Asiáticos Podres de Ricos - Podres de Ricos 1 - Kevin Kwan

17 de junho de 2021

Título:
 Asiáticos Podres de Ricos 
Autor: Kevin Kwan 
Páginas: 490
Ano: 2018
Editora: Record
Gênero: Chick-lit; Romance 
Adicione: Skoob
Onde Comprar: Amazon
Nota:   
Sinopse: Quando Rachel Chu chega à Cingapura com o namorado, o charmoso Nicholas Young, para acompanhá-lo ao casamento de seu melhor amigo, imaginava passar dias tranquilos com uma simpática família, longos passeios de carro explorando a ilha e bastante tempo ao lado do homem com quem um dia talvez fosse se casar. Só que Nick não mencionou alguns detalhes... Como o fato de sua família ter muito, muito dinheiro, que ela iria viajar mais em jatinhos particulares do que de carro e que caminhar de mãos dadas com um dos solteiros mais ricos da Ásia era como ter um alvo nas costas. Em pouco tempo, Rachel se vê transportada para um episódio de Gossip Girl, só que na Ásia e com pessoas podres de ricas, que não vão poupar a simples professora universitária das fofocas e intrigas. Isso sem falar na mãe de Nick, uma mulher com opiniões bem fortes sobre com quem seu filho deve – ou não – se casar.

Resenha:

Burgueses safados! 

Rachel Chu imaginava que iria passar umas férias tranquilas ao lado de seu namorado Nick, que pela primeira vez iria levá-la para conhecer sua família na Cingapura e ir ao casamento de Colin, um grande amigo de infância.

Mas as coisas começam a soar muito estranhas quando Rachel descobre que Nicholas nada mais é do que um Young, membro de uma das famílias mais ricas e influentes da Ásia. Rapidamente, a personagem percebe que, além de não ser aceita pela família do namorado, é vista como um alvo por todas as concorrentes que querem se casar com Nick. 

A partir daí, Rachel se vê completamente cercada por um mundo de dinheiro, poder e ostentação. Além de não conseguir se encaixar, a professora universitária ainda tem que lidar com Eleonor Young, que simplesmente não vai permitir que seu filho se case com uma "Chinesa Americanizada" interesseira. 


Esse livro estava empacado na minha estante há uns dois anos, mas agora que a editora finalmente anunciou o lançamento do terceiro, peguei o primeiro volume sem medo e me joguei completamente nesse universo rico (literalmente).

Acredito que por ser de uma família humilde, eu nunca tinha parado para pensar sobre o que significa REALMENTE ter muito dinheiro, e esse livro mostrou isso pra mim. Aqui temos personagens que gastam rios de dinheiro e vivem o melhor que vida pode oferecer. 

"Qualquer um conseguia perceber que seu filho era o alvo número um das mulheres e, ao longo dos anos, Nicky tivera diversas namoradas que ele achava ter mantido em segredo de sua mãe."

Numa trama extremamente bem humorada, o autor vai destrinchando a cultura asiática e nos mostra os detalhes da elite Cingapuriana, tendo no centro de tudo a coitada e ingênua Rachel (que, espelhando qualquer pessoa normal, não conseguia compreender a dimensão de todo aquele luxo e soberba).

O livro possui detalhes em demásia, e isso é ao mesmo tempo bom e ruim. Bom porque conseguimos visualizar com muita clareza os cenários, roupas, acessórios, carros e casas dessas famílias abastadas ao extremo, e ruim porque em alguns momentos a leitura se mostra bem lenta, pois são PÁGINAS e mais páginas só de descrições.

"O relógio está correndo para esse seu rostinho bonito. Está na hora de parar de desperdiçar seu tempo e permitir que a Lauren apresente você a um daqueles milionários solteiros de Pequim, antes que seja tarde demais."

Mas com o avançar da história, já ficamos mais familiarizados com o estilo de escrita do autor (esqueci de mencionar que a obra possui notas de rodapé que  comentam um pouco sobre a cultura asiática e traduzem termos e dialetos chineses) e a partir daí as coisas vão ficando mais interessantes.

Kwan nos mostra que dinheiro realmente não é sinônimo de felicidade (embora seja possível sofrer em bom estilo kkkkk) e aqui vemos como a vida desse pessoal é feita de fachadas e aparências, sem contar na fofoca. Sem dúvidas, ser uma pessoa rica e famosa torna impossível viver uma vida normal, e logo Rachel e Nick percebem como isso afeta completamente o relacionamento do casal.

"— Obviamente, essa garota não teve uma boa criação — afirmou Victoria.
— Não teve criação nenhuma. Ela não é de Taiwan, embora diga que é, e com certeza também não é de Hong Kong. Ouvi falar que é de um vilarejozinho remoto do norte da China — falou Fiona."

A mãe de Nick é uma figura. Além de ser a clara definição de white people problems, suas tentativas de tentar separar Rachel de Nick rendem cenas hilárias. E nesse contexto, outro tema que fica bastante evidente é o preconceito que existe entre os chineses. Não sei explicar direito, só posso dizer que os chineses que já nasceram ricos consideram os chineses que TRABALHARAM para ficar ricos inferiores (dá pra acredita nessa palhaçada???).

"Que horror, pensou Eleanor. Sempre considerou garotas orientais com sotaque americano ridículas. Todas elas dão a impressão de estar fingindo aquilo, tentando parecer bem ang mor."

Mas enfim gente, o livro ainda reserva algumas reviravoltas que nos deixam ansiosos para a sequência, e eu já estou louco para conhecer mais da cultura chinesa. Em seu livro de estreia, Kevin Kwan consegue usar suas próprias lembranças (o autor nasceu na Cingapura e viveu lá até a adolescência) para entregar uma história criativa, rica e que nos faz desejar ser ricos na mesma medida que nos conscientiza para os problemas de ter muito dinheiro. 

Até mais! 

15 comentários

  1. Assim que foi lançado, fiquei com muita vontade de ler. Mas aí vi algumas resenhas que me desanimaram um pouco, principalmente em relação ao ponto que você levantou sobre a descrição das coisas.
    Mas aí lançou o terceiro livro....bateu curiosidade e os 3 entraram na lista

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Chelle, obrigado pelo comentário!
      Ahhhh, até que não é tãaaaaao descritivo assim. Nada que incomode no decorrer da leitura.
      Beijos.

      Excluir
  2. Eu tinha muita vontade ler esse livro, aliás, acho que tem o segundo já né?
    Mas aí eu fui ver a adaptação e mesmo tendo gostado muito e claro, saber das diferenças entre filme e livro que acontecem sempre, eu meio que acabei deixando essa vontade de ler de lado.
    Aí vem você com os detalhes sobre esse livro rs e lá estou eu aqui querendo muito ler o livro e saber mais não somente da cultura, mas desse universo dos ricos e esse preconceito já embutido lá.
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Angela, obrigado pelo comentário!
      Acredita que eu nem assisti o filme? Mas pode ler o livro sim, você vai amar se gostou da adaptação (acho?).
      Beijos.

      Excluir
  3. Olá Alison
    Não sabia que esse livro faz parte de uma trilogia .
    Essa é a primeira resenha que leio desse livro
    É bom quando podemos aliar a leitura e ao mesmo tempo adquirir conhecimento de um país e seus costumes tradições.
    Não sabia desse preconceito que existe entre os chineses .
    No momento o livro náo vai para a lista porque a lista já está imensa rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eliane, obrigado pelos comentário!
      Fiquei conhecendo muita coisa da cultura asiática, nesse ponto o livro é incrível mesmo.
      Beijos.

      Excluir
  4. Olá! Esse livro, para mim, foi uma grata surpresa, comecei a leitura sem saber o que iria encontrar, e apesar das muitas páginas e personagens, que tornam a leitura um pouco cansativa, adorei! Foi muito bacana conhecer mais sobre culturas tão diferentes da nossa, realmente o final te deixa com aquela sensação de “preciso do próximo livro já”.

    ResponderExcluir
  5. E eu que assisti sem nem saber que era um livro, depois pesquisei e descobri HAHA
    Acho esse gênero muito divertido, legal pra sair de uma ressaca, já li muito, mesmo que hoje tenho reduzido a quantidade.
    Mas se for bem semelhante, o livro deve ser ótimo (sabemos que as chances disse ser verdadeiro é quase 100% KKKKKKKK)
    Obrigada pela resenha!

    ResponderExcluir
  6. Eu sou apaixonada por cingapura acho muito linda essa cidade. Adoro conhece mais de outros países lendo livro e esse provavelmente é uma boa aposta por causa das descrições e é o autor viveu a adolescência lá. Já tinha visto esse livro em alguns blogs, mas nunca parei para ler a sinopse, achei bastante interessante esse negócio de ver os lados/problemas do ricos ksksksksk.

    ResponderExcluir
  7. Oi,
    Parece ser bem divertido, mas não tenho muita vontade de ler não. Porque esses ricos parecem ser todos esnobes kkk
    Mas me deu curiosidade para saber como é ser rico kkkkkkkkkkkkkkkk
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Olá Alison!
    Li esse livro logo depois do lançamento e simplesmente adorei entrar nesse universo. A trama toda é bem humorada e rende muitas risadas. De brinde podemos vislumbrar como é ser podre de rico e quais os tipos de problemas enfrentados por essas pessoas. Não me incomodei com as descrições em excesso, até gostei de conhecer tão bem as cidades chinesas sem sair de casa. Estou ansiosa pra ler a continuação.
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Alison!
    Dá para notar que em qualquer cultura do mundo, a questão dos menos favorecidos está sempre presente.
    Agora sendo sincera, jamais pensei que nos países asiáticos fosse tão evidente, afinal, a maioria é classe trabalhadora e são os que levantam os países. Achei que por seus conhecimentos milenares, lá não havia motivos para essas diferenças.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  10. Já vi esse livro algumas vezes mas nunca chamou a minha atenção
    Parece ser bem divertido e legal por nos fazer conhecer melhor a cultura asiática
    Pretendo ler algum dia

    ResponderExcluir
  11. Oii
    Eu já assisti o filme, e amei demais ele! Eu até tinha vontade de ler o livro também, mas acabei assistindo o filme antes, e depois que vejo a adaptação, não consigo ler o livro. acho que eu iria amar essa leitura, parece ser um livro bem divertido, mas também não gosto tanto de livros com muita descrição.

    Bjss ^^

    ResponderExcluir
  12. Olá,

    Lembro quando tava todo mundo falando desse livro, e eu fiquei louca para ler, mas acabei adiando tanto a leitura, que até hoje não li.
    Acho que a história é muito boa, e preciso arrumar tempo e dinheiro para ler esse livro! SOS

    beijos

    ResponderExcluir