The Outsiders: Vidas Sem Rumo - S.E. Hinton

29 de janeiro de 2021

Título: 
The Outsiders: Vidas Sem Rumo
Autor: S.E. Hinton
Páginas: 240
Ano: 2020
Editora: Intrínseca 
Gênero: Ficção,  Romance,  Literatura Estrangeira,  Drama,  Clássicos 
Adicione: Skoob
Onde Comprar: Amazon
Nota:    
Sinopse: Clássico que marcou a literatura jovem e inspirou o emblemático filme de Francis Ford Coppola ganha edição de luxo com conteúdo extra
Publicado pela primeira vez em 1967 e imortalizado em 1983 pelo filme de Francis Ford Coppola, The Outsiders: Vidas sem rumo é um clássico da literatura jovem que transformou o gênero ao tratar, com complexidade e sensibilidade, de uma juventude marginalizada em um cotidiano sombrio e violento.
Na pequena cidade de Tulsa, em Oklahoma, a rivalidade entre dois grupos cresce a cada dia. De um lado estão os Greasers, com suas jaquetas de couro, o cabelo com brilhantina, os canivetes em punho e o cotidiano marcado pela falta de perspectiva e pelas brigas em terrenos baldios. Já os Socs moram no lado rico da cidade, frequentam os melhores lugares e conseguem se safar das piores situações, inclusive quando decidem espancar os Greasers.
Caçula do grupo, Ponyboy Curtis tem apenas quatorze anos. Junto dos irmãos Darry e Sodapop e dos companheiros Greasers, ele tenta encontrar uma forma de escapar de uma vida sem futuro em um lugar onde tudo se resume a ser rico ou pobre. Apaixonado por cinema e por livros, Ponyboy encontra nessas histórias uma chance de conhecer outra realidade. Tudo parece sob controle, até que uma perseguição dos Socs tem um desfecho inesperado e perturbador. Nada será como antes, mas os Greasers são uma verdadeira família e farão de tudo para protegê-la.
The Outsiders: Vidas sem rumo é um retrato comovente de uma juventude que precisa encarar a solidão, a revolta e a violência em sua jornada de amadurecimento. Mais de cinco décadas após o lançamento do livro, a história ainda encanta jovens e adultos, mostrando-se atemporal. Com capa dura e pintura trilateral, além de tradução e projeto gráfico inéditos, a edição traz ainda prefácio da jornalista e crítica de cinema Ana Maria Bahiana, entrevista com a autora S.E. Hinton e uma seção dedicada aos bastidores do filme.




Resenha:

“Permaneça dourado Ponyboy...”

The Outsiders – Vidas Sem Rumo, é um clássico da literatura que marcou uma geração inteira. E para minha profunda alegria acaba de receber uma edição de luxo pela editora Intrínseca que além de fazer jus a obra e sua importância está belíssimo, inclui um conteúdo extra sobre o filme ícone dos anos 80, que foi dirigido por Francis Ford Coppola e tem em seu elenco os atores que se tornariam grandes astros de Hollywood com atuações que ate hoje me emocionam. (C. Thomas Howell, Ralph Macchio, Rob Lowe, Patrick Swayze, Emilio Esteves, Matt Dillon, Diane Lane e Tom Cruise.)

“O por do sol que a gente via era o mesmo...”

A paleta de cores dessa nova edição não poderia ser mais bonita, as cores vermelho, branco e preto, dão um grande impacto visual e o projeto gráfico está lindo, o corte livro é vermelho e para mim a cor levemente esfumaçando nas páginas da a impressão de tinta spray. O que não poderia ser mais interessante para o livro.
 



Eu li pela primeira vez esse livro no começo da adolescência, e apesar de que minha experiência de vida até aquele momento ter sido totalmente diferente da retratadas nos livros, eu me emocionei muito lendo o livro: sorri, chorei, vivi com os jovens Greasers, e pelo menos para mim, foi um dos primeiros contatos com a realidade violenta e difícil que muitas pessoas possuem na vida.

A trama escrita pela autora norte-americana Susan Eloise Hinton, foi seu livro de estreia, inspirado por uma experiência de vida pessoal enquanto ainda era aluna do colegial, e inconformada com os confrontos de duas gangues da escola dela. Publicado pela primeira vez em 1967, se tornou um marco na literatura juvenil, e é considerado mesmo após 50 anos, um livro que traz um importante relato da sociedade, e da voz as emoções e sentimentos dos jovens.

“A vida é dura para todo mundo.”

A história é narrada por Ponyboy Curtis, que aos quatorze anos é o mais novo de seu grupo, criado pelo irmão mais velho Darry, que assumiu os cuidados dele e do irmão do meio Sodapop após a morte dos pais. Ponyboy, é inteligente, fã de cinema e de livros, e usa suas paixões como escape de uma realidade onde não vê futuro para si, seus irmãos e amigos, já que tudo se define a ter ou não dinheiro, nascer do lado certo do rio, em boa família ou ser tratado como lixo por todos. 


No dia a dia de Ponyboy, ele e seus amigos estão inserido no grupo conhecidos como Greaser, enquanto os jovens ricos são conhecidos como Socs, e mesmo tendo um melhor amigo, e admirando sua família, ele se sente deslocado em seu grupo, ele deseja mais do que é reservado aos greasers, mas a dura realidade de sua vida o faz temer que ele acabe se tornando seu irmão mais velho, duro aos vinte anos e que não tem tempo para nada além de trabalhar para garantir a sobrevivência da família.


A vida de Ponyboy muda totalmente após um passeio com os amigos, em que uma garota socs, acaba se encantando por um greasers.

Dallas é perigoso e possui um magnetismo que atraia a atenção – das garotas e da policia também...

A gangue de mauricinhos ricos, está acostumada a se safar de qualquer coisa, que inclui infelizmente espancar os greasers sempre que querem, e não gostam de ver uma das garotas deles interessada em um lixo humano como eles pensam serem Dallas e os demais. Uma perseguição violenta tem inicio, com repercussões violentas e de quebrar corações. Enquanto prova que na hora de maior necessidade sua família e amigos estarão sempre prontos para sair em defesa um dos outros.
 

O livro é muito emocionante, com um ritmo de leitura fluida, apesar dos temas abordados serem muito reflexivos e ter uma dose de violência, é uma leitura que indico muito. Infelizmente mesmo após 50 anos, o livro entrega um tema ainda atual, com a violência e preconceito contra a população mais pobre acontecendo com frequência. Os jovens criados em periferias e bairros mais pobres crescendo sem uma boa perspectiva de vida e se sentindo deslocados no mundo. Além da violência externa, temas como relacionamento familiar abusivo, é descrito no livro também. Contudo, o livro, é uma força para criar uma compreensão dos temas, abrir portas para a semente da empatia e porque não, mostrar que existem sempre esperança que todos podemos permanecer dourados se não desistirmos de nossos sonhos e nossa integridade. Da importância dos laços familiares e da amizade quando tudo o que temos na vida é uns aos outros.

“Darry não merecia trabalhar igual um velho, sendo que só tem vinte anos. Ele era muito popular na época da escola; capitão do time de futebol americano e eleito aluno do ano. Só que a gente não tinha grana para pagar a universidade dele, nem com as bolsas de atletismo que ganhou...”

Os personagens acabam sendo emblemáticos e representam a juventude que luta contra a solidão, violência em diversas esferas e lutam para crescer e se tornarem adultos que ainda são capazes de sonhar.

É um livro com uma jornada de amadurecimento e eu sempre que possível vou indicar ele a todos.

Como eu disse a nova edição ainda trás os extras dos bastidores do filme. E eu confesso que senti meu coração apertar de saudade ao ver que tinha depoimentos de muitos dos atores principais, e que faltou o de Patrick Swayze, que viveu Darry Curtis, o irmão mais velho e muitas vezes mal interpretado pelo irmão caçula. Patrick que já faleceu é ate hoje um dos meus atores favoritos, e que foi protagonista do meu filme favorito da vida... (será que advinham qual é? E devo trazer resenha dele?)

Os depoimentos encontrados no livro são dos atores C. Thomas Howell (Ponyboy) Ralph Macchio (Johnny Cade), Rob Lowe (Sodapop Curtis), Emilio Estevez (Two-Bit), Matt Dillon (Dallas Winston) e do diretor Francis Ford Coppola. Que falam sobre a experiência única de terem realizado esse filme.



Além de, uma entrevista com a autora encerrando está edição, aliás, o livro tem um prefácio especial da autora em comemoração ao aniversario de cinquenta anos da obra. Simplesmente perfeito.

Um livro incrível e que acredito que irá agradar aos fãs do livro e do filme.

Espero que tenham gostado de conhecer um pouco mais esse livro e até a próxima.

“Vocês não sentem nada, e a gente sente tudo de um jeito muito violento.”

11 comentários

  1. Ah Vivian, que resenha ímpar! Eu ainda não tive o prazer de ler esse livro,nem antes e nem nessa versão belíssima da Editora.
    Só vi o filme algumas vezes, até por amar o time de atores.
    Mas agora lá vai eu querer essa lindeza em mãos o quanto antes. Um assunto tão forte, como a discriminação, ainda ser tão atual, mesmo depois de tantos anos!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na Flor

    ResponderExcluir
  2. O Stay Gold Ponyboy... Permaneça Dourado Ponyboy poderia muito bem fazer parte daquele meme: cinéfilo ou não todo mundo conhece essa cena rsrsrs
    Quanto ao livro, só elogios a essa edição linda, Intrínseca arrasou!!!
    Quero muito ler pois assisti ao filme

    ResponderExcluir
  3. Vivian!
    A editora Intrínseca simplesmente entregou TUDO nessa nova edição, que está deslumbrante e merece um lugar de destaque na estante (para biscoitar mesmo).
    Foi muito bem colocado o que você disse. A obra, ainda que por meio de uma história fictícia, expõe a realidade de muitos jovens que são deixados à margem da sociedade, sem qualquer oportunidade de crescer na vida (por meio da forma correta).
    E talvez, gerando mais reflexão, seja possível mudar esse triste cenário com mais políticas públicas de inclusão.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Confesso que n vi o filme e n conhecia ate o livro ser relançado pela intrinseca. E nao tinha buscado me informar pela historia, só sabia que era de gangue, mas sua resenha me deixou bastante interessada na leitura. As semelhanças com o filme grease tb que amo muito. Acho q vou dar uma chance, vai que eu goste.

    ResponderExcluir
  5. OLA Vivian
    hoje mesmo estava conversando com meu marido a respeito da juventude de hoje . Eles muitas vezes não tem perpectitivas ,não tem sonhos .e muitos vão pelo caminho errado .
    essa obra embora escrita há tanto tempo é tão atual ,toda a luta dos mais pobres em busca de um lugar no mundo ,todo preconceito que jovens que moram em periferias ,favelas sofrem ...
    e ai entra o real sentido da familia e da amizade verdadeira . como voce disse tudo o que temos na vida é um aos outros .quero ler o livro sim .

    ResponderExcluir
  6. Obaaa, 5 estrelas é algo a se comemorar né? Vi uma resenha ano passado e que bom ver de novo, clássicos assim sempre valem a pena. A edição está linda mesmo, deve ficar um charme na estante! Acho maravilhoso quando a editora reconhece uma obra, os fãs são presenteado. Nunca li, mas com certeza é algo que eu adoraria conhecer por todas as características marcantes que podemos ver na sua resenha.

    ResponderExcluir
  7. Vivian!
    Tive oportunidade de assistir o filme, porém ainda não li nenhuma das edições do livro.
    É um assunto que perdura por décadas a fio, a aquestão dos menos favorecidos e como são vistos e tratados pela sociedade.
    Traz sim a resenha do seu favorito do Patrick.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  8. Olá! Nossa! Essa edição está simplesmente maravilhosa, fazendo juz a essa história tão forte, que mesmo escrita a tanto tempo, ainda assim faz total sentido na nossa realidade atual, fiquei aqui encantada só com a resenha, imagina lendo o livro... ai ai, e fiquei animada para assistir ao filme e ter a oportunidade de ver tantos atores incríveis. Presentão para fã nenhum colocar defeito (risos).

    ResponderExcluir
  9. Oi, Vivian
    Parece ser uma história muito boa mesmo. Que nos faz refletir sobre tantas coisas. Sobre outras realidades, lutas sociais, etc.
    Essa edição tá linda.
    Vou ver se assisto logo o filme.
    Bjs

    ResponderExcluir
  10. Lembro ter assistido ao filme há algum tempo, mas não sabia que tinha o livro. É uma história muito atual por tratar de certos assuntos que estão em alta na sociedade. Quero ler com certeza assim que possível.

    ResponderExcluir
  11. Oi Vivian!
    Que linda essa edição. Tá um mimo.
    A trama parece bem intensa, ainda mais quando é embasada na vida real. Situações de violência, gangues, é pesado, mas também passa a ser uma leitura essencial.
    Beijokas

    Quanto Mais Livros Melhor

    ResponderExcluir