Pandora - Novas Crônicas Vampirescas, 01 - Anne Rice

5 de janeiro de 2021

 
Título: Pandora
Autor: Anne Rice 
Páginas: 208
Ano: 1998
Editora: Rocco
Gênero: Literatura Estrangeira, Terror, Romance, Fantasia 
Adicione: Skoob
Onde Comprar: Amazon
Nota:  
Sinopse: Pandora é o primeiro livro da nova série de contos vampirescos de Anne Rice. Um presente para os fãs do estilo narrativo da escritora gótica que mais vende em todo o mundo. Seus personagens jogam estrategicamente com a sedução e esbanjam sagacidade, atravessando séculos de romantismo e mistério, numa luta dramática entre razão, prazer e paixão.

Resenha:

 


Olá pessoal, aqui estou trazendo mais um livro da rainha Anne Rice, sim um dos que eu mais queria ler.

Os livros da Anne são publicados no Brasil pela editora Rocco, e caso queiram ler as resenhas anteriores do Projeto Lendo Anne Rice basta clicar na imagem abaixo:




Após encerrar e releitura das crônicas vampirescas e das bruxas, voltei a minha atenção aos dois livros de Anne que ela inclui nas novas crônicas vampirescas, e isso basicamente, pois Lestat não é um personagem catalisador dos acontecimentos desses dois livros. Apenas aparece citado e de forma secundaria.

 

Pandora é uma vampira milenar, sim, assim como Marius seu criador ela é uma filha dos milênios e nesse livro teremos seus mais de dois mil anos de história contados.

É quase uma versão feminina de entrevista com vampiro.

David Talbot, ao passear por Paris, encontra Pandora e fascinado pela oportunidade de conhecer sua história a convence a contar tudo a ele, escrevendo um livro de memórias.

“... Escreva sobre o tempo em que você vivia, o tempo em que você e Marius se encontraram, escreva o que quiser de Marius. Mas é a sua história que eu mais quero.”

Pandora nasceu no império romano e foi ainda como mortal que ela conheceu Marius e conquistou o coração mortal dele. Filha de um senador de Roma ela foi educada e possuía uma inteligência cativante, porém, apesar de ambos serem apaixonados um pelo outro, seu pai, não permitiu o casamento deles.

Com a queda de Cesar, ela acabou tendo que fugir no novo imperador de Roma e acabou por reencontrar vinte anos depois Marius, mas este não era mais um mero mortal. E mesmo assim ainda a amava. Foi Marius que tornou Pandora vampira e com ele ela permaneceu por mais de mil anos.

Ao longo do livro vamos conhecendo a rica história de vida de Pandora. E não somente por ser o primeiro livro com foco em uma vampira totalmente, Anne usa a história de Pandora para falar sobre temas importantes como a posição da mulher na sociedade através dos séculos.



Pandora é uma personagem fascinante, muito inteligente e independente, apesar de amar Marius não aceita ser definida por ele, e busca sempre estar em evolução.

Porém, em alguns momentos podemos ver que ela é uma personagem solitária.

Eu queria muito ler este livro e não me decepcionei. O ritmo de leitura é fluido, mas não tem muita ação como outros livros da autora, assim como a história de Marius, Pandora é quase uma imersão na história com descrições de épocas chaves da humanidade pelo olhar de uma poderosa vampira.

Recomendo a leitura para quem gosta de livros sobrenaturais e dramas fantásticos.

Volto em breve com a história de Vittorio, o vampiro.

Até mais.

10 comentários

  1. Bom voltar a esse universo não é? E agora sob outra perspectiva.
    Curti muito que os personagens queridos são citados.
    E curti ainda mais essa representatividade feminina ao longo dos anos e séculos, pois sendo uma criatura milenar, Pandora presenciou e vivenciou muito o papel e evolução da mulher na sociedade

    ResponderExcluir
  2. Lembra que já comentei antes que só tenho dois livros de Anne? Entrevista com o Vampiro e??
    Pandora!!!
    Eba! rs até que enfim um livro que está na estante. Tá, não sei quando irei ler, mas eu pretendo e muito, ainda mais sabendo que o que vou encontrar. Essa Rainha dos vampiros.
    Adorei a pimentinha ali.
    Espero ler em breve.
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na Flor

    ResponderExcluir
  3. Olá Vivian!
    É maravilhoso saber que há mais de 20 anos atrás Anne Rice já trazia essas reflexões super necessárias sobre como a mulher era vista e tratada pela sociedade ao redor.
    Gostei de conhecer um pouquinho sobre essa personagem destemida e poderosa que é Pandora, sem contar que adoro quando a protagonista não abaixa a cabeça pra macho nenhum, sendo dona de si mesma.
    Embora seja desprovido de ação, como você mesma citou, a obra com certeza deve ser marcante por conta dessa protagonista impactante.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alison! Anne é uma visionária!
      Ela tece histórias fascinantes e toca em temas tanto polêmicos como importantes
      Eu adoro! Mas obviamente suspeita em falar isso kkk

      Excluir
  4. As resenhas de vcs todos essas cronicas esta me dando vontade de ler tudo e nao só a hora das bruxas, principalmente qdo o livro tem como personagem principal uma mulher igual esse. Bastante interessada!

    ResponderExcluir
  5. ola
    nossa esse livro foi escrito ha bastante tempo ,e a autora agora traz uma personagem forte dona de si
    mas ao mesmo tempo solitaria . sem duvida deve ser uma personagem intrigante .
    e pela nota que o livro recebeu só mostra o quanto essa autora sabe fazer um enredo que encanta aos fãs desse genero

    ResponderExcluir
  6. Fico maravilhada que você seguiu o projeto e traz sempre as resenhas aqui pra gente. Já conheci muito desse universo aqui pelo blog e estou animada pra mais um. Acho que 4 estrelas é excelente, que bom que não veio nenhuma decepção, só mostra o tanto que a autora tá conseguindo manter o nível né? Algumas características de Pandora me lembrou um pouco de mim mesma :)
    Abraços

    ResponderExcluir
  7. Vivian!
    Deve ser um daqueles livros de vampiro que nos enriquece com as histórias.
    Pandora além de vampira, me parece que não se deixa dominar por Marius e já me ganhou por isso, nada de ser manipulada.
    Genial!
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  8. Caramba, gosto muito dos livros da Anne Rice há bastante tempo. Ainda não tinha lido nenhum resenha de Pandora, mas gostei por se tratar de vampiros. A autora descreve vampiros de uma forma totalmente diferente dos demais autores é por isso que curto muito. Pandora vai ser um livro que vou ler com certeza, mas antes tenho que ler Entrevista com o vampiro.

    ResponderExcluir
  9. Olá! Mas gente, já virei fã da Pandora e sem dúvida quero conhecer mais da sua história, ainda mais por ela ser uma personagem tão inspiradora, definitivamente será uma leitura bem interessante, mesmo sem tanta ação.

    ResponderExcluir