Filho da Noite - Antônio Calloni

26 de junho de 2020


Título: Filho da Noite
Autor: Antônio Calloni
Páginas: 160
Ano: 2020
Editora: Valentina
Gênero: Ficção, Literatura brasileira 
Adicione: Skoob
Onde Comprar: Amazon
Nota:    
Sinopse: 
Caro Leitor, você deve estar, neste momento, se perguntando sobre Filho da Noite, certo? Então... vamos lá: Desconfio que eu seja sombrio, vulgar (como sempre), lírico, erótico, engraçado, romântico (?). Desconfio que eu namore com o terror, com o suspense, com a loucura, com o estranho. Desconfio que eu tenha um final feliz. Sou um romance em duas partes que talvez se comuniquem. Filho da Noite traz uma perturbadora narrativa, cheia de detalhes, um verdadeiro delírio, ou não? O filho, o pai. O segredo, o casarão, as mãos sujas de culpa e nenhum arrependimento. Sua narrativa tem elementos de terror psicológico. Disponha-se a devorar dois livros que facilmente poderiam desmembrar-se em muitos. “Como aperitivo, adianto que a segunda parte do livro começa em clima de soft-pornô ou de romance noir. Nela, o novo protagonista parece ser dono de sua história, até cair num labirinto metafísico, espécie de looping do eterno retorno. E não me atrevo a revelar o final para não estragar a surpresa e a alegria do leitor. Toda vez que sê lê um novo livro, temos a tentação de imaginar a sua genealogia. Para ajudar a decifrá-lo, por um lado, mas também para despi-lo de sua dissonância, de sua diferença. Dentro dessa procura pela semelhança, digamos que Calloni parecia cultivar a desordem de Clarice e a liberdade linguística de Guimarães Rosa.” – Geraldo Carneiro.


Este livro foi cedido pela Editora Valentina, porém as opiniões são completamente sinceras. Não sofremos nenhum tipo de intervenção por parte da Editora. 





Resenha:

“Desconfio que eu seja sombrio, vulgar...”

Filho da noite, livro do escritor brasileiro Antonio Calloni, é lançamento da editora Valentina de 2020.

O livro possui uma arte bonita, mas estranhei o rosto do autor ser tão utilizado, tanto na capa, quanto nas ilustrações dentro do livro em si. Impossível separar agora o rosto dele do protagonista. Escolha bem exótica da equipe editorial.

O escritor que é conhecido do público por diversos trabalhos como ator, tanto em televisão como teatro, foi o nome que me chamou a atenção nesse lançamento. A sinopse me deixou curiosa, porém, sem saber o que esperar do livro.

O estilo de escrita do autor me pareceu uma mistura meio teatral, meio drama, com uma pitada de conto de fantasmas. Sim, estou tendo dificuldade de colocar esse livro em um gênero especifico. Mas conhecemos através e um narrador onisciente que nos conta tudo como se estivéssemos assistindo uma peça de teatro.

Na trama acompanhamos a história de uma família, que vive em um casarão antigo. O dono, possui um segredo, e aos poucos as pistas para entendermos o que esta acontecendo vão sendo jogadas. Enquanto conhecemos sua história, da jovem que trabalha no casarão e possui um sonho, vários acontecimentos vão convergindo para um clímax. Quando as narrativas se unem e ciente dos segredos que o casarão esconde, nos vemos diante de uma história cheia de um horror e loucura peculiar.


Os personagens principais Agenor, Cinira e um que não contarei para manter o suspense, são bem interessantes, neste livro temos duas histórias, como prometido na sinopse, contudo, a meu ver, parece mais uma mesma história com linhas temporais diferentes.

O livro possui um conteúdo que precisa de aviso: conteúdo adulto, não exagerado, porém, possui conteúdo sexual, e também, violência e terror psicológico, mas nada muito pesado. 

Minha experiência de leitura desse livro foi estranha, a primeiro momento a história não prendeu minha atenção, apenas quando comecei a perceber da história de horror contada nas entrelinhas que me chamou a atenção e foi essa linha de trama que gostei mais.



Um livro nacional que recomendo para quem gosta de histórias, onde segredos estão nas entrelinhas. Um certo suspense e trama voltada ao público adulto.

Até a próxima e tenham ótimas leituras.

19 comentários

  1. Quando vi esse livro pela primeira vez, dei aquela torcida de nariz. Não suporto o ator..rs(coisa minha, só chatice mesmo) e ficar olhando ele na capa me irritou bastante e agora sabendo que ele está ali dentro também, me fez rir(de nervoso)
    Eu não sabia muita coisa sobre o livro, admito, pois nem cheguei a ler na época do que se tratava.
    Mas não sei ao certo se senti ou não vontade ler. Eu penso que não..rs(tá, eu tenho birra dele mesmo)
    Mas..quem sabe num futuro bem distante???rs(onde eu deixe de ser tão chata)
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na Flor

    ResponderExcluir
  2. Uau, já comecei pensando que se o livro foi avaliado tão bem com as estrelinhas, deve ser bom mesmo! Que interessante o estilo de escrever dele. Também tenho dificuldade em classificar os livros as vezes.

    Beijos,
    Amanda Almeida

    ResponderExcluir
  3. Oi ♡
    Não sabia que o Antônio Calloni também é escritor. Eu achei bem peculiar a utilização de seu rosto nas ilustrações, mas confesso que adorei, ficou bem sombrio, e por algum motivo me lembrou Edgar Allan Poe.
    Espero ler essa história um dia.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Olá Vivian!
    Se ao comprar o livro o leitor não é fisgado pela sinopse, certamente o é ao se deparar com essa capa chamativa e diferente, né? Com esse número bem limitado de páginas e a constante atmosfera "sombria" que é construída pelo narrador, a leitura com certeza deve ser bem fluída, podendo ser concluída de uma vez pela forma com a qual Antônio Calloni conduz a história e omite propositalmente alguns fatos para nos surpreender.
    O livro com certeza daria um ótimo filme de suspense, digno de ser produzido por Jordan Peele (viajei demais né rsrsrsr).
    Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Olá Vivian!
    Que sinopse mais intrigante, confesso que da trama mesmo não entendi muita coisa lendo ela. Mas na resenha você explicou bem, também acho estranho o autor usar a própria imagem para ilustrar o livro. Não curto muito histórias mais teatrais, tenho uma certa dificuldade para lidar com tanto drama. O interesse dessa obra é que ela tem teor erótico e é escrita por um homem, coisa que não é muito fácil de encontrar (eu pelo menos nunca vi, esse é o primeiro de que tenho conhecimento). Como sempre falo, horror não é um dos meus gêneros favoritos, mas a os segredos desse casarão me deixaram intrigada.
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Realmente fiquei confusa quanto ao gênero do livro, me parece uma mistura de muitas coisas? kkk
    Eu não gosto muito de terror/suspense então não leria, e achei maluco essa ideia do rosto do autor em evidência kkk. Apesar de tudo, parece que a premissa é interessante e pode provocar a curiosidade do leitor.

    ResponderExcluir
  7. ola
    não sabia desse livro e realmente é bem estranho a foto do ator no livro .Fiquei um pouco confusa com esse enredo .não consegui assimilar bem do que realmente .mas pela sua nota o livro tem qualidades nao me senti atraida pela estoria apesar da otima nota que ele obteve

    ResponderExcluir
  8. Oii!
    Não sabia que o Antônio Calloni também era escritor!
    Fiquei pensando qual seria a ligação da foto dele na capa com o livro... não entendi muito bem mas com certeza ficaria pensando no rosto dele como o protagonista kkkk
    É uma história que iria acompanhar por causa dos segredos envolvidos (uma curiosa de carteirinha haha). E também acompanharia por causa desse personagem misterioso, imagino que ele seja bem impactante!

    ResponderExcluir
  9. Vivian!
    Fiquei sem entender bem a que se referia o livr, mas depois que falou que é um terror meio psicológico, ficou até interessante, ainda mais quando tem duas histórias dentro do enredo, ou uma história com tempos diferentes, torna ainda mais interessante.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  10. Olá! Com essa sinopse fica quase impossível não procurar saber mais sobre a história, eu mesma, me vi tentada a dar uma oportunidade a leitura, mesmo com os toques de terror/horror, ainda mais por se tratar de um trabalho nacional, mas definitivamente é bem estranho ter o ator (autor) na capa, vai ver o signo dele é leão (risos).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha Elizete! Pode ser mesmo coisa do signo! Hahaha

      Excluir
  11. Olá! ♡ Apesar de eu gostar de tramas com suspense e segredos, dessa vez não me senti tão empolgada para conhecer esse livro, a premissa não chamou muito minha atenção.
    Achei interessante o livro abordar duas histórias, mas dessa vez vou deixar passar kkkk.
    Beijos ♡

    ResponderExcluir
  12. Oi Vivis!
    Achei bem interessante a premissa do livro, e gosto sempre de conhecer novos autores nacionais. Vou colocar esse na lista infinita hahahaha

    ótima resenha <3

    ResponderExcluir
  13. Oi vivis!!
    Eu não fazia idéia que ele era escritor, para inicio de conversa haha.
    A sinopse me chamou muito a atenção, fiquei bem curiosa para procurar mais sobre o livro. Com certeza é uma leitura dentro da minha zona de conforto e que posso vir a ter em breve.

    ResponderExcluir
  14. Engraçado que o nome do livro ficou ali no cantinho, tão pequenino em comparação com o rosto (duplicado) do autor, mas enfim, em relação ao enredo achei interessante, gosto dessa pitada de mistério, embora tenha receio com a parte do horror, mas por ser um livro relativamente curto, acho que embarcaria sim na história.

    ResponderExcluir
  15. Oi, Vivian
    Gosto muito de histórias cheias de segredos e reviravoltas e esse livro parece ser bem assim. Porém, também parece ser um pouco confusa.
    Gosto do autor como ator kkk tô curiosa para ler algum de seus livros agora.
    Bjs

    ResponderExcluir
  16. Olá!
    Um livro que não lerei, de primeiro já não gostei da capa, achei estranha, a cor também me incomodou, e a história em si não despertou minha curiosidade, não acho que um livro que tudo está nas entrelinhas vá me prender, já que canso rápido. Prefiro deixar pra quem gosta.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  17. Oiii ❤ Achei interessante que o autor se utilize de tantos artifícios diferentes que seja difícil classificar a obra em apenas um gênero.
    Não costumo ler terror, então acho que não seria uma obra que eu faria a leitura, mas confesso que parece um livro intrigante e que deixa o leitor curioso para desvendar os mistérios.
    Beijos

    ResponderExcluir
  18. A princípio esse livro não chamou minha atenção, se eu fosse ler esse livro, seria por pura curiosidade, para conhecer a escrita do ator, conhecemos ele como ator, deve ter muita diferença.

    ResponderExcluir