O Hospício de Muskov - Vários Autores

31 de janeiro de 2021

Título:
 O Hospício de Muskov
Autor: Vários
Páginas: 264
Ano: 2017
Editora: Wish
Gênero: Terror
Adicione: Skoob
Onde Comprar: Wish
Nota:     
Sinopse: Contos selecionados, organizados cronologicamente em memórias e relatos de médicos e pacientes. Você acredita na sanidade? Inaugurado em 1812 e destruído após a guerra, em 1945, o Hospício de Muskov foi palco de atrocidades, assassinatos, muito medo e sofrimento. Fundado por um psicólogo húngaro, o lugar era conhecido como centro de referência para tratamentos psiquiátricos. Em uma época de pouca tecnologia, buscava-se a cura através de métodos cruéis, utilizados sem restrição. Um diagnóstico precipitado era suficiente para levar uma pessoa saudável às portas da insanidade. Livre-se dos preconceitos e mergulhe nas profundezas da mente humana — um lugar onde muitas vozes se misturam, quebrando o tecido da realidade e tornando a verdade indistinguível. Psiquiatras, enfermeiros, enfermos - todos eles têm uma história sobre este lugar. Uma história que nos leva à decadência do Hospício de Muskov.


Resenha: Vamos falar d’O Hospício de Muskov, antologia da Editora Wish, que investe em livros com qualidade editorial e histórias peculiares? Esse não foi meu primeiro contato com os livros da Editora Wish, eu já tinha comprado a antologia Vilões, Os Cavaleiros do Inverno e apoiado no Catarse o terceiro dos contos de fadas, quando ele ainda não tinha virado livro único. Mas O Hospício de Muskov foi o primeiro livro que li deles.

E, como sempre, toda resenha sobre livros da editora Wish precisa ter duas partes: uma que fala sobre a história em si, e outra que fala sobre o objeto livro.

Mas vamos falar da história em si, primeiro. No caso, como é uma antologia, vamos falar das histórias.

Os contos se passam dentro de um hospício russo, inaugurado em 1812 e destruído após a guerra, em 1945. O primeiro deles, o conto que abre e dá espaço aos outros, é escrito por uma das organizadoras da antologia, Valquíria Vlad, e quem ama Anastasia vai se identificar muito com o Rasputin construído por ela. Eu, que consumo tudo relacionado a Rússia, que segue a história real ou não, me identifiquei muito com esse primeiro conto. Sim, eu peguei a referência.


O interessante desse livro é sentir que, mesmo que cada história tenha sido construída por um autor diferente, elas se entrelaçam, e você jura que o hospício tem cada sala, corredor, cheiro, tratamento, enfermeiro, médico e fantasma criados. E como isso ajuda! Você sente que está dentro do hospício, e isso é algo bom como leitor, mas agoniante como pessoa.

Infelizmente senti que alguns autores, com a proposta deliciosa que a editora fez ao abrir o edital, pecaram no excesso, misturando loucura, sexo, bizarrice, religião e até política, deixando alguns contos uma miscelânea cansativa e sem sentido. Felizmente foram bem poucos os que se encaixaram nesse deslize. Como toda antologia, há os contos que nos cativam e prendem mais, e há os contos que a gente simplesmente corre o olho e não se conecta muito. Alguns contos nos prendem dentro do hospício e nos fazem questionar nossa sanidade, outros fazem com que a gente queira entrar no prédio escuro e bizarro para resgatarmos os pacientes, e outros simplesmente passam batido. 

Outros contos me surpreenderam em demasia, um deles o da Anya Pires, que vendeu o livro para mim, o fascinante e sensível conto da Marina Avila, editora-chefe da Wish, capista e responsável pelo projeto editorial impecável desse livro, o do autor Stefano Sant’anna, e o do autor David Croft, que possui apenas seis páginas e, para mim, é um dos melhores da antologia.

Gostaram? Isso porque vocês ainda não abriram o livro.


A capa possui hot stamp (aquela papel lindo que deixa detalhes da arte da capa em dourado), o que faz o projeto editorial perfeito e faz com que a gente sinta vontade de ter o livro na estante apenas porque ele é lindo. A diagramação, também feita pela Marina Avila, possui imagens condizentes com cada conto e isso dá toda introdução ao que vem a seguir para o leitor. E claro, papel pólen, o famoso amarelinho feito para as melhores leituras.


Como adquirir?

Na época, eu procurei a editora no instagram, pedindo pelo amor de Deus que fizesse uma nova tiragem do livro e fui agraciada por uma mensagem da Anya, autora de um dos contos, que me vendeu um dos últimos exemplares dessa preciosidade. O livro ainda está esgotado, mas a Wish nos deu uma excelente notícia de uma nova tiragem em breve, então fiquem ligados no instagram e na lojinha da editora.

No mais, O Hospício de Muskov é leitura obrigatória para quem procura literatura nacional de qualidade. É bem interessante ver como a insanidade pode ser escrita e descrita de diversas formas, mas quem conseguiu captá-la com maestria não gastou muitas páginas para fazê-la. Afinal, a loucura, meus caros, está na simplicidade dos detalhes.

20 comentários

  1. Em primeiro lugar vou babar nessa edição baphonica!!! Que trabalho primoroso!
    Interessante como o livro, escrito a várias mãos, consegue ter um fio condutor único qus mantém as histórias entrelaçadas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Chelle!

      Sim! Todos os livros da Editora Wish são assim: edição e qualidade editorial impecáveis!
      Ele estava esgotado nas lojas, mas ficará disponível novamente!

      Bjim

      Excluir
  2. Eu nunca tinha visto esse livro antes e que coisa mais linda ele é!!! A Wish arrasa em suas edições e eu amo contos, eu amo literatura nacional e eu amo terror rs
    Então esse livro é um presente para mim!
    Com certeza, vou ficar ligada no Insta da Editora, só pra poder comprar essa belezura!!!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na Flor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rubro!

      A Wish é sempre um primor, né? O livro estava esgotado, mas vai voltar às lojas, então fique ligada! (ele costuma acabar rápido)

      Bjim

      Excluir
  3. Nao conhecia esse livro. Alias,n tinha visto nenhuma resenha dele ou indicação antes. Nao sou muito dos contos mas fiquei curiosa. Esse hospicio realmente existiu, ou é tudo ficticio?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ariela!

      É tudo ficção! Engraçado, né? Muitos leitores fizeram a mesma pergunta sua! hahaha
      Mas é porque é tudo tão bem escrito que você jura que foi real!

      Bjim

      Excluir
  4. Olá! Mesmo não sendo tão fã assim do gênero, é impossível não reconhecer a belezura dessa edição e o capricho que tiveram, em relação a história, até que fiquei curiosa para saber um pouco mais, ainda mais, por ter sido escrita a várias mãos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Elizete!

      Sim, eu não sou muito de ler terror, mas eu comprei o livro mais pela qualidade editorial impecável! Não me arrependi, achei todos os contos muito bons!

      Bjim

      Excluir
  5. Oi, Mariana
    Nossa, que proposta legal desse livro.
    Amo livro de contos, e se passando num hospício deve ser bem diferente e curioso.
    Fiquei com vontade de ler.
    Espero que façam uma nova tiragem.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana!

      O livro terá uma nova tiragem, e a Wish disse que vai avisar assim que sair!
      Depois segue a editora no instagram! Sou mais viciada neles do que na Darkside haha

      Bjim

      Excluir
  6. ola Mariana
    ainda não conhecia esse livros de contos ,mas fiquei na duvida se esse hospicio existiu ou sé é ficçao
    A ediçao está linda ,bem luxuosa .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Eliane!

      Muitos leitores ficaram, por causa dos contos e do modo como foi divulgado! Mas é tudo ficção (ainda bem), o hospício não existiu.. Mas você jura que sim haha

      Bjim

      Excluir
  7. Olá Mariana!
    A editora Wish pode ser novata, mas tem entregado obras impecáveis para os leitores, não? Esse exemplar está com um trabalho gráfico muito bonito, com ilustrações em preto e branco que merecem ser apreciados com cautela.
    Mas que pena que o excesso de informações presente nos contos prejudica um pouco a experiência como um todo, embora o aspecto histórico ainda seja um dos pontos positivos do livro.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alison!

      É impossível ler uma antologia e amar todos os contos, né? Mas olha, até que esse livro eu gostei de 90% do que eu li!

      Edição primorosa!

      Bjim

      Excluir
  8. Eu amo livros que tenham esse assunto, faço medicina e a psiquiatria me fascina. Fiquei muito animada pra ver a resenha e de início já vi 4 estrelas :D
    Realmente contos têm uma mistura de sensações, ne? Nunca vi um livro de contos que eu tenha gistado igualmente de todos, então era de se esperar que algum não fosse tào bom.
    O livro é muito lindo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bruna! Não sabia que fazia medicina! Se ama psiquiatria, esse livro é prato cheio! Mas você fica meio revoltada em como pacientes psiquiátricos eram tratados na época. Sabemos que toda ficção tem referências de verdade, né?

      Bjim

      Excluir
  9. Oi Mariana, tudo bem?
    Tem sempre algum equívoco né, que pena que alguns se excederam. Achei a ideia de cada conto construir a imagem do hospício. Pra mim que não gosto de contos, acabou ficando interessante.
    Beijos

    Quanto Mais Livros Melhor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Pri!

      É impossível comprar uma antologia e gsotar de tudo o que lê. Há muita diversidade em autores! (ainda bem)

      Bjim

      Excluir
  10. Não curto muitos contos reunidos com vários autores diferentes, depende muito da história para eu ler. Mas gostei do que foi apresentado, achei bem sombrias as imagens. Se tiver a oportunidade vou ler com certeza.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana!

      Sim, antologias são um tiro no escuro, mas essa me surpreendeu de modo bem positivo!

      Bjim

      Excluir