Luz, Câmera, Ação!!! Sherlock

6 de novembro de 2020

Diretor ou produtor: Steven MoffatMark Gatiss
Ano Início : 2010
Ano do Término : 2017
Temporadas: 4
Gênero: Mistério, Drama, Comédia, Suspense, Ficção policial, ,Aventura, Comédia dramática, Ação
Elenco: Benedict CumberbatchMartin FreemanAmanda Abbington
Nota: 
Sinopse: O dr. John Watson precisa de um lugar para morar em Londres. Ele é apresentado ao detetive Sherlock Holmes e os dois acabam desenvolvendo uma parceria intrigante, na qual a dupla vagará pela capital inglesa solucionando assassinatos e outros crimes brutais. Tudo isso em pleno século XXI.

Resenha:
A primeira temporada nos apresenta Sherlock Holmes, um sociopata altamente funcional, e o Dr. John Watson, um veterano que acaba de sair do exército com estresse pós-traumático. Logo no início da série os dois começam a dividir um apartamento e, assim, Watson descobre que Sherlock ajuda o inspetor Lestrade a solucionar casos que parecem impossíveis. Mesmo com Watson sendo o completo oposto de Sherlock, os dois logo criam uma parceria e se juntam para desvendar cada caso. O enredo incrível, cheia de referências a clássicos literários, finaliza com a aparição do grande vilão Jim Moriarty.

Já a temporada seguinte adiciona certo toque de terror ao embarcar em um dos casos mais populares de Sherlock, além disso há muito mais suspense e perigos. O romance começa a aparecer em um determinado episódio, chocando os telespectadores mais conservadores com as cenas de nudez. A temporada finaliza brilhantemente, cheia de emoção, ao mostrar vários sentimentos por aqueles que se importam e amam, até mesmo Sherlock demonstra possuir sensibilidade no interior de seu palácio racional... a aflição é gigante até o último segundo deste episódio.


Depois de enganar Watson durante anos, Sherlock volta de forma inesperada para solucionar com o amigo um grande caso de terrorismo. Esta terceira temporada aborda um pouco mais da união entre os dois, principalmente quando o detetive é escolhido como padrinho de casamento do doutor. A genialidade de Sherlock é desafiada ainda mais nestes episódios, o telespectador se espanta e entristece com a quantidade de plot twists que surgem principalmente no episódio que desfecha a temporada. 

Após a temporada anterior ser repleta de tragédias que mudam drasticamente a amizade entre Watson e Sherlock, a influência de Moriarty volta para assombrar ainda mais os personagens. Deste modo, na quarta temporada, o telespectador acompanha a dor intensa do doutor e tenta entender se tudo que o detetive está vivendo é um delírio, os protagonistas nitidamente fragilizados. O episódio final de toda a trama coloca Sherlock frente a própria inteligência, talvez até uma perspectiva mais cruel que a dele ou a de Moriarty.


Cada temporada tem apenas três capítulo/episódios, mas estes são construídos como filmes. Assim cada caso apresentado começa e termina no mesmo episódio, mas ainda há obviamente uma trama que rodeia e entrelaça toda a história.  Portanto, mesmo que no total sejam apenas doze capítulos, maratonar pode ser longo e cansativo pois cada um deles tem muito mais de uma hora de duração.

A filmagem e  produção se mostram brilhantes por fazer com que o telespectador entre completamente na perspectiva do personagem, dando a impressão de que esteja dentro dos sonhos ou pensamentos dos protagonistas. Isto faz com que o enredo seja ainda mais envolvente e aquele que assiste começa a refletir ou tentar desvendar cada caso. O elenco implacável só torna tudo ainda mais perfeito,  ao mesmo tempo que encanta ou arranca gargalhadas há os que desperta raiva e medo.


Particularmente sempre recorro as séries mais curtas, com episódios breves e leves (apesar de sempre buscar séries reflexivas e críticas). No entanto não resistir a essa grande obra que, por mais demorado que cada episódio seja, prendeu completamente minha atenção. É uma mistura inigualável de mistério, comédia, terror, romance e ação.... tem como não ser perfeito?

Super recomendo esta produção que já entrou pra minha lista de favoritos. E vocês, já assistiram? Deixem nos comentários tudo o que acharam da série ou da resenha!

13 comentários

  1. Sabe aquele post com gostinho de saudade? É esse para mim, hoje!
    Eu amei a série. Vi todas as temporadas e adorei isso de trazer episódios longos e ao mesmo tempo, em menor número.
    O ar sombrio, escuro e gótico da série é outro ponto fenomenal e a fotografia? Um show à parte!!!
    Benedict é um dos melhores atores do mundo e eu sigo ele por todo lado!
    Super recomendo e obrigada por esse carinho de reviver esse momento!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na Flor

    ResponderExcluir
  2. Oi Andressa
    Essa série é um caso raro de que apesar de amar os livros de Sherlock e o ator ainda não me rendi para assistir, aliás nem sei o motivo porque tem tudo para me agradar
    Eu gosto de séries com episódios longos e ar gótico, sombrio, soturno etc

    Quem sabe eu assista em breve. Veremos nas férias. Pretendo colocar em dia todas as minhas séries paradas e começar algumas novas.

    Adorei a resenha 💚

    ResponderExcluir
  3. Mais uma série que quero ver há tempos, mas só enrolo, mesmo sendo fascinada por esse mundo de detetives e mistério. Acho que vou emendar o filme da Enola com essa série, para assistir na mesma época (mesmo os atores sendo diferentes e a coisa toda), com certeza será divertido haha.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Desse personagem tão conhecido só vi os filmes e curti bastante. Ainda nao me aventurei pela serie e ainda confesso nao ter tanto vontade assim, mesmo ouvindo só coisas boas sobre ela. Mas nunca dizer nunca.

    ResponderExcluir
  5. Olá Andressa!
    Há bastante tempo atrás eu cheguei a conferir o piloto da série mas confesso que desaminei pelos episódios extensos. Mas eu fui meio lerdo, né? Como cada temporada só tem 3 episódios eu poderia ter picotado rsrsrs. Mas enfim.
    Essa reinvenção do clássico Sherlock parece ter dado muito certo, ainda mais pelas performances incríveis de Benedict Cumberbatch. Ahhhh e gostei de saber que o show também tem espaço para humor, pois assim tudo fica mais divertido e equilibra as partes mais dramáticas.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  6. Também sou do tipo que prefere séries curtas, até porque eu quase nunca assisto, então pra chamar minha atenção e prender tem que ser algo menorzinho.
    Só por isso eu já gostei da sua indicação, fora que eu amo assistir coisas desse gênero, muito mais até do que ler, ao qual fico com os romances. Além disso, independente da forma, Sherlock é sempre perfeito né?
    Beijoos

    ResponderExcluir
  7. Andresa!
    Muito boa sua indicação, precisava de um filme para acompanhar as reflexões e acho essa série perfeita, porque adoro as percepções do Sherlock e ainda melor que cada episódio coeça e termina com desfecho no mesmo filme.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  8. OLA
    Nao assisti essa serie .aqui em casa quem assistiu foi meus filhos ,naõ sou muito ligada em assistir series ,eu até começo a assistir mas as vezes eu paro sem a menor dificuldade .
    eu tenho umas series que quero assistir ,vou ver se coloco essa do famoso detetive .EU gosto do trabalho do Benedict e isso já é um incentivo para que eu assista a serie

    ResponderExcluir
  9. Apesar de ser fã de Benedict, uma série baseada em Sherlock que amo é Elementary.
    Mas sei que esse Sherlock é bem aclamada, quem sabe um dia não dê uma chance a essas série

    ResponderExcluir
  10. Olá Andressa!
    Eu li alguns livros de Sherlock Holmes mas nunca assisti a série. Gostei de saber sobre a mistura de gêneros, estava chocada com o número de episódios até você falar que cada um tem mais de uma hora rsrs. Com certeza vou quero assistir agora que sei mais sobre ela.
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Olá! Como já estou mais que acostumada com série longas, as turcas duram em torno de 2 horas, não me assustei com isso não, pelo contrário, mesmo sendo mais longas, os poucos capítulos já me conquistaram, pois assim, fica mais fácil para assistir, pelo menos no meu caso. E é claro que já fiquei interessada em conhecer um pouco mais esse mundo sombrio desse detetive tão singular.

    ResponderExcluir
  12. Fátima Menezes13/11/2020 12:10

    Amo essa série, os livros, os personagens que foram inspirados no Sherlock em outras séries... Nossa, fiquei feliz quando vi a postagem. *o*

    ResponderExcluir
  13. Ja assisti todas as temporadas e amei esse Sherlock, dei muitas risadas, seu lado meio obscuro deu mais graça a série. Tomara que tenha mais temporadas, pois para mim os únicos pontos negativos são os episódios que achei muito longo, os demais é nota 10.

    ResponderExcluir