A Batalha dos Mortos - As Crônicas dos Mortos, 2 - Rodrigo de Oliveira

25 de junho de 2020

Título: A Batalha dos Mortos - As Crônicas dos Mortos, 02
Autor: Rodrigo de Oliveira
Páginas: 312
Ano: 2014
Editora: Faro Editorial
Gênero: Ficção, Terror
Adicione: Skoob
Onde Comprar: Amazon | Americanas
Nota:  
Sinopse: Ano 2018. À passagem de um planeta próximo da órbita da Terra, o que era para ser um dia de festa...
Pessoas do mundo inteiro prepararam-se para um espetáculo astronômico mas o evento se transforma num pesadelo. Um dia após à maior aproximação do planeta, um imenso calor sobrevêm e 2/3 de todas as pessoas do mundo transformam-se em zumbis.
Em São José dos Campos, um grupo cria um centro de refugiados para milhares de pessoas não infectadas. Eles reuniram condições de sobrevivência com água, alimentos e criaram uma grande fortaleza. Agora dedicam-se a encontrar outros focos de resistência e ajudar peregrinos do grande apocalipse. Eles não sabem, mas essa pode ser a maior comunidade de vivos na face da Terra.
No entanto, próximo a eles, uma outra resistência - perversa e potente - também cresce. Um grande Comando do Exército é tomado por criminosos do presidio de segurança máxima de Taubaté. Eles resistiram aos zumbis, escravizaram outros humanos e, fortemente armados, se tornam uma ameaça letal à comunidade vizinha.
Uma batalha está para acontecer. Um cerco para salvar vidas. E em meio a isso, inúmeras histórias de pessoas vivendo em situações-limite, muito além da sua imaginação.
A série mais original sobre zumbis desde "The Walking Dead"!


Para ler a resenha anterior, clique na imagem abaixo:

                                                                                  

Resenha: Eu li o primeiro livro em 2016, lá se vão quatro anos, mas é tanto livro pra ler que eu fico meio perdida e na verdade, eu gosto muito de dar segmento à leitura quando já foram todos os livros lançados. Agora que já lançou o quinto, as duas partes dele, resolvi reler todos os que eu já havia lido, (até o quarto), para então pegar os dois últimos, em sequência...

Mas vamos ao livro.... Gente é muito bom...O Rodrigo não tem pena dos personagens e as vezes eu fico mesmo furiosa com ele, em especial quando leio a sinopse lá do quinto livro e constato que alguns que eu adoro, o cara já matou...aff... como e onde??? agora só lendo pra saber...

“Lá no fundo do coração todas as pessoas possuem um canto escuro, frio, empoeirado, onde ficam guardados todo o ódio, a fúria, o remorso e o descontentamento. E quando essa caixa de Pandora é aberta, alguém sempre sai ferido.”

Bom aqui temos o nosso casal 20 Ivan e Estela, mas duros e mais terríveis do que nunca. Juntos, comandam o Condomínio Colinas, que já conta com milhares de moradores. Estela e Ivan são pais de 2 filhos biológicos e mais 8 adotivos, que ficaram órfãos desde que o Planeta Absinto se aproximou da terra, causando a infestação que matou boa parte da humanidade. Eram pessoas pacatas, pais de família, viviam uma vida normal, até que tudo mudou, Estela se tornou uma exímia atiradora, nenhum zumbi escapa de sua mira. Assim, junto com o marido e alguns soldados de confiança, tomaram quartéis dos zumbis e se armaram como puderam.

Em outro ponto, existe um lugar que foi tomado por alguns presidiários que fugiram quando o mundo acabou, a maioria não tem uma índole lá muito boa e o que eles fazem é terrível. As pessoas que os encontram, certas de que arranjaram um lugar seguro para viver, acabam virando escravas dos poucos que mandam, trabalham para eles e as mulheres à noite, são constantemente estupradas. Lá Isabel foi parar, caindo na armadilha disfarçada de segurança.

Isabel e sua irmã gêmea, Jezebel têm alguns dons desde crianças, como mover pequenos objetos e ler o que passa na cabeça das pessoas com um simples toque. São gaúchas, e viviam em Canela, até que Isabel conhece seu grande amor em São Paulo e fica por lá. Quando alguns desmaiam para acordar transformados em zumbi, o marido de Isabel em São Paulo e o pai das duas em Canela, acabam tendo que ser assassinados pelas meninas, deixando-as só, a mil quilômetros de distância uma da outra.

Ambas tentam sobreviver como podem, Isabel que acabou indo parar junto dos criminosos, se torna "escrava" lá, tendo que trabalhar de dia e se tiver sorte, não ser estuprada à noite, até que conhece Canino, um ex detento também, porém não tão perigoso quanto os outros, parece que ele tem um bom coração, só escolheu o caminho mais fácil...Mas bom, ele acaba dando proteção à Isabel, se apaixonam e tudo corre bem, na medida do possível. Só que Emmanuel, o chefe psicopata dos criminosos, por prazer, não pode ver ninguém bem e decide que vai acabar com a felicidade de Canino, fazendo da vida dele e de Isabel um inferno.

"No dia seguinte, Ivan, Estela, Isabel e centenas de soldados partiriam rumo a Taubaté. Emmanuel estava prestes a encarar o inferno em sua própria casa."

Quando Emmanuel prepara uma armadilha que quase a mata, ela decide que é hora de fugir, o que não vai ser fácil já que, quem  é pego fugindo é usado como exemplo, punido com a morte. Mas ela consegue, e encontra o Condomínio Colinas, lá ela relata sua vida com os presidiários, fazendo com que Ivan e Estela resolvam dar um basta em tais atrocidades, indo à Taubaté e resgatando os reféns de Emmanuel. Ao mesmo tempo que Isabel descobre que Jezebel ainda está viva, em Canela, precisando ser resgatada.



Uma batalha sangrenta acontece. Muitas vidas são perdidas dos dois lados. Emmanuel é um doido, sádico e psicopata que não mede sua maldade. Ivan e Estela vão ter que lutar muito para conseguir realizar seu objetivo, além disso, uma Isabel totalmente revoltada nutre um ódio por Ivan, ainda que passageiro. Ela quer salvar Canino, ao mesmo tempo quer que resgate sua irmã, não entende que não é possível viajar uma distância tão longa para regatar uma única vida. Age como se fosse obrigação do pessoal do condomínio, perder dezenas de pessoas para salvar uma única e isso me fez pegar uma implicância com ela que eu não sei se serei capaz de superar!

Mas bom, tudo acaba, da pior e da melhor maneira possível, amigos são feitos no caminho, vidas são perdidas e quando pensamos que tudo está calmo na pacata vida dos sobreviventes...eis que uma ameaça maior surge: Um ser jamais imaginado, um zumbi que pensa! Mas isso fica lá para o terceiro livro A Senhora dos Mortos, que aliás eu já comecei a ler!

Não tem como eu não amar esse tipo de leitura, além do mais, a escrita do autor é maravilhosa, fluída, perfeita! Os personagens são ótimos, tanto na bondade quanto na maldade, são realistas e muito bem construídos, os cenários são narrados de maneira impecável. Queria ver se haverá ambientação aqui no Rio Grande do Sul, espero que sim...hehe... Enfim, leitura super recomendada!

20 comentários

  1. Como fã assumida do gênero e da nossa literatura nacional, não vejo a hora de poder conferir essa série todinha. Acompanho o trabalho do Rodrigo tem um tempinho e pelo que leio na maioria das vezes, é que ele é o George Martin nosso.rs Tem dó e apego a personagem não!
    Mata sem dó e a gente que lute para suportar tantas perdas!
    Espero de coração ainda ter todos os livros em mãos e me aventurar!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na Flor

    ResponderExcluir
  2. Também gosto de dar seguimento a leitura, pois minha memória não é das melhores hahah embora eu ache muito legal ir relembrando enquanto leio, isso nem sempre funciona muito bem. Não é nada do meu tipo preferido de livro ou série, mas achei interessante por conta dos quotes e por se passar aqui no Brasil. Deve ser "mágico" ler e a história estar se passando em algum lugar que você já visitou ou na sua própria cidade. Esses livros são bem assim mesmo, os personagens nunca têm paz, sempre que acham que acabaram com um problema, surge outro maior hahah.

    Beijos,
    Amanda Almeida

    ResponderExcluir
  3. Olá Denise!
    Fiquei surpreso ao saber que uma das cidades onde a trama se passa é São José, pois moro do lado rsrsrs. Sei lá, parece mais real ainda quando um livro possui ambientação em um lugar que de fato conhecemos, né? E ver como o autor modifica o cenário de modo a mostrar que realmente houve um apocalipse zumbi torna a leitura ainda mais instigante.
    E olha, já vi que a gente não pode se apegar aos personagens aqui, porque a cada virada de página é gente morrendo. Além disso, as descrições aparentam ser bem detalhadas no que concerne a violência, logo é bom saber que só devo começar a série quando estiver preparado para encarar cenas mais fortes (o que não é o meu caso neste momento kkkkkkk).
    Acredito que no próximo volume esse zumbi que possui consciência vai causar bastante dor de cabeça para os sobreviventes. Não sei como esse povo consegue seguir em frente, se fosse eu já estaria em posição fetal sem esperanças rsrsrs.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Olá Denise!
    Que pena você ter pego spoiler e ainda descobrir que o autor matou alguns dos seus personagens favoritos. Por isso prefiro esperar que todos os livros de série sejam lançados para devorar tudo de uma vez rsrs. É muito bacana ver uma série assim tão bem construída e fundamentada e que ainda se passa em terras tupiniquins! Apesar de não nutrir grandes amores por histórias de zumbis, tenho que admitir que a trama está muito boa. Essa Isabel pareceu meio chatinha mesmo, viu? Mas fiquei pasma com sofrimento das mulheres escravas do presídio. O zumbi "pensante" deixa uma boa premissa para o próximo volume. Vou acompanhando os desdobramentos das histórias aqui pelo blog mesmo, antes de decidir se encaro a leitura.
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Não faz muito meu estilo, porém me interessei a ler!!

    ResponderExcluir
  6. Denise!
    Nossa! Parece um livro mais que empolgante, gosto muito desse estilo.
    Na verdade na verdade não li ainda nenhum dos livros da série, entretanto gosto demais de ficção futurista, tenho certeza que apreciarei a leitura.
    Já anotei aqui como desejado.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  7. ola
    não conhecia essa serie ah são tantos livros que a gente fica até sem saber qual escolher para ler rsrs .quer dizer algumas cenas se passam em Taubaté ,uma cidade que conheço . que legal ver ps autores brasileiros escrevendo bem todo tipo de genero . não é meu genero de leitura mas que bom que foi uma serie que te agradou tanto

    ResponderExcluir
  8. Nossa as capas dão medo só de olhar menina kkkkkk. Mas apesar disso, amei a resenha. Adoro conhecer autores nacionais aqui no blog, com gêneros diferentes do romance. Que história em????? prendi o fôlego lendo só a resenha, imagine o livro? Coitados dos sobreviventes, quando tudo parece "bem" surgem inimigos da própria especie.
    Não é um gênero que eu leria mas a história é muito interessante.

    ResponderExcluir
  9. Oi ♡
    Meu Deus, quantos anos eu dormi para ele ter criado tantos livros e eu nem ter percebido? hahaha
    Vish, pegou um baita spoiler lendo a sinopse de outro livro, esse é o meu maior medo.
    Já fiquei triste pelo fato dele matar com facilidade os personagens, pois sou muito apegada.

    ResponderExcluir
  10. Oi, Denise!!
    Já vi os livros mas ainda não li, e creio que estou perdendo tempo pois a leitura é exatamente do gênero que eu AMO.
    Fiquei com vontade de conhecer Ivan e Estela e de saber como cada um dos personagens se comportam nesse apocalipse zumbi. Tenho certeza que me apegaria a uma personagem, quero nem ver se eu descobrir que o autor matou ela!! Haha com certeza irei conhecer esse nacional que já me empolgou só pela resenha.
    Beijoos!

    ResponderExcluir
  11. Olá! ♡ Já tinha ouvido falar dessa série, mas não sabia que eram tantos livros assim kkkk.
    Não sou muito fã desse gênero, mas achei interessante a premissa.
    Uma das coisas que mais gostei sobre esse livro é que ele se passa no Brasil, achei isso muito bacana ♡
    Enfim, estou bem curiosa para saber mais sobre essa história, ainda mais por envolver zumbis.
    Beijos! ♡

    ResponderExcluir
  12. Olá! Tá, nós já sabemos que não é o tipo de leitura que me agrada, mas lendo a resenha, não nego que fiquei curiosa para saber mais sobre a história e ainda mais curiosa com esse terceiro livro e zumbi pensante! Vou continuar acompanhado para ver se mudarei (ainda mais) de ideia.

    ResponderExcluir
  13. Aí como eu passei raiva nesse livro!!!
    😂😂😂😂
    Mas vou deixar para comentar depois.
    Estou adorando as resenhas dessa série!!!

    ResponderExcluir
  14. Oiii ❤ A premissa desse livro é ótima, achei muito interessante que 2/3 das pessoas do planeta se transformaram em zumbi, estou curiosa para ter mais detalhes sobre isso.
    Geralmente não leio/assisto conteúdos sobre zumbis, mas esse livro chamou a minha atenção.
    Achei legal que a trama se passa no Brasil.
    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Olá Denise!
    Não li ainda o primeiro livro, por isso passei meio corrida pela resenha, com medo de pegar algum spoiler. Mas essa série está na minha lista, e pretendo ler assim que possível :)

    ResponderExcluir
  16. Passei rápido porque pretendo ler esses livros. Alias eu tenho muita curiosidade mesmo sobre os livros, ainda mais depois que peguei um ebook grátis da série sem saber que fazia parte de série hahahahaha>
    Coisas de quem vai pegando tudo que ta grátis no impulso, fazer o que XD

    ResponderExcluir
  17. Eita que mesmo com todo esse mistério e um enredo que parece ser até interessante, essas capas me deixaram tão aflita, se existe algo do qual eu tenho pavor são zumbis!

    ResponderExcluir
  18. Oi, Denise
    Aiii que história!!
    Preciso comprar pelo menos o primeiro volume.
    Se eu já tava louca pra ler, agora depois da sua resenha, mais ainda!
    Parece ser muito louco, cativante, viciante e cheeeeio de surpresas!
    Além de ter zumbis, que adoro kkkk
    Logo lerei!
    Bjs

    ResponderExcluir
  19. Oiee!
    Apesar do livro ser tão bem construído, pra mim é uma leitura que não me vejo fazendo, zumbi é um tema bem complicado pra mim, já que não consigo pegar livros nesse tema pra ler, não me sinto confortável, então esse, por mais que pra você tenha sido uma leitura tão satisfatória, pra mim não seria, então não farei.
    Bjokas!

    ResponderExcluir
  20. Que massa, um livro nacional sobre zumbis, algo difícil de se ver, pois sempre zumbis são temas internacionais. Eu gostei do pouco apresentado e que capas perfeitas. Quero muito dar uma oportunidade a essa série.

    ResponderExcluir