luz, Câmera, Ação!!! Tolkien

19 de julho de 2020

Diretor ou produtor: Dome Karukoski
Ano: 2019
Gênero: Biografia, Drama
Elenco:  Nicholas Hoult, Lily Collins, Derek Jacobi, Pam Ferris, Genevieve O'Reilly, Craig Roberts,  Laura Donnelly, Colm Meaney, Tom Glynn-Carney, Patrick Gibson, Anthony Boyle, Aaron Neil
Nota: 
Sinopse:
Sarehole Mill, Inglaterra. Após o falecimento de sua mãe quando ainda era criança, J.R.R. Tolkien (Nicholas Hoult) e seu irmão são entregues aos cuidados do padre Francis (Colm Meaney). Vivendo com o dinheiro contado e precisando ajudar na casa em que vive, Tolkien faz amizade na escola com um grupo de jovens, que logo formam uma irmandade. Juntos, eles incentivam uns aos outros para que tenham a coragem necessária de realizar seus sonhos. Fascinado por línguas, Tolkien aos poucos desenvolve uma criada por ele mesmo, que usa como base para a criação do universo fantástico situado na Terra Média.




Resenha: Gente, mas eu demorei para assistir esse filme viu! É que eu não gosto de biografias. E vou contar um segredo pra vocês, leiam bem baixinho: Eu não gosto de O Senhor dos Anéis! Pois é, fazer o que né?

Meu filho ama de paixão, já leu tudo e está relendo, meu marido também adora, também está lendo, e eu nem assisti aos últimos filmes que saíram!


Não sei, não me perguntem pois eu não saberia responder, eu simplesmente não tenho paciência!

Enfim, não gostar dos livros (ou filmes) não implica em não gostar do autor né? Com toda essa onda (que eu juro que não entendo e não concordo) de "cancelar" esse ou aquele autor só por discordar das opiniões, ou por eles falarem alguma idiotice sem pensar, resolvi não fazer o que acho tão errado e quando meu marido foi assistir ao filme, fui assistir com ele!

Pois bem, como sempre, não dá para a gente achar que gosta ou não de alguém apenas por impressões que temos de publicações soltas na internet. Não dá mesmo!


Acontece que o conheci um autor, um homem bem diferente do que eu imaginava! O imaginava aquele tipo de autor nascido em meio ao luxo e que sempre teve oportunidade de ter os livros que quisesse à mão e um belo dia resolveu escrever! Não, a vida dele não foi assim. Foi difícil e sofrida. Ficou órfão bem cedo e teve que lutar por sua vida  e sua carreira desde muito cedo. Por falar em lutar, ele foi à guerra e penso que deve ter usado fatos que viveu lá como inspiração para os seus livros. Livros aliás que foram publicados muito tempo depois de escritos.

Conhecemos a vida dele, de forma ampla, claro, mas pudemos ver inclusive como e como ele inventou uma nova língua, que seria usada em seus livros, tempos depois.


Acompanhamos o nascer e o florescer de seu romance com Edith, com quem foi casado por toda a sua vida e com quem teve 4 filhos.


Então, não vou contar tudo, mas é uma biografia gente, todos meio que conhecemos a vida de Tolkien, apenas agora a vimos ilustrada na TV, sem grandes novidades, com nenhuma ação, mas um ótimo filme.

Ah, eu sou apaixonada pelas roupas da época, as acho lindas e nossa, o comportamento das pessoas de antigamente, pelo menos de algumas, caramba, é lindo de ver, quando não são "ignorantes" demais na forma de pensar e agir..aquela educação, aquela fome por conhecimento, a vontade de estudar, de saber mais e mais....

Bom, recomendo, além de o filme ser muito legal a atuação (e figurino) dos protagonistas é incrível!



16 comentários

  1. Mesmo sendo um filme "paradinho" e que oh, não dá para ver toda a genialidade de Tolkien apenas por ele, é fabuloso! Também sou meio assim com biografias, o marasmo as vezes deixa tudo tão cansativo rs mas oh, eu gosto de Senhor dos Anéis, mas não sou aquele tipo de fã eufórica e tals.
    Mas igual você, amei os figurinos,a fotografia é linda demais, as paisagens, tudo está ali casando com a beleza da obra!
    Super vale a pena ser visto e admirado pela beleza e história!!!
    beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na Flor

    ResponderExcluir
  2. Eu preciso ver este filme pra ontem!! Nem sei pq ainda não vi, já que sou louca nas obras dele😅. Resenha maravilhosa D, uma pena tu não curtir O Senhor dos Anéis, acho que vou aí te fazer ler sabagaça nem que seja a força 😂😂😂. Bjinhos no core💋.

    ResponderExcluir
  3. Olá Denise!
    Pois é, eu também não sou muito fã dos filmes do Senhor dos Anéis, acho que não entendi direito a história, sei lá... Também não li os livros e confesso que sei muito pouco sobre o autor. Acho biografias bem interessantes, principalmente porque podemos vislumbrar toda a trajetória da pessoa e saber de fatos inusitados como Tolkien ter ido lutar na guerra, etc. Adoro a atuação da Lily Collins então só de ter ela no elenco já me faz querer assistir o filme, mesmo que seja meio parado. Os trajes de antigamente eram mesmo deslumbrantes, né?
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. ola .nossa Denise gostei tanto do que voce escreveu
    veja o seu caso mesmo não gostando das obras do autor voce gostou do filme fez observaçoes simples mas verdadeira sobre o comportamento das pessoas que viveram em uma epoca tão distante da nossa
    Acho que falta um pouco mais de percepçao de muitas leitoras e me incluo nessa, quando avaliamos uma obra assim . Vou assisitir .

    ResponderExcluir
  5. Denise!
    Amo biografias e quando é de um autor por quem tenho muito respeito e paixão, fico ainda mais interessada por ver.
    Tolkien passou por muita coisa na vida, o que o levou a exacerbar sua imaginação e criatividade, trazendo história tão encolventes. Amo!
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  6. Você não gosta de O Senhor dos Anéis? Jesus cristo, que tristeza hahaha
    Concordo com você, nunca deixei de ver ou ler algo de um autor por qualquer motivo, claro que até agora não foi nada tão ofensivo, mas acho bom analisar tudo direitinho. Que bom que você acabou gostanto! Aliás, essa atriz ficou maravilhosa com essas roupas, já tô imaginando ela como várias personagens dos meus romances de época :)
    Gostei da indicação, beijos.

    ResponderExcluir
  7. Oii
    Confesso que quando vi esse filme, nem dei muito atenção pra ele. Justamente porque também não gosto tanto de biografias, e também não gosto de Senhor dos Anéis. Mas agora fiquei com vontade de ver também, já que você gostou tanto, já deu pra perceber que o filme é bom mesmo para quem não é muito fã dele. E eu gosto dos atores, acho que posso gostar do filme também. Vou procurar ele pra assistir :)
    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Também não curto biografias e nem O Senhor dos Anéis hahah. Na verdade, as vezes é um custo pra mim assistir algum filme, sou mais das séries, mas ultimamente, pela praticidade, tenho optado pelos filmes. O figurino deve ser mesmo uma das melhores partes hahha longe de mim querer desmerecer todo o resto, só acho muito bonito. Costumo assistir tudo o que tem a Lily Collins, quem sabe eu não veja esse também?
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Olá Denise!
    O Senhor dos Anéis desperta dois extremos nas pessoas, realmente. Tem gente que ama (eu mesmo) e tem gente que não consegue se conectar com o vasto universo da Terra Média (que exige paciência, de fato rsrsrsrsrs). Mas conhecer a mente por trás do clássico atemporal com certeza é uma oportunidade que só tem a acrescentar, e neste filme podemos perceber que Tolkien teve uma vida cheia de emoções, as quais tiveram muita influência na história de Frodo e companhia.
    É interessante relacionar alguns aspectos que fazem todo o sentido quando paramos para pensar na época vivida pelo autor, né? E o filme, por mais que não conte com grandes nomes no elenco, deve agradar bastante não só os fãs, mas até o público curioso que gosta de descobrir novas coisas.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  10. Acho que concordo com a Mah! Vamos ter que ir aí te fazer ler esses livros direito!!!
    😂😂😂
    Eu gosto muito de bibliografias então estou há um tempo querendo ver esse filme. Vou ver nessa semana!
    Adorei a resenha 💛

    ResponderExcluir
  11. Olá! Eita, cá entre nós, também não sou muito fã de O senhor dos anéis não, fiquei só nos filmes mesmo (risos). Mas é sempre muito interessante ter a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a história dos autores, por isso, o filme chamou minha atenção sim.

    ResponderExcluir
  12. Não sou muito de assistir biografias mas a cenografia desse livro está perfeita demais. O elenco tambem é divino afinal, quem não ama a Lili Collins?

    ResponderExcluir
  13. Genteee, como eu não conhecia esse filme 😮
    Eu já quero assistir pra ontem! Já comecei amando esse elenco,adoro os dois atores! E acho que uma biografia do tolkien é até dificil dar errado, já quero conhecer mais a vida dele, e também vou amar por ser um filme de época. Já quero muito ver.

    Bjss ^^

    ResponderExcluir
  14. Vou confessar também que não tenho o mínimo interesse em O senhor dos anéis, e em nenhum outro livro da autor. Não sabia da existência de uma adaptação, ainda mais uma biografia, do Tolkien, mas que legal pros fãs. Não imaginava que o autor tinha passado por tanta coisa, compartilhava do seu pensamento sobre o luxo na vida do autor também.

    ResponderExcluir
  15. Ah, mas que eu sou uma grande fã de biografias (principalmente filmes), ainda mais quando parecem ser tão bem feitas, e é sempre muito bacana saber um pouco mais de personalidades que tanto contribuíram para a cultura mundial, adorei a dica.

    ResponderExcluir
  16. Oi, Denise
    Aii também não gosto Senhor dos anéis kkkkk já tentei ler e assistir várias vezes, mas sempre desisto antes da metade kkk
    Que interessante o filme. Eu gosto muito da Lily, queria assistir por ela, mas pela sua resenha deu pra ver que é maravilhoso.
    Bjus

    ResponderExcluir