Quotes & Citações: O Céu de Pedra - A Terra Partida, 3 - N. K. Jemisin

8 de fevereiro de 2021




Olá pessoal, hoje estou trazendo a minha seleção de citações que mais me impactaram na leitura do incrível O Céu de Pedra, o terceiro e conclusão da trilogia A Terra Partida, da autora N.K Jemisin.

A trilogia toda já está disponível para leitura com lançamento pela editora Morro Branco. E temos resenhas de todos os livros já publicados por aqui, para ler basta clicar nas imagens abaixo:




Aliás, não estão todas as citações que me emocionaram, ou me fizeram ficar parada refletindo... Esse livro é uma verdadeira jornada emocional, e muito do que marquei éfortes demais e podem ser spoilers, então filtrei bastante. Como sempre, tem a citação escolhida e um comentário que fiz durante a leitura do trecho em questão.


“Quando dizemos que “o mundo acabou”, lembre-se: normalmente é mentira. O planeta esta bem.”

Todas as maiores catástrofes naturais que atingiram a humanidade, estão incluídas nessa verdade, mas não consigo deixar de lembrar o papel humano para causar as desgraças e ver que o planeta está muito mal, e muito em breve vai vir o mundo acabou de verdade... Sim, estou um pouco pessimista sobre isso. Precisamos mudar e salvar o planeta. E nossa esse livro precisa ser lido por todos! 


“Você não está sozinha. Nunca estará, a menos que assim queira.”

Ai meu coração que não quer gostar desse personagem, mas fica difícil....


“Ah, meu amor. O apocalipse é uma coisa relativa, não é? Quando a terra se fragmenta, é um desastre para a vida que depende dela... mas não é nada de mais para o Pai Terra.”

Reparando que aqui nessa trilogia, a terra é masculina, porque é o vilão da humanidade. Então, vemos a violência da terra perante os erros da humanidade. Sendo assim, a percepção é que a terra é masculina, por ser violenta...


“Quando um escravo se rebela, não significa grande coisa para as pessoas que lêem sobre isso depois. São apenas palavras ralas em um papel ainda mais ralo que se desgastou devido à fricção da história. “Certo, vocês foram escravos. E daí?”, sussurram eles. Como se não fosse nada. Mas, para as pessoas que sobrevivem a uma rebelião de escravos... isso não é uma metáfora Essun. Eu vi o mundo arder...”

Aquele tapa na cara da sociedade. Já disse que todos precisam ler essa trilogia? O talento de Jemisin em tecer uma história sobre o mal do preconceito, medo e racismo ao longo de eras da humanidade é impressionante.


“Alguns mundos são construídos sobre uma falha de dor, sustentados por pesadelos. Não lamente quando esses mundos desmoronarem. Fique furiosa com o fato de que estavam condenados desde o momento da construção.”

Nem quero ser amiga de alguém que lê esse livro e não se revolta ou chora. Eu fiquei furiosa... 


“Vou lhe contar como abri o Portão e afastei a Lua, e sorri enquanto fazia isso.
E vou lhe contar tudo sobre como, mais tarde, à medida que o silêncio da morte recaía sobre nós, sussurrei:
Agora.
Agora.
E a Terra respondeu sussurrando:
Queimem.”

Até arrepiou aqui... nesse ponto do livro já sabendo muito do que causou tudo de ambos os lados, só consegui ficar parada assimilando as camadas e camadas de dor que impulsionou a todos...


“Quantas cidades você aniquilou ate agora? Uma de forma quase intencional. As outras três foram sem querer, mas isso importa? Não para os mortos.”

Até as melhores pessoas, com as melhores intenções podem errar, podem ser monstros em alguma situação, o que nos define é como tentamos melhorar e ajudar curar o que destruímos.


“- Está com medo? Você pensa sobre o assunto por um longo instante. Não deveria estar? Mas... - Não.
- Ótimo – ele responde. - Eu faço isso por você, Essun. É tudo por você. Você acredita?”

Pior que estou acreditando... não quero, mas estou... 




“Não entendemos que o que Kelenli veio nos dar é uma identidade como povo. Não entendemos por que nos foi proibido ter esse autoconceito antes disso... mas entenderemos. E então entenderemos que um povo não pode ser uma posse...


Vou sentar aqui um pouquinho e chorar...


“Nassum respira fundo e lembra a si mesma que isso é o que é necessário para criar um mundo que não causará dor a mais ninguém.Depois...”

Meu deus, Nassum, não to acreditando nisso... ai meu coração...


“Você achava que ele a amava... e ele amava, até onde os seus segredos permitiam. Acontece que o amor e o ódio não são mutuamente exclusivos, como eu aprendi tanto tempo atrás. Sinto muito.”

Eu nem tenho mais um coração inteiro para quebrar nessa altura do livro, só caquinhos colados que ficam soltando... é isso...

“Nem todos os que lutam usam facas, afinal.”

Não mesmo...


“Todas as estações são difíceis, a Morte é a Quinta, e ocupa o trono, mas desta vez é diferente...” 

Quando somos nós que estamos sofrendo, sempre é diferente... ahahaha desculpem, mas também tem uma risada ou outra nesse livro. Nem que seja de desespero mesmo.


“- Acho – diz Hoa lentamente – que, se você ama alguém, não escolhe como eles vão corresponder ao seu amor.”

Para de falar tudo certo! que eu não quero gostar e torcer por você!


“Ele fugiu. Foi demais para ele saber que tudo isso acontecera antes. Que ele era descendente de um povo abusado, que os antepassados desse povo também foram, por sua vez, abusados, que o mundo como ele conhecia não podia funcionar sem forçar alguém a servidão.” 

Jemisin, teceu uma critica tão intensa e perfeita para um dos maiores males da sociedade que não tem nem como se surpreender com todos os prêmios dados a ela. Rainha que fala.


“Mas, para uma sociedade construída com base na exploração, não existe ameaça maior do que não restar mais ninguém para oprimir.”

É por isso que essa sociedade tem que queimar...



É isso... como podem ver a trilogia toda é uma critica, ao racismo, aos séculos de escravidão, ao abuso, tortura, assassinato de cada povo que é segregado e considerado menor e menos importante que os demais no mundo. E como isso pode e vai nos levar a destruição da humanidade como conhecemos se não nos erguemos AGORA contra isso.



Só leiam esses livros. Favoritos para a vida.

12 comentários

  1. OLA Vivian
    gostei dos quotes e de sua observação ,mas esse ultimo ... muito real muito verdadeiro

    ResponderExcluir
  2. Vivian!
    Pelo visto a trilogia merece mesmo uma leitura, por trazer grandes reflexões e ensinamentos.
    Nós (socieedde) somos os responsávei pela degradação do mundo.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  3. “Você achava que ele a amava... e ele amava, até onde os seus segredos permitiam. Acontece que o amor e o ódio não são mutuamente exclusivos, como eu aprendi tanto tempo atrás. Sinto muito.”
    MEU DEUS que quote mais sensível hein! Aliás, o que é esse livro? Cheio de frases necessárias, reflexivas e até assustadoras em certo ponto. É isso, percebi porque o favoritismo.

    ResponderExcluir
  4. A trilogia que todos deveriam ler!!!Eu não li,mas vivi para conferir todas as resenhas e sim,apesar de ser um gênero que eu ame, mas não leia tanto quanto deveria, acho a intensidade dessa série algo imperdível.
    Amei os quotes!!!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor

    ResponderExcluir
  5. Essa trilogia, alem da fantasia, deve inspirar muito neh, tipo vai muito alem do entretenimento e só. Gosto muito quando acontece isso, leituras que perduram ali na nossa cabeça, enriquecendo a historia. Espero conseguir ler algo dessa autora esse ano!!

    ResponderExcluir
  6. Olá,

    Não conhecia esses livros, mas só lendo as citações fiquei bem curiosa para ler.
    Vou procurar as resenhas dele para poder conhecer mais

    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Cada frase desperta inúmeras reflexões mas essas duas:
    Quando um escravo se rebela, não significa grande coisa para as pessoas que lêem sobre isso depois. São apenas palavras ralas em um papel ainda mais ralo que se desgastou devido à fricção da história. “Certo, vocês foram escravos. E daí?”, sussurram eles. Como se não fosse nada. Mas, para as pessoas que sobrevivem a uma rebelião de escravos... isso não é uma metáfora Essun. Eu vi o mundo arder...”
    “Nem todos os que lutam usam facas, afinal.”
    Foram as que mas me chamaram a atenção e me fizeram refletir

    ResponderExcluir
  8. Oiii
    Eu não conhecia essa série, mas já gostei bastante dos quotes. Parece que a trilogia é muito boa, e trata uns temas super importantes! Fiquei com vontade de conhecer mais.

    Bjss ^^

    ResponderExcluir
  9. Oi Vivis

    Fico tão feliz quando leio "A trilogia toda já está disponível". É tão difícil uma editora completar uma trilogia com esse teor. Confesso que imaginei os livros bem diferentes do que são, achei que fossem fantasias, mas pelo conteúdo dos quotes, vi que é uma crítica a dura realidade em que vivemos. Me parece um livro atual!

    Bjim

    ResponderExcluir
  10. Olá Vivian!
    Não conhecia a trilogia também, mas como sempre a editora Morro branco arrasa nos lançamentos. Adoro histórias com críticas escancaradas na trama. Também acho que o fim do mundo está mais próximo do que a gente imagina. Achei os quotes bem profundos e extremamente pertinentes. Já quero conferir a série toda.
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Olá! Fica impossível não querer ler os livros, depois de ler cada um desses quotes, um mais instigante que o outro. A curiosidade vai a loucura Brasil!!!

    ResponderExcluir
  12. Oii,
    os quotes são maravilhosos mesmo, me deu vontade de pegar o livro agorinha e sair lendo kkkkk
    vai pra lista com certeza!
    e que capas lindas!
    bjs

    ResponderExcluir