Luz, Câmera, Ação!!! O Pintassilgo

7 de novembro de 2020

Diretor:
 John Crowley
Ano: 2019
Gênero: Drama
Elenco: Ansel Elgort, Oakes Fegley,  Finn Wolfhard, Nicole Kidman, Luke Wilson, Sarah Paulson, Aneurin Barnad
Nota:  
Sinopse: Theodore Decker tinha 13 anos quando sua mãe foi morta em um atentado ao Museu Metropolitano de Arte. A tragédia muda o rumo de sua vida, levando-o a uma emocionante odisseia de sofrimento e culpa, reinvenção e redenção, e até mesmo amor. Em meio a isso tudo, Theo se apega a um pequeno resquício de esperança daquele dia terrível - a pintura de um passarinho acorrentado ao seu poleiro.

Resenha:



"O que estava feito não podia ser desfeito..."

 

O Pintassilgo é um filme que me surpreendeu!

Primeiro, que não ouvi falar dele até ele estar na minha frente para ser assistido! (Quem tem amigos não morre pagão!)

Segundo, pela qualidade da fotografia, da atuação dos atores no filme.

E terceiro, porém, não menos importante: Ele é baseado em um livro, que por coincidência nunca tinha ouvido falar também!!! Já quero!!!

Theo Decker, é um garoto que carrega consigo uma culpa que define sua vida desde os treze anos, tudo o que ele é e faz esta tingida por essa sensação que não o abandona.


Aos 13 anos ele presenciou um ataque terrorista e neste episódio perdeu sua mãe e trouxe um segredo para a sua vida e que é um ponto central ao qual órbita toda a história do filme, um quadro de um pintassilgo.

Ao ser ver sozinho, após a perda da mãe, ele é primeiro acolhido pela família rica de um amigo da escola, e por um vendedor de antiguidades que também perdeu alguém importante no mesmo atentado que Theo, fazendo também amizade com uma garota que sobreviveu como ele. Quando a vida dele parece estar começando a se estabilizar. Seu pai ressurge das cinzas e o leva para Las Vegas, como se ele já ter abandonado a criança no passado  não fosse indicação de que boa pessoa ele não é.

Mas é vivendo em Las Vegas, perdido no deserto árido de um condomínio que Theo conhece Boris, e forja uma amizade que será um marco em sua vida.


A trama é contada de forma não linear, indo e vindo entre passado e presente para nos mostrar como que tudo ocorreu com Theo, seu segredo, amores, erros e acertos.

Apesar de ter gostado do filme, que enche os olhos com uma fotografia impecável que é praticamente um personagem no filme, e gostado das interpretações de Ansel (o eterno Gus de À culpa das estrelas), Finn  (ator queridinho de Stranger Things), cuja química em cena, tornou a amizade entres os dois garotos o ponto alto do filme, senti que que ficou faltando algo na história, um aprofundamento maior em alguns pontos, e ficou óbvio ao saber que o livro em que se baseou tem mais de 700 páginas!

Por isso, quero muito ler ele em breve.

Tirando esse detalhe o filme é bem divertido, mas definitivamente, não é para menores de idade. Possui muitas cenas de uso de drogas, gatilhos para situações delicadas como sofrimento emocional, suicídio etc.

Filme indicado para quem gosta de tramas dramáticas, histórias onde um acontecimento/decisões mudam tudo na vida das pessoas.



Espero que gostem da indicação e até a próxima. 

13 comentários

  1. Lá está a donzela aqui, morrendo pagã também ;/
    Puxa, eu juro pra você que já tinha lido sobre o livro(não me pergunte onde, pois não dei nem atenção)
    Mas nunca tinha visto ou lido sobre o filme, pelo menos nesse momento, não me recordo de jeito nenhum.
    Mas amei as imagens acima e dá para ter noção do quanto a fotografia do filme é linda!
    Com certeza, já é dica para esse sábado!!
    Obrigada!!(talvez agora eu não morra pagã mais) rs
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor

    ResponderExcluir
  2. Ja tive muita vontade de ler esse livro, mas sempre acabo desistindo por criticas do mesmo que já li, aí fiquei sabendo da adaptação, mas ainda nao voltou a vontade de ler o livro. Vi resenhas negativas e positivas tb do filme, mas ainda to interessada em ver.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Já vi o livro, porém não sobre do que se tratava.
    Que resenha que me enche de vontade de ver e conhecer essa personagem, que pelo que li vai se desenvolvendo ao longo do filme. Não fazia ideia que o livro têm tantas páginas, mas vou colocar na minha lista, pois, de fato, deve ser mais completo e mais aprofundado queno filme em si.

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia Quel
      Eu mesma ainda pretendo ler porque a trama me surpreendeu bastante

      Quero preencher as lacunas do filme na minha mente

      💚💚💚💚

      Excluir
  5. Só por esse elenco estrelar já vale a pena.
    O livro com mesmo nome é um clássico aclamado.
    Que o filme tenha tanto sucesso quanto

    ResponderExcluir
  6. Vivian!
    J´conhecia o livro de ouvir falar, porque ainda não consegui ler.
    Fiquei encantada com a fotografia do filme pelo trailer e o enredo parece bem do jeito que gosto com dramas, e mundança de vida.
    Valeu a indicação.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  7. ola
    não assisti o filme e nem sabia que tinha um livro ,e com bastante paginas heim? que pena que o filme deixou lacunas não se aprofundou em certos assuntos não trouxe tudo que o livro narra. quando der quero assistir o filme

    ResponderExcluir
  8. Gente, mas eu também nunca ouvi falar nem no livro nem no filme, engraçado como tem tanta obra boa por aí e nem sabemos ne?
    Gostei muito da história, por mais que ela seja um pouquinho pesada, foi bom você colocar esse aviso aqui na resenha.
    Acho que o último livro que li tão grande assim foi Sol da Meia-Noite. Mas se a história é boa, com certeza vale a pena.
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Olá Vivian!
    Com um elenco desses eu não preciso nem saber do que se trata que já fico com vontade de assistir hahahahahahah.
    Eu gosto desses longas que intercalam passado e presente, pois assim é possível ter uma noção muito mais aprofundada da história, a qual aparentemente é bastante complexa e carregada de sentimentos conflitantes.
    Pena que faltou alguma coisa para fazer o filme acontecer, né? Confesso que já li críticas mistas em relação ao livro, mas só lendo mesmo pra saber.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  10. Olá! Eu nem fico surpresa por não conhecer o filme (nem o livro), pois confesso que estou meio alienada nesse quesito, por isso, fiquei imensamente feliz com a dica, apesar do filme ser daqueles que tenho certeza que vai me deixar arrasada, só pela resenha e pelo trailer já deu para perceber que eu vou precisar da minha caixinha de lencinhos, só me deu ainda mais motivos para querer assistir (risos), ainda mais com esse baita elenco.

    ResponderExcluir
  11. Fátima Menezes13/11/2020 12:21

    Quero ver o filme E ler o livro! Gostei muito do enredo!

    ResponderExcluir
  12. Drama não é meu gênero favorito, so assisto ou leio quando a historia é muito boa. Gostei do que foi apresentado, filme que parece não ser cansativo e que da para apreciar e recomendar.

    ResponderExcluir